O Farol

O Farol Emma Stonex

Resenhas - O Farol

Lays.Ordani 29/06/2023

Não esperem um Thriller. Esse é o melhor conselho que posso dar pra quem se interessar pela sinopse. O mais próximo que consegui "classificar" foi em um drama familiar, talvez? Fala de luto, traição, amizade... Enfim. Acredito que se a condução da história tivesse sido claramente por esses caminhos, a nota para mim seria maior. Mas por grande parte do tempo a autora usa artifícios pra deixar pistas de um possível caso sobrenatural, crime passional, vingança... E o que é entregue não chega a ser nem um plot no final. E várias das pistas pra um possível desfecho diferente ficaram por lá, esquecidas na trama...

Calsbooks 12/06/2023

Mistério e suspense
Eu gostei do livro, por mais que não faça muito minha vibe? dps de verity decidi ler mais livros desse gênero e to até gostando, não me prende tanto quanto um romance, mas até que eu gostei!

Vitoria293 11/06/2023

Um farol, três homens e três mulheres com sentimentos.
?Cara surpreende! Termino esse livro com um coração triste, não imaginava que ia ser assim no final. Esse tempo todo você estava com ele! não me arrependo de ter lido, mais deixou meu coração apertado.

O que falar desse livro? Bom como já disse na frase acima, é apenas um farol que se torna a personagem central (a donzela), não tem sentimentos, mais precisa de cuidados para ficar acordada(acessa). Três faroleiros que cuidam da donzela, de dia a noite isolados de suas esposas, filhos e do mundo.

Este livro se passa entre os anos 1972 a 1992 ele mostra as frustrações, o medo, a solidão, a participação da donzela nas vidas dos personagens. Os personagens são bem construídos, você imagina a cena toda. Não tem como não ler e não sentir o que eles passaram, sem falar que o livro foi produzido através de fatos reais! O que torna tudo mais "apetitante" para ler. O início é bem lento, confesso.. mais eu gostei, achei legal entender sobre o farol, confesso que teve umas horas fiquei assustada, por ter partes de terror.. o suspense é maravilhoso, e os segredos dos personagens faz você se questionar.

Mandark 02/06/2023

Múltiplas verdades...
Deve ser difícil escrever um livro como esse, com muitas versões de uma verdade desconhecida. Inspirado em uma história verídica, o livro traz a vida de faroleiros e seus familiares, suas angústias e expectativas e as tragédias que moldam seus destinos. A parte "sobrenatural" do livro não me agradou. Na verdade só deixou a narrativa arrastada e confusa em alguns momentos, mas no geral gostei do mistério e do desfecho. Um livro sombrio e triste, focado nos diferentes tipos de luto e seu enfrentamento. No geral, eu gostei bastante da experiência.

carol.a 24/05/2023

É legal, pô.
Gostei. Os personagens são bem desenvolvidos. Por alternar bastante entre os anos de 72/92 algumas pessoas sentiram a leitura arrastada, porém achei super de boas.

Me agradou tbm como ocorreu o desfecho dos faroleiros, sem precisar utilizar deus ex machina ou qualquer outro artifício do gênero.

Gustavo616 18/05/2023

Só admito que foi exaltivo e até confuso acompanhar várias histórias ao mesmo tempo mas o final te da até orgulho de ler o livro e gosto de como mesmo com esses problemas cada história é muito interessante de se acompanhar.

Pamela.Pugliano 16/04/2023

"Homens se interessam por homens."
As histórias geralmente tem dois lados. Entretanto, o mais legal desse livro, é que somente o leitor conhece a verdade por trás do mistério que ele mesmo invoca. A meu ver, é mais uma história sobre os personagens do que sobre o mistério em si. Ele fica em segundo plano, e a autora consegue prender o leitor somente com pitadas de revelações e mostrando várias facetas dos faroleiros e suas cônjuges.

Bom, aqui temos o desaparecimento misterioso e de portas fechadas de três faroleiros, em um farol rodeado por água e de difícil acesso. Um escritor que depois de 20 anos quer tentar resolver o mistério, e o que cada uma das mulheres desses faroleiros, que continuaram suas vidas, pensam e tem a dizer. É muito interessante. Tem haver com saúde mental - imagine ficar meses em uma torre, rodeada pelo mar, com três pessoas; com a vivência dessas mulheres com seus maridos fora; segredos entre todos; e como tudo tem uma explicação. Eu curti bastante. Tem momentos que, estando na mente deles, a gente meio que entra nos seus delírios e fica perdido também.

"Quando convivemos com o mar diariamente, ele pega o que temos dentro de nós e nos mostra de volta, como um reflexo."

Enfim, leiam. Foi uma leitura muito gostosa e envolvente. Fiquei mais interessada em conhecer os personagens, mesmo que a resolução não seja tão espetacular. Leitura aprovada. Aproveitem.

José Carlos 16/04/2023

Gente, é muito bom sim!
Pela avaliação geral e pelos comentários, achei que iria abandonar a leitura, pois não continuo livros que não me empolgo até a página 100! A forma com que o livro é escrito, intercalando o tempo (1972/1992), bem como cada capítulo ser narrado por um dos personagens em cada tempo, me chamou bastante atenção! Querer fazer uma boa construção de cada personagem, não é ter uma narrativa lenta! Muito pelo contrário, tornou a obra mais valiosa para mim! A obra é baseada em um evento real, que não foi elucidado! A autora escreveu uma história com um final bem amarrado e satisfatório! Não deixe de ler pelos comentários ruins! Tire suas próprias conclusões! Eu, particularmente, recomendo!

Lucas.Dill 16/04/2023

Pessimo
Fazia tempimo q não lia um livro tão entediante e ruim quanto esse, n recomendo essa leitura pra ninguém

Clau ð» 13/04/2023

Apesar de não ser uma temática que me agrada muito achei muito interessante os detalhes trazidos sobre como funcionava a dinâmica de um farol.
A alternância de tempo e os pontos de vista dos personagens foram bem construídos e o final muito bem amarrado. Gostei muito.

Bia 09/04/2023

Entrei em uma ressaca literária que só por Deus
Demorei séculos para acabar esse livro e a melhor parte foi o final, realmente não imaginei.
Agora de resto? Foi bem arrastado.

camila del rio 26/03/2023

O Farol
?Um faroleiro nunca abandona seu farol.?

Passei algum tempo evitando começar esse livro por medo de achar a narrativa monótona demais. É muito difícil escrever sobre três homens em um farol sem que todo dia tenha a mesma rotina ? pelo menos é o que eu pensava. Emma Stonex foi perfeitamente capaz de fazer isso.

O livro se inspira num caso real sobre o qual eu já tinha lido a respeito na internet, sempre com um tom sobrenatural nas entrelinhas. Três homens desaparecendo repentinamente de um farol, sem deixar rastros. A narrativa é motivada por Dan Sharp, um autor que, vinte anos depois do caso, decide buscar a verdade sobre o acontecido (com seus próprios motivos); e pelas mulheres enlutadas dos faroleiros, que são entrevistadas por ele com o objetivo de ajudar na escrita de um romance. Depois de todo esse tempo sem respostas, é fácil imaginar que Helen, Jenny e Michelle tenham dificuldades para superar o misterioso caso.

Como disse anteriormente, eu tinha medo que a monotonia da vida em um farol acabasse me fazendo abandonar o livro, mas definitivamente não foi o que aconteceu. Fui rápida em me apegar às três mulheres ? até mesmo Jenny, que começa como uma figura melancólica (daqueles que causam tanta pena que chegam a incomodar) mas logo se torna uma pessoa muito mais complexa e interessante. Os três homens, com exceção de Bill, também eram personagens agradáveis, e eu me peguei ansiosa para ver as suas partes da narrativa.

Alternando entre o ano de 1972 (quando tudo aconteceu) e 1992 (quando Dan Sharp decide entrevistar as mulheres dos faroleiros), Emma Stonex cria uma história emocionante sobre luto e amor, sobre a forma como sentimentos tão fortes se apegam a nós e fazem sua casa em nossos corações e em nossas mentes. Como o símbolo de uma tragédia facilmente se torna um pesadelo recorrente na mente daqueles que foram sobreviventes, ainda que sua imagem possua outro significado para os que se tornaram vítimas.

Com narradores não confiáveis e o cenário misterioso formado por um farol no meio do oceano, Emma cria uma atmosfera de suspense que se mistura perfeitamente ao tormento de permanecer vivo quando seu coração está, há muito tempo, enterrado no fundo do mar. Gosto de histórias introspectivas, focadas principalmente no estado mental e psicológico dos personagens, e esse livro trouxe um exemplo perfeito disso.

?Arthur antes gostava da solidão, mas, no fim das contas, a solidão não gostava dele.?

Luiza 21/03/2023

Para aqueles que gostam do estilo
Não foi um livro tão cativante par mim, tanto que demorei pra finalizar e finalmente registrar seu fim, mas é uma história que vale a pena investir se o gênero faz seu tipo.

.Guilherme. 18/03/2023

O Farol - Resenha
O Farol nos apresenta uma narrativa investigativa e repleta de mistérios e reviravoltas interessantes.
O enredo nos deixa vidrados e doidos para saber o que aconteceu com os homens que sumiram no farol, quem foi o culpado e como sumiram.
Os personagens são muito interessantes e as entrevistas revelam pouco a pouco os mistérios relacionados às pessoas que desaparecerem.
Mas, próximo ao fim do livro, a narrativa fica um pouco mais chata. Não sei se é porque eu estava empolgado no começo ou se realmente o ritmo diminui.
Enfim, livro muito bom e é uma leitura leve e fluida. Recomendo muito!!!