O Farol

O Farol Emma Stonex

Resenhas - O Farol

Robim 23/08/2023

O Farol
Inspirada no desaparecimento real de três faroleiros, a autora escreveu sua ficção especulativa sobre o que teria acontecido nesse farol. A história intercala no passado, com os faroleiros e no futuro com a família dos desaparecidos. É um bom suspense, porém demorou um pouco para a história decolar. Pra quem gosta de thriller é uma boa história.

Clara 20/08/2023

Acho que o livro demora muito pra engatar, não sentia aquela necessidade de a cada capítulo querer ler o próximo, o que eu acho fundamental em um mistério. A configuração em si do livro deixou a leitura ainda mais lenta.
Acho que muitas coisas abordadas foram pra encher linguiça, principalmente mais pro final do livro.
Não achei que o final fugiu muito do que já era esperado, mas podia ter tido um desenrolar mais interessante, motivações mais elaboradas. E o fato das três mulheres passarem a história toda querendo respostas e não tendo resposta alguma me deixou bem decepcionada.

Rejane 15/08/2023

Misteriozinho previsível esse hein?
A capa é simplesmente linda, o início te prende principalmente se você for com muitas expectativas, o meio é prolixo mas vale a pena prestar atenção pois revela muito do desfecho, porém no ápice... Ele decepciona com um final regular.

Suzane6 03/08/2023

Não foi um dos melhores
Começou com uma premissa muito boa, porém o desenvolvimento ficou focado em detalhes que não ajudaram em nadinha, a construção dos personagens foi boa até, cada um com suas motivações e coisas que os fizeram ser do jeito que eram. Mas na real o livro foi uma enrolação do caramba para no final o mistério não ter sido resolvido, por exemplo aquele cara lá que foi enviado pelo Eddie (??) acabou que ele foi jogado fora praticamente.

Mel 26/07/2023

Leitura difícil
Confesso que comprei o livro pela capa. No começo não estava muito interessada, mas se tornou interessante conforme fui lendo e por isso achei que o final seria diferente.
Foi um livro difícil de ler, aborda temas extremamente delicados de uma forma bem melancólica.
Não faz meu tipo de leitura e não consegui ler o final por inteiro ( achei super angustiante).
Enfim.... Um livro bem complicado.

Silvio.Willams 20/07/2023

Como podem três faroleiros desaparecerem sem nenhuma evidência?
No meu ver não é sobre isso que o livro aborda é além do desaparecimento, é sobre o que fica na terra

Lívia 15/07/2023

Com esse farol, eu faria questão de me perder
Pegue um liquidificador e misture: traição, má comunicação, mistério, thriller e uma pitada de sobrenatural. Isso foi o que este livro quis fazer; essa incógnita até o fim do que seria o tal "mistério" do farol, mas... peloamordedeus!

Esse fede nem cheira foi legal até as 100 primeiras páginas, mas depois que começa a mixar esses assuntos todos, que é pra tentar confundir o leitor, realmente confunde... mas não com essa intenção.

A chatice e a confusão que virou, com o tanto de elemento que entro na história, resultou no meu desinteresse de saber o que realmente aconteceu. E quando acontece, eu não entendi foi nada KKKKKKK.

UÓ!! Não vi evolução de ninguém, não senti empatia por ninguém (se bem que tem só um personagem que não tinha nada a ver com a história deles lá, e foi pro saco do esmo jeito), e e terminei o livro com o pensamento de: tá...foi isso? Que m****.

bia 10/07/2023

O farol
É uma leitura melancólica, nublada e com cheiro de maresia. O leitor se torna quase quase que um entrevistador, um detetive, e por fim, a única pessoa que realmente sabe a verdade. Isso que me conquistou - o fato de que os acontecimentos agora pertencem a você, e somente a você.

Mas, em termos de história, eu esperava que autora seguisse caminhos diferentes. Esperava três homens que seriam assombrados por uma donzela que aparecia e sumia por um farol apenas rodeado pelo mar. Esperava tempestades e algo mais paranormal? Ao invés disso, o livro foca em mostrar como o luto, o amor e a solidão se mostram de formas diferentes. Eu gostei, só esperava algo diferente.

Sobre a ambientação do farol, achei muito interessante. Enigmático, talvez poético, tempestuoso e vazio. Sentia isso pelas palavras: Uma atmosfera quase que descolorida e solitária. As descrições me faziam imaginar e me perder na torre.

?Três homens sozinhos em um farol no meio do mar: Não há nada de especial nisso, nada mesmo, apenas três homens e muita água. ?

Por fim, gostei de ouvir a voz daquelas que ficam. As vezes eu me irritava com o modo de pensar das esposas de 1970, mas fechou com a alma da história e mostrou diferentes pontos de vista. Acho que a autora soube muito bem comunicar para nós os personagens, que mesmo não sendo NADA carismáticos, é possível compreendê-los.

De forma geral, não acho que seja um thriller. Mas é uma leitura que vale muito a pena. ( Se você gosta de uma vibe meio parada, é bom adicionar. )

Brennda 07/07/2023

O farol
Nao foi um livro que me encantou e prendeu, mas a historia não é ruim. Gostei da revelação de como tudo ocorreu.

raquel.simoessiqueira 06/07/2023

Decepcionante
Depois de mais de um mês indo e vindo finalmente terminei esse livro!
Comecei com tanta expectativa, prometia tanto mas conforme avançava era só enrolação.
Quando acontecia um evento marcante ou relevante, logo começava mais uma série de parágrafos reflexivos com acréscimo mínimo à história. Talvez a intenção da autora era tentar criar um vínculo dos leitores para com os personagens, junto de uma tentativa frustrada de aprofundá-los, mas isso só me afastava e me incentivava a abandonar o livro.
Só realmente não o abandonei pois estava intrigada em saber o que aconteceu, mas sinceramente, não valeu a pena a leitura

Ianka 02/07/2023

História muito bem construída, pra mim um pouco cansativa, por mostrar a história dos olhos de todos os envolvidos, mas o final é satisfeito.
Me fez pensar muito sofre a solidão e sobre o amor.

Ana Claudia 30/06/2023

Em 1972, três rapazes que trabalhavam como faroleiros desapareceram misteriosamente. Arthur, Vince e Bill contam como eram suas vidas vivendo até um mês sozinhos no farol, seus pensamentos, sentimentos, tristezas, solidão e como eram suas vidas de casados.

Passados 20 anos desse acontecimento, as esposas dos faroleiros estão seguindo as suas vidas, cada uma a sua maneira, quando surge na cidade um escritor querendo contar a história do desaparecimento e passa a investigar o que aconteceu entrevistando as esposas. Elas narram como era a vida delas na ausência dos maridos em casa, nos cuidados com os filhos, a expectativa pela espera deles e a tristeza pela partida tão rápida.

Passei o livro curiosa para saber o que foi que realmente aconteceu com eles no farol até porque essa foi uma história baseada em fatos reais. Uma história que fala muito sobre solidão, silêncios, medos, arrependimentos, família, amizade.