O Farol

O Farol Emma Stonex

Resenhas - O Farol

Thayna.Deretti 23/10/2023

Notas de Melancolia
No dia em que eu terminei esse livro, eu estava no litoral, com o tempo nublado e uma brisa gelada soprando. Mesmo assim, olhando para o mar, diversos indivíduos se divertiam nas águas frias. Um deles se afogou. Os guarda-vidas conseguiram salvá-lo à tempo, mas quando esse rapaz voltou pra areia, ficou um bom tempo sentado, apenas olhando pra imensa massa cinza que se estendia. E eu, ao longe, perdida em pensamentos observando seu silêncio.

Existem duas formas de se ver o mar: com alegria ou melancolia. Certo ou errado, depende do momento e do ponto de vista. No sábado, eu vi tanto a alegria quanto a melancolia.

Esse livro é melancolia. Pura e fúnebre melancolia.

Três faroleiros desapareceram sem deixar vestígios do farol em que trabalhavam. Vinte anos depois, ainda não há respostas para o caso. Faroleiros nunca abandonam seus faróis, então a população sabe que algo aconteceu, mas o que fazer quando o farol é o único com respostas, sendo essas inalcançáveis?

O livro vai retratar, então, a história das três esposas dos faroleiros intercaladas com a história do desaparecimento. A gente vai acompanhar como era a vida de cada um dos três principais, narradas pela voz das mulheres, e como foram seus últimos dias no farol, em uma espécie de flashback dos próprios.

Pra ser honesta, não sinto que houve um ?ponto? nesse livro, uma ?mensagem a ser passada?. É só um livro. A autora imaginou uma história, gostou e colocou no papel. Não sei desenvolver melhor, mas a sensação é a de estar lendo uma notícia, sabe? Ou melhor, é como pegar um livro de História e ler sobre determinado momento do passado, aquele capítulo que retratada com precisão os acontecimentos de determinado período histórico. É só isso, aconteceu e acabou.

O que me fez gostar tanto, porém, é justamente a melancolia envolvida. Eu sou o tipo de pessoa que olha pro mar com mais melancolia do que alegria, e o tempo todo enquanto eu lia, sentia essa brisa fresca soprando, o barulho vazio das ondas, uma gaivota solitária piando, mesmo que tudo na imaginação.

A escrita, também, é linda. São vários os trechos que te fazem parar e suspirar, porque eles realmente impactam você. Marquei várias frases ao longo da leitura. Mas é aquilo, tudo é recheado de melancolia. Se você não souber ver o lado poético da melancolia, você não vai apreciar esse livro.

Por outro lado, também consigo entender quem não gostou do livro. Focando no enredo, a motivação do personagem que causou tudo é tão ridícula que chega a causar ódio. Muita coisa também permanece aberta, sem que você saiba se era mistério ou alucinação. O final também foi um pouco corrido, e talvez o livro causa muita expectativa para o final ser tão básico.

Em suma: a estória não é lá grandes coisas, mas as sensações que o livro causa, os sentimentos envolvidos, isso foi o que me ganhou. Saí pensativa. Afinal, ?o mar tinha duas faces. É preciso aceitar as duas, a boa e a má, e nunca dar as costas a nenhuma delas?.

?O Farol? é um livro sobre solidão, perdas, injustiça e egoísmo. Não é todo mundo que vai conseguir apreciar a melancolia que escorre das páginas. Que bom que eu consegui.
Pedro 23/10/2023minha estante
Excelente resenha, Thayná!
Seu texto me lembrou da música Vento no Litoral, da Legião Urbana.
"De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
Vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora..."
????????

LivroAleatorio 24/10/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha, Thay! Parabéns ?

Thayna.Deretti 26/10/2023minha estante
Que bom que vocês gostaram, fiquei feliz mesmo por saber ?

E a música eu não conheço, Pedro, apesar de conhecer a banda. Vou botar pra rodar, a letra é linda!

Núbia Cortinhas 14/12/2023minha estante
Uauuu! Que resenha linda! Parabéns! ?? ?? ??

Thayna.Deretti 15/12/2023minha estante
Ahhh obrigada, Núbia! Esse livro realmente me tocou, vez ou outra ainda me pego pensando nele. Uma grande leitura!

void_Indigo 31/07/2021

O mistério do quarto fechado
Uma interessante história do "crime do quarto fechado". Três faroleiros somem de um farol isolado, com a porta trancada por dentro. O mistério permanece por 20 anos, até que um escritor resolve investigar novamente e contatar as esposas dos faroleiros desaparecidos, descobrindo alguns esqueletos enterrados em armários.

O livro alterna as histórias entre 1972 (quando os faroleiros sumiram) e 1992, quando o escritor entrevista as esposas para tentar desvendar o mistério. As histórias são contadas a partir dos pontos de vista dos faroleiros e das esposas, num contraponto que mantém a trama bem interessante até o fim.

Gostei bastante.
costa 24/10/2021minha estante
Prfvr qual é a classificação indicativa??

void_Indigo 25/10/2021minha estante
Como assim? Impróprio para menores, jovens, etc.? Se for, tem algumas cenas de violência e de traição, acredito que jovens podem ler sem problema

costa 25/10/2021minha estante
A classificação indicativa é tipo a idade indicada, muito obrigada ?

Bel 16/11/2023

!!!!!
Em toda minha "carreira de leitora" (alarmantes 11 anos) eu nunca li, vi ou ouvi alguma coisa sobre esta obra, o que me deixa muito chocada já que eu vejo panfletagem de muita poluição em formato de livro.
O Farol te prende, te cativa de uma forma maravilhosa.
É complicado de entender, não é um livro para ser lido de forma corrida (eu mesma demorei mais de duas semanas), a forma como Emma te faz entrar na mente de CADA UM dos personagens é sublime.
Após o término, primeiramente achei o final horrível, depois pensei um pouco sobre o livro (sempre faço isso, fecho o livro e tento absorver a leitura) e achei simplesmente genial;
Na forma mais crua da palavra.
Nem todos precisavam de um final, e foi isso que a autora fez, deu um final para aqueles que precisavam de um final, leitores, e deu para as personagens aquilo que elas precisavam: paz.
Confesso que fiquei confusa, mas acho que em caso contrário a magia do livro seria quebrada.
Suh 16/11/2023minha estante
"Panfletagem de muita poluição em formato de livro" KKKKKKKKK HABLOU

Regis 16/11/2023minha estante
Adorei a resenha.???

Vivi 14/01/2022

Este é baseado em uma história real, onde todos os três guardiões desaparecem de um farol remoto a 15 milhas da costa. A porta está trancada por dentro, os relógios pararam ao mesmo tempo, o registro registra uma forte tempestade, embora o céu tenha estado limpo durante toda a semana. Então o que aconteceu? Especulações não faltam.
Registros oficiais acreditam que eles se afogaram, caíram no oceano por causa de ondas violentas. Pessoas acham que foram piratas ou algum monstro marinho. Ou a solidão do lugar surtou algum deles e o pior aconteceu. Vai saber!
Algumas pessoas principalmente mulheres desses homens foram entrevistadas com a idéia de anos luz depois do ocorrido surgir um livro. Surgem flashbacks, pensamentos e conversas com o "autor " . A atmosfera toda foi bacana demora-se horrores para saber o que ocorreu em simples 4 pags. Muitas intrigas, mágoas guardadas e o que há de mais profundo e obscuro no ser humano está aqui. O que prende apesar de não sabermos tão cedo sobre o que houve são esses conflitos que nos intriga e queremos saber no que vai dar.
Mas achei alguns pontos meio que enrolação. Eu esperava muito mais desse livro mas algumas vezes foi até chatinho.
Mas enfim... acontece ?

Lucas.Dill 16/04/2023

Pessimo
Fazia tempimo q não lia um livro tão entediante e ruim quanto esse, n recomendo essa leitura pra ninguém

Ale 12/08/2022

A luz franzina de ?O Farol?
Em 1972, três faroleiros desapareceram de um farol sob circunstâncias extraordinárias e sem deixar nenhum registro. Vinte anos depois, um escritor quer contar essa história e para isso, busca os relatos das companheiras dos desaparecidos.

Em ?O Farol? acompanhamos ambas essas linhas temporais de maneira intercalada. É um livro que a primeira vista parece instigante. Mas não consegui gostar.
Na primeira metade do livro absolutamente nada acontece. Sabemos que eles sumiram, e acompanhamos um pouco sua rotina no farol, enquanto as mulheres só expõem coisas sobre o passado.

Já na segunda metade, as coisas ficam mais interessantes e finalmente o livro ganha um pouco de ritmo. Emma Stonex começa a se utilizar da maneira Liane Moriarty de contar histórias e mistérios, mas de uma maneira inferior, não chegando nem perto da maestria da Liane (lenda).

Não consegui me importar (muito) com nenhum dos 6 personagens principais e a que mais gostei de acompanhar é a que tem menos ?tempo de tela?. Então o desfecho foi bem qualquer coisa já que não tô nem aí pra nada e as personagens com as quais mais me compadeci já sei que estão vivas de qualquer jeito.

Como um suspense, é um ótimo livro pra quem quer saber mais sobre como é a vida de faroleiros e essa temática, sobre a qual eu pessoalmente não conhecia basicamente nada.

No mais, para um farol, tem bem pouco brilho.
Fernanda 12/08/2022minha estante
foi com deus esse

Fernanda 12/08/2022minha estante
joga uma boia salva vidas pra esse livro

Maria Eduarda Martins 07/01/2023

O Farol
Confesso que as avaliações negativas desse livro tinham me deixado com um pé atrás. Contudo, eu gostei bastante. Achei bem escrito.

Não é uma leitura rápida. Na verdade, a obra é bem truncada, faz-se uma imersão na vida de três faroleiros da década de 1970, o que dá à trama um ar psicológico. É um estilo de vida muito peculiar, que adorei conhecer.

A perspectiva das esposas/namoradas dos três faroleiros, por sua vez, desperta curiosidade por nos mostrar a vida desses três homens fora do mar, e os dilemas dessas três mulheres.

Pensando bem, os fatos narrados são muito poucos, mas a cada página eu sentia mais vontade de ler. A lentidão da narrativa me agradou, porque pude curtir a trama.

Algo que não gostei muito foi o final pelo qual a autora optou. Acho que as visões, as crenças populares e mesmo as paranóias do personagens podiam contribuir para um suspense mais bem arquitetado e para um final mais sobrenatural.

De todo modo, é um livro bacana, que vale a pena ser lido sem muita pressa.

Iara.Garcez 30/08/2021

Um livro facinante de mistério drama familiar e suspense onde a gente não faz ideia de como a trama irá acabar. Uma história envolvente que faz com que agente se envolva e não consiga parar de ler.

Ana Claudia 30/06/2023

Em 1972, três rapazes que trabalhavam como faroleiros desapareceram misteriosamente. Arthur, Vince e Bill contam como eram suas vidas vivendo até um mês sozinhos no farol, seus pensamentos, sentimentos, tristezas, solidão e como eram suas vidas de casados.

Passados 20 anos desse acontecimento, as esposas dos faroleiros estão seguindo as suas vidas, cada uma a sua maneira, quando surge na cidade um escritor querendo contar a história do desaparecimento e passa a investigar o que aconteceu entrevistando as esposas. Elas narram como era a vida delas na ausência dos maridos em casa, nos cuidados com os filhos, a expectativa pela espera deles e a tristeza pela partida tão rápida.

Passei o livro curiosa para saber o que foi que realmente aconteceu com eles no farol até porque essa foi uma história baseada em fatos reais. Uma história que fala muito sobre solidão, silêncios, medos, arrependimentos, família, amizade.

Cley 24/09/2021

Em 1900, três faroleiros sumiram de um farol na ilha Eilean Mòr, nas Hébridas Exteriores.
Nesta obra, a autora se apropriou do fato e se inspirou para contar a história, mas sem vínculo algum com os acontecimentos reais, pois, até hoje, ninguém sabe como e o porquê de os faroleiros terem sumido.

"Só porque alguém não põe grades em torno da gente não quer dizer que a gente não mereça."

Na década de 70, três faroleiros sumiram de um farol, o que mais intrigou a todos foram alguns fatos; os relógios pararam na mesma hora, havia uma mesa de jantar posta para dois quando, na verdade, haviam três homens e a porta estava trancada por dentro. Vinte anos depois, as esposas dos faroleiros ainda lidam com a dor da perda, e não sabem o que acontecera com seus maridos. Bem que falam que a tragédia une as pessoas, porém, não foi bem o que aconteceu.

O livro é divido em doze partes e intercalado entre a década de 70 e 90, a autora conta uma história centrada nas emoções dos personagens, em suas angústias e medos. Com capítulos curtos e uma escrita que envolve e dialoga com o leitor, Stonex usa sua habilidade para que nos conectemos com os personagens e quando já sabemos que os mesmos sumiram, nos perguntamos o porquê.

A história é mais puxada para o drama do que para o thriller em si, que acredito que frustra algumas pessoas, pois podem criar expectativas em resolver um mistério. Em contrapartida, o enigma permanece vivo e a autora segura ele até os momentos finais, porém a história se volta para as mulheres dos faroleiros, os faroleiros e o farol que acaba se tornando personagem da história.
O final me incomodou um pouco, mas reconheço que seu contexto foi coerente.
Sem dúvida a autora me cativou com sua escrita e despertou em mim curiosidade para pesquisar mais sobre o sumiço dos faroleiros.

vanessa.pivotto 27/11/2023

Mediano
Narrativa um pouco lenta. Diversos narradores, porém sem muita personalidade. Os capítulos finais salvam o livro. Tem uma pitada de sobrenatural.

Adriana1161 25/09/2021

Um mistério
É um suspense diferente, onde o escritor dá voz a vários personagens, cada qual com seu ponto de vista.
É inspirado em fatos reais.
Cheio de segredos e teorias.
Personagens complexos. Tem uma escrita rebuscada, mas é fácil e rápido de ler.
Eu gosto muito de histórias com farol, e gostei dessa também!
Personagens: Arthur, Bill, Vince, Helen, Jenny, Michelle, Jory, Dan
Local: Cornualha - 1972/1992
@driperini
costa 24/10/2021minha estante
Prfvrr qual é a classificação indicativa??

Adriana1161 24/10/2021minha estante
De idade? Acho que uns 14+