O menino do bosque

O menino do bosque Harlan Coben

Resenhas - O Menino do Bosque

Claudia K 17/09/2023

Boa leitura, mas não fechou todos os pontos
Fazia muito tempo que não lia Harlan Coben e comecei o livro esperando uma trama intensa e cheia de reviravoltas. No entanto, essa leitura deixou um pouco a desejar.
A trama é interessante, os personagens principais são bons, mas o tema principal do livro (ou pelo menos se imagina que seja, por conta do título) permanece com várias lacunas.
Provavelmente foi a intenção do autor, porém acabou não atendendo as expectativas de quem lê. Mesmo assim, é um bom livro.

Pame 11/09/2023

Drama estilo Harlan Coben
Já perdi as contas de quantos livros do Harlan Coben já li ao longo dos anos, e como sou suspeita pra falar, gosto muito das histórias dele, pelo mistério envolvido no drama ao desenrolar da história. E claro, a cada livro que leio, sempre me surpreendo com o final da história e como as coisas estão ligadas.

Não vou entrar muito em detalhes, apenas vou contar o foco principal da história. Nesse livro, temos Hester Crimstein, uma advogada famosa, que ajuda uma família rica a encontrar seu filho que foi sequestrado. Mas o que o bosque tem a ver? Há mais ou menos trinta anos atrás, um menino foi encontrado sozinho no bosque, ele foi adotado e chamado de Wilde, que com o tempo se tornou amigo de David, filho de Hester.

A história é sobre o sumiço de dois adolescentes, primeiro Naomi, uma menina que sofria bullying na escola, e depois Crash, de uma família rica e com contatos poderosos. Os pais de Crash, os Maynards chamam Hester e Wilde para ajudá-los a encontrar o menino. Como Wilde viveu sua vida na mata e é um soldado treinado, seria de grande ajuda para achar Crash sem chamar a polícia.

Falando por mim, enquanto lia o livro, fiquei de queixo caído em como a história se desenrolou e a ligação do pequeno Wilde com tudo isso.

Vgparente 05/09/2023

O título e um a história e outra
A história e legal........eh, mais sei lá pelo título achei que era uma coisa e me entregaram outra totalmente diferente, terceiro livro que leio desse autor e esse eu tive vontade de desistir a história começou a dar um sentido pra mim apatir dos 70% do livro, não sei se eu estava lendo após ter lido mulherzinhas (que foi um livro que me deixou com uma ressaca literária gigante) ou e por causa do enredo da história. Mais não e um livro que indico.

BrunoTS 02/09/2023

Eita atrás de eita esse final...
Harlan Coben entregando mais uma história incrível, com personagens que a gnt ama nas primeiras páginas... Wilde e Hester, que dupla!
Ritmo intenso, surpresas surpreendentes, e nada de pontas soltas... páginas finais ainda deixa a gnt de cabelo em pé kkkkkkk

Recomendo muito navegar nessas páginas!!!!

Feeh 19/08/2023

Mais um lido do Harlan que me tirou o sossego e não me fez desconfiar de nada. É impressionante o quanto as histórias dele são bem escritas, os mistérios bem empolgantes e os personagens cativantes.

Wilde foi encontrado ainda pequeno vivendo sozinho em um bosque e sem nenhuma lembrança, o que o transformou em alguém com dificuldades em criar laços.

Eu gostei muito do Wilde. Achei ele bem misterioso e muito inteligente. A maneira como ele foi desvendando tudo me deixou admirada.

Eu amei a história. O livro finalizou deixando uma brecha para a continuação e já estou ansiosa para começar.

cheledrum 17/08/2023

Não me incomou não saber mais sobre o menino do bosque, fiquei curiosa mas, apesar do título, a história não era sobre ele, servia apenas para contextualizar..
Pra mim o livro era sobre nossa sociedade atual, os extremismos, as manipulações

Adrielle104 13/08/2023

Bem meia boca
Eu adoro Harlan Coben.

Tenho o projeto ler todos os livros dele, mas infelizmente esse livro não entendi.

Como o nome do livro remete diretamente ao menino do bodque esperava ter a resposta sobre a história dele, então ficou em aberto.

Livrendo 23/07/2023

INDICO!!!
O Menino do Bosque talvez seja o livro com a maior variedade de temas linkados com a realidade do período em que foi escrito em toda a obra de Harlan Coben. Em alguns momentos a trama pareceu transcrever cenas do cotidiano político das redes sociais de tão realista que soou. E eu curti muito não só isso, mas o conjunto completo desse thriller que tem uma pegada bem diferente do que estamos acostumados nos livros do autor, mas que não deixa de lado o ritmo frenético, a quantidade de mistérios e aquele estilo viciante que nos faz devorar a obra em pouquíssimos dias. Aliás, “devorar livro de Harlan Coben” pode ser facilmente considerado como uma redundância.

Em O Menino do Bosque, vamos acompanhar diferentes histórias se desenrolando, mas que logicamente vão se cruzar em algum momento para chegar ao desfecho. Há também tramas paralelas que nos enganam um pouco e desviam a atenção dos reais problemas que estão acontecendo. Wilde é o tal menino do título, encontrado ainda garoto vivendo sozinho em uma floresta. Ninguém sabe nada sobre ele e hoje, já adulto, ainda segue sendo um mistério. E seus hábitos permanecem ligados intrinsecamente à natureza e à floresta em que sempre viveu. Ele a conhece muito bem e sabe rastrear, ser silencioso e agir na surdina quando necessário.

Em outra ponta, temos a coadjuvante de outros livros do autor estrelando e roubando a cena nesta obra. A advogada Hester Crimstein tem sua vida bem desenvolvida, explicada e que ganha novos rumos por aqui. Ela tem uma ligação com Wilde e é a ele que vai recorrer quando uma menina, amiga do seu neto, é dada como desaparecida após uma sequência de brincadeiras ou bullying entre amigos da escola. Pronto. Wilde vai em busca de menina e quanto mais fuça, mais coisa começa a aparecer fazendo a trama, aparentemente simples, ganhar contornos de missão patriótica. Porque, sem querer dar spoiler, posso dizer apenas que temos um provável candidato a presidência dos Estados Unidos nessa história e ele é, digamos que um tanto quanto Trumpista demais.

Harlan Coben politizou um thriller sem precisar cair num suspense forçado ou numa obra panfletária. Ele construiu uma trama em que há um foco muito bem definido, dentro daquela velha máxima dele, que já falei em outras resenhas, de sempre ter um personagem em busca de algo ou alguém. Em meio a tudo isso, inseriu os detalhes, e as críticas, a projetos políticos que se baseiam na enxurrada de bots em redes sociais manipulando a opinião dos públicos mais extremos. Tudo isso rendeu o que eu considero um dos melhores livros do autor.
“OS EXTREMISTAS SÓ ENXERGAM EM PRETO E BRANCO. NÃO SOMENTE TÊM CERTEZA DE QUE SEU PONTO DE VISTA É CORRETO COMO SÃO INCAPAZES DE ENTENDER O LADO OPOSTO. QUEM NÃO ACREDITA NO MESMO QUE ELES É INFERIOR EM TODOS OS SENTIDOS, POR ISSO SÃO CAPAZES DE MATAR POR ESSA VISÃO.”O Menino no Bosque é um livro recheado de segredos. Há dinheiro, pessoas importantes, interesses políticos e preocupações familiares em jogo. Há também bons tons de humor, principalmente com Hester que é uma personagem fascinante, extravagante e desde obras anteriores, em sua participação era menor, já tinha aquele estilo fácil de conquistar os leitores. A história dosa muito bem o drama com o suspense e passeia por problemas diversos como o bullying, a manipulação política provinda da divisão “nós contra eles” e, principalmente, a loucura do tribunal das redes sociais com suas repercussões e julgamentos rápidos demais. São muitas as temáticas bem exploradas e que ficaram amarradinhas no desfecho, bem imprevisível e que consegue surpreender não só pelas revelações, mas pelo que o protagonista deixou de fazer em nome do que poderia ser “um bem maior”.

O Menino no Bosque não é o primeiro livro que li publicado às portas da campanha presidencial norte-americana de 2020 em que o autor de alguma forma chamou a atenção para os dilemas que se colocavam à frente do seu país. Independente do gênero literário, ficou bem nítida a preocupação dos escritores em retratar os diversos problemas que a radicalização dos discursos e o péssimo uso das redes sociais poderiam causar a curto e médio prazo. O resultado, na minha visão, foram muito bons e acabaram refletindo um pouquinho do que vivenciamos aqui no Brasil também. Há diferenças culturais, mas há um núcleo problemático em comum entre os dois países e que essas ficções souberam alertar e retratar muito bem.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

corafarias 17/07/2023

Uma leitura fluida e cativante, mas que seria bem melhor se algumas coisas mudassem.

Vi um comentário aqui e não posso deixar de concordar: apesar do título, pouco se sabe do passado do personagem principal, que agora é adulto. Na verdade, sua história é abordada de um jeito bem clichê, naquela ideia de ?todo mundo sabe e o leitor vai descobrir no final?, mas isso não acontece. Esperava algo bem mais surpreendente sobre Wilde e todo o enigma que o cerca (e espero que isso venha melhor abordado em outros livros, talvez), e a forma como tanta coisa é deixada em aberto acerca de sua história me irritou demais. Inúmeras pontas ficam soltas no final - que inclusive poderia ser abordado em parágrafos e mais parágrafos de tão corrido e, realmente, ruim, que é -, e isso não me agradou de nenhuma maneira. Além disso, acredito que a ?moral? do livro, sobre a manipulação eleitoral por meio das redes sociais, entrou na trama forçadamente e poderia ter sido bem melhor se tivesse sido bem abordada.

Apesar dos pontos negativos, também acho que o mistério que cerca o desaparecimento de Naomi foi bem elaborado e não óbvio, e a leitura realmente é bem gostosa. Na minha opinião, esse é um livro que tem MUITO potencial e, se fosse escrito por outra pessoa (nada contra o autor, sério!), seria mil vezes melhor.

Paula 06/07/2023

Deixa coisas no ar
Como sempre o autor tira várias coisas da cartola durante toda a história. É, dos que já li, um dos melhores livros do autor no quesito de fluidez da história e construção de narrativa. Mas o livro não responde o maior de todos os mistérios da história e isso é um pouco frustrante ao terminarmos a leitura.

Sonia231 04/07/2023

Bom!
Não me apeguei tanto aos personagens quanto costumo me apegar nos livros do Harlan, mas mesmo assim uma boa leitura! Já quero muito ler o outro livro que responde as perguntas sobre a vida do Wilde que ficaram em aberto nesse livro! Enfim, o rei das noites em claro!

Jaque - Achei o Livro 30/06/2023

Quando Naomi, uma adolescente que sofria bullying na escola desaparece, Matthew pede ajuda de sua avó Hester, uma famosa advogada que por sua vez pede ajuda de Wilde.
Wilde foi criado na floresta, abandonado pelos pais e tem uma conexão com Hester.
Enquanto os dois investigam juntos, outro jovem some e eles descobrem algo mais complicado do que apenas o sumiço deles, algo mais perturbador.

Bom, não sabia o que esperar dessa estória, mas não imaginava que o personagem principal fosse um adulto - devido ao título - e a narrativa não aborda sua época de menino.
Enfim, quanto a estória em si, achei muito fraca, não há mistérios muito menos suspense. O único mistério é o que envolve esses desaparecimentos mas ele não é nada interessante ou mesmo instigante para que você sinta pressa em continuar a ler.
Pensei até em desistir e se não fosse do Harlan eu teria desistido, mas continuei e não vi vantagem nenhuma.
Acho os personagens do autor muito parecidos entre si. Os maus tem sempre as mesmas características, praticamente as mesmas falas e os "mocinhos" idem. Até as tentativas de piadas soam iguais para mim, independente de qual livro do autor eu esteja lendo.
Esse sem dúvidas é o livro mais fraco do autor na minha opinião e nem mesmo o final surpreendeu até porquê uma parte dele era óbvia demais.
Nem sei se lerei a continuação, pelos menos não tão cedo.
Recomendo outros livros do Harlan muito antes desse.
Cris Paiva 30/06/2023minha estante
Que pena, tinha vontade de ler esse. Vou passar, estou economizando livro meia-boca.

Jaque - Achei o Livro 30/06/2023minha estante
kkkkk eu achei muito meia boca, mas muita gente adorou, né? Sou minoria rsrs