Olhos de pixel

Olhos de pixel Lucas Mota

Resenhas - Olhos de pixel

1 | 2 | 3 | 4

Marcianeysa 14/04/2024

A leitura é bem prazerosa, o enredo interessante, no entanto, achei as passagens de "ação" muito longas e às vezes, cansativas.

Kiri 25/11/2023

Incrível
Foi minha primeira leitura desse ano, então confesso que já não lembro todos os detalhes mas É MUITO BOM!!
Ficção científica, no Brasil, cheeeeio de alfinetadas em fanáticos religiosos e com personagens ótimos.
Quando chegou na revelação de o que eles tinham que recuperar eu quase gritei
Graças a esse livro eu ainda descobri a Editora Plutão que foi um bônus e tanto
SÓ LEIAM
catalleeena 02/04/2024minha estante
oiie, por onde você leu essa obra? não acho em lugar algum :(

Kiri 02/04/2024minha estante
Ué, estranho
Quando eu li tava disponível no Kindle Unimed.. agora olhei e tá como "disponível para pedido antecipado , será lançado 26 de abril".. acho que foi com aquele rolo da Amazon tirar um monte de ebook de uma distribuidora que deve ter afetado, logo volta pelo jeito
Mas QQ coisa da uma procurada na própria editora que deve ter por lá tb

catalleeena 03/04/2024minha estante
obgggg amg, eu vi essa treta mesmo da amazon removendo os ebooks, o jeito é aguardar né! mesmo assim obrigada

Kiri 03/04/2024minha estante
De nada!! Logo volta ??

Bruna.Delgado 06/10/2023

#RESENHA39 - OLHOS DE PIXEL
A narrativa tem muito peso do ramo cyberpunk, sendo um livro com muitas cenas de ação e muita crítica política.

Estamos acostumado com ficções científicas escritas por escritores por americanos e ter essa perspectiva no Brasil é uma experiência que vale a pena ser lida.

O livro começa inserindo muitos termos e conceitos que demandam um esforço do leitor para se situar, principalmente pela quantidade de termos em inglês (muitos vinculados a tecnologias), mas depois de um tempo os termos começam a fazer sentido sem que você perceba.

As cenas de ações são muito bem descritas e ambientadas, facilitando a compreensão e visualização do que está acontecendo. É um livro que não é monótono em nenhum momento e tem uma escrita que cativa.

É um futuro marcado por pessoas e corporações em seus piores, uma igreja que manipula tudo e criminosos são a sua maioria em uma disputa louca por poder.

Se você gosta de ficção científica e ainda não leu uma brasileira vale a pena!!

Stephanie 18/07/2023

Pane no sistema
É difícil escrever sobre este livro porque no final ele me deixou muito dividida. Está foi a mais recente leitura em conjunto com o clubinho, gosto de citar isso porque é o que tem me ajudado a manter o hábito de leitura com gosto, e o que tem me tirado da rotina caótica e pesada.
Os capítulos são curtos e isso faz a leitura ser muito fluida e cativante. Apesar de ter palavras em inglês que foram novas pra mim, a partir de 20% da leitura já estava habituada com zero dificuldades em entender o que acontecia. As descrições de cenários e das personagens também são muito boas, o que torna as cenas de luta muito interessantes, elas são o ponto alto de toda a trama.
Infelizmente, apesar de todos esses pontos positivos, o final deixa muitas lacunas que fazem bastante falta no desfecho dos acontecimentos e das personagens. Uma continuação seria perfeito pra ter um desenrolar da situação ou, pelo menos, mais umas 50 páginas pra termos mais acontecimentos. Também quero citar que não gostei do que ocorre com uma personagem específica do livro, mas não vou citar quem é pra não ser um spoiler.
Apesar de não ter amado o final é um livro que vale muito a leitura por conta do trio mais daora, Nina, Tera e Iza são sensacionais

Thamys 30/06/2023

Uma boa distopia nacional
Tentarei ser o mais curta possível. Rsrs. Então, uma distopia nacional, que não se afasta tanto da realidade. Olhos de Pixel tem um ótimo ritmo de leitura, uma protagonista fortona e vilões interessantes (e bem realistas).

A minha única ressalva é com a parte final que fica bastante corrida, e imagino, que isso possa ter acontecido devido às chances de ser um final mais triste do que feliz. Foi a única parte que me decepcionou um pouco. Contudo, no restante recomendo demais a história! ??

Jo Stein 22/06/2023

?Sempre desobedecer, nunca reverenciar?
Protagonismo feminino, queer, com ricas críticas à sociedade e às instituições religiosas, num ambiente totalmente cyberpunk!

A protagonista Nina Santelles vive à margem, sendo resistência. A Igreja está em todo lugar, controlando boa parte da vida das pessoas, e Nina não quer viver assim. Por isso, ela é uma root e faz trabalhos ilegais pra conseguir dinheiro para mandar seu filho para um lugar melhor. Como resultado do último trabalho, Nina e seus amigos, Iza e Tera, são capturados pela polícia e precisam colaborar com ela pra chamar a atenção e capturar o conhecido hacker Kalango.

O livro é recheado de ação e de cenas de luta. Algumas coisas são previsíveis, outras não, o que
eu achei um bom balanço. Porém, achei que faltaram cenas de desenvolvimento de personagens e contexto. Gostaria de saber mais sobre os passados dos personagens, o que eles fizeram e não fizeram pra chegar até ali. O que a Nina fez no passado em relação ao filho? Qual é a história de Iza e Tera, como eles escolheram ser root e como conheceram Nina? Quais são os sentimentos de Kalango depois de passar por tudo o que ele passou?

Enfim, fiquei muito curiosa sobre coisas que são apenas citadas (ou nem isso) no livro. As informações presentes no livro são o bastante para entender a história como um todo, mas eu queria saber mais.

Soliguetti 16/06/2023

Uma aventura emocionante que poderia ter ido além
"Olhos de Pixel", o livro do autor Lucas Mota, promete levar os leitores a uma empolgante jornada por uma Curitiba futurística e cyberpunk. A sinopse promete uma história repleta de ação, elementos queer e uma luta contra preconceitos, tudo isso envolto em uma trama protagonizada por uma mercenária determinada chamada Nina Santteles. Embora o livro seja bem escrito de forma geral e apresente uma história divertida, é lamentável constatar que algumas áreas ficaram subdesenvolvidas e que a resolução da trama foi apressada, deixando um gosto de insatisfação.

Um dos principais pontos fortes de "Olhos de Pixel" reside na habilidade do autor em criar uma atmosfera distópica e cheia de detalhes tecnológicos. A cidade de Curitiba ganha vida através das descrições habilidosas de Mota, fazendo com que o leitor mergulhe de cabeça em um mundo repleto de neon, ruas movimentadas e corporações corruptas. O cenário futurístico e cyberpunk é um deleite para os fãs do gênero, trazendo uma sensação palpável de imersão.

Nina Santteles, a mercenária destemida e queer, é uma protagonista cativante. Sua determinação em resgatar o amor de seu filho adolescente e alcançar uma vida melhor na colônia espacial Chang'e é palpável, e acompanhar suas peripécias ao longo do livro é uma experiência divertida. A representação diversa dos personagens é um aspecto louvável, trazendo à tona questões de identidade e preconceito que são relevantes nos dias de hoje.

No entanto, apesar do potencial promissor, "Olhos de Pixel" deixa a desejar quando se trata do desenvolvimento de alguns personagens. Alguns deles são apresentados de forma superficial, sem um aprofundamento adequado de suas histórias ou motivações. Como leitores, ficamos sedentos por mais informações sobre esses personagens secundários, pois suas contribuições poderiam ter enriquecido ainda mais a trama.

Além disso, a resolução da história é um ponto fraco significativo. A trama avança em um ritmo ágil e emocionante, mas a conclusão parece apressada. Os eventos finais são resolvidos de maneira rápida e simplista, não proporcionando o impacto que se esperaria. Dadas as expectativas elevadas para um livro vencedor do prêmio Jabuti, essa falta de desenvolvimento na resolução da trama é uma decepção palpável.

Apesar dessas falhas, é importante ressaltar que "Olhos de Pixel" ainda é uma leitura empolgante e divertida. Lucas Mota tem um dom para criar um mundo rico e envolvente, e sua escrita fluída mantém os leitores engajados ao longo da narrativa. A temática LGBTQ+ e a abordagem dos preconceitos são valiosas, trazendo questões relevantes para o centro da trama.

No geral, "Olhos de Pixel" é uma aventura emocionante, porém peca pela falta de aprofundamento dos personagens e uma resolução apressada. A habilidade do autor em criar uma atmosfera distópica e abordar questões LGBTQ+ é louvável, mas algumas áreas do enredo ficaram subdesenvolvidas. Com ajustes no desenvolvimento dos personagens e uma conclusão mais satisfatória, o livro poderia ter alcançado todo o seu potencial.

Thaiza.Vianna 15/06/2023

"Sempre desobedecer, nunca reverenciar"
Nessa distopia ambientada em uma Curitiba futurística e cyberpunk, acompanharemos as fugas por carros voadores, lutas com ações guiadas pelos apetrechos cibernético acoplados ao corpo e ao cérebro que acarretam em grandes saltos em prédios e pontes e super poderes de reparação celular,super força, escudos potentes, e nos aventuraremos pelo submundo com o trio Nina, Iza e Tera, que devido à sua classe social e orientação sexual não são bem aceitos pela sociedade que é comandada pela igreja de Salomão. Após serem presos pela polícia realizando um de seus esquemas ilícitos que fazem para sua sobrevivência, Nina e seus amigos recebem uma oferta da polícia para um acordo cuja a recompensa seria uma passagem de ida para se mudarem para uma Colônia espacial onde poderiam levar uma vida mais digna e que a tarefa seria ajudá-los a prender um hacker que era inalcançável para a polícia. O que eles não esperavam, era que este hacker ofereceria o mesmo prêmio se ficassem ao seu lado, e lutassem contra a igreja que dominava tudo e principalmente as classes mais baixas em que eles estavam incluídos.

No livro temos muitas críticas sociais e cita diversos temas importantes que reforçam a importância de termos nossa liberdade de expressão, liberdade religiosa, de respeitar todos os indivíduos e é também um retrato bem atual de como pessoas de classes mais baixas são marginalizadas preconceituosamente por conta do meio que nasceram e vivem.

Por ter sido ganhador Jabuti, minhas expectativas estavam altíssimas, e até achei que o livro entrega bastante do que propõe, mas acredito por ser mais curto, talvez tenha faltado alguns detalhes que me fizessem cair o queixo, poderia ser um pouco mais de detalhes pessoais do passado dos personagens, talvez, e acredito ter faltado também algumas informações para criar um melhor link entre alguns capítulos. Mas valeu super a leitura, sem dúvidas é um bom livro e a premissa é super criativa.

Rafaela 31/05/2023

Jesus foi clonado
Eu tinha feito uma resenha super bonitinha, que não foi salva, e agora tô com preguiça de rescrever.

Então vale ressaltar apenas que o livro é muito bom, retrata as desigualdades sociais e econômicas que muitas pessoas lgbtqia+ enfrentam, sem falar sobre todo o preconceito que sentem na pele, por algumas igrejas e "cidadãos de bens", simplesmente por conta da sua orientação sexual.

Achei o final muito real, e isso me agradou muito. Sem falar que adorei o que fizeram com a imagem do homem que foi criado para ser visto como jesus (um jesus que fosse socialmente aceito, branco, olhos claros e cabelo comprido), o descrevendo como um homem que luta e se sacrifica pelo que acredita e ama, e anda ao lado dos menos privilegiados.

Enfim, o livro traz temas importantes como a manipulação da igreja, de um povo através da sua fé, o preconceito sofrido pelos que não se enquadram nos padrões, polícia e política corruptas, e tudo isso em um cenário futurístico, com caros voadores e muita tecnologia. Adorei e recomendo.

Clara 24/04/2023

Se ninguém resistir à tirania, ela vai achar q pode existir.
E ela não pode :)
Terminei esse livro é eu tô muito feliz, ele é muito gostoso, nossa! Nada prepotente, ele faz brincadeiras extremamente claras com brasileiros, as analogias não são mistério, elas são apenas diversão, simples. De tudo que poderia soar como feliciano ser Félix Marciano é extremamente besta no sentido mais fofo e bom da palavra. A principal se chamar Valentina sabe.. Muito divertido! O livro é ótimo, a dinâmica em que conta a história, o tempo certo pra revelar as coisas, a dinâmica entre os personagens, tanto na história quanto no modo de transição na narrativa, é muito bom! E meus enormes parabéns por narrar porradarias tão bem, eu acho muito difícil esse tipo de ação mas o livro foi impecável.
Fica aqui minha marca de memorável pro Tera por que ele é meu escolhido de amor desse livro, o perfeito entre racional e fofo na equipe, fique aqui meu registro de paixão! Adorei

Daniel1179 22/04/2023

Olhos de Pixel
Sci-fi e Cyberpunk. Dois gêneros que eu adoro, mas muito mais quando escritos por um autor nacional!

Minha única crítica ao livro é falta de cenas que deem mais tridimensionalidade aos principais e secundários. Tudo foi tão focado na ação que a construção dos personagens, apesar de boa, foi um pouco "frágil". Queria saber mais coisas pessoas do que realmente foi mostrado.

crixtine 12/04/2023

Uma distopia com cara de Brasil!
Fico muito feliz em ver um cyberpunk que tem cara de Brasil e trata de problemas e elementos comuns da vivência brasileira. Os comentários sobre raça, classe, vivência LGBTQIA+ e religião, somados a um cenário futurístico e distópico são sensacionais e inquietantes.

Em Olhos de Pixel, a crítica à instituição evangélica atinge um tom satírico e é genial. Lucas Mota consegue despertar de uma só vez o escárnio, o humor, a indignação e até o assombro. Além disso, achei muito forte a forma como é retratada a vivência de pessoas LGBTQIA+ dentro desse contexto. Além de todo o peso e violências externas, existe o íntimo, a forma como tudo isso afeta a vida pessoal de cada um, a convivência familiar, as próprias convicções, traumas e propósitos.

Ainda, as instituições de “segurança”, a divisão do espaço físico da cidade, o acesso a meios de transporte e bens de consumo, a tecnologia, a propaganda, tudo se conecta de maneira muito inteligente, o que provoca uma sensação muito grande de apreensão. Apesar de um cyberpunk, tudo parece muito real, muito plausível, muito provável e muito próximo.

Existem tantos temas dentro desse livro, que fiquei pensando sobre ele por dias. O Jabuti foi merecidíssimo :)

San 29/03/2023

Um futuro nem tão distante
A história traz Nina, uma contra cantora periférica de Curitiba na tentativa tentativa de se reaproximar do filho.
Para isso aceita uma missão que beira o impossível e vai lhe levar direto pra confrota a igreja.

Achei o livro bem escrito, fluido e com cenas de ação de tirar o fôlego. Em alguns momentos chega a susto.
Como ponto negativo, penso que os conceitos com root, modpack poderiam ter seus conceito.

Alex.Santos 21/03/2023

Olhos de pixel trata de três amigos mercenários que vivem no submundo e fazem serviços juntos para sobreviver, até que são apanhados pela polícia e recebem uma oportunidade de capturar um hacker alvo de uma corporação igreja em troca de passagens para a colônia espacial Chang 'e que é o que a líder do trio Nina quer para recomeçar a vida com seu filho .
O problema é que o hacker que eles tem que capturar oferece o mesmo acordo onde ela não precisa ir contra seus ideais , se ajudar enfrentar a igreja que quer acabar com existência de pessoas como ela e seus amigos.

1 | 2 | 3 | 4