Olhos de pixel

Resenhas - Olhos de pixel

1 | 2 | 3 | 4

Kiri 25/11/2023

Incrível
Foi minha primeira leitura desse ano, então confesso que já não lembro todos os detalhes mas É MUITO BOM!!
Ficção científica, no Brasil, cheeeeio de alfinetadas em fanáticos religiosos e com personagens ótimos.
Quando chegou na revelação de o que eles tinham que recuperar eu quase gritei
Graças a esse livro eu ainda descobri a Editora Plutão que foi um bônus e tanto
SÓ LEIAM
catalleeena 02/04/2024minha estante
oiie, por onde você leu essa obra? não acho em lugar algum :(

Kiri 02/04/2024minha estante
Ué, estranho
Quando eu li tava disponível no Kindle Unimed.. agora olhei e tá como "disponível para pedido antecipado , será lançado 26 de abril".. acho que foi com aquele rolo da Amazon tirar um monte de ebook de uma distribuidora que deve ter afetado, logo volta pelo jeito
Mas QQ coisa da uma procurada na própria editora que deve ter por lá tb

catalleeena 03/04/2024minha estante
obgggg amg, eu vi essa treta mesmo da amazon removendo os ebooks, o jeito é aguardar né! mesmo assim obrigada

Kiri 03/04/2024minha estante
De nada!! Logo volta ??

yoshii 31/01/2023

Mais ação em Curitiba do que na Lava Jato
Coloquei esse livro na lista de leitura, pois ganhador do Jabuti, e acabei descobrindo um dos meus podcasts favoritos: Suposta Leitura.
O livro faz uma crítica nada discreta às "instituições", principalmente à Igreja. Eu gostei muito da narrativa, das ideias e já deve ter propaganda de igreja no instagram (ainda bem que meu algoritmo não pegou isso).
Icaro.Curti 01/02/2023minha estante
Pera que podcast?

Icaro.Curti 01/02/2023minha estante
Suposta leitura? e bom esse podcast? Tenho interesse

yoshii 01/02/2023minha estante
Simm! É muito bom! To gostando bastante

@poisennanda 22/02/2023

EU AMEI!
?Se ninguém resistir a tirania, ela vai achar que pode resistir e não pode?

Olhos de pixel é uma distopia futurística
com pegada cyberpunk / steampunk e muita tecnologia, eu me apaixonei pela escrita, pelos personagens e por todo contexto em geral.

A crítica social intrínseca é necessária, nos temos representatividade, temos muitos personagens fortes e uma história envolvente, juro que se tivesse mais páginas amaria dar continuidade a leitura.

Senti falta de um siglario pra entender um pouco sobre as denominações desse universo: roots, moodpacks e etc, mas ao longo da leitura vc vai meio que pegando os significados de cada coisa.

Enfim, leiam! Autor BR e uma história que merece o mundo!
VinAcius49 22/02/2023minha estante
TUDO PARA MIM ??

@poisennanda 23/02/2023minha estante
Aaaaaa

Arquelana 28/03/2021

melhor distopia nacional brasileira que já li
Eu fui arremessada em uma Curitiba que nunca conheci (e espero não conhecer) e me senti parte do cenário o livro todo.

Os personagens são bem formulados, compõem um time de anti-heróis muito mais heróicos do que os patriotas.

Uma crítica à instituição da igreja, sem perder de vista o bom humor e a ação de quem resiste não contra a religião ? mas contra a falta de liberdade!

Eu amei cada segundo da leitura, recomendo com todo o meu coração (quase chorei nos agradecimentos, o autor é um amor).

Senti um pouco de falta do passado da Nina com relação ao vício, à relação com o pai em si, mas entendo que, naquele momento, talvez não fosse necessário.

O que importa é que você não pode se considerar um fã de ficção científica sem ler Olhos de pixel. A minha leitura de distopia favorita de 2021, de longe!

Kenia Diógenes 28/03/2021

Uma distopia ciberpunk brasileira
"Olhos de pixel" é aquele tipo de livro que dá orgulho ter sido escrito por um brasileiro. Num ambiente futurista, a cidade de Curitiba é controlada pela Igreja de Salomão. Todas as pessoas ao nascer têm instalados em seu corpo um sistema de comunicação/informação/controle que nem todos estão dispostos a manter. Temos carros voadores, intensificação das habilidades pessoais pela tecnologia e muita coisa boa se não fosse a permanência das desigualdades e preconceitos de várias ordens que deixa parte da população à margem dessa evolução. A tirania está presente, imposta não somente mas principalmente pela igreja, mas nem todos estão dispostos à aceitá-la.

Muita aventura, um exercício de imaginação (principalmente para quem não é do mundo dos games) incrível e uma discussão social mais que necessária.

Recomendo demais, foi uma leitura incrível.

Spensa 29/03/2021

Um cyberpunk nacional viciante.
O livro nos apresenta a uma Curitiba futurística onde conhecemos a mercenária Nina Santtles, que após alguns erros do passado tenta se reaproximar do filho adolescente e levá-lo para Colônia em busca de uma vida melhor.

Essa chance surge quando após a sua captura e de seus amigos, a polícia propõe um acordo no qual eles ajudariam a prender o hacker mais procurado pela Corporação-igreja do país. Em troca, eles ganhariam passagens para a tão desejada Colônia.

Em meio a muita perseguição e planos suicidas, eis que a equipe recebe uma proposta semelhante, mas com garantias melhores e um objetivo maior: ajudar a derrubar a igreja que é contra a existência de pessoas como eles.

Que o cyberpunk brasileiro tá muito bem representado isso não é novidade. E Olhos de pixel chega pra somar a esse time de peso. Com sua escrita clara, fluída e envolvente, Mota nos surpreende ao demostrar muita habilidade em ambientar sua história sem tornar esse universo extremamente complexo.

Outro ponto a considerar é que mesmo os personagens do livro fazendo uso de tecnologia avançada como uma espécie de melhoramento genético isso não os distancia de sua condição humana. É na construção social e política muito semelhante ao nosso atual contexto, que encontramos o ponto alto desse livro.

Lucas não teve medo de explorar temas polêmicos e insere o fanatismo religioso como principal elemento de poder e controle de uma sociedade. Provocando a reflexão de que é preciso se rebelar e resistir quando um sistema em essência exclui, invalida e marginaliza uma parcela específica da população.

Além de todas essas questões, o livro trás uma trama bem desenvolvida, com muita ação, cenas de lutas, perseguições e grandes reviravoltas. Tudo isso propiciado por equipamentos tecnológicos altamente avançados que dão aos usuários habilidades de combate sobre-humanas. São esses elementos que causam ao leitor a sensação de estar imerso em um filme facilmente produzido pelos grandes estúdios cinematográficos.

E a conclusão da história provoca essa sensação dual de satisfação com a coerência dos acontecimentos e anseio por mais da história.

James Ratiere 31/03/2021

Ficção Brasileira é f@d#
Há muitos que perdem com a mente colonialista que não há bons livros de ficção científica no Brasil, os principais deles são os escritores que fazem um trabalho primoroso como "Olhos de Pixel". Nossa sorte é ter Ana (@arquelana) que faz a gentileza de indicar um livro como esse.
Eu não conseguia parar de ler, e incrível como a escrita de Lucas Mota nos coloca dentro de Curitiba de não sei daqui quanto tempo, em uma era distópica governada pela igreja e pela tecnologia. E que tecnologia! Eu sentia na minha pele as modificações e efeitos nas descrições de Lucas!
Uma aventura alucinante com carros voadores e muita ação! Me peguei nos anos 90 criança me imaginando um Power Ranger ou Jaspion (aqui já disse mais ou menos a minha idade RS, mas não tem problema)
Obrigado Lucas! Obrigado mesmo por esse livro! E que venham mais!
Eu iniciei esse texto dizendo que quem perde são os editores. Mas na real, quem tá perdendo não os colonizados que babam o ovo das ficções científicas gringas e não leem essas preciosidades!

Elias Flamel 05/04/2021

O futuro pelo olhar de um brasileiro
Futuro: não é mais questionado se os nutrientes que compõem a carne e a fragilidade da mente humana rejeitam o sintético e o virtual. Neste cenário, nesta segunda natureza criada pelo homem, Nina precisa levar o filho para longe. Há somente um mundo longe da opressão articulada em todas as camadas sociais por uma força que sempre esteve presente no cotidiano brasileiro e é capaz de exercer grande influência em todas as vidas.

Todos estes elementos funcionam e são bem trabalhados em uma obra focada em ação?

Para saber a resposta e conferir a resenha completa é só acessar o Leitor Cabuloso

site: https://leitorcabuloso.com.br/2021/04/resenha-olhos-de-pixel-lucas-mota/

Vanessa 13/04/2021

Que livro!!!
Protagonismo feminino, queer, com ricas críticas a instituições religiosas, num ambiente totalmente cyberpunk. Eu li “Olhos de Pixel” do Lucas Mota.
Nina Santtelles é uma mercenária que se enfia numa sinuca de bico. Presa pela polícia, recebe a oportunidade de conseguir uma passagem pra ela, seu filho e amigos, para a sonhada colônia espacial Chang’e. Mas para isso ela precisa capturar o hacker mais procurado. O problema é que o hacker oferece o mesmo negócio, sem precisar ir contra seus ideais.
Essa ideia não resume nem metade de “Olhos de Pixel”. O livro de Lucas Mota aborda não apenas tecnologia, mas religião, sexualidade, respeito ao próximo e – apesar de ser um futuro distópico – traz a realidade como um soco bem dado na cara.
E nem tente adivinhar o que vai acontecer “Olhos” é “eita atrás de eita”. Quando você pensa que vai, uma bomba explode, algo da errado ou muito certo. Cheio de frases marcantes, batalhas sensacionais e personagens completos e complexos ficando difícil gostar de um só.
Lucas Mota também pode receber o Selo de Aprovação do Capitão América. A obra é um mar de lindas referências do mundo Cyberpunk : Matrix, Mirro’s Edge, Altered Carbon, Cyberpunk 2077... São só algumas referências bem óbvias que me vieram a mente. Então se você curte esse mundo, faz o favor de ler “Olhos de Pixel”.
Não sei vocês, mas eu fico muito feliz quando leio um livro nacional, que não deixa nada a desejar e é melhor que qualquer gringo renomado. “Olhos de Pixel” é daqueles livros pra explodir de orgulho qualquer leitor brasileiro.

site: @adicadoleitor

Giselle 20/05/2024

Inovador
Não é o estilo de leitura que eu, geralmente, escolho para mim. E confesso, que foi uma feliz surpresa.
Uma leitura leve e envolvente, aborda diversos assuntos atuais e possíveis de dilemas sociais em um futuro não muito distante com muita criatividade.
Tem mistério, tem drama, tem história, tem personagens bem desenvolvidos, tem plot twist, tem afetos não românticos?
Eu gostei demais!!
Super recomendado!

guizo | @euguizo 22/08/2021

Com certeza uma das melhores histórias que eu li dos últimos tempos, e foi um brasileiro que escreveu. Cyberpunk é um dos meus sub-gêneros preferidos dentro da ficção científica, e ver esse cenário misturado à um contexto nacionaç de personagens queer em uma sociedade dominada pelo conservadorismo religioso foi simplesmente sensacional. Me envolvi tanto que queria que o livro fosse um pouco mais longo... Por favor Lucas, me dá uma continuação!

Maikel.Rosa 24/11/2021

Dá muito orgulho ver um cyberpunk nacional tão bem concebido! Facilmente enxerguei esse romance como uma graphic novel, pela dinamicidade do roteiro e de tão visual que foi a experiência, cheia de tecnologias transumanistas e plots surpreendentes.

Debaixo de toda a punkadaria, o Lucas consegue desenvolver uma trama madura, com personagens convincentes em seus diálogos e motivações, e um pano de fundo que trata com responsabilidade questões como a visibilidade queer, a comercialização da segurança pública e os efeitos de uma teocracia mercantilista na dinâmica de classes. Uma distopia tecnológica arrasadora!

maria 06/11/2022

achei umas partes mal contadas e rápidas demais, como se só tivessem sido jogadas no livro. também achei que umas coisas não ficaram explicadas direito e que eu não tive tempo o bastante pra me importar com os personagens, se eles morressem, eu continuaria neutra. pelo menos a ideia em si é interessante e a escrita é relativamente fluida

VinAcius49 29/11/2022

Se ninguém resistir a tirania ela vai achar que pode existir
E ELA NÃO PODE!
Sinceramente? Eu nem consigo resenhar a força que é ?Olhos de Pixel?.
Uma demonstração poderosa do nosso sci-fi, da nossa distopia, do nosso cyberpunk... Erguendo uma crítica a construção social, ao sistema de classes, a religião e ao preconceito com bastante ação (sério, eu preciso de um roteiro adaptado para Cinema/TV AGORA!!!), em uma Curitiba futurista, ainda que com poucas palavras, muito bem ambientada, vista por personagens... ICÔNICOS! O que é o Kalango? O que é o Tera? O que é a Iza? Fiquei sem ar!
Um dos melhores lidos desse ano, sem dúvidas. Se não o... Melhor? Será?

Raphael Santos 04/12/2022

A família tradicional chora
Um livro extremamente político e atual. O livro se passa em uma futurista Curitiba, onde as instituições e o estado são um fracasso e a religião é quase o ser dominante.
O livro é cheio de referências atuais com esse negócio da família acima de todos e mimimi... Os personagens principais são três, duas mulheres e um homem trans.

O autor soube bem trabalhar personagens diversos sem cair em esteriótipos e que dão tapas na cara da sociedade conservadora. Um livro bem gostoso de se ler.

Quem curte a vibe Cyberpunk vai adorar ?

site: https://escritaselvagem.com.br/

1 | 2 | 3 | 4