Olhos de pixel

Olhos de pixel Lucas Mota

Resenhas - Olhos de pixel

1 | 2 | 3 | 4

Alex.Santos 21/03/2023

Olhos de pixel trata de três amigos mercenários que vivem no submundo e fazem serviços juntos para sobreviver, até que são apanhados pela polícia e recebem uma oportunidade de capturar um hacker alvo de uma corporação igreja em troca de passagens para a colônia espacial Chang 'e que é o que a líder do trio Nina quer para recomeçar a vida com seu filho .
O problema é que o hacker que eles tem que capturar oferece o mesmo acordo onde ela não precisa ir contra seus ideais , se ajudar enfrentar a igreja que quer acabar com existência de pessoas como ela e seus amigos.

Arthur Abelha 20/03/2023

Para Os Amantes de Distopia
Eu recomendei esse livro pra várias pessoas antes mesmo de terminar.

A história é muito interessante, um universo complexo com uma narrativa e escrita muito gostosinha.

Pra quem ama uma boa distopia recomendo demais.

Luan 25/02/2023

Queria ter gostado mais. A ação é desproporcional e os temas importantes (e legais) são tocados de forma muito superficial. Por fim, é um livro interessante, bem escrito e ousado, algo que a literatura nacional anda precisando.

Sara 25/02/2023

Gostei demais
Ficção científica não é uma leitura recorrente pra mim. Ouvi falar desse livro no podcast que o Lucas faz com a Anna Raissa. Ainda demorei pra ler.
Eu amei os paralelos feitos com o nosso mundo atual, o nosso Brasil conversador. O jogo de nomes. O Jesus sintético.
Eu gostei demais do livro. Terminei querendo ver mais, saber mais?

@poisennanda 22/02/2023

EU AMEI!
?Se ninguém resistir a tirania, ela vai achar que pode resistir e não pode?

Olhos de pixel é uma distopia futurística
com pegada cyberpunk / steampunk e muita tecnologia, eu me apaixonei pela escrita, pelos personagens e por todo contexto em geral.

A crítica social intrínseca é necessária, nos temos representatividade, temos muitos personagens fortes e uma história envolvente, juro que se tivesse mais páginas amaria dar continuidade a leitura.

Senti falta de um siglario pra entender um pouco sobre as denominações desse universo: roots, moodpacks e etc, mas ao longo da leitura vc vai meio que pegando os significados de cada coisa.

Enfim, leiam! Autor BR e uma história que merece o mundo!
VinAcius49 22/02/2023minha estante
TUDO PARA MIM ??

@poisennanda 23/02/2023minha estante
Aaaaaa

marypaixao 01/02/2023

4 estrelas!
Editora Plutão | Compre na Amazon

Em uma Curitiba cyberpunk, Nina Santelles vive à margem, já que a sociedade despreza o que ela é. A Igreja está em todo lugar, controlando boa parte da vida das pessoas, e Nina não quer viver assim. Por isso, ela é uma root e faz trabalhos ilegais pra conseguir dinheiro para mandar seu filho para um lugar melhor. Como resultado do último trabalho, Nina e seus amigos, Iza e Tera, são capturados pela polícia e precisam colaborar com ela pra chamar a atenção e capturar o conhecido hacker Kalango.

Literatura nacional de qualidade, esse é o livro que ganhou o prêmio Jabuti de 2022 na categoria Literatura de Entretenimento. E realmente é um grande entretenimento, mas também é uma história forte, muito perto de casa, com críticas pesadas.

Além dos personagens citados anteriormente, também temos outros personagens bem interessantes e que têm um valor muito grande para a história, como a Lídia e o Paulo. Este, por exemplo, é o filho de Nina, com o qual ela não vive, mas pelo qual ela faz tudo. Mas, mais do que os personagens, o livro foca na crítica à sociedade preconceituosa e à igreja que controla (ou tenta controlar) tudo e todos.

A escrita do Lucas Mota é fluida, rápida, muito boa. O livro é recheado de ação, de cenas de luta, que deixam você louco pra saber o que vai acontecer depois. Algumas coisas são previsíveis, outras não, o que eu achei um bom balanço. Porém, achei que faltaram cenas de desenvolvimento de personagens e contexto. Gostaria de saber mais sobre o que é ser root, sobre as tecnologias apresentadas e utilizadas no livro, sobre os passados dos personagens, o que eles fizeram e não fizeram pra chegar até ali. O que a Nina fez no passado em relação ao filho? Como Lidia lidou com tudo o que ficou sabendo? Qual é a história de Iza e Tera, como eles escolheram ser root e como conheceram Nina? Quais são os sentimentos de Kalango depois de passar por tudo o que ele passou?

Enfim, fiquei muito curiosa sobre coisas que são apenas citadas (ou nem isso) no livro. Ou seja, é um livro muito bom, eu só queria mais dele. As informações presentes no livro são o bastante para entender a história como um todo, mas eu queria saber mais.

site: https://marianapaixao.com.br/2023/02/01/resenha-olhos-de-pixel-lucas-mota/

yoshii 31/01/2023

Mais ação em Curitiba do que na Lava Jato
Coloquei esse livro na lista de leitura, pois ganhador do Jabuti, e acabei descobrindo um dos meus podcasts favoritos: Suposta Leitura.
O livro faz uma crítica nada discreta às "instituições", principalmente à Igreja. Eu gostei muito da narrativa, das ideias e já deve ter propaganda de igreja no instagram (ainda bem que meu algoritmo não pegou isso).
Icaro.Curti 01/02/2023minha estante
Pera que podcast?

Icaro.Curti 01/02/2023minha estante
Suposta leitura? e bom esse podcast? Tenho interesse

yoshii 01/02/2023minha estante
Simm! É muito bom! To gostando bastante

Douglas 27/01/2023

5 Motivos para ler Olhos de Pixel
(Também publicado no meu Instagram literário: doug_reads)

1) Representatividade em foco
A representatividade é um dos pontos-chave de Olhos de Pixel, por nos apresentar personagens que lutam pelo direito de serem quem são e de existirem em meio a uma realidade na qual um sistema tirano marginaliza e persegue os que são considerados "antifamília".

2) Críticas sociais necessárias
O enredo da história apresenta duras (e necessárias) críticas ao fanatismo religioso, ao descaso com a natureza, ao preconceito, à tirania, à pobreza, à marginalização e aos limites da privacidade pessoal e da ética científica. Pautas a serem discutidas e reflexões profundas não faltam em Olhos de Pixel.

3) Ambientação Cyberpunk
Para os amantes desta vertente da ficção científica, em Olhos de Pixel você encontrará a tecnologia presente em tudo, seja nas atividades rotineiras das pessoas ou mesmo em dispositivos biológicos - utilizados para conferir aprimoramentos aos corpos dos personagens.

4) Enredo envolvente e sequências de ação de tirar o fôlego
Não há pontas soltas em Olhos de Pixel, o que significa que todos os bits de informação presentes no enredo são importantes para o entendimento e andamento da história.
As cenas de ação, por sua vez, são maravilhosamente bem escritas e intensas. Com certeza você irá ter uma imagem nítida dos personagens em ação durante esses momentos.

5) Vencedor do Prêmio Jabuti 2022
Olhos de Pixel foi vencedor da categoria "Melhor Romance de Entretenimento" na edição de 2022 de um dos principais e mais prestigiados prêmios literários do país, além de também ter sido finalista em outras premiações.

SOTRATI 23/01/2023

Cyberpunk em Curitiba
Um cenário cyberpunk acontecendo aqui, no Brasil, em Curitiba com aquele toque brasileiro. São nossos problemas e características extrapolados para um futuro distópico e opressivo, digno das melhores obras do gênero. É atual, leve, rápido e faz o leitos pensar muito sobre diversos aspectos da nossa vida. As viradas e surpresas a cada arco são impactantes e críveis, além de atiçar a curiosidade e instigar a leitura. Vai agradar o leitor novato, mas também é um deleite para quem tem mais bagagem de leitura. O fã mais hardcore de ficção científica pode sentir falta de maior entendimento do funcionamento dos aparatos eletrônicos, mas acredito ser escolha do autor ficar mais na história da excelente protagonista e seus amigos. Leitura fácil, rápida e agradável que eu recomendo bastante.

RaquelTerezani 22/01/2023

Bom entretenimento
Minha primeira leitura ciberpunk.

Pra quem gosta de muita ação, é um prato cheio.

Pra mim, foi um pouquinho de ação demais, algumas cenas de luta eu li até sem muito interesse só esperando o final pra saber qual a próxima m*** ia dar pros protagonistas. Porque sim, eles se lascam e não é pouco.

Gostei da trama e das reviravoltas (algumas previsíveis, outras nem tanto). Mas senti falta de um pouco mais de cenas pra eu conhecer melhor os personagens principais. Queria saber detalhes da vida deles, principalmente do passado.

Mas em resumo, um bom entretenimento.

Alfradique 19/01/2023

Ficção engajada!!!
Uma história muito dinâmica e com uma abordagem muito cativante.
Ambientada em Curitiba.
Muito bom saber que o Brasil também produz boa ficção-científica!

o.fran.cisco_ 17/01/2023

Uma excelente experiência de leitura
É uma sensação muito boa ler um livro em que consigo reconhecer os cenários... Mas é ainda mais forte poder me reconhecer nos temas. Não é isso que, lá no fundo, a gente busca quando escolhe uma leitura?

Olhos de pixel me trouxe isso e muito mais: sua trama bem amarrada e cenas de prender o fôlego, me remeteram às melhores narrativas de ação que eu conheço. Com isso, foi uma excelente experiência de leitura.

Espero encontrar mais livros assim.

Olgashion 04/01/2023

Que livro incrível! Com uma pegada Neuromancer no começo, superou e muito minhas expectativas depois que eu mergulhei na história da Nina, queer, Root!

Fiquei querendo saber o desenrolar da história a cada capítulo que terminava.

Jey Canavezes 02/01/2023

Absolutamente impressionante
Eu realmente não estava esperando muito da leitura, mas me surpreendi a cada página.
Por ser um livro curto o desenvolvimento e aprofundamento de algumas criações do autor para o universo deixaram a desejar. Também achei que o uso dos termos tecnológicos sem muita explicação do que eles são pode fazer alguns leitores desistirem. Quem não está familiarizado sente dificuldade de se conectar com tanta palavras "novas" de uma vez.
Acredito que tem potencial para um livro ainda maior e até mesmo uma série. Eu super compraria.

Danilo 01/01/2023

Vai Brasil...
Que baita achado foi esse livro! Ficção científica de qualidade, com personagens muito bem produzidos, complexos e que se passa em território nacional! Vou recomendar muito esse livro para todos os meus alunos que dizem que não temos bons escritores brasileiros.

1 | 2 | 3 | 4