Olhos de pixel

Resenhas - Olhos de pixel

1 | 2 | 3 | 4

James Ratiere 31/03/2021

Ficção Brasileira é f@d#
Há muitos que perdem com a mente colonialista que não há bons livros de ficção científica no Brasil, os principais deles são os escritores que fazem um trabalho primoroso como "Olhos de Pixel". Nossa sorte é ter Ana (@arquelana) que faz a gentileza de indicar um livro como esse.
Eu não conseguia parar de ler, e incrível como a escrita de Lucas Mota nos coloca dentro de Curitiba de não sei daqui quanto tempo, em uma era distópica governada pela igreja e pela tecnologia. E que tecnologia! Eu sentia na minha pele as modificações e efeitos nas descrições de Lucas!
Uma aventura alucinante com carros voadores e muita ação! Me peguei nos anos 90 criança me imaginando um Power Ranger ou Jaspion (aqui já disse mais ou menos a minha idade RS, mas não tem problema)
Obrigado Lucas! Obrigado mesmo por esse livro! E que venham mais!
Eu iniciei esse texto dizendo que quem perde são os editores. Mas na real, quem tá perdendo não os colonizados que babam o ovo das ficções científicas gringas e não leem essas preciosidades!

Spensa 29/03/2021

Um cyberpunk nacional viciante.
O livro nos apresenta a uma Curitiba futurística onde conhecemos a mercenária Nina Santtles, que após alguns erros do passado tenta se reaproximar do filho adolescente e levá-lo para Colônia em busca de uma vida melhor.

Essa chance surge quando após a sua captura e de seus amigos, a polícia propõe um acordo no qual eles ajudariam a prender o hacker mais procurado pela Corporação-igreja do país. Em troca, eles ganhariam passagens para a tão desejada Colônia.

Em meio a muita perseguição e planos suicidas, eis que a equipe recebe uma proposta semelhante, mas com garantias melhores e um objetivo maior: ajudar a derrubar a igreja que é contra a existência de pessoas como eles.

Que o cyberpunk brasileiro tá muito bem representado isso não é novidade. E Olhos de pixel chega pra somar a esse time de peso. Com sua escrita clara, fluída e envolvente, Mota nos surpreende ao demostrar muita habilidade em ambientar sua história sem tornar esse universo extremamente complexo.

Outro ponto a considerar é que mesmo os personagens do livro fazendo uso de tecnologia avançada como uma espécie de melhoramento genético isso não os distancia de sua condição humana. É na construção social e política muito semelhante ao nosso atual contexto, que encontramos o ponto alto desse livro.

Lucas não teve medo de explorar temas polêmicos e insere o fanatismo religioso como principal elemento de poder e controle de uma sociedade. Provocando a reflexão de que é preciso se rebelar e resistir quando um sistema em essência exclui, invalida e marginaliza uma parcela específica da população.

Além de todas essas questões, o livro trás uma trama bem desenvolvida, com muita ação, cenas de lutas, perseguições e grandes reviravoltas. Tudo isso propiciado por equipamentos tecnológicos altamente avançados que dão aos usuários habilidades de combate sobre-humanas. São esses elementos que causam ao leitor a sensação de estar imerso em um filme facilmente produzido pelos grandes estúdios cinematográficos.

E a conclusão da história provoca essa sensação dual de satisfação com a coerência dos acontecimentos e anseio por mais da história.

Kenia Diógenes 28/03/2021

Uma distopia ciberpunk brasileira
"Olhos de pixel" é aquele tipo de livro que dá orgulho ter sido escrito por um brasileiro. Num ambiente futurista, a cidade de Curitiba é controlada pela Igreja de Salomão. Todas as pessoas ao nascer têm instalados em seu corpo um sistema de comunicação/informação/controle que nem todos estão dispostos a manter. Temos carros voadores, intensificação das habilidades pessoais pela tecnologia e muita coisa boa se não fosse a permanência das desigualdades e preconceitos de várias ordens que deixa parte da população à margem dessa evolução. A tirania está presente, imposta não somente mas principalmente pela igreja, mas nem todos estão dispostos à aceitá-la.

Muita aventura, um exercício de imaginação (principalmente para quem não é do mundo dos games) incrível e uma discussão social mais que necessária.

Recomendo demais, foi uma leitura incrível.

Arquelana 28/03/2021

melhor distopia nacional brasileira que já li
Eu fui arremessada em uma Curitiba que nunca conheci (e espero não conhecer) e me senti parte do cenário o livro todo.

Os personagens são bem formulados, compõem um time de anti-heróis muito mais heróicos do que os patriotas.

Uma crítica à instituição da igreja, sem perder de vista o bom humor e a ação de quem resiste não contra a religião ? mas contra a falta de liberdade!

Eu amei cada segundo da leitura, recomendo com todo o meu coração (quase chorei nos agradecimentos, o autor é um amor).

Senti um pouco de falta do passado da Nina com relação ao vício, à relação com o pai em si, mas entendo que, naquele momento, talvez não fosse necessário.

O que importa é que você não pode se considerar um fã de ficção científica sem ler Olhos de pixel. A minha leitura de distopia favorita de 2021, de longe!

1 | 2 | 3 | 4