Uma biografia da depressão

Uma biografia da depressão Christian Dunker

Resenhas - Uma biografia da depressão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silvio26 20/04/2024

Que livro! Leiam. É necessário para você ou para o outro. Fez muito bem à mim. Uma coisa eu garanto: vai te dar um norte. Leiam.

debora-leao 25/02/2024

É a minha primeira vez lendo Dunker. Já o acompanhava no canal do YouTube há alguns anos. A linguagem do livro é diferente da de sua fala: segue ilustrativa, rica em exemplos, coerente e concisa, mas comparativamente perde muito em acessibilidade. O livro parece, por (várias) vezes, ter sido escrito por um especialista para outros especialistas ou no mínimo estudantes, com pouquíssimas elucidações de conceitos psicanalíticos e uma linguagem mais acadêmica/formal, gerando prejuízo para o público mais amplo. Os temas acabam voltando em si mesmos, circunvoluindo, o que não é totalmente deletério, já que ajuda a reforçar o entendimento, previamente prejudicado pela questão linguística e didática que acabei de pontuar.

Aliás, esta questão da linguagem me parece algo de tradição psicanalítica; quase que um clube que sente necessidade de diferenciar-se por seu jargão, mais um dentre outros tantos nos quais isso também ocorre. Há, porém, uma observação que se fazer: aqui, neste livro "biográfico", também encontramos referências múltiplas a muitos produtos artísticos, da pintura à literatura, inclusive um capítulo inteiro sobre Brás Cubas. Achei isso extremamente profícuo, ajuda um leitor leigo na área - mas com repertório minimamente razoável, como julgo-me ser - a "visualizar" melhor do que o autor está tratando.

A estrutura dos capítulos e do pensamento do autor é um pouco ensaística (do que, geralmente, desgosto), mas são todos profundamente conectados (ponto positivo). Com isso, quero dizer que os temas vão progressivamente evoluindo, começando do background histórico do objeto do livro para umaa descrição sintomática e então para um prognóstico e alguns "casos de estudo" - logo, uma trajetória que se dedicado a partir do teórico ao aplicado. Algumas partes do livro foram bem truncadas para minha leitura, especialmente os capítulos 4, a partir da metade, e 5. Já o capítulo 10, de entrevista com a depressão, foi ótimo. Se ele tivesse sido posicionado no início do livro, mudaria meu julgamento, mas, onde está, consegue entabular resgate eficiente do que já foi dito previamente no livro e consolidar de forma rápida e resumida as respostas para o leitor.

Apesar de curto, achei o livro denso além da conta e necessidade, mas bem trabalhado. É nítido que este é um autor que está acostumado a falar (de forma difícil) para um público amplo (um pouco mais leigo ou iniciante). Demorei mais a ler a obra do que imaginava, em suas 240 páginas, mas foi proveitoso tê-lo feito, caso contrário, o livro não teria "assentado" em mim. Ainda assim, sinto que não aproveitei tudo que o livro poderia oferecer, por não ser estudante ou conhecer de psicologia/psicanálise, mas sim apenas uma pessoa interessada. Talvez tenha absorvido entre 60 e 70% do conteúdo do livro. Quem sabe venha a reler no futuro, mas não tenho certeza. Não é minha prioridade e sinto que apenas poderia reter os 30% não mediante uma releitura, mas mediante um real letramento no campo psicanalítico.

Daniele591 15/02/2024

Tenho gostado muito de pesquisar e ler sobre psicologia e psiquiatria. Esse livro narra muito bem uma certa biografia da depressão, principalmente de forma histórica e bem objetiva. A escrita do autor é boa, mas um pouco cansativa, foi melhorando com o passar do livro. Gostei mais a partir do começo da segunda metade, quando ele começou a escrever em tópicos e de forma bem direta mesmo. É um bom livro e recomendo pra quem tem interesse nesse tipo de assunto

Junior.LOpes 13/02/2024

Uma boa biografia da depressão
Adoro o Christian Dunker e adoro a forma como ele consegue traduzir conceitos da psicanalise de forma leve como ele faz em seus vídeos, gostei da contextualização da depressão mas achei um pouco cansativo em alguns momentos, sem contar as mudanças de tom durante a leitura, achei também que faltou um alerta no final do livro, já que temos acesso a diversas cartas de suicídio que podem ser gatilhos importantes para leitores.

Barbara193 09/02/2024

????
É uma obra que mergulha profundamente no estudo e na compreensão da depressão, explorando as origens, sintomas, impacto na vida das pessoas e abordagens de tratamento.
O autor apresenta uma narrativa que mescla insights científicos com obras literárias, religiosas e místicas, oferecendo uma visão abrangente e compassiva dessa condição mental. Ao longo do livro, são abordadas questões importantes, como estigma social, fatores de risco e estratégias para lidar com a depressão. No geral, é uma leitura esclarecedora e empática.

Valentine.Amaral 09/02/2024

Me fez refletir muito
Um livro para reflexão, e muitos aprendizados sobre a depressão. Gostei bastante, mas não vou me aprofundar, pois, teria que falar coisas mais pessoais de o motivo por ter me tocado tanto. Apenas leiam!

romulorocha 29/01/2024

Uma biografia da depressão, Christian Dunker
Gênero: psicologias
País: Brasil
Ano: 2023
Editora: Paidós

Uma biografia da depressão traz para discussão um dos transtornos mais predominantes do século XXI. Através de uma escrita atenta e histórica, Dunker apresenta os primórdios da depressão e como a compreensão e stigmas em torno dela foram se modificando ao longo do anos.

Eu gostei da perspectiva histórica proposta pelo autor. Acho que ajuda muito como mecanismo de desistigmatização da depressão entender que nem sempre ela foi vista como um transtorno ou sinônimo de incapacidade e fragilidade. Uma ressalva que faço ao livro é com relação à segunda parte. Pareceu-me confuso as pontes que o autor tenta fazer com a história da depressão fora e dentro do Brasil. Também achei meio vago a discussão sobre a medicalização da depressão, eu senti falta de mais discussões neste ponto.

Para uma biografia da depressão, 7/10.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#umabiografiadadepressao
#christiandunker

Erick Simões 30/12/2023

Muito bem escrito
Muito bem escrito e bem desenvolvido. Obviamente ele não tem a pretensão de ser um livro técnico, mas é de grande valia para entender um pouco mais sobre a depressão (para leigos). Achei apenas que a parte sobre o Corona caberia melhor em um jornal do que no livro, mas sem deméritos nisso.
No geral tem começo, meio e fim, bem fechadinho, o que é muito bom, mas lembra bastante também um trabalho de faculdade.

MirzKr 24/12/2023

Muito bom! A linguagem segue um padrão da academia, então para leigos talvez seja bem cansativo. Por outro lado, o livro traz diversos conteúdos e nos mais variados ambientes, o que torna completo e didático.

Kit 08/12/2023

Gostei muito da escrita do Dunker e achei a ideia do livro sensacional, vale muito a leitura. Só senti que até o capítulo 9 o livro seguiu uma linha como se, de fato, a Depressão fosse uma personagem narrando sua historia, mas nos capítulos finais mudou a narrativa e deu uma quebrada no ritmo da leitura.

Douglas Ferrari 11/11/2023

Bom livro
Este é um bom livro para compreender o que é a depressão e nos faz refletir muito sobre como o conceito se desenvolveu ao longo da história e como diagnosticá-la.

Gus 02/11/2023

Tive um pouco de dificuldade nos primeiros capítulos, mas persisti na leitura e fez muito sentido tudo que li. Em vários momentos esse livro me abraçou, me acalmou e me deu reflexões valiosas. Vale muito a pena.

Alves.Carol 04/10/2023

Saiba olhar para a depressão
Que livro profundo! Ele traz inúmeras perspectivas, o histórico completo sobre a depressão, como ela se dá, caminhos que podemos seguir para amenizar o impacto que ela causa. É uma obra completa e com um olhar extremamente delicado, detalhado para que não haja equívoco sobre esse tema que é de extrema importância à compressão. A psicanálise não vende a ideia de cura como se vê por aí em muitos lugares, não tem fórmula mágica, o caminho é longo quando falamos em depressão, ela exige aprofundamento e entrar em contato com o sintoma.
Muito cuidado ao generalizar algo tão sério como a depressão.

Ariana 29/09/2023

No começo o livro é bem lento, pois é uma escrita bem científica e teórica. Porém depois de entrar no ritmo da leitura, o livro é fluído e bastante explicativo. Me surpreendeu com a profundidade de temas que eu não estava esperando.

Martony.Demes 22/09/2023

Livro bem elucidativo! Tem certo momentos que ele declina para alguns termos técnicos. Por outro lado, há outros capítulos bem mais simples e que a gente entende bem!

Gostei!

1 | 2 | 3 | 4 | 5