Uma biografia da depressão

Uma biografia da depressão Christian Dunker

Resenhas - Uma biografia da depressão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adriana Scarpin 05/11/2021

Livros salvam vidas é uma expressão bem clichê, mas li esse especificamente numa semana em que estava com intensas ideações suicidas e encontrar uma perspectiva analítica para o que eu estava passando foi acalentador, mesmo eu própria tendo formação em psicologia e lido milhares de páginas a respeito anteriormente.
É por isso que amo a psicanálise, ela nunca me decepciona intelectualmente como outras abordagens da psicologia, é uma mistura de sentimento inteligível com saber-fazer analítico que nutre cérebro e alma e o Dunker é sempre um mestre nisso.

Jessica 26/10/2021

Conhecer o problema para saber onde se encontra a solução
Enquanto paciente de depressão, sinto muita falta de informações estruturadas sobre a doença, não apenas uma lista de sintomas ou de tratamentos. Em três anos de acompanhamento clínico com diversas profissionais nunca fui instruída sobre isso, mesmo mostrando interesse. Conheci o trabalho do Christian Dunker numa das minhas infinitas buscas por conhecer a doença que me acomete e este livro respondeu diversas das perguntas que me inquietavam desde o diagnóstico.

Lenas 06/10/2021

Uma leitura boa, muito informativa, mas também bem cansativa.
Talvez seja uma leitura mais proveitosa/prazerosa para quem trabalha com psicologia.
Foks Petro 10/08/2022minha estante
E pra quem quer fazer psicologia?

Lenas 22/12/2022minha estante
Imagino que sim também

bimbicobimboca 06/09/2021

Algumas considerações
Bom, não posso dizer que foi uma leitura fluida. O texto não é difícil, é bastante didático e interessante mas o excesso de informações me deixou, muitas vezes, cansado. O autor navega entre conceitos complexos e contextualizações históricas com uma rapidez surpreendente, de forma que este fato é ao mesmo tempo um ponto positivo e negativo do livro. Ademais, o conteúdo é surpreendente, completo, coerente e enriquecedor. Aprendi muitas coisas, estou extremamente satisfeito com a minha experiência, portanto, pretendo ler mais Christian Dunker.

Mateus Sant'Ana 03/08/2021

Comecei a ler esse livro esperando um livro de história, no sentido metodológico, que fosse ver historicamente a depressão, talvez a partir da palavra e seus significados, localizando esse fenômeno no tempo e espaço. Nos primeiros capítulos, encontrei o que esperava. Como alguém da história, sou fascinado em desnaturalizar coisas do nosso dia a dia que tomamos como natural, como o amanhecer do sol, mas que na verdade são frutos do nosso mundo humano, coisas que criamos, mesmo que sem intenção. A depressão está aí, presente, ainda que muitos tentem ocultá-la, e entender como se dá esse fenômeno a partir de uma perspectiva social, fugindo dos clichês individualistas tão em voga sobre autoajuda, foi um processo interessantíssimo que adorei fazer nesse livro. Em algumas parte me senti meio perdido. É um livro preocupado com seu fazer acadêmico, que em muitas partes toma um tom de revisão bibliográfica, o que pode ser um pouco enfadonho mas extremamente necessário para apresentar justamente o que esperava encontrar no livro. Para os não tão acostumado com a psicologia, no entanto, isso pode apresentar uma dificuldade contornável pela interdisciplinaridade do autor, que atravessa as ciências sociais, grande mérito do livro.

Flavio 14/07/2021

Texto esclarecedor sobre a depressão e suas diferentes formas de expressão e manifestação de acordo com a época e contexto sócio cultural. Fácil leitura.

Leyd 11/06/2021

Essa é uma leitura que traça as linhas mutáveis da depressão e quem, ao longo dos anos, foi capaz de desenha-las.

Neste livro, o psicanalista Christian Dunker trata a doença do século, como uma entidade real, mostrando seu protagonismo na modernidade.

Para dar densidade ao seu personagem, Dunker buscou documentos que comprovam sua existência e atestam seus efeitos, e toda subjetividade que acompanha essa condição psicológica.

A depressão tem suas raízes na melancolia e na tristeza, sob a mira dos psicólogos e psiquiatras, se transformou num dos transtornos mais prevalentes e populares do planeta.

É um percurso crítico, que mescla diversas disciplinas (psicologia, biologia, sociologia, economia…) e questiona, por exemplo, até que ponto confundimos sentimentos com distúrbios.

O autor magistralmente faz uma viagem no tempo sob sua própria lente e destaca os Antecedentes, Nascimento, Medicalização, Biologia e os Impasses referente ao surgimento da depressão.

Dunker propositalmente bota a depressão no divã para entrevistá-la e analisa também dentro do contexto brasileiro, um cenário composto por 40 perguntas que abrange mais detalhes sobre nossa entidade real.

Essa é sem dúvidas uma categoria de livro que colabora e enriquece o conhecimento de uma nação. Certamente deveria ser lido por todos. Indico profundamente e verdadeiramente essa experiência.

site: https://www.instagram.com/p/COdzvz-jd_y/

Fabio.Ferreira 20/05/2021

Livro muito interessante, uma luz sobre uma doença que acomente tantas pessoas e normalmente passa despercebida até se tornar um problema maior.
Leitura muito construtiva.

Luhran 20/04/2021

"Há um fato para se considerar aqui: a resiliência"
Para entender melhor uma das doenças que mais alastrou o mundo na última década, Christian Dunker trará a Depressão em seu livro como uma forma real. Uma entidade corporal para que possa ser biografada.

Em sua primeira parte, uma grande introdução histórica é relatada desde os textos de Darwin em 1871 até 2015 com a animação Divertidamente que faz mérito a uma nova versão de uma Anatomia da Depressão.

Com depoimentos que discutem a origem da Depressão, são os antecedentes da melancolia e da tristeza que sobrecarregam a maior culpa do estado atual da felicidade depressiva. Mas é quando a mente se identifica e fala de si mesma seguindo um vocabulário depressivo, que os alertas de que “isso não significa que se trata de um quadro fantasma, mas de um quadro muito real, em certo sentido excessivamente real, no qual sua verdade perdeu a força de transformar a si e ao mundo do qual se padece” precisam ser notados.

Mas o que realmente faz jus ao título de biografia, inicia-se no capítulo nove, quando Christian Dunker entrevista a Depressão questionando-a com dúvidas que hoje, estão em todos os lugares. Dentre elas:

Quem é você?

Desde quando você se define como doença?

Quais são as reações químicas do cérebro que caracterizam a depressão?

A OMS divulgou que, em 2030, a Depressão deve ser a doença mais comum no mundo. Como entender esse quadro?

Encerrando sua análise aprofundada sobre o caos que a depressão se tornou, o autor ainda relata o crescimento abundante de casos durante a pandemia do Covid-19 onde é praticamente impossível não se sentir triste ao ver o mundo desmoronando-se. Aborda a depressão de fim de ano e também a depressão política, que se pararmos antes para pensar somente em seus títulos, encontraríamos as respostas da causa.

Se dados apontam que em 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, independentemente de gênero, idade, nacionalidade e outros, você saberá como combatê-la?

Uma Biografia da Depressão é um livro de autoconhecimento que precisa ser notado e lido para que possamos entender o atual estado das emoções em nossa volta.

site: https://www.instagram.com/p/CN5x_D3Azvr/?utm_source=ig_web_copy_link

1 | 2 | 3 | 4 | 5