Uma biografia da depressão

Uma biografia da depressão Christian Dunker

Resenhas - Uma biografia da depressão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joicereja 17/09/2023

Uma biografia da depressão.
A ideia desse livro é trazer a Depressão como uma personagem fictícia para uma entrevista (Cap. 9= O MELHOR!), mas vai muito além disso.

Tópicos de quando a depressão surgiu, quais seus antecedentes e fatos históricos, quais sintomas acompanha esse transtorno e seus possíveis tratamentos, como ela afeta nosso sono, alimentação, sexualidade, qualidade de vida, quem foram e são seus médicos e teóricos, escolas da psicologia, as estatísticas relacionadas a ela, etc.

Eu sempre quis ler uma obra do Christian, ele é um baita profissional da área (deve ser o nome mais famoso da psicologia atual no Brasil), além de ser acessível ao público pois está na TV, no YouTube, nas universidades, podcasts, etc. Eu, particularmente, me interesso muito por esse tipo de conteúdo.

Li em pleno mês de Setembro, que ocorre a conscientização para a valorização da vida.

Enfim, é sim uma leitura densa. A escrita acadêmica pode ser confusa para quem não está familiarizado. Mesmo assim, Psicologia é Psicologia, e vale a pena ler esse livro só pela ideia de trazer um transtorno mental à vida. Está disponível no Kindle Unlimited.

#Psicologia #SetembroAmarelo
Fabio 20/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Joice!???

Fabio 20/09/2023minha estante
Já coloquei na minha lista!!

Laizaonofre 17/09/2023

Senhora depressão
O livro em si é bom, li sobre coisas que não sabia, entendi mais sobre a depressão. Mas a linguagem é bem acadêmica, difícil, o que fazia com que eu perdesse o foco mais fácil.

Mareufq 20/08/2023

No caso das doenças mentais, porque não temos uma referência exata do que seria o funcionamento ?normal? da subjetividade, ficamos sem saber qual é a natureza exata dos desvios, e, além disso, os desvios podem ser a norma.

Livro aborda tópicos importantes numa perspectiva multidisciplinar, apesar (obviamente) de abordar mais conteúdos da abordagem psicanalítica. Não posso negar que por trazer deveras informações do nicho acadêmico da psicologia, o livro cujo enfoque era popular, desviou-se do objetivo da acessibilidade, entretanto, na minha humilde opinião, ele é um livro incrível! rico em questões necessárias para o entendimento da depressão. Recomendo ainda mais para os estudantes de psicologia.

Daniel Andrade 18/08/2023

Nada demais
É um livro ok. Interessante até, mas meio limitado. A escrita do Dunker não me agradou, talvez como pesquisador/psicólogo seja melhor.

Carol 09/08/2023

Como sempre, desconsiderem a nota porque nao gosto de avaliar livros didáticos.
Esse eu recomendo só pra quem curte muuuuuito psicanálise.

CharlesSouto 20/07/2023

Christian Dunker
? para refletir sobre os tempos atuais. Influenciador que desejo aos navegantes de nossos tempos.

Esta obra fala dela - a depressão - e de sua relação com o social ?a depressão depende de como se fala dela?.

Mais uma vez a percepção é a chave e a fechadura para se ler/abrir o mundo.

Não leia!
Fique na caixinha. É mais quentinho lá.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2023

O leitor se beneficiará com a vasta gama de informações sobre aspectos históricos, médicos, psiquiátricos, psicanalíticos e socioculturais da depressão. Dunker também mostra as dificuldades no estabelecimento do diagnóstico das doenças mentais, que mal se adequam ao conceito de doença física em medicina, dado que lhes faltam marcadores biológicos e a aferição dos sintomas depende dos relatos dos pacientes, da observação subjetiva de suas funções psíquicas ou de seus comportamentos objetivos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555352283

darlansilva12 05/06/2023

Análise profunda e precisa
O livro trás uma abordagem imersiva respeito dos aspectos históricos e científico que estão em volta da depressão.

Acho que é de suma importância para todos aqueles que convivem com a depressão, seja sendo o portador da doença ou familiar de alguém que a tenha.

É possível compreender as diversas formas que a doença se manifesta e como ela está intimamente ligada à história da humanidade.

mavi47 20/05/2023

Bem bacana, gostei, achei bem interessante o que o autor aborda, porém, achei cansativo, sem muita didática, difícil de ler.
mesmo assim, é um bom livro, de tema muito importante.

Ariane335 08/05/2023

Dunker aborda a depressão de uma perspectiva multidisciplinar, incorporando insights da psicanálise, da psiquiatria, da história, da sociologia e da filosofia. Ele descreve como a depressão foi vista em diferentes épocas, desde a Antiguidade até os dias de hoje, e como a compreensão da doença tem mudado ao longo do tempo.
O autor também aborda as diferentes abordagens terapêuticas que têm sido utilizadas para tratar a depressão, incluindo a psicoterapia, a medicação e a terapia eletroconvulsiva (ECT). Ele discute as vantagens e desvantagens de cada uma dessas abordagens e como elas podem ser combinadas para obter melhores resultados.Além disso, Dunker analisa a relação entre a depressão e a cultura contemporânea, destacando como a pressão por produtividade, o individualismo e a medicalização têm contribuído para o aumento do número de casos de depressão.
Em resumo, "Uma Biografia da Depressão" é uma obra que oferece uma ampla e profunda análise da depressão, abordando tanto aspectos históricos quanto contemporâneos, e apresentando diferentes perspectivas sobre a doença e seu tratamento.

Jakee 04/05/2023

A Biografia da Depressão
Essa leitura foi de extrema importância pra mim.
Conhecer mais sobre essa doença é muito importante num todo.
Nesse livro conta como surgiu a depressão, quando, onde e ainda o que fazer para evitá-la e contê-la. Também conta como ameniza-lá e como agir com pessoas que tenham essa doença.
Esse livro nos alerta muito sobre os sintomas e quando devemos agir ao reconhecer os sintomas em alguém, também mostra as muitas faces que a depressão tem. Esse livro é muito valioso, quem tiver a oportunidade de ler, LEIA! É simplesmente COMPLETO!

Maname0 05/04/2023

??????
O livro é bom e inteligente, mas é exaustivo. Por mais acostumada com livros que falem sobre psicologia, esse em especial me deixou desgostosa para ler. O que me motivou mais foi o fato de um psicanalista ter escrito e também o fato de falar sobre depressão; apesar de tudo aprendi com a leitura. Acho que o livro seria ótimo para quem estuda psicologia.

Si 24/03/2023

Leitura proveitosa, mas um pouco maçante
A densidade do tema e dos aspectos teóricos (mesmo sendo psicóloga, mas minha abordagem teórica não é a mesma do autor), ter sentido alguns capítulos um pouco ?deslocados? (como a entrevista com a depressão e a análise sobre ?Memórias póstumas de Brás Cubas) e algumas informações, embora interessantes, um pouco excessivas, tornaram a leitura em alguns momentos muito cansativa.
Dito isso, tiveram muitas passagens que me tocaram e ajudaram como pessoa e profissional.

Milena436 13/03/2023

Que isso meus amigos
Um livro bem complexo e não é atoa que demorei bastante para concluí-lo, mas valeu a pena no fim por explicar bem toda a trajetória da depressão pra ser o que ela é hoje e no final aborda sobre um assunto bem interessante e que infelizmente vem crescendo e crescendo.

Carol1349 26/02/2023

Uma leitura um pouco difícil, onde Dunker traz a depressão como um personagem que narra sua história. Livro atual, temas altamente pertinentes e que nos ajuda a entender muito sobre a depressão, especialmente por ser um tema muito delicado em se abordar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5