Uma biografia da depressão

Uma biografia da depressão Christian Dunker

Resenhas - Uma biografia da depressão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Henrique_ 17/02/2023

A psicanálise e a depressão
Posso dizer que objetivo do livro seja o de trazer o olhar da psicanálise para a compressão e o tratamento da depressão, valendo-se na ineficácia de abordagens que desconsideram a subjetividade integrada ao social. Esperava um livro com uma linguagem mais simples, sem muitos rebuscamentos. Acredito que o tema depressão já é por demais complexo e quando a escolha da forma de explicá-lo mistura tom academicista e filosófico dificulta-se a compreensão.
Vinicius 17/02/2023minha estante
Senti isso tb... estou relendo agora, me demorando um pouco mais e refletindo

Vinicius 24/01/2023

Cansativo
Christian Dunker assume um risco grande aqui: entender a depressão como uma entidade e contar sobre seu nascimento e seus ancestrais. Já no começo explica a complexidade de sua função, a personagem principal não foi exatamente igual ao longo de toda sua existência e nem se apresenta com um único rosto.

Para mim os pontos altos foram
- entender como o contexto político-social pode interferir no surgimento ou potencialização dos transtornos nos dias de hoje
- o papel da psiquiatria na explicação das causas (sequestrando o poder de ação do indivíduo)
- e a dificuldade hoje em compreender o que vem antes, o sintoma ou o remédio.

Já outros pontos prejudicaram minha experiência.

Na introdução o autor dá a entender que fez um livro para o grande público, mas a execução falha ao manter a discussão muito acadêmica e pouco palatável. Meu conhecimento em psicanálise é quase nulo e tive que buscar vários textos de apoio para tentar entender os pontos levantados.

O capítulo de entrevista com a Depressão não me pareceu em quase nada uma entrevista (começou bem, mas desandou rs) e o capítulo de Brás Cubas deu a impressão de que já existia antes da concepção do livro e o autor tentou aproveitá-lo de certa forma.

Pretendo rever algumas passagens, mas para mim foi uma leitura bem cansativa.
edu basílio 25/01/2023minha estante
resenha bacana, vini :-) como frequentemente não vem com hematomas, sangue e dor física aguda, ainda hoje, em geral não se enxerga a depressão como patologia... acho bacana que obras se proponham ao esclarecimento do público amplo, mas infelizmente muitas escorregam pro academiquês (como você parece apontar aqui), ou então, pior ainda, para explicações e "curas" charlatãs. obrigado pelo alerta ; graças à sua resenha essa obra não será prioritária quando eu quiser aprender um pouco mais sobre o assunto ^^

Vinicius 25/01/2023minha estante
Acho que vale dar uma olhada sim, Edu. Apenas vá preparado rs

CaioEdu 21/01/2023

Muito bom pra quem está estudando psicologia
É um livro complicado no início, mas depois que você pega o ritmo a leitura fica bem melhor. O livro aborda temas essenciais pra quem quer entender a depressão. Recomendo a leitura!

Lucrxst 14/01/2023

?Ser escutado é oposto de ser doutrinado, convencido ou coagido a pensar de um jeito ou de outro. Por isso o isolamento é um perigo, mas a experiência de compartilhamento, uma proteção. Por isso também a solidão é um risco, assim como a solitude, a capacidade de ficar consigo nos piores momentos, é uma potência protetiva.?

Rafael1906 13/01/2023

A depressão em tempos de felicidade.
A depressão é transformada em sujeito e é biografada pelo excelente Christian Dunker. Ele narra o surgimento, o desenvolvimento, as classificações e as mais variadas formas de depressão em todas as épocas por diferentes países e pensadores. Vale destacar as referências ao conto "o alienista", de Machado de Assis, além do primoroso romance "Memórias póstumas de Brás Cubas" do mesmo autor. Nesse capítulo, não sei se o autor ou a edição que ele usa como referência, o nome de Virgilia é dado para a Espanhola das bexigas, que na verdade se chama Marcela. Mas não apaga a importância da ligação que o autor faz com o romance nessa parte do livro. No capítulo últimas eternas palavras a emoção é certa. Ele destaca as últimas palavras de alguns personagens famosos de nossa história antes do suicídio. A linguagem em alguns momentos é simples e fácil de entender, mas na maior parte há a linguagem científica, já que é tratado o assunto de uma patologia. Logo é indispensável o uso de termos técnicos, o que pode afastar alguns leitores. Um livro surpreendente, cativante, emocionante e reflexivo.

Cicin 05/01/2023

Uma leitura para se entender mais sobre as nuances da depressão e sua história, levantando questões pertinentes sobre a doença

Júlia 04/01/2023

Além de trazer um relato sobre a história de depressão, esclarece dúvidas e trás reflexões sobre o que hoje entendemos sobre a psicopatologia.

anelymwho 27/12/2022

Aprendizados
Ótima leitura, excelente para entender melhor a depressão e suas nuances. A forma como o autor desenha a linha do tempo e escreve sobre a doença capta o leitor e chama a atenção por ser elucidativo de forma coloquial e acessível. Recomendo bastante!

Roberta 26/12/2022

Muito pertinente
É um livro que levanta questões atuais, pertinentes, relacionadas à história da depressão como conhecemos e ao mundo em que vivemos. Por vezes de difícil compreensão, devido às referências usadas, mas não prejudicou a qualidade da leitura.

Jacqueline Marinzeck 22/12/2022

Ótimo para quem é da área psi
Não que leigos não possam ler, porque podem e irão entender muito do que foi escrito. Alguns conceitos, todavia, interessam mais a quem é da área do que a leigos, e a isso me refiro ao ótimo para quem é da área psi.

Há uma busca do autor em tentar colocar em ordem cronológica e social a criação da depressão como doença mental, diferenciando-a da melancolia e da tristeza.

Dunker é um renomado psicanalista, portanto é de se esperar que haja bastante conceito psicanalítico e condução história da psicanálise acerca do que é a Depressão para essa linha de análise.

A entrevista com a depressão é ótima, responde a várias questões que muitos de nós temos cotidianamente sobre o assunto. Coincidentemente, nos últimos capítulos, Dunker faz uma análise do livro que eu mais amo de Machado de Assis, ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?, que vale muito a pena ser lido (só assim para compreender essa análise!).

O último capítulo fala sobre o su1c1d10 e merece atenção àqueles que consideram esse tema um assunto sensível a si mesmos.

Um ótimo livro! Fiz vários grifos e vou estudar mais em cima deles posteriormente. Quem sabe até comprar o livro físico, já que li pelo Kindle.

Thais.Coletto 14/11/2022

Ótimo
Sou fã do Dunker! Essa é uma leitura densa (não pelo conteúdo, mas trata-se de um outro ritmo de leitura), contudo, o autor conversa com o leitor de uma forma muito gostosa e envolvente. Muito bom para quem procura entender um pouco mais sobre o tema da depressão, seja para o público leigo ou para terapeutas. Recomendo a leitura! ?

Candido Neto 03/10/2022

Vale o esforço.
Gosto de livros onde o(a) autor (a) se diverte quando passa o seu conhecimento a frente, e o Dunker se diverte aqui.
Às vezes fica laborioso, não difícil, mas mais trabalhoso engendrar o mecanismo do raciocínio pra alcançar a conclusão, às vezes seria necessário se deter mais tempo pra entender um termo... Mas o esforço é proporcional à recompensa.
O capítulo mais aplaudido do livro, de perguntas e respostas com a depressão, vale a compra do livro, porém foi o que menos gostei.
Em resumo: uma análise sobre o mal estar, o sofrimento e os sintomas de nós em nosso tempo.

Thais.Carvalho 14/09/2022

Uma leitura importante. Apresenta o que entendemos hoje como depressão e a sua evolução histórica. Apresenta um panorama atual da depressão no Brasil
DANILÃO1505 15/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Elo 09/09/2022

Leitura muito interessante pra um público leigo ou até pra algum profissional que sinta dificuldade em trabalhar a temática. Linguagem bem simples e acessível.

DebyCCruz 12/08/2022

Gostei bastante do livro, é exposto diversas teorias e conteúdos acerca da depressão e tristeza em geral.
Além disso, achei importante o recorte referente a pandemia e os sentimentos gerados ou exacerbados com ela. É uma leitura bem densa, porém interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5