Uma biografia da depressão

Resenhas - Uma biografia da depressão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Igor.Banin 05/08/2022

Gostei
Bom texto clínico e historiográfico com ótimas passagens, mas, por vezes, repetitivo e cíclico. Vale a pena.

Doca 04/08/2022

Educativo!
Excelente leitura tanto para público especializado quanto para os curiosos no geral. Instrutivo e desmistificandor. Excelente para pessoas que sofrem ou sofreram com a depressão e para aqueles que convivem com pessoas deprimidas.

Dandara 07/07/2022

Uma biografia da depressão
Sou grande admiradora do psicanalista Christian Dunker, acompanho seu canal do YouTube e suas colunas no Zero Hora, mas, ainda, não tinha lido nenhum livro seu. Começar com "Uma biografia da depressão" foi uma dessas casualidades que nos surpreende, o livro traduz, em boa parte, o que estamos sentindo desde 2018, agravado por dois anos de pandemia. Trazendo todo um histórico dessa soneca cada vez mais frequente, nos proporciona reflexões e reconstruções de um tema tão recorrente e tão mal interpretado. Mais que uma recomendação, vejo uma necessidade na leitura dessa obra.

Rodrigo 11/06/2022

Realidade brasileira?será?
Aqui ele trás alguns dados sobre a depressão e sua possíveis causas.
Em algum momento ele é tendencioso e meticuloso. Gosto desse olhar analítico.
Recomento a leitura.

júlia 18/05/2022

uma leitura que vale muito a pena
uau, esse livro é sensacional. me faltam palavras pra abranger todos os motivos que tornam a leitura essencial, especialmente para aqueles que trabalham e/ou estudam psicologia, psicanálise e afins.
dunker escreve muito bem, coisa que eu não sabia e inclusive duvidava. é uma leitura objetiva, profunda e assertiva. de fato, uma biografia da depressão, falando não apenas sobre sua história e seu surgimento, mas sobre a psiquiatria, questões medicamentosas, referências na literatura, facetas da depressão, relação com o neoliberalismo e com o século XXI. por fim, uma conclusão interessantíssima sobre o suicídio.
eu fiquei encantada, amei profundamente o livro e estou ansiosa para ler outras obras do autor.

Arthur 07/05/2022

apesar de eu nao ser da área, o Dunker consegue nos trazer uma acessibilidade incrível a leitura, incrivelmente também é que tudo que é citado pelo autor ele faz questão de enfatizar suas referências

AdrielleSantos 26/04/2022

não foi como eu esperava ? mas foi uma ótima leitura. achei fluida, esclarecedora... gostei muito da parte da entrevista com a depressão!
recomendo a leitura ??

Gabriel.Larrubia 01/04/2022

Aqueles livros que você termina já sabendo que vai voltar logo (meu logo tem um prazo de 3 anos ok). Queria recomendar pra todos amigos leiam amigos

Jéssica Dutra 16/03/2022

O livro é bom, porém o último capítulo foca em suicídio, e isso pode dar gatilhos em algumas pessoas.

Bcoralli 15/03/2022

Um bom livro
Eu gosto do autor, tive o privilégio de ter sido aluna dele e sou psicóloga, já li vários livros sobre o assunto mas ainda me surpreendi com alguns números apresentadas no livro. A forma que mostra como a teoria psicanalítica é abrangente, as provocações sobre a psiquiatria, a tão atual forma de "enquadramento dos sintomas" para o diagnóstico de vários transtornos mentais, foram pontos fantásticos na leitura. Achei bem didático para quem é da área, mas creio ser um pouco complicado para quem não é. Alguns momentos achei cansativo, mas nada que atrapalhe a leitura, fora isso um bom livro.

Barba 23/02/2022

Depressão vista por um ângulo diferente
Entender a depressão como um mal da sociedade, muitas vezes é difícil de analisar. Transformar essa doença em pessoa, com história e linha do tempo, buscando seus antepassados e parentes próximos, torna ?Uma biografia da depressão? um livro muito interessante de se ler. Abre os horizontes para termos uma visão bem mais ampla sobre o assunto.

Mawkitas 16/02/2022

Muito bem embasado, o livro reconstrói a história da Depressão tratando-a como uma entidade cuja biografia é delineada em toda sua diversidade, abrangendo suas origens tão múltiplas. Contém doses altas de ironia e crítica dirigidas à medicalização absurda que rola hoje em dia e que quem trabalha com Saúde Mental está careca de ver. Quem já leu Dunker vai achar essa abordagem mais acessível do que a que encontramos em livros como Mal-estar, Sofrimento e Sintoma, por exemplo. É o tipo de livro que faz com que aqueles que estão engajados na Luta Antimanicomial, na defesa da singularidade, na aposta na escuta dos sujeitos, enfim, quem tá nadando contra a corrente e muitas vezes sentindo um certo desespero diante do panorama que se delineia no Brasil e também em grande parte do mundo, enfim, é o tipo de livro que faz a gente se sentir menos só.

Emy 31/01/2022

Gostei do livro, comprei porque me interesso por assuntos de psicologia, mas não sou da área nem tenho muito conhecimento sobre, esperava que fosse ter uma linguagem mais informal, mas é bem técnica mesmo, algumas coisas tive que pesquisar, mas da pra compreender bem. Livro bem completo.

Canuto 27/12/2021

Excelente
Uma proposta criativa de tratar a depressão aqui como uma pessoa que possui uma história. As informações presentes são muito interessantes, a depressão não é tratada por Dunker de maneira generalizada, ele não dá saídas e intervenções genéricas para o problema. Ele trata de deixar claro que o problema demanda um olhar e uma escuta singular do sujeito em cada caso, o que é muito bom.
O livro pode ser mais proveitoso para aqueles que conhecem alguns conceitos psicanalíticos, mas não deixa, na maioria das vezes, de ter uma linguagem acessível para todos os públicos. Vi alguns comentários acerca de alguns termos utilizados, mas basta lembrarem de que este livro foi escrito por um psicanalista.

@Cb.victorpi. 21/12/2021

É um livro maravilhoso, mas um tanto técnico demais, às vezes. Na condição de estudante de psicologia [1* período 2021/2], posso dizer que foi uma ótima leitura. Sempre gostei muito do tema [tenho depressão já faz algum tempo] e foi ótimo ter uma informação histórica sobre ela. Eu adorei. Ótima leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5