O fim e o começo de todas as coisas

O fim e o começo de todas as coisas Karen Alvares

Resenhas - O fim e o começo de todas as coisas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marina Mendes 19/08/2021

A canção continuava soando na minha cabeça, a minha canção. Falava de destruição, de sangue, de sonhos, de espera e de horror."

Por anos, Cecília viveu em pé de guerra com o avô, um homem rude e desagradável, que sempre fez de tudo para alimentar a discórdia e humilhar os outros. Mas agora que ele está definhando, frágil e abandonado pela família, ela não consegue deixar de lembrar com nostalgia do homem inteligente que a ensinou a amar e temer o oceano e que trazia o melhor e o pior dela sempre que a desafiava para uma discussão. O que Cecília não sabia era que, por trás da fachada impenetrável, o avô escondia um segredo profundo como o mar, e que confiaria justo a ela a chave para desvendá-lo e confrontar um mal antigo e inimaginável.

Belleð 09/08/2021

Leitura rápida e reflexiva, mas um pouco sem sal
Um terror bem bobinho e até um pouco confuso. Não entendi muito bem qual era o propósito da autora e qual era o tal monstro o qual o avô de Cecília se referia.
Esse é um conto bem curtinho que traz algumas frases reflexivas as quais voltaram a minha cabeça quando fui deitar. Não achei nada demais no livro, mas também não achei ele horrível!
Leitura nacional e bem rápida!!!

Nota: ????
Gênero: Horror e fiação
Idade de leitura: 12+

ste 26/07/2021

Bom conto
Um conto nacional perfeito para ser lido em uma tardezinha.
Aborda uma temática emocionante e possui uma escrita incrível.

10/07/2021

Só mais 2 páginas
Achei o começo da leitura muito envolvente e a história toda muito misteriosa, acho que o intuito da autora era realmente deixar o final aberto para nossa imaginação, mas infelizmente acho que deixou aberto demais, faltou desenvolver um pouco mais.

Nanda 06/07/2021

Não sei se o problema está em mim ou neste conto
O conto começa por um caminho e você sente que está entendendo a história porém nas páginas finais a história toma outro rumo e quando você percebe chegou nos agradecimentos. Por um momento pensei que tinha pulado algumas páginas mas após olhar algumas resenhas aqui no Skoob, percebi que o problema não foi só comigo.

Por se tratar de um conto de 43 páginas, sinto que a autora tinha uma grande história e que encurtou para caber nestas poucas páginas. Deixando tudo sem sentido.

Dei três estrelas por causa da escrita da autora que é muito boa porque infelizmente o conto não rolou para mim.

Gabi Otavio 05/07/2021

Um conto meio sobrenatural
Este conto fala sobre brigas de família, relação entre familiares e tem uma pitada sobrenatural, não achei uma história envolvente e não é super fluida, apesar de cursa demorei um pouco para ler.

Nanda 01/07/2021minha estante
Nossaaa fiquei com essa mesma sensação, tipo o conto era sobre o que afinal? Senti que fiquei sem resposta

Kemi 24/06/2021

Um conto rápido para ler. O ritmo é fluído, a narrativa de algum segredo envolvendo o mar é assustadora, ainda mais quando alguém como o avô da Cecília acredita com tanta intensidade, mesmo que ele não seja considerado confiável. O final é interessante e instigante.

Brunna Brasil 12/06/2021

SOBRE COMO AS INTERPRETAÇÕES DE UMA MESMA HISTÓRIA PODEM VARIAR
O conto O Fim e o Começo de Todas as Coisas foi meu primeiro contato com a escrita de Karen Alvares. A história, dedicada a "todo mundo que já amou e odiou na mesma intensidade alguém da própria família", nos conta sobre Cecília e seu avô Zeca, um oficial da Marinha aposentado e que sofre de Alzheimer.
O texto caminha entre as memórias de infância e adolescência de Cecília e sua rotina atual, que inclui cuidar do avô, que vive numa clínica. Há um conflito pungente, mas não externalizado. O avô passou de herói da infância a figura opositora durante a formação da protagonista, e ela lida da melhor forma com essas visões tão opostas em prol de não abandoná-lo (e por uma outra razão, essa mais egoísta).
Com o desenrolar da trama, o avô fornece a ela um segredo nunca revelado a qualquer outro familiar, e a partir desse ponto a melancolia de Cecília ascende cada vez mais, até o clímax do enredo.
O conto tem um quê de lovecraftiano, ao mesmo tempo em que nos traz o contexto brasileiro (mais especificamente o do litoral de São Paulo). Talvez por isso eu o tenha interpretado de maneira tão literal, no contexto do fantástico apenas. Mas conversando com uma amiga que também já havia lido o conto, soube que ela compreendeu-o de maneira mais metafórica (não entrarei em detalhes para não gerar spoilers).
Considero essa uma das grandes belezas da ficção: que diferentes pessoas mergulhem (para usar um termo atrelado à história) em diferentes histórias, apesar de estarem lendo exatamente as mesmas palavras. Seja lá qual for a sua interpretação, certamente o conto será um desses que nos olham nos olhos e também assimilam de nós o humor do momento, assim como assimilamos a experiência dele.

"Quanto mais sabemos, mais queremos saber e mais perigo corremos. A ignorância é segura. Confortável. Às vezes é melhor não saber."

site: https://querqueresenhe.medium.com/

Augusto 20/05/2021

Bem escrito, mas...
Em alguns momentos o conto consegue de fato produzir alguma tensão.
Impossível não fazer um paralelo com Lovecraft e a semelhança entre El Uno e Cthulhu é inegável. Se foi uma inspiração, uma homenagem ou outra coisa que o valha, eu não sei.
Mas... a protagonista literalmente abre o livro falando sobre como sempre se considerou acima da média, mais inteligente que as pessoas e como achava todos os outros "burros, idiotas e estúpidos". Fica ainda pior pelo fato de que, em nenhum momento da obra, essa inteligência prodigiosa dela se evidencia, o que a faz soar apenas arrogante, pretensiosa e problemática. Ótima combinação para despertar uma franca antipatia que só vai ser suavizada (um pouquinho) nas últimas páginas quando, obviamente, já era "tarde demais".
Apesar disso, há talento aqui. Gostaria de ler outras obras da autora.

Salemme 15/05/2021

Cativante e Delicioso
Talvez a palavra "cativante" para um conto de terror soe estranha, mas foi assim que me senti com a descrição da relação avô / neta relatada no livro.
A história prende a a leitura fluida faz com que a gente leia numa sentada só, pra saber o que vai acontecer.
As descrições de cena, o desenrolar, tudo deixou meu olho grudado na tela do Kindle o tempo todo!
Vale a leitura!

Gab 19/04/2021

3 estrelas não é uma nota ruim
Uma história um tanto interessante, como eu já tive uma experiência ótima com outro livro sobre o mar, vim com algumas expectativas e acabou que isso diminui minha nota para esse livro.
A relação dela com seu avô é um tanto trágica e até senti pena dela em certas horas (apesar de eu não me conectar muita com protagonista), mas acho que focou muito nesse aspecto e fugiu um pouco da história principal (que eu estava realmente interessada para saber mais sobre).
Mas é uma história legal para passar o tempo, recomendo sim, apesar da minha experiência..

Maria Clara 14/04/2021

É um ótimo conto de terror! Só não dei 5 estrelas, pois, achei um pouco confusa a relação da protagonista com o avô.

Bia 11/04/2021

Gostei. Livro que fala sobre brigas familiares.
O final não me agradou muito principalmente quando começou a ficar meio sobrenatural.
Mas me indenfiquei com o conto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6