Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tsn.Tn90 04/09/2022

1/7 Início um pouco confuso, mas gostei.
Início dessa aclamada saga. O começo já me prendeu com a premissa, ao decorrer achei meio bagunçada, muitos personagens e sem um principal. Depois percebi que a Fundação era o personagem em si, mas mesmo assim a estranheza não sumiu, já que os personagens poucos desenvolvidos influenciavam a fundação. Mas a trama é boa, as aparições de Hari Seldon são interessantes e inicia bem a saga.

Um bom livro apesar de me sentir perdido as vezes.

Ingridh.Weingartner 12/02/2021

Que livro incrível, foi uma das primeiras, se não a primeira verdadeira ficção científica que eu li. Que leitura fluída, com 80% de seus capítulos curtos e sua linguagem fácil, Asimov faz um Sci-Fi parecer um romance contemporâneo (não se enganem com isso, não há romance). Gostei muito como o autor não se aprofundou em histórias paralelas dos personagens, gosto de uma boa história rápida e sem enrolação.
Essa religião científica é incrível, porque realmente a ciência pode realizar o que promete e não faz promessas impossíveis. Faz muito sentido essa ser a religião escolhida para representar o nosso futuro distante.

João Vendrame 22/07/2022

Como não tinha lido antes!!
Fundação é incrível, você não consegue parar se ler. São muitas reviravoltas, discussões politicas e estratégias rolando ao mesmo tempo.

É estranho no primeiro momento as passagens temporais, mas depois você acostuma que o livro não é sobre um indivíduo, mas sobre um universo.

AngelMix 02/06/2024

Um resumo da humanidade...
Esperava uma ficção, mas me deparei com uma analogia às eras que vivemos na Terra. A humanidade chegou ao seu ápice, dominou a galáxia e construiu um Império. Porém, todos os Impérios sempre foram derrubados; nada é eterno.

A partir dessa premissa, Aismov cria uma narrativa na qual nos deparamos com ficção científica e os estratagemas humanos para dominar. Primeiramente, o conhecimento. Depois, a religião. Então, o comércio. E era após era é demonstrada com personagens muito inteligentes, os quais buscam respostas naquilo que deixamos passar batido: o psicológico humano voltado a ter o poder.

Luis793 22/07/2021

Que livro sensacional!!
No começo, fiquei apreensivo se conseguiria ou não entender e engatar na leitura, pois não havia tido praticamente quase nenhum contato com ficção científica. Mas já nas primeiras páginas a leitura fluiu demais e comecei a ler sem parar, é claro que já havia visto reviews sobre a obra, então sabia o que esperar mais ou menos. Entretanto, o livro me surpreendeu muito positivamente, pois, apesar de haver muitos saltos temporais entre os capítulos e muitas trocas de personagens (coisa que eu normalmente não gostaria porquê gosto de me aproximar dos personagens), ele se trata muito mais de intrigas políticas - fator que para mim é muito positivo - e também de referências em algumas áreas do conhecimento, como física e sociologia. Além disso, a escrita de Asimov é muito envolvente e sempre que o capítulo parece estar confuso, no final tudo começa a fazer sentido. Para finalizar, apesar de referências às áreas do conhecimento, Fundação é um livro muito leve nessa parte (pelo menos pela minha percepção), então você não ficará muito perdido na obra até porquê o autor explica muito bem os conceitos. Enfim, acho que todos devem dar uma chance à esse clássico, pois vale muito apena.

Clarissa.Mata 15/02/2022

Sem saber o que pensar
Esse livro vai de 100 a 0 muito rápido e vice-versa.

A leitura começou espetacular, o universo a que fomos apresentados é incrível (e estou ansiosa para assistir a adaptação e ver se o visual faz jus ao que é narrado aqui). A passagem de tempo logo no início foi uma surpresa boa, os novos personagens foram fáceis de se acostumar. E então acontece de novo, e já não fica mais tão incrível, porque parece apressado, sem aprofundamento.

A partir daí temos, pelo menos, mais três passagens de tempo, porém menores, é quando o livro volta aos 100. O final conseguiu me deixar curiosa para a sequência, mas foi por muito pouco.

É um livro muito bom, num apanhado geral, eu gostei bastante. Entretanto tiro uma estrela pelo andar da história pouco antes do fim.

Tony 09/08/2022

Sublime
Minhas expectativas para começar essa série eram altas, mas conseguiram ser superadas. Simplesmente impecável. Entrei esperando uma grande ficção científica e me deparei com uma história que nos atiça com recursos além, como a política, religião, relações de poder etc. Com isso são levantandas questões acerca da importância dos avanços científicos e apoio a ciência, fanatismo religioso, como nascem guerras e muito mais.

E se abaixarmos o nosso olhar crítico sobre todas essas questões que são reflexos da história da humanidade e crítica do caminhar da nossa sociedade, ainda vamos nos deparar com uma história sem igual, com a criação de um universo amplo e rico a ser explorado (e irei explorar nos próximos livros da série e em outras obras de asimov), diálogos estonteantes, personagens lendários e reflexões que só algo muito bem feito e de qualidade ímpar pode nos proporcionar.

Gabriel.Juca 25/10/2021

Devo confessar que o livro não foi tudo que eu esperava. O início da leitura foi bem suave e se desenvolveu muito bem, mas a partir da metade do livro senti dificuldade em continuar. Os personagens não me prenderam e os capítulos ficaram cansativos. Só prosseguir até o final por causa da primícia da história, que eu acho genial. Isso não significa que o livro é ruim, tanto que dei uma boa nota, mas acredito que eu não estava no melhor momento para lê-lo. Pretendo seguir com a trilogia, mas vou dar um tempinho para que a leitura do segundo livro não seja uma experiência ruim.

Marcus Oliver 10/11/2022

Uma aula/história envolvente
Lembro-me que essa história foi inspirada, ou teve influência, nos estudos de Asimov sobre o Império Romano e, como eu disse, parece uma aula com contornos fantásticos da derrocada gradual deste antigo império.
Pensei que seria difícil acompanhar uma história na qual não houvesse personagens protagonistas, entretanto acompanhar a Fundação em si, como força social, e a ação de alguns indivíduos que percebem a força e importância dos grandes aglomerados, fazem a Fundação continuar prosperando e seguindo em seu propósito.
Asimov tem uma prosa pragmática e com muitos diálogos, então exige do leitor que imagine alguma objetos e cenários com os poucos elementos que são dados; criando uma leitura dinâmica e rápida - li o livro e avancei sem perceber e, quando notei, já tinha acabado.
O livro tratará muito sobre política e história, ficcional e paralelos com a nossa história real, por isso, fica interessante de ver os diálogos que inúmeras sociedades se utilizam das forças de sobrevivência ainda hoje de tempos em tempos e numa mescla de todos os subterfúgios dos habitantes de Terminus.
Geralmente, alguns podem achar que é um livro apenas de ficção-científica, mas é ainda mais, trata da sociedade em si com uma roupagem mais futurista, mas, no fim, não se trata de imaginar nossa sociedade no futuro e sim fazer um grande ?e se?!??.
Uma leitura indispensável e com uma introdução a um universo vasto e fantástico que recomendo a qualquer tipo de leitor e com qualquer idade.

Mandretty 07/05/2021

Nesse livro eu vi a reafirmação da forma de escrever da Isaac. Nós propõe problemas e dentro do contexto nós apresenta as soluções baseadas no contexto apresentado. Uma boa leitura, leve e fácil. Uma ficção como pano de fundo.

Bárbara 29/01/2022

Por Seldon!!
Fundação é daqueles livros que eu fico meio sem saber o que dizer ao finalizar... talvez porque eu não tenha muito o que dizer e seria mais fácil só dizer: gostei, 4,5?! Mas vamos lá!
Claro, não posso negar de maneira alguma a genialidade do autor!! A escolha narrativa é realmente muito boa e interessante! Mesmo mudando de personagens e períodos temporais, é quase improvável não se apegar à história!
Confesso que precisei de duas tentativas pra engatar na leitura devido à faculdade, mas quando engata a leitura flui de um jeito que eu real não estava esperando!
Não posso deixar de citar aqui os problemas machistas desse livro... nenhuma mulher em posição de poder qualquer, as poucas aparições de mulheres estão sempre ligadas somente à futilidades, dentre outras coisas ao longo do livro... fato esse que não me deixa dar as 5?... mas vamos dar um desconto... esse livro foi publicado em 1951...?
Enfim, dá pra entender real porque é considerada a melhor série de ficção científica de todos os tempos!! Vou continuar acompanhando com certeza!!

Lipe 17/09/2022

Não sei se é pelo fato do livro ter um tempo cronológico muito corrido pro meu tipo de leitura, mas esse primeiro volume não me pegou.

kamilycn 24/06/2022

talvez eu tenha colocado muitas expectativas
o livro no geral é bom e tem ideias brilhantes, mas no meio dele eu senti muita resistência em continuar, ficou um pouco chato.
senti empolgação apenas no começo e no final, talvez seja por isso que a minha nota acabou aumentando consideravelmente.
mas ainda sim quero ler as continuações e ver como será o destino dessa história. vale a pena a leitura.

Pamellascoelho 10/09/2021

Salve salve Isaac Asimov!!!! Asimov no céu e Hardin na Terra.
Que livro incrível, a fama que carrega não é atoa.

Alexandre 25/09/2021

Uau
Os saltos no tempo que a história tem atrapalham um pouco a apegar a algum personagem, mas que puta enredo legal! É política atrás de política, as guerras ficam em segundo plano.
Agora vou começar a série, porque fiquei curioso em como vão desenvolver isso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6