Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thiago662 12/05/2021

O meu medo era ficar perdido, mas foi o contrário. Fiquei imerso no mundo de Asimov
A ficção científica é utilizada como pano de fundo para a abordagem de diferentes temas: revoltas e revoluções, o papel da religião na conformação do Estado e vice-versa, declínio e ascensão de impérios, governos, ditaduras, democracias e a importância da ciência. Muito interessante notar uma inspiração no lento declínio do Império Romano e como essa obra influenciou universos como o criado por George Lucas.

A leitura é extremamente fluída, gostosa de ler. Infelizmente, aparece apenas uma mulher ao longo do livro, como se a política fosse obra exclusiva dos homens. A estrutura da obra é construída através da união de várias histórias menores. O livro é composto de cinco partes e cada parte meio que funciona por si só e nos conta um acontecimento marcante na história da fundação. Às vezes isso te deixa um pouco curioso, porque a estória acaba e você fica querendo saber mais sobre determinado personagem ou acontecimento, mas toda ela é interligada.

Ansioso para a leitura dos próximos volumes.

Lucas.Fernandes 23/12/2022

Um livro de ficção científica?
Issac Asimov é, com certeza, um dos principais nomes da ficção científica. O primeiro livro da série a fundação foi publicado em 1951 e desde então tem influenciado toda a cultura literária posterior.
Talvez, o mais interessante da leitura do livro seja como o autor projeta o futuro com olhos no passado. Para quem conhece história da Europa, principalmente entre e o século V.dC até o século XV.dC, verá como a trama da fundação se desenrola de forma semelhante aos acontecimentos históricos desse período.
As disputas pelo poder, a traição, a ganância e a capacidade de líderes específicos em momentos de crise são temas recorrentes da obra, transformando esse livro em um clássico atemporal ao lado de Shakespeare e outros tantos autores que tratam de temas que não se limitam a uma determinada época ou território.
Portanto, antes mesmo de a fundação ser um livro de ficção científica, poderíamos afirmar que se trata de um livro sobre política e relações humanas ambientadas em um futuro hipotético mesclado com um passado histórico complexo descrito pelo autor.
Realmente, um ótimo livro

Leonardo 30/12/2021

Fundação vai contar a história do declínio e queda do Império galáctico, e que foi detectado por Hari Seldon. Hari vai criar a Fundação, que é a formação de uma enciclopédia com todo o conhecimento da humanidade até aquele momento, para que assim, o conhecimento seja preservado e ajude na criação do novo Império. Só que para que isso aconteça, a Fundação será enviada para o planeta mais distante da galáxia e terá que enfrentar uma série de "provas" ou "crises Seldon" para ir amadurecendo.
Apesar de ser histórias curtas e que ocorrem ao longo de um grande período de tempo, a narrativa é bem amarrada e te faz acompanhar essa passagem do tempo de forma natural, sem te causar grandes confusões.
Excelente livro, que te faz ficar fixado já logo nos primeiros capítulos até o final do terceiro volume.

Paulo.Matos 29/01/2022

Início de uma jornada
O primeiro volume da Fundação tem as primeiras histórias do Isaac Asimov dessa jornada. Veja bem, é um compilado com as histórias publicadas em revistas antigamente, então não espere um livro tradicional.
O ritmo dele lembra muito a escrita de contos, indo direto ao assunto e pulando vários períodos de tempo. Não há um personagem CENTRAL (a não ser que você considere o legado de um), mas o livro vai tramitando entre cada personagem central nos pontos importantes de uma história que deve durar mil anos.

Se fosse resumir esse primeiro volume em três palavras, seriam: política, ardiloso e SciFi.

Gui Vasconcelos 04/09/2021

Simplesmente incrível
Comecei a leitura achando que ia ser mais uma obra de ficção normal, que toda a fama que essa história tem não era nada além de falácias, porém ao final da leitura, vejo o porque ela tem a fama que tem. Achei a leitura incrível, fiquei vidrado a cada página lida, não achei a leitura arrastada em momento algum.
Recomendo esse livro para todas as pessoas, irão se surpreender, assim como eu me surpreendi

Romulo 17/04/2022

Excelente
A história é muito boa! Legal ver as formas de dominações baseadas em ciência, religião e economia.
Muito criativa as soluções é interessante o caminho que percorremos durante a leitura.

Chelsea.Archer 09/09/2023

Incrível
Oi minha gente!
Hoje concluí a leitura de Fundação do Isaac Asimov.

Nem preciso comentar sobre a qualidade da escrita né? Impecável como sempre!

O livro se passa em alguns momentos distintos, focando na política galáctica e na defesa da Fundação de Hari Seldon.
A minha percepção é que: se eu não tivesse lido os outros livros da Saga antes, eu não teria entendido muito a história.

Porém isso não desmerece em nada a história, tendo toda a relevância que tem dentro da obra do Bom Doutor.

Agora é seguir para Fundação e Império, e pirar um pouco mais com as aventuras.

Fe 13/08/2021

Fundação!

Livro muito bom e recomendo!

Um livro com uma leitura muito tranquila e dinâmica, sem ser maçante e difícil. A trama da história é genial, mas falta eu ler o segundo e terceiro livro da trilogia pra ver o final dessa história. Mas aqui nesse livro a parte política e religiosa é mais central, sem ter muitas aventuras e ação por enquanto, o que acho que vai acontecer no segundo e terceiro livro, acredito que esse primeiro livro é a preparação do terreno para os próximos dois livros da trilogia.
Luiz.Gustavo 13/08/2021minha estante
Há um total de 7 obras sobre fundação. Não sei dizer o que essas outras obras impactam na trilogia principal. Muito difícil encontrar para comprar.

francisbins 01/06/2023

Uma grande história sobre.. a humanidade?
Uma ficção científica, o livro é segmentado em histórias, cada história vai acompanhar um personagem em um período de tempo diferente, elas não tem ligações diretas entre si, mas servem para construir uma história maior, a história da sociedade. Em essência o livro vai abordar como a sociedade e os governos se comportam através da história, os paralelismos com o império romano são inegáveis, e existe uma profunda crítica de como o "estado" manipula a sociedade através dos tempos com ferramentas como a falsa esperança, a religião, o comércio e o capital, sim o escritor é russo então são notáveis as críticas a vários valores religiosos e econômicos liberais, nada que incomode a leitura que é fluida e extremamente divertida, em ênfase a temática é de drama com humor pontual.

Karina Greco 18/04/2021

Só o tempo avança
A atmosfera que Isaac Asimov cria em seus livros é única!

Ele consegue gerar um contexto tão possível, colocando pensamentos muito atuais na história. Religião, política, comércio, dinheiro. Tudo pelo que lutamos hoje mantém-se importante também nesse futuro tão distante e com imenso potencial tanto para o bem quanto para o oposto.

As relações humanas sempre carregadas de certo interesse, a necessidade das amizades verdadeiras, as negociações, as rebeliões, as guerras. As mesmas questões que carregamos hoje, a mesma busca por status e poder, ou simplesmente luxo e conforto.

Humanos e seus sentimentos, nunca deixarão de ser humanos. E também não deixarão de usar dos artifícios que possuem para conseguir o que desejam.

O primeiro livro da saga começa com a criação da Fundação com um objetivo claro: salvar o conhecimento para as gerações futuras. Mas o que mais será que está por trás disso?

Um texto dinâmico, que corre rápido, muito prazeroso de ler. Ele conta os acontecimentos de dezenas de anos após a instalação da Fundação num planeta às margens da galáxia. Os personagens e histórias intrincadas são super verossímeis, fáceis de entender; apesar de parecerem confusas em alguns momentos, é difícil não conectar os detalhes e completar o entendimento.

Um livro crítico, na minha visão, que diz muito sobre a raça humana, que caminha para a eternidade e não deve aprender muita coisa até lá!

Davi.Samuel 12/01/2022

Me impressionou mas também me brochou
Achei um ótimo livro com ótimas estratégias políticas e planos mirabolantes e jogadas que sempre me deixavam empolgado, porém, achei que ficou faltando muitos elementos que pareciam que seriam (e deveriam) aparecer na história. Eu descobri que esse livro formou uma junção de contos, o que fez mais sentido, mas em quanto eu estava lendo era muito decepcionante o jeito que eles introduziam personagens (com nomes difíceis de lembrar) e logo em seguida não havia mais desenvolvimento pq eles sumiam. Os personagens são muito bons ,mas acho q isso se ao intelecto dele com seus planos que nos fazem torcer por eles, mas pensando bem são rasos e ?padrões?. Acho q como ficção científica não teve muito uma construção de universo muito pensada, quase todos os planetas são genéricos e mal explorados (acho q com excessão do primeiro), a imaginação dos lugares se torna muito limitada?. As tecnologias são simplistas e mal exploradas a maioria das vezes. Talvez isso se deva por se tratar de um pioneiro da ficção científica e eu estar muito acostumado com as coisas que surgiram a partir da base que essa saga trouxe, mesmo assim senti muito do ?glossário? de duna e suas explicações sobre a ecologia, diferentes povos, tecnologias e até mesmo politica (ponto forte neste aqui). Senti falta da eeee no começo mas quando ela começa a ser usada é de uma forma muito boa. Não tem mulher importante no livro inteiro, no final do livro quando uma aparece é só pra falar besteira, mas acho q o asimov vai melhorar nisso nos proximos.
Estou muito ansioso para ver as ?sacadas? e análises do Seldon que vem pela frente, só espero que alguns pontos que estavam esperando para ser explorados sejam desenvolvidos na sequência, dando mais vida a esses personagens e universo que falta enriquecer um pouco mais.
Mesmo assim ótimo começo e bem instigante!
ps: como que num livro sobre a fundação eu não vejo eles montando a fundação nenhuma vez? como que não tem um desenvolvimento sobre a psico-história que mais parece uma fórmula mágica?
ps2: só agradeci a passagem do tempo por não ter mais que ver o gaal pq já achei ele muito chato, mas queria ver mais o Seldon ?

giovana 03/01/2021

por seldon!!!!
esse livro é MUITO bom. o caráter episódico proporciona o aprofundamento em temas políticos, sociais e religiosos de maneira muito mais ampla (e ao mesmo tempo profunda). deixa com um gostinho de quero mais de cada história (principalmente da primeira); mas essa forma de contar as histórias é como na pisco-história: as coisas não são sobre fatos significantes feitos por indivíduos e sim sobre os grandes movimentos da conjuntura total. e tipo, são MUITO bons. as histórias são envolventes e complexas. ah, e claramente dá pra ver que foi escrito por um russo. só um russo conseguiria representar os esquemas políticos, as revoluções e os golpes, de uma maneira tão intrínseca (seria essa a palavra certa?) assim. sensacional.
a única coisa é que esse livro é de 1951 né. então assim, machismo estrutural presente. mas não da forma escrachada, nos pequenos detalhes (nenhuma mulher na política, as mulheres cuidam da casa ou são esposas de reis e blablabla). mas, como não se deve analisar obras anacronicamente (mas pode-se julgá-las), queria ressaltar isso. obra de seu tempo.

Luis793 22/07/2021

Que livro sensacional!!
No começo, fiquei apreensivo se conseguiria ou não entender e engatar na leitura, pois não havia tido praticamente quase nenhum contato com ficção científica. Mas já nas primeiras páginas a leitura fluiu demais e comecei a ler sem parar, é claro que já havia visto reviews sobre a obra, então sabia o que esperar mais ou menos. Entretanto, o livro me surpreendeu muito positivamente, pois, apesar de haver muitos saltos temporais entre os capítulos e muitas trocas de personagens (coisa que eu normalmente não gostaria porquê gosto de me aproximar dos personagens), ele se trata muito mais de intrigas políticas - fator que para mim é muito positivo - e também de referências em algumas áreas do conhecimento, como física e sociologia. Além disso, a escrita de Asimov é muito envolvente e sempre que o capítulo parece estar confuso, no final tudo começa a fazer sentido. Para finalizar, apesar de referências às áreas do conhecimento, Fundação é um livro muito leve nessa parte (pelo menos pela minha percepção), então você não ficará muito perdido na obra até porquê o autor explica muito bem os conceitos. Enfim, acho que todos devem dar uma chance à esse clássico, pois vale muito apena.

AngelMix 02/06/2024

Um resumo da humanidade...
Esperava uma ficção, mas me deparei com uma analogia às eras que vivemos na Terra. A humanidade chegou ao seu ápice, dominou a galáxia e construiu um Império. Porém, todos os Impérios sempre foram derrubados; nada é eterno.

A partir dessa premissa, Aismov cria uma narrativa na qual nos deparamos com ficção científica e os estratagemas humanos para dominar. Primeiramente, o conhecimento. Depois, a religião. Então, o comércio. E era após era é demonstrada com personagens muito inteligentes, os quais buscam respostas naquilo que deixamos passar batido: o psicológico humano voltado a ter o poder.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6