Fundação

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Anne 04/02/2024

Pela borda da galáxia!
Fundação é uma história inteligente e instigante, que alfineta certos comportamentos sociais.

Acompanhando os dois livros que antecedem a saga original, e indo ainda mais a fundo, Fundação é recheado de tramas políticas e psicologia das massas. É delicioso acompanhar o momento em que uma figura "contra-senso" mal compreendida e subestimada se mostra de visão agulçada e coloca a bancada dos "homens de poder" no bolso. Confesso que em vários momentos, se não todos, meu raciocínio fazia o mesmo trajeto que os relés mortais e me via desafiada e instigada pela visão fora da caixinha dos tais subestimados. Saboreei com prazer esses momentos e me deixei levar pela trama cheia de novidades que as páginas me foram apresentando.

Diferente, porém, dos outros dois livros, nesse, não temos muito tempo para nos conectarmos com um personagem. Logo somos levados a saltar no tempo e nos é apresentado um novo contexto recheado de novos desafios. Isso tornou a leitura mais difícil de acompanhar, por que sempre me esquecia detalhes importantes como nome de planetas (que tem vários) e personagens, e por isso voltei a leitura duas ou três vezes para me reencontrar. Isso talvez se deva a sede com que fui na leitura.

A falha da trama é a total perda de personagens femininos. É um mundo inteiramente masculino onde as mulheres só são comentadas de modo muito irrelevante como símbolo sexual de alguma forma, ou donas de casa. Salvo essa falha grave, a história é deliciosa.

No fim, achei uma leitura digna da fama até aqui, mal posso esperar para concluir a saga de Fundação e entrar na leitura dos robôs, predecessores de todo contexto do Império Galáctico.
Portilho 04/02/2024minha estante
Quero muito ler...sua resenha aguçou ainda mais meu interesse.

Elton.Oliveira 05/02/2024minha estante
Bela resenha Anne ! Sinto vontade de um dia encarar essa série.... Gosto dos temas abordados...

Anne 05/02/2024minha estante
Obrigada! Recomendo muito. Pra quem curte ficção científica então, é leitura obrigatória (:

Fabio 10/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Anne!
Parabéns!!!

Anne 26/02/2024minha estante
Obrigada, Fábio!

Kaline.Kelli 31/12/2021

Eu "venci" esse livro
Eu ainda estou me aventurando em ficção científica, mas não tive apego ao livro, acredito que seja devido aos pulos no tempo onde não da para se apegar a um personagem, não há maiores descrições dos cenários, e também há outra questão: a história é de maioria masculina onde o tratamento as poucas mulheres que aparecem não são "bem tratadas" (quanto a isso acredito que se explica devido a época que foi escrito).. enfim, comigo não funcionou bem, fiquei feliz por ter conseguido terminar, mesmo assim ainda insistirei nas próximas leituras já que comprei o box rsrs
lumybea 31/12/2021minha estante
isaac asimov pode ter sido um gênio da ficção científica, mas ele era tão machista que até dói

Kaline.Kelli 31/12/2021minha estante
Verdade rs

Diogo 19/01/2022minha estante
Tem mulheres protagonistas nós outros livros.

Diogo 19/01/2022minha estante
Mas o personagem principal é a própria fundação o foco é ela

Kaline.Kelli 23/01/2022minha estante
Eu comprei a trilogia Diogo, vou continuar, quem sabe eu goste mais dos próximos, valeu pelo informe, foi bom saber ???

Carla.Vasconcelos 18/01/2022

Emendando a sequência...
História que bem poderia estar representando os dias atuais. Poder, Religião, Política, Comércio, Chantagem, Enganação... Em alguns momentos senti falta de um tempo para me "apegar aos personagens", mas entendo a estrutura narrativa utilizada... Emendando a sequência em 3, 2, 1...
Diogo 19/01/2022minha estante
O personagem principal é a própria fundação. Foco e nela

Fe 13/08/2021

Fundação!

Livro muito bom e recomendo!

Um livro com uma leitura muito tranquila e dinâmica, sem ser maçante e difícil. A trama da história é genial, mas falta eu ler o segundo e terceiro livro da trilogia pra ver o final dessa história. Mas aqui nesse livro a parte política e religiosa é mais central, sem ter muitas aventuras e ação por enquanto, o que acho que vai acontecer no segundo e terceiro livro, acredito que esse primeiro livro é a preparação do terreno para os próximos dois livros da trilogia.
Luiz.Gustavo 13/08/2021minha estante
Há um total de 7 obras sobre fundação. Não sei dizer o que essas outras obras impactam na trilogia principal. Muito difícil encontrar para comprar.

AngelMix 02/06/2024

Um resumo da humanidade...
Esperava uma ficção, mas me deparei com uma analogia às eras que vivemos na Terra. A humanidade chegou ao seu ápice, dominou a galáxia e construiu um Império. Porém, todos os Impérios sempre foram derrubados; nada é eterno.

A partir dessa premissa, Aismov cria uma narrativa na qual nos deparamos com ficção científica e os estratagemas humanos para dominar. Primeiramente, o conhecimento. Depois, a religião. Então, o comércio. E era após era é demonstrada com personagens muito inteligentes, os quais buscam respostas naquilo que deixamos passar batido: o psicológico humano voltado a ter o poder.

giovana 03/01/2021

por seldon!!!!
esse livro é MUITO bom. o caráter episódico proporciona o aprofundamento em temas políticos, sociais e religiosos de maneira muito mais ampla (e ao mesmo tempo profunda). deixa com um gostinho de quero mais de cada história (principalmente da primeira); mas essa forma de contar as histórias é como na pisco-história: as coisas não são sobre fatos significantes feitos por indivíduos e sim sobre os grandes movimentos da conjuntura total. e tipo, são MUITO bons. as histórias são envolventes e complexas. ah, e claramente dá pra ver que foi escrito por um russo. só um russo conseguiria representar os esquemas políticos, as revoluções e os golpes, de uma maneira tão intrínseca (seria essa a palavra certa?) assim. sensacional.
a única coisa é que esse livro é de 1951 né. então assim, machismo estrutural presente. mas não da forma escrachada, nos pequenos detalhes (nenhuma mulher na política, as mulheres cuidam da casa ou são esposas de reis e blablabla). mas, como não se deve analisar obras anacronicamente (mas pode-se julgá-las), queria ressaltar isso. obra de seu tempo.

Ingridh.Weingartner 12/02/2021

Que livro incrível, foi uma das primeiras, se não a primeira verdadeira ficção científica que eu li. Que leitura fluída, com 80% de seus capítulos curtos e sua linguagem fácil, Asimov faz um Sci-Fi parecer um romance contemporâneo (não se enganem com isso, não há romance). Gostei muito como o autor não se aprofundou em histórias paralelas dos personagens, gosto de uma boa história rápida e sem enrolação.
Essa religião científica é incrível, porque realmente a ciência pode realizar o que promete e não faz promessas impossíveis. Faz muito sentido essa ser a religião escolhida para representar o nosso futuro distante.

Flavio - @geekcorp303 26/02/2021

Amei, uma das mais classicas obras de ficção científica, na real acho q é a MAIOR, estava um pouco preocupado de não "conseguir entender" por ser algo tão clássico, mas a escrita é muito boa e fluida, único ponto q me deixou um pouco perdido é as passadas de anos e com isso a troca de personagens q me deixaram um pouco confuso, mas não atrapalhou tanto a leitura, não vejo a hora de pegar o vol. 2!

Ro Pinheiro 03/03/2021

O início de um plano
Tudo começou com os psico historiadores. E o maior de todos sem dúvida foi Hari Seldon, que previu a queda do império galáctico e um período de caos de 30.000 anos, mas que, com seu plano, poderia ser reduzido pra 1000.
Porém, somente o plano por si só não seria capaz de fazer isso. Ele precisa de pessoas com visão, força e coragem fora do comum para realizá-lo. Será que tais pessoas existem?

Van_woods 07/03/2021

Nós
Nós, enodamentos do enredo que vão deixando complexa a trama. A sensação de uma eterna angústia de saber o que aconteceu e qual o propósito real da criação da Fundação?
Durante o processo de leitura , analogamente aos planetas e governos, as percepções do leitor vão sendo construídas e desconstruída. Isso é bem bacana no livro.

Karina Greco 18/04/2021

Só o tempo avança
A atmosfera que Isaac Asimov cria em seus livros é única!

Ele consegue gerar um contexto tão possível, colocando pensamentos muito atuais na história. Religião, política, comércio, dinheiro. Tudo pelo que lutamos hoje mantém-se importante também nesse futuro tão distante e com imenso potencial tanto para o bem quanto para o oposto.

As relações humanas sempre carregadas de certo interesse, a necessidade das amizades verdadeiras, as negociações, as rebeliões, as guerras. As mesmas questões que carregamos hoje, a mesma busca por status e poder, ou simplesmente luxo e conforto.

Humanos e seus sentimentos, nunca deixarão de ser humanos. E também não deixarão de usar dos artifícios que possuem para conseguir o que desejam.

O primeiro livro da saga começa com a criação da Fundação com um objetivo claro: salvar o conhecimento para as gerações futuras. Mas o que mais será que está por trás disso?

Um texto dinâmico, que corre rápido, muito prazeroso de ler. Ele conta os acontecimentos de dezenas de anos após a instalação da Fundação num planeta às margens da galáxia. Os personagens e histórias intrincadas são super verossímeis, fáceis de entender; apesar de parecerem confusas em alguns momentos, é difícil não conectar os detalhes e completar o entendimento.

Um livro crítico, na minha visão, que diz muito sobre a raça humana, que caminha para a eternidade e não deve aprender muita coisa até lá!

Altieris 20/04/2021

Fundação - Isaac Asimov
Por Sheldon!

Adorei a leitura e recomendo a todos amantes de ficção científica.

Aqui, nesta história, um pesquisador matemático Hari Sheldon, consegue desenvolver um modelo de previsão que analisa a história humana e a psicologia do comportamento em grupo, conhecidos como psico-historiadores, fazendo ser possível prever como o Império Galáctico vai se comportar, que fique claro que a previsão não é sobre um indivíduo, mas sim sobre a massa ou coletivo humano.

O que se sabe através do modelo que o Império cairá e logo em seguida milênios de barbarismo dominará todos os planetas, que antes pertenciam ao Império, então a ideia do Sheldon é controlar uma forma que o Império caia rapidamente para que reduza os milênios de barbarismos também.

A história apresenta cunhos político, religioso, conflitos, revoltas, sociedades tecnológicas, desenvolvimento de novas ciências.

Uma ressalva aos leitores, nesta história, Isaac Asimov pecou em não incluir mulheres na trama, são muito pouco representadas, erros frequentes de escritores antigos, que não percebiam a participação e a importância da participação das mulheres na trama, um erro que atualmente é inaceitável.

Contudo, reforço aqui se tratar de uma excelente história, aguardando agora pela série produzida pela AppleTV+ e acreditem terá personagens femininos na série de acordo com o trailer. Sigo só no aguardo kkkkk.

Mandretty 07/05/2021

Nesse livro eu vi a reafirmação da forma de escrever da Isaac. Nós propõe problemas e dentro do contexto nós apresenta as soluções baseadas no contexto apresentado. Uma boa leitura, leve e fácil. Uma ficção como pano de fundo.

Thiago662 12/05/2021

O meu medo era ficar perdido, mas foi o contrário. Fiquei imerso no mundo de Asimov
A ficção científica é utilizada como pano de fundo para a abordagem de diferentes temas: revoltas e revoluções, o papel da religião na conformação do Estado e vice-versa, declínio e ascensão de impérios, governos, ditaduras, democracias e a importância da ciência. Muito interessante notar uma inspiração no lento declínio do Império Romano e como essa obra influenciou universos como o criado por George Lucas.

A leitura é extremamente fluída, gostosa de ler. Infelizmente, aparece apenas uma mulher ao longo do livro, como se a política fosse obra exclusiva dos homens. A estrutura da obra é construída através da união de várias histórias menores. O livro é composto de cinco partes e cada parte meio que funciona por si só e nos conta um acontecimento marcante na história da fundação. Às vezes isso te deixa um pouco curioso, porque a estória acaba e você fica querendo saber mais sobre determinado personagem ou acontecimento, mas toda ela é interligada.

Ansioso para a leitura dos próximos volumes.

Gustavo.Garcia 23/05/2021

A fundação parte um
Quando ouvi falar da fundação e do que se tratava fiquei logo facinado.
Ao terminar o primeiro livro dessa saga entendi o porquê de ser um clássico.
A fundação não é um livro de ficção científica como muito pensão, ele é um livro que oferece um raio-x de como a sociedade é frágil e se não cuidada pode ruir.
E de grande valia a leitura, é incrível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6