Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Fabio.Nunes 17/11/2023

Cansativo mas muito válido
Primeiramente Dawkins deveria criar uma versão só para ateus desse livro. Já dava uma diminuída em 50% da sua verborragia, focando no que interessa. Mas claramente é um livro para enfrentar a argumentação de religiosos sobre a questão da existência de deus.

Passadas as mais de 500 páginas posso dizer que é um baita livro, que me ajudou muito a entender lacunas de conhecimento e a construir repertório filosófico.
Entendo que vivemos uma era de ditadura do pensamento mágico, em que se assumir ateu pode provocar violência psicológica de terceiros (se não física a depender do país). Livros assim e autores com esse perfil combativo são importantes para ampliação do espaço de discussão social, retirando a ignorância sobre o ateísmo e ajudando àqueles que se denominam agnósticos a sair de cima do muro e se assumirem de uma vez, perdendo o medo do julgamento social.

Para mim foi uma leitura necessária, o livro só poderia ter sido menor rsrs.

Ingrid.Pardinho 30/01/2021

Leitura envolvente
O autor rebate, cientificamente, os argumentos a favor da religião mais comuns, com o uso de uma linguagem fluída, mesmo quando trata sobre conceitos da biologia e física. O tom humorístico garante um toque especial. Para mim, é a obra que eu recomendo que todos leiam.

Mindy Quinzel 02/01/2014

Esse, com certeza, É um livro que todos deveriam ler. Apesar do titulo, que assusta muitas pessoas, se trata de um belo e otimista texto, voltado a uma melhor compreensão do mundo e consequentemente de si mesmo. Com dados históricos e de inúmeras pesquisas, Dawkins nos mostra a beleza da seleção natural e a importancia do pensamento crítico.

Ayrton.Silva 30/08/2020

Um livro muito interessante que me levou a refletir muito sobre minhas crenças e convicções.

Daniele 28/01/2021

A religião preenche uma lacuna muito necessária?
"A religião preenche uma lacuna muito necessária? Com freqüência se diz que há uma lacuna no cérebro com o formato de Deus, que precisa ser preenchida: temos uma necessidade psicológica de Deus ? amigo imaginário, pai, irmão mais velho, confessor, confidente ? e essa necessidade tem de ser satisfeita, existindo Deus de verdade ou não. Mas não é possível que Deus esteja entulhando uma lacuna que poderia ser mais bem preenchida com outra coisa? Com a ciência, talvez? A arte? A amizade humana? O humanismo? O amor a esta vida no mundo real, sem dar crédito a outras vidas do além-túmulo? O amor à natureza,
ou o que o grande entomologista E. O. Wilson chamou de biofilia?"
Pág 351.

Andre.Crespo 31/03/2009

Um livro para deixar raivoso qualquer crente
Quando fui ler esse livro, minhas justificativas para meu ateísmo eram um pouco parcas. Após a leitura deste livro, as coisas mudaram completamente! É claro que eu já era um ateu convicto e tinha minhas justificativas, mas este livro aumentou, enriqueceu as mesmas!
É claro que há uma parte na qual ele explora mais o lado científico das coisas, mas mesmo eu, que não gosto de exatas, entendi e gostei dessa parte! Mas o mais legal é que ele se mostra um conhecedor da biblia e sabe refutar ou usar partes da mesma para provar que a religião é algo mesquinho, egoísta, entre outros "elogios" que não quero perder tempo nem gastar linhas com isso!
É um livro para ateus iniciantes! Possui uma linguagem simples e claro que tem seus altos e baixos, mais o primeiro que o segundo!
Se voce não for religioso, vai adorar o livros; caso contrário, não gostará nada da verdade ser estampada em seu rosto!

JPHoppe 19/02/2013

"Você pode"
Ah, o famoso livro azul de Dawkins. Talvez seu livro mais criticado fora da esfera biológica ("O Gene Egoísta" cumpre seu papel nesse caso), e também um dos menos lidos. Não é raro encontrar pessoas que não querem ler a orelha simplesmente devido ao título: afinal, quem é esse cara pra chamar minha crença de "delírio"?

O prefácio (ao menos da versão de bolso) é, basicamente, uma lista de réplicas à críticas que o livro sofreu entre sua publicação original e essa edição. Entre elas, VÁRIAS que estão comentadas nas resenhas aqui do skoob. Claramente, são pessoas que não leram o livro, ou não o leram da maneira apropriada. Por tal, me refiro à capacidade de questionar tudo, até a crença pessoal e o que figuras de autoridade e tradição fixaram talvez por tempo demais.

É inegável, no entanto, que Dawkins tem um tom um tanto mais irônico e direto que outros autores, mas a mensagem principal do livro poderia ser a mesma que de "Quebrando o Encanto", de Danniel Dennett: questione. Tire a tag de "Inquestionável" da religião. E já que citei o livro de Dennett, que busca mostrar que a religião pode, sim, ser alvo de pesquisa científica, Dawkins aborda em "Deus, um delírio", o que ele chama de "A Hipótese de Deus": não um ser abstrato, panteísta, como o chamado "Deus dos filósofos", mas um criador pessoal, que ouve as preces e intercede, além de ser um tremendo vigião.

Dawkins não afirma provar a inexistência de deus. Mas, assim como não provamos a inexistência do éter luminífero (ou de bules voadores), não é esse o foco. Analisando o esperado da existência de deus, o mundo natural e as teorias que temos sobre seu funcionamento, e aplicando a Navalha de Occam, chega-se à conclusão de que um universo sem deus é uma hipótese preferível contra a hipótese de um universo com deus.

Aliás, seria bom prestar atenção nos trechos sobre Einstein, Hitler e Stalin pra uma desconstrução dos mitos acerca da religiosidade desses homens!

O livro também aborda os pontos médios e extremos da religiosidade. Em suma, mesmo que traga conforto, é possível obter tal sentimento de outras fontes - além de não dizer nada sobre a veracidade ou não de deus. Também, a aura de "Inquestionável", do relativismo cultural ("devo respeitar") e mesmo da religiosidade moderada é que abre as portas para a realização de atos tenebrosos, em nome de Deus.

Consigo entender porque há muita gente que não abre esse livro, mas não concordar.

Há muita gente por aí que não questiona suas crenças por um motivo simples: não sabia que podiam. E deixo a mensagem principal:

"[E]spero que ninguém que tenha lido este livro ainda possa dizer: 'Eu não sabia que podia'".
Cris 19/09/2016minha estante
undefined

JPHoppe 19/09/2016minha estante
undefined?

Davi 17/06/2020

Um livro a ser considerado
Pelo título polêmico, o livro conseguiu agradar e desagradar tanto ateus quanto "teístas". Para além disso, é um livro que merece a leitura pois possui algumas análises válidas, tanto históricas quanto sociais do papel da Igreja, razão e da fé. Por isso o título pode ser enganatório. Não vejo Dawkins com alguma raiva de algum deus. Na verdade acho que o título pode levar o leitor a pensar que lerá uma obra crítica a deus. Mas, em grande medida, o livro é mais um crítico das religiões e da fé (pelo menos do que ela pode gerar de negativo). Vale a leitura.

triwaca 26/07/2012

LEIA!
Se você questiona as religiões, se tem uma visão histórica de todo o mal que o fanatismo religioso trouxe para a humanidade, esse é o seu livro! Dawkins trata da fé com um rigor científico belíssimo, e usa os textos religiosos contra a própria religião, mostrando as incongruências da fé com a ética. Não é um manual de criação de ateus, mas com certeza irá tirar muitas pessoas da igreja pelo simples movimento de se perguntar: "Porque?"
Jacy 26/07/2012minha estante
Bacana a sua resenha, deu ainda mais vontade de ler o livro!

Bruh 29/03/2022

Que livro excelente!
O autor deixa claro qual é o seu objetivo com livro: convencê-lo de que você é ateu ou torna-lo. É claro, que quando você é doutrinado desde de criança, é difícil de desfazer dessas crenças e o autor escreve até um capítulos falando sobre isso. Principalmente, ele deixa claro que não existem crianças cristãs, judias ou muçulmanas (, etc.), mas crianças de pais cristãos, judeus e muçulmanos (, etc.)

Seja como for, o livro esta repleto de fatos científicos e ele até arrisca a entrar na filosofia em alguns pontos, aliás, achei um pouco chato, mas que deu para continuar.

A cada momento da leitura, não tem como você deixar de concordar com que o autor fala e nos fatos científicos, só uma pessoa extremamente religiosa para se negar os fatos (apesar que a probabilidade de um religioso ler esse livro, é muito pequena).

Seja como for, o livro é excelente. Não nego, que terminei o livro mais convencida de que Deus não exista (sou agnóstica) e que a religião não faz muita diferença na minha vida.

Juliana.Cantuaria 12/05/2020

Um dos melhores livros da vida
Iniciei a leitura em 2017, porém não fui muito adiante na época. Acredito que ainda estava envolvida com a fé para poder apreciar a leitura. Hoje, mais madura, pude perceber o quanto esse livro me trouxe muito mais respostas do que uma vida inteira de religião.
É um livro libertador. Não há possibilidade de lê-lo sem questionar sua própria fé, ainda que seja religioso. Não tem como virar as costas aos argumentos irrefutáveis apresentados por Richard Dawkins. Fantástico!

Carlos Scorpion 12/03/2012

Um bom livro, acho que todos que se dizem religiosos deveriam ler.
O autor aborda o assunto muito bem... Eu penso como ele, se eu tivesse capacidade intelectual escreveria mais sobre o assunto. durante a leitura eu me identifiquei muito com suas ideias sobre religião.É como eu penso é como sou, desde os oito anos de idade que penso assim. Sou ateista convicto, sempre achei as religiões, qualquer uma delas um grande mal para humanidade, principalmente contra as mulheres, as maiores vítimas. Por isso não entendo, nunca vou entender serem justamente elas, as mulheres tão religiosas, pelo menos se disem ser. Assim como o autorf não quero nem é minha intenção convencer ninguér a ser ateu, apenas acho que dev eriam ler esse livro. Façam como eu , conheçam os dois lados, não sigam apenas os que seus pais lhe colocaram na cabeça, aprendam a contestar e questionar tudo... é como Penso é Como sou...

Carlos Alberto Scorpion

Kassius 17/05/2020

Essencial
Neste livro, Dawkins questiona de maneira racional todos os "argumentos" fundamentalistas das religiões tradicionais. Faz isso de um jeito bem humorado que incentiva a leitura, conduzindo estimulando o raciocínio lógico do leitor e, estimulando o mesmo a colocar em termos científicos tudo o que é apresentado, mesmo que de cunho religioso.

Ulisses 20/09/2020

Livro que nos ajuda a abrir os olhos e a enxergar a vida de uma outra maneira, nos faz ver a importância de vivermos na busca de conhecimentos e nos afastar das barreiras que nos impedem de viver uma vida plena sem amarras. Nos faz ver que poderiamos viver de uma forma melhor se todos realmente tivessem liberdade para seguir seu próprio caminho.
Gaby 21/09/2020minha estante
É uma livro muito arrastado ? Vi que vc demorou muito pra ler ,e tá na minha lista mas tenho problemas com livros devagar.