Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins




Resenhas - Deus, um Delírio


219 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lucas.Nascimento 23/06/2020

Crianças e suas discussões bobas
Me senti envergonhado com a dada leitura, o autor é tão infantil nos argumentos que não consigo lhe aferir outro título que não este.

Antes a tradução fosse mal feita, mas o livro é ruim mesmo. Vemos um "cientista" cismado com as próprias dúvidas tentando promover uma nova fé: o ateísmo cientificista.

Dentre os inumeráveis argumentos, sem concatenação de idéias e lógica, o autor demonstra total falta de conhecimentos básicos de qualquer religião que seja.

Há infindáveis tentativas de desmerecer o cristianismo. Há alegações e erros tão grotescos sobre a religião que uma criança minimamente alfabetizada na própria fé não faria ou cometeria.

Quem me apresenta um livro como esse na tentativa de desmerecer a tradição cristã, ou de qualquer outra religião por mais contraditória que seja, me é no mínimo desonesto, para não chamar de outras coisas.

O livro é maravilhosamente decepcionante para os ateus de plantão. Diria que é um livro de piadas ruins, de mal gosto e ruidosamente formuladas.
Rúbia 23/06/2020minha estante
hahahaha Eu jamais diria melhor! Resenha perfeita! Abandonei essa leitura justamente por perceber que os argumentos eram toscos e banais. Parabéns por ter terminado, excelente disciplina leitora e força de vontade! (:


Lucas.Nascimento 23/06/2020minha estante
Só terminei a leitura porque tive que resumir o livro inteiro -- matéria do Wilson Santana. ?


Rafiza 13/07/2020minha estante
nao precisa nem dizer a sua religião que consigo adivinhar kjkkkkkk


Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Se tivesse lido a Torá, Talmude, ou qualquer livro de tradição judaica, saberia que práticas de adivinhação são proibidas.

Não fundei religião alguma.


Rúbia 13/07/2020minha estante
Salamaleico! ?


Rafiza 13/07/2020minha estante
tudo que a religião proibe faço questão de questionar com gosto. inclusive os próprios livros fictícios como a torá e a bíblia.


Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Ué, porque faz questão de questionar "com gosto"? Religiosa enrustida você hein. Mais religiosa do que as "religiões" que busca questionar. Não passa de uma criança mesmo.


Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Não ao menos sabe a diferente entre a Torá e a bíblia. Como quer questionar o que não conhece?

Te dou uns minutinhos pra ir no Wikilike pesquisar.

Corre lá, veremos o quanto teu orgulho infantil aguenta.


Rafiza 13/07/2020minha estante
tu sabe ler como bicho? "torá E bíblia" nao "torá/biblía". tadinho o meu deus kjkkkk


Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Comentário cansado este o teu hein. Cadê os argumentos?

Melhor parar de ler auto ajuda e procurar um psicólogo.


Rafiza 13/07/2020minha estante
autoajuda, eu? kjkkkkkkkkkkkk se eu fosse tu excluia o que denuncia que nao sabes muito bem diferenciar "E" e / viu, é vergonhoso xuxu crente


Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Já foi pesquisar algo a respeito do que deseja questionar ou continuará aqui passando vergonha?


Rúbia 13/07/2020minha estante
Sei que o Dawkins vai achar desrespeitoso ignorarem a evolução pra falar de religião comentando o livro dele... Posso até adivinhar Hahahahaha


Rúbia 13/07/2020minha estante
Questionar... Não vi nenhuma pergunta...


Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Não é ?.


Thulio Linhares 14/08/2020minha estante
Desse ver uma ? esse livro. Ainda bem que não pretendo perder tempo com isso.
Ótima resenha.




Felipe 29/09/2009

O livro se resume em uma palavra: perfeito
Excelente. Não pode haver palavra melhor para definir este livro de Dawkins. O queniano desenvolve uma defesa radical da Ciência contra a escuridão da religião. A linguagem é ácida, direta, irônica e não dá fôlego ao leitor que se sente envolvido pelos argumentos do escritor.
São dez capítulos, cada um deles tem sua temática extensamente desenvolvida. No primeiro ele ataca o respeito exagerado que os argumentos religiosos têm. No segundo o ataque continua contra os agnósticos e o ato de rezar, ao descrever um experimento onde não foi detectada nenhuma diferença entre na recuperação de pacientes que recebiam e não recebiam orações em seu nome. No terceiro ele derruba, um a um, os argumentos usados para “provar a existência de Deus”, onde o ponto mais irônico é quando compara as pessoas que dizem ter recebido uma revelação direta de Deus com os loucos em um hospício que dizem serem personalidades históricas.
O melhor capítulo é o quarto, onde Dawkins faz o melhor falseamento da doutrina do design inteligente que eu já li, onde usa o argumento do 747 definitivo. No quinto ele sugere a origem da religião sob o ponto de vista darwiniano com sendo um subproduto da evolução. No sexto, mostra que não precisamos ser religiosos para sermos bons, e também mostra que nossa solidariedade tem uma explicação evolutiva que remonta aos tempos em que vivíamos apenas em grupos de indivíduos muito próximos. O sétimo capítulo é tão bom quanto o quarto, neste Dawkins mostra como o mito do Deus bom não vem do Antigo Testamento, no qual o Deus é vingativo, egoísta e mal.
No oitavo ele defende sua posição hostil contra a religião. No nono ele diz que vê como um abuso doutrinar uma criança em uma religião apenas porque os seus pais a seguem, e ainda sugere que pior que os recentes casos de pedofilia da Igreja Católica é o abuso mental que ela vem fazendo com crianças e todas as pessoas nos últimos séculos. No último ele desenvolve que o papel que a religião reivindica de consolar as pessoas pode ser mais bem desempenhado pela Ciência.
Sem dúvida é um dos livros mais esclarecedores que já li. Seus argumentos parecem tão bem construídos que nos envergonhamos de nunca termos pensado daquele modo. Recomendo fortemente a todos que queiram entender melhor o mundo social em que vivem. A única ressalva que posso fazer é que já concordava com as posições de Dawkins antes de ler “Deus – um delírio”. Não sei se a obra será tão bem aceita pelos que cultivam uma religião. Para estes eu até sugeriria que não lessem o livro para não terem dúvida sobre os pilares de sua crença.
@Agulha3al 16/01/2010minha estante
Uma das melhores resenhas escritas até agora...


Rodrigo Rezende 14/04/2011minha estante
Parabéns pela resenha!
Ainda não li o livro, mas depois desses esclarecimentos vou hoje mesmo na livraria mais próxima.
Abraços


re_lima 21/01/2012minha estante
Dawkins é um fundamentalista e seu ódio por Deus não o deixa raciocinar. Aliás, isso é uma contradição de termos: seria ele um "apologeta do ateísmo"?

Recomendo a leitura de "O Delírio de Dawkins", "O Deus de Dawkins" e "Por que a Ciência não consegue enterrar Deus". Por contra-argumentação.


Gininha 25/02/2012minha estante
Parabéns pela resenha. Séria, sem emocionalismos, sem bravata. O resumo de cada capítulo, feito com consisão e elegância, mostra que você leu, de fato, o livro.


Suyanne 26/07/2013minha estante
Nao entendo tanto ataque a algo no qual nao se acredita,qual necessidade de se sentir tanto odio por um ser q nao existe?quem nao acredita em algo nao pode sentir nada a respeito desse algo,é indiferente.O autor parece ser na verdade um intolerante.


Renata 28/07/2013minha estante
Resenha muito boa. Só aumentou minha vontade de ler!


drikostz 29/08/2013minha estante
Acho válido a crítica seja ela irônica, direta, sarcástica, que seja! Isso sim é democratizar as diferenças formas intelectuais de se expressar, é claro que é de total escolha do leitor se alimentar do que está escrito em suas publicações. Existem outros autores que abordam de forma "cute" o tema, mas gosto que seja direto, as pessoas tem dificuldades de lidar com um argumento "na lata". O problema não é o ódio pelo que não existe, mas o que não existe gerar um impacto social tão negativo desde épocas imemoriais.


Cesar 06/02/2014minha estante
Do ponto de vista filosófico, achei o livro muito fraco.Esperava que o Dawkins refutasse os argumentos do Lane Craig, mas ele apenas refutou efetivamente o argumento "da moral".Refutar Pascal e o já ultrapassado São Tomás de Aquino não é lá grande coisa.Nos demais pontos, como alguns males da religião, ele foi perfeito.


palíndromo 01/11/2016minha estante
Eu admiro o escritor como um etólogo mas neste livro ele realmente foi péssimo, disse coisas como:
"Se este livro funcionar de modo como pretendo, os leitores religiosos que o abrirem serão ateus quando o terminarem"¹
Não acho que ele acredite nisso, afinal ele mesmo adverte que "fiéis radicais são imunes a qualquer argumentação"²
Fala também sobre " a extrema improbabilidade de Deus" devemos refletir talvez então, sobre muitas coisas aparentemente improváveis - mas a improbabilidade não implica, nem nunca implicou, a não-existência.
"A questão, portanto, não é se Deus é provável, mas se é real"³

Ref:
¹: Livro Deus um delírio (página 29)
²: Idem.
³: Livro O Delírio de Dawkins (é uma contra-argumentação ao fundamentalismo ateísta de Richard Dawkins)


Irwing 14/11/2018minha estante
Richard Dawkins tem mérito pela coragem de tentar por um ponto final nessa discussão milenar, mas na verdade o que ele conseguiu foi apresentar muito mais do mesmo. Ele esquentou argumentos já conhecidos e superestimou a teoria da evolução. Teoria que tem uma certa lógica, mas que está longe de ter evidências e comprovações científicas palpáveis e inquestionáveis. Por outro lado, os teístas provavelmente também nunca conseguirão encontrar provas científicas para sua fé, apesar de terem também teorias científicas que lhe favorecem.

Na verdade todos nós cremos em Deus, ou não, por fé. A crença em Deus é um ato de fé. A não crença em Deus também é um ato de fé. Senão vejamos: a NÃO CRENÇA em Deus não significa não crer em nada, é antes uma CRENÇA num mundo sem divindades. O que, apesar do otimismo das argumentações de Dawkins em sua obra, ainda não se vislumbra na contemporaneidade comprovações científicas para tal posicionamento. Logo, certezas sem ciência, ainda que seja com uma capa de cientificidade, não passam de dogmas da cabeça do autor.

Deste modo, o cerne da questão entre ateus e teístas não está nas evidências que ambos possuem e sim nas suas próprias experiências, preferências pessoais e, principalmente, percepções/visões de mundo.

Em resumo, sejam ateus ou teístas, você encontrará os sermões de ambos os lados, tentando converter fiéis, seja para crença num mundo com ou sem a presença de Deus. O que preocupa no proselitismo "Dawkinista" é a forte alegação em ter a religião como um problema que deve ser eliminado do mundo ou combatido. Quando é a intolerância contra as crenças ou posicionamentos diversos dos nossos que deve sim ser combatida, tenha ela partido de religioso teísta ou de um "religioso" ateísta, travestida de cientificidade ou não. Neste ponto, acredito que o autor novamente se engana, ao tentar evitar o radicalismo (intolerante) religioso atacando a religião, quando o real inimigo é a intolerância em si, venha ela de onde vier. Com este seu posicionamento quanto ao fim da religião, ao invés de ajudar a diminuir a intolerância mundial, acredito que ajudará mais a somar novos adeptos a ela. Ou será que a única intolerância que devemos tolerar é a nossa?

Dawkins novamente erra em trazer discussões metafísicas para o campo das ciências naturais. Ele concientemente parece ter deixado essas questões filosóficas de lado, pois não acredito que notório autor tenha se deixado cegar pelos impulsos, paixões e aversões pessoais pela cosmovisão teísta e naturalista que sustenta.

Tirando estes fatos, é muito bom você investigar as refutações ao pensamento deste autor, para que o ateu convicto não cometa seus mesmos erros e evite se lançar desavisadamente, supervalorizando seus conhecimentos, numa discussão/debate pacífico com um teísta bem instruído. Um bom argumento é bom até encontrar outro melhor. Lembre-se que geralmente nos apaixonamos por um posicionamento e depois buscamos fundamentar ele. Assim, as raízes do que cremos nem sempre estão alicerçadas em base científica e filosófica sólidas ou nem sempre fazemos uma ciência tão imparcial quanto deveríamos. Esteja sempre aberto a novos pontos de vista e retenha o que for bom, para não defender convicções flagrantemente equivocadas por puro partidarismo.

Fique na paz!


vicki4you 21/02/2021minha estante
Hola ,
¿como estas? Mi nombre es Vicki, vi su perfil hoy y me interesé en usted, quiero que envíe un correo electrónico a mi dirección de correo electrónico privada (vdickson200@gmail.com) porque tengo un problema importante que quiero compartir con usted


Vitor.Rossatti 03/03/2022minha estante
Cesar, "ultrapassado" Santo Tomás de Aquino? O sujeito que escreve isso deve ser de uma intelectualidade sem igual, ou não.




Ismaelpotter 01/03/2010

ATENÇÃO
Colocar as religiões como casos para a guerra até que vai. Mas esse ateu se foca mesmo é combater a fé, os deuses e Deus.

Palhaçada pura. O cara diz não existir um Deus, mas defende a idéia de um ser ou força que guiou a forma de vida(design inteligente).... PQP, se esse ser não é um deus é o que então? É claro que ele acredita em um deus. Mas está claro que não é o Deus verdadeiro, pai de Jesus.
Que deus será, ein??

Assistam a série reveladora "A Chegada". Nela tem uma entrevista com esse autor e suas idéias. Vejam como ele se contradiz e o qual é sua real intenção (que entre elas, não é dizer que não existem nenhum tipo de deus):
http://www.youtube.com/user/SpiritTvOnline#g/c/49812DF9B68E49CE

PRESTEM ATENÇÃO E ABRAM OS OLHOS!
Shaftiel 01/05/2010minha estante
Vc tem certeza de q leu o livro? Francamente, falar que Dawkins defende o design inteligente? Apareceu aqui só para protestar sem saber do que está falando.


Fernando 07/05/2010minha estante
Acho que você definitivamente não leu o livro. Não há nenhuma defesa de algum ?ser ou força que guiou a forma de vida? nesse livro. Muito menos alguma defesa do ?design inteligente?.


Lobbyboy 18/08/2010minha estante
Eu ja assisti esse "A Chegada". É somente um escándalo religioso beeeeem sensacionalista...


Márcio Lima 12/09/2010minha estante
Peralá, onde foi que Dawkins defende um "design inteligente" na sua obra? Tem certeza que você leu esse livro?

Duvido!


Lumini0 13/10/2010minha estante
Não alimentem o troll.


Ismaelpotter 14/10/2010minha estante
Aff, vai lá cambada. Cheguem o pau em Deus e defendam quem fala mal dele. Não é o que eu realmente desejo, mas também não me importo de quando se arrependerem seja tarde d+...


@Agulha3al 07/04/2011minha estante
Você tem certeza que leu o livro? entende interpretação de texto? não me lembro de momento algum ele fala que acredita em deus...


Renato 19/01/2012minha estante
Ah, esses fanáticos religiosos...


Ismaelpotter 19/01/2012minha estante
Putz, fanático nada. Sou muito pouco religioso, deveria ser bem mais. Só acredito em Deus e tento seguir os ensinamentos de cristo.


Matheus 16/03/2012minha estante
pq cristo estaria certo e não Alá, ou Zeus ?


Diego Lops 02/07/2015minha estante
Essa foi uma ótima ilustração do fanatismo descerebrado que Dawkins cita no livro.




Rosangela Max 24/01/2021

Esta leitura não é para os sensíveis.
Achei muito interessante a maneira que o autor coloca suas convicções.
Para entender algumas partes do livro, ter conhecimento ou lido a Bíblia pode ajudar muito.
Aqui o autor chega ser escrachado na maneira que se refere a Deus, então recomendo ler com o coração e mente abertos.
Para enfatizar sua opinião sobre a religião, o autor utiliza-se de estudos científicos, o que torna a leitura arrastada as vezes.
Jaconaazar 24/01/2021minha estante
Ai meu Deus eu li esse livro, realmente passei mal da cabeça e do estômago.


Rosangela Max 24/01/2021minha estante
Complicado. Mas é sempre bom ler sobre outras formas de pensar. ?


Dessano 12/11/2021minha estante
O ceticismo e a racionalização quiçá nos acerta desprevenidos na boca do estômago


Rosangela Max 12/11/2021minha estante
Verdade! Faz um tempo que li este livro e, desde então, reconheci a importância das leituras que nos faça sair da zona de conforto.


12/11/2021minha estante
Estou com esse aqui, não vejo a hora de começar. Também recomendo Gene Egoísta, caso você ainda não tenha lido


Rosangela Max 13/11/2021minha estante
O Gene Egoísta está na minha lista há tempos, mas uma hora vai! ??


Alan kleber 13/11/2021minha estante
Leia Qualquer Coisa Serve, do Theodore Dalrymple. Esse tira da zona de conforto e é dificil voltar depois. Dalrymple faz uma critica a esse livro do Dawkins que é afiadissima.


Rosangela Max 13/11/2021minha estante
Eu tenho esse livro ?Qualquer Coisa Serve? e já vou colocar no topo da minha lista. Obrigada pela dica. ??


Felipe Rabelo 13/11/2021minha estante
Como conseguiste ler todo? ?


Rosangela Max 13/11/2021minha estante
Fui movida pela curiosidade para ver até onde o autor ia. Rs




A Leitora Compulsiva 05/11/2023

Seres humanos e seu constante delírio de um "criador"
AVALIAÇÃO: ?????

Decididamente, a leitura desse livro veio a partir do feed de leitura da Carla Flores. Simplesmente vi um trecho que ela tinha publicado e me chamou a atenção, então começamos a discutir nos comentários da publicação dela sobre como a religião afeta de forma negativa nosso mundo atual.

Obrigada Carla; estou feliz em estar seguindo você e vendo suas leituras ? que são excepcionais.

Sigam ela aqui no Skoob, caso se interessarem:
https://www.skoob.com.br/share/user/Carla.Floores

Agradeço, em segundo lugar e da mesma forma, a minha amiga Joan lá do Grupo de Leitores; elas simplesmente topou ler o livro comigo, terminou até mesmo antes e compartilhou ótimos debates comigo no grupo.

Obrigada pela sua presença reconfortante durante a leitura, amiga; espero podermos ler mais coisas juntas!

Visitem o perfil dela também, se quiserem:
https://www.skoob.com.br/share/user/Gabi6

Mas voltando a 'Deus, Um Delírio', posso dizer que o livro propõe um debate interessante sobre a existência ou não de Deus e as consequências disso. O que não faltam são livros que debatem o tema: desde religiosos defendendo a existência e cientistas questionando tudo com pesquisas.

Mas você não vai achar um livro tão bem-humorado ? e seriamente acadêmico ? para falar do tema como o livro do Richard Dawkins.

O DIFERENCIAL DO LIVRO

Logo que iniciei a leitura, senti que estava no lugar certo. O Richard me fez sentir em casa ao propor o debate como se estivéssemos na sala de estar da casa dele, tomando um café. Por mais que ele use uma linguagem científica complexa e teorias matemáticas, ele facilita essa linguagem para que leigos entendam o que ele está dizendo.

E ele já abre o livro dizendo como a religião odeia ser discutida. Você pode falar mal de uma série, de livro que não gostou, ou um filme péssimo. Mas de Deus? Jamais. Deus não pode ser questionado porque se você fizer isso, as religiões classificam como ataque e falta de respeito. Richard, então, abre a discussão questionando esse respeito exagerado:

"Estamos acostumados a não questionar ideias religiosas, mas é muito interessante como Richard causa furor quando o faz! Todo mundo fica absolutamente louco, porque não se pode falar dessas coisas."

"A religião tem determinadas ideias em seu cerne que denominamos sagradas, santas, algo assim. O que isso significa é: "Essa é uma ideia ou uma noção sobre a qual você não pode falar mal; simplesmente não pode. Por que não? Porque não, e pronto!"."

Assim como Richard, acredito que isso é a mais pura idiotice. Absolutamente tudo deve ser discutido ? essa é a missão da ciência. Pedir para um cientista NÃO falar sobre determinado assunto me parece mais uma pontada de insegurança ? como se religiosos tivessem medo dos cientistas conseguirem provar que Deus não existe.

[Ao meu ver, se você conseguiu acreditar MESMO que uma mulher completamente virgem engravidou sem ter tido relações sexuais, consegue acreditar igualmente nas palavras de um cientista tentando te alertar que isso talvez possa não ser verdade. A diferença é que o cientista tem como te provar que mulheres não engravidam sem relação; já a bíblia, não tem qualquer evidência para provar o contrário.]

Após iniciar com essa discussão muito necessária, Richard passa a questionar o extremismo das religiões e suas guerras.

Se Deus(es) existe(m) ? e não estamos falando apenas do cristianismo aqui, vamos incluir mitologia grega e islã também ? o que mais os contradiz é o próprio povo que os segue. Cristãos que atacam diretamente pessoas homossexuais e induzem constantemente um sentimento de culpa em seus seguidores; padres que estupraram crianças devido ao pacto celibatário forçado, que a religião os obriga a seguir; muçulmanos que decepam pessoas que NÃO acreditam em Maomé; e muitos países do Oriente Médio que levantam nossa sobrancelha quando observamos sua fúria diária nos jornais ? bombas explodindo cidades, armamentos, ferimento dos direitos humanos das mulheres e crianças.

?Decapitem aqueles que insultam o islã". Felizmente, nossos líderes políticos estavam a postos para nos lembrar que o islã é uma religião de paz e compaixão.?

Richard ironiza toda a questão, trazendo à luz que: se essas religiões não existissem, teríamos um mundo globalmente livre de tantos preconceitos e guerras religiosas. Poderíamos continuar tendo guerras, é claro ? ganância é motivo suficiente para um país explodir outro. Mas guerras de cunho religioso? Cruzadas? Santa Inquisição? Definitivamente não teríamos.

Richard nos deixa claro que o principal objetivo ao ter elaborado esse livro, foi transformar pessoas religiosas em pessoas ateias. Presunçoso, talvez. Mas não é muito mais presunçoso o doutrinamento e lavagem cerebral feitos diariamente a crianças para seguirem a religião dos pais, mesmo sem ter idade suficiente para entender o que sequer é uma religião?

A igreja não consegue ser mais presunçosa ao arrancar dinheiro dos fiéis aos montes, sob o pretexto de ser mandamento bíblico?

Ao considerar Richard agressivo em sua defesa do ateísmo, considerem que duas torres gêmeas foram destruídas em 11 de setembro com pessoas dentro ? por motivos puramente religiosos. O Talibã faz mulheres serem proibidas de frequentar a escola/universidade ou sair de casa sem um homem ao lado; muçulmanos decepam pessoas por não acreditarem na religião deles; e animais são cruelmente sacrificados em rituais religiosos que não fazem o menor sentido, baseados em um livro antigo que estimula a fazê-lo em nome de Deus.

Felizmente, o Richard não precisou matar, decepar ou torturar alguém para defender o ateísmo ou construir esse livro; já a religião, sim.

E só para finalizar essa resenha, deixo as últimas palavras do Richard que também encerram o próprio livro:

?Genuinamente não sei a resposta, mas fico muito feliz de estar vivo numa época em que a humanidade tenta superar os limites do entendimento. Melhor ainda, talvez acabemos descobrindo que os limites não existem.?
Emerson Meira 05/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa Larah! ???????
Tão bom sentir um respiro de alguém que pensa semelhante a gente ? Esse está na minha lista faz tempo, pretendo ler um dia e com certeza, vou lembrar de sua resenha ?


Vania.Cristina 05/11/2023minha estante
Já sigo a Carla e também fiquei conhecendo esse livro por orientação dela. Ainda não o li, mas achei interessante, quem sabe um dia chego nele. Tenho uma formação católica e talvez por isso eu tenha um certo carinho pela religião, afinal ela me liga a meus pais e avós. No entanto, não sigo nem o catolicismo nem nenhuma outra religião. Respeito todas, mas não confio em nenhuma. Por outro lado, acredito no espírito e em Deus, na sua energia, na forma como ele nos conecta uns aos outros e ao mundo. Mas isso é muito pessoal e não vejo também nenhum problema em quem não crê. Percebo que muito mal é feito em nome de Deus, diariamente.


Vania.Cristina 05/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha.


Thayná Krueger 05/11/2023minha estante
Eu já tinha esse livro, mas depois que li os trechos que você destacava eu corri para iniciar essa leitura. Eu acho bacana que a gente vai influenciando, nem que seja apenas uma pessoa a pensar que a religião do jeito que é praticada está trazendo muitos malefícios para as pessoas. Para mim foi horrível crescer em um lar evangélico.


A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Obrigada Emerson!

Vale ressaltar que eu me senti um pouco hesitante em publicar essa resenha porque temia algum tipo de retaliação do modo mais cuspido possível KKKKKKKKKKKK.

Felizmente, foi tudo tranquilo; e pode ler tranquilamente, Eme, você vai amar! ?


A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Thayná, eu que o diga, mulher.

Tambem cresci em lar evangélico ? protestante.

E lá era espetacularmente tradicional, o que quer dizer:

? Não usar calça;
? Não pintar unha:
? Não usar maquiagem;
? Não fazer amizade com pessoas fora da igreja;
? Não ler livros, nem ouvir músicas ou outros materiais que não fossem a bíblia ou falassem de Deus;
? Abolição completa da TV;

É incrível o quanto a religião é capaz de manipular uma pessoa mentalmente; eu acreditava em tudo isso.

A lavagem cerebral que esses homens fazem na cabeça de uma criança e adolescentes, é imperdoável. Só posso agradecer que à medida que fui crescendo, eu tinha perdido a fé devido a acontecimentos que vi diariamente ali dentro. Fui desacreditando. Duvidando. Passei a escutar SIM, músicas seculares, livros que não falavam de Deus e descobri como eu fui privada minha vida inteira de conhecer pessoas ótimas fora da igreja.

Só quando saí daquele lugar foi que finalmente me senti livre. Um peso foi retirado de mim ? um que, talvez eu não percebesse se tivesse continuado lá.

Hoje, Deus não existe pra mim. Mas existe o Universo, e nele sim acredito. Existe bondade, e nela acredito. Existe amor, e nele acredito.

E nada disso me machuca mais.


A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Vânia, muito obrigada, de coração ?.

Assim como você, eu tenho uma filosofia baseada no budismo que ele citou de forma breve, e não deixei de ter após finalizar o livro ? na verdade, o Richard só me abriu os olhos ao pontuar como uma mente adoecida pela religião pode trazer dano real ao mundo e como nós devemos ser cuidadosos com isso.

Acreditar em Deus é uma escolha pessoal e está tudo bem acreditar nele, da mesma forma como algumas pessoas acreditam em signo, por exemplo. O ponto é: não fazendo mal a outras pessoas, tá ótimo ? e isso serve para religiosos e não religiosos.


Emerson Meira 06/11/2023minha estante
Lerei. E fiquei com o coração feliz e quentinho em ouvir sua história nos comentários ? Passei algo semelhante, nunca é fácil. Desejo muito Amor pra sua vida longe de tudo isso. Amor, a gente pode confiar e espalhar, que nunca é demais ?


A Leitora Compulsiva 06/11/2023minha estante
Exatamente Eme... As pessoas normalmente acreditam que quando nós falamos algo negativo sobre a religião, é como se estivéssemos atacando ela. O que não é verdade.

O que atacamos é os atos de lavagem cerebral que esse povo faz.

E realmente: muito amooooor, que amor sim a gente pode compartilhar adoidado KKKKKKKKKKKK




Edu 09/10/2009

Desnecessário
Para quem é ateu, desnecessário o livro. Para quem não é, também.
O ateu convicto não tem porque atacar qualquer credo ou religião, é indiferente a isso. O religioso fundamentalista ataca e sempre atacará quem não tem sua crença. Sempre foi assim e sempre será.
L. Polon 21/10/2009minha estante
Não que Dawkins ja não tenha respondido ao seu tipo de comentário e até onde eu lembro está explicado o intuito do na contra-capa do livro.

O livro enriquece muito a cultura geral de qualquer pessoa e de qualquer credo.

Diferente de você, acho perfeitamente válido um livro que explique com clareza e coerência a proposição do ateísmo.



Terminando, por que credo ou religião ocupa um lugar especial entre todas as outras idéias? Por que não pode ser criticada? Qual o problema de ler o livro apenas como uma outra opinião?



um abraço


monicacapadilha 20/04/2010minha estante
Sou atéia e discordo que o Ateu tenha que ficar indiferente e não se posicionar contra as religiões... Temos sim que nos posicionar e ser contra aquilo que não acreditamos. Ser ateu não é ser comodista...


Denise 03/06/2010minha estante
Religiosos e ateus, qualquer pessoa fundamentalista ataca as outras. Isso sim é motivo pra guerra. Muito melhor e mais fácil respeitar as decisões alheias, não é mesmo?!


Luhhh ^___^ 15/12/2011minha estante
Parece que aqueles que acreditam em um Deus ou tem uma religião, no meu caso, não podem ler esse livro, porque se não estarão traindo a sua fé ... ???
Na boa, nada haver, independendo da opinião das pessoas sobre X assunto, sempre é válido ler algo contra, para poder contra argumentar. E uma discussão sensata sempre é bem vinda!
Por que não discutir religião? Pode ofender a pessoa? aí já depende da discussão, sair generalizando ao falar que todo pastor é ladrão, é errado, todavia, alguns são...São essas verdades que Dawkins fala e incomoda algumas pessoas, porém ele não sai falando sem argumentos ou generalizando, por isso q estou gostando do livro =)


Luiz Vieira 25/03/2012minha estante
Discordo que seja desnecessário.
Afinal para se ter uma opinião concreta sobre um assunto, é bom, alias é ótimo, conhecer o máximo possível de opniões contrárias, senão pode acabar acontecendo a incômoda alienação.

E esse livro parece ser um dos melhores sobre opiniões atéias.


Antonio Junior 03/10/2013minha estante
Discordo que seja desnecessário.


Duvessa Velda 18/06/2015minha estante
Sou ateia e assino em baixo do lúcido comentário da Denise, por isso o reescrevo aqui: "Religiosos e ateus, qualquer pessoa fundamentalista ataca as outras. Isso sim é motivo pra guerra. Muito melhor e mais fácil respeitar as decisões alheias, não é mesmo?!"


Cain 31/03/2016minha estante
Dawkins não ataca uma religião mas sim o véu da ignorância que todas elas trazem. Esse livro é muito importante principalmente para estudiosos na área da biologia e da teologia.




Américo 14/07/2016

Se o livro parece ser esclarecedor sobre diversos pontos de vista, eu não o recomendaria como primeira leitura para um ateu ou cético. Embora o livro aborde diversos pontos acerca da religião (e da ausência dela), boa parte do livro acaba se tornando bem repetitiva e monótona. Confesso que esse livro foi bem menos empolgante do que eu esperava.
Mônica 19/03/2017minha estante
undefined


Américo 24/03/2017minha estante
Mônica ???


Mônica 24/03/2017minha estante
Oi! Agora q eu vi q fiz um comentário nada com nada.. estava lendo as avaliações deste livro pois penso em adquirir.


Américo 24/03/2017minha estante
Ah, entendi. É um bom livro, mas confesso que eu esperava bem mais. Me recomendaram outros melhores do Dawkins, como O Relojoeiro Cego.


Mônica 24/03/2017minha estante
Vou pesquisar esse. Obrigada


Américo 24/03/2017minha estante
Por nada :)




Carla.Floores 06/09/2023

O perigo da religião
A obsessão que vem com a fé religiosa.
Como a fé é implícita na sociedade.
Como o ser humano sente uma extrema necessidade, uma necessidade básica de crer em alguma coisa que ele não pode provar.
Como essa fé é cega a ponto de mesmo com evidências do contrário escolher crer, e crê apenas naquilo que quer acreditar.
Enquanto existir pessoas vai existir religião não há como fugir.
Um ateu não tenta pregar o ateísmo aos religiosos mas os religiosos sempre tentarão pregar suas crenças ao ateu. Ser ateu parece uma ofensa à sociedade.
As pessoas precisam da religião para suprir suas carências e perdas, precisam ser consoladas.
O teor sarcástico desse livro é uma coisa deleitosa.
Como a nossa educação e sociedade nos coage a crer que deus existe, que precisamos de religião. Cita diversas guerras e opressões em nome da religião.
Como o mundo seria sem as cruzadas, sem a inquisição, sem o nazismo?
Para aqueles que acreditam que para ser bom é preciso crer em deus.
O livro é para aqueles que se sentem presos numa religião por doutrinação infantil ou para aqueles que são religiosos e querem entender como é não ser, talvez estejam na corda bamba.
A doutrinação infantil: crianças são novas demais para ter noção do que é religião ou para tomar uma decisão de qual religião seguir. Seria como dizer que uma criança de 4 anos é Marxista. Ela não sabe o que é isso, ela não conhece todas as opções e todos os porquês. E é obrigação da sociedade defendê-las dessa doutrinação. (Como, eu não sei????)
É também para aqueles que estão numa religião, cresceram numa religião e acham errado, não acreditam nela e querem trocar porque acredita em outra, mas se sentem presos por causa dos pais, por causa da sociedade, por causa de algum castigo divino.
Ser ateu é uma independência de pensamento, uma liberdade de ser e acreditar ou não.
As mudanças na tradução da bíblia bem como sua interpretação.
Deus não escreveu a bíblia e nem Jesus ou Maomé. Foi alguém em "nome de deus"
Assim como os atentados suicidas com promessa de 72 virgens.

O livro compõe relatos pessoais, da mídia e do próprio círculo de Richard com exemplos da insanidade teológica.
Um livro escrito por um cientista não poderia ser menos que rico em referências de todo tipo.
Os argumentos para a existência de Deus são hilarios.
Não é um livro que fala só sobre Deus, mas sobre inúmeros assuntos; superficialmente, é claro, mas ainda assim torna a leitura rica. Com referências de outros livros sobre ateísmo e sobre o perigo da religião. Fala sobre preconceitos com base religiosa.
Recomendo fortemente o documentário de mesmo nome que tem disponível no YT, vou deixar o link na aba Vídeos deste livro.
Brujo 06/09/2023minha estante
"Ateus não doutrinam religiosos, mas religiosos vivem tentando doutrinar ateus"... Eu sei muito bem o que é isso ... ?


Carla.Floores 07/09/2023minha estante
É ridículo né, Sidney!? E a cara de nojo e espanto que fazem quando admitimos ser ateus?! E o pior, muitos nem sabem o que é isso. Daí a perigosa fé cega. Acho que assim como o movimento LGBTQIA+ tem tomado força nos últimos anos, apesar da represália ainda persistente, o movimento ateísta também de tornará mais firme e claro.


Brujo 07/09/2023minha estante
O julgamento é o melhor mesmo, por isso eu nunca entro em assuntos envolvendo religião hoje em dia, não tenho mais paciência pra explicar o meu ponto de vista ...


Carla.Floores 07/09/2023minha estante
É foda, ninguém tem que explicar nada. Tu já viu alguém explicar porque não gosta de jiló? Porque é gay? Porque gosta de Santos ou do Flamengo? Porque gosta de roupas pretas? Tem certas coisas que não tem que explicar nem discutir. Alguns já aprenderam isso, faltam muitos ainda. Minha família é toda católica. Depois de muito discutir com minha mãe, deixei claro pra ela que ela tem o direito de crer no que quiser e eu tbm. Eu disse que pode me abençoar se quiser, pode dizer "com Deus" mas não espere resposta. Cara, ela não fala mais nada. Vivemos em paz agora. O tipo cabeça dura e fanático é mais perigoso e chato. Se a gente não tiver paciência pra explicar talvez as coisas nunca mudem.


Brujo 07/09/2023minha estante
É um bom ponto de vista, Carla ... falar com pessoas próximas é uma coisa, acho válido sim, inclusive fiz isso, assim como você. Quando disse que não tenho mais paciência eu me refiri a pessoas não tão próximas, como colegas de trabalho, por exemplo. Nestes casos eu não acho que valha o esforço de explicar o porquê de não acreditar na entidade invisível que criou o mundo em sete dias que a pessoa acredita ... Esse olhar de julgamento que acompanha esse tipo de discussão é o que mais me irrita, como se acreditar em seres fantásticos seja algo coerente e te transforme automaticamente em uma pessoa melhor... Enfim... Pra evitar stress, eu simplesmente me esquivo de discussões assim e ponto.




Emerson 07/03/2013

Que decepção
Primeiro, esse livro é escrito por um biólogo. Por que começo a resenha falando sobre isso? Pois ele não sabe prender o interesse no leitor.

Segundo. Esse livro é feito para agnósticos apenas. Quem é religioso vai tacar ele na fogueira em nome de jesus e quem é ateu vai achar redundante as explicações. Portanto se você é um agnóstico em cima do muro e não sabe o que quer da vida, pode achar esse livro melhor que eu.

Complementando, o livro é enfadonho e parado na mesma fórmula de inserir citações de pessoas que realmente entendem dessa área.

A estrutura do livro é assim, Ex:

"Religião é assim assim assado, não há provas pra deus existir, segundo Einstein diz

Einsten: segundo a lei da relatividade, deus não existe, prefiro aproveitar a vida jogando botcha e blah blah blah

Então podemos concluir que Einsten está no nosso time e não no time perdedor.

Portanto Einsteen era um deísta não criacionista, nintendista e que andava na pista. (...) "

E o livro segue essa fórmula toda maldita página. Como pode ser um Best Seller isso?

Não é feito para leigos e nem para os próprios ateístas.
Thiago A. 24/05/2013minha estante
concordo...


Filipe 27/09/2013minha estante
Referente a sua colocação de que os agnósticos são os que "ficam em cima do muro", tenho que lhe dizer que sou agnóstico pelo simples fato de que da mesma forma que eu não posso provar que Deus existe também não posso provar que ele não existe.
E para fundamentar o meu agnosticismo uso Aristóteles: "O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete."
Abraços!


Emerson 27/09/2013minha estante
Felipe, só quis dizer "em cima do muro" é que não tem opinião forma sobre religião e geralmente acredita em deus pra não ficar mal visto pela sociedade, eu até entendo isso. Sobre essa frase não sei se foi indireta mas é totalmente sem sentido nesse contexto, ignorante afirma? Quer dizer que você acha que alguém não pode afirmar suas convicções? Quer dizer que se eu chegar e falar "Olha PT é um câncer nesse país" serei um ignorante? Sábio duvida, então eu seria automaticamente sábio por duvidar da existência de deus? Por favor cara, a maioria dessas frases prontas de internet não servem pra nada e apenas contradiz o que a pessoa quer passar. ;)


Diego Lops 02/07/2015minha estante
O sujeito nem se prestou a ler o livro e se considera informado o suficiente para escrever uma resenha?


Déia 07/01/2018minha estante
Só acho q foi equivocado em dizer que o fato dele ser biólogo o leva a escrever mal e não saber prender o leitor. Existem muitos biólogos que escrevem de maneira magistral e fluida. Acho q o problema é que ele é chato mesmo.




Jack Ventrue 07/01/2009

Fraco
Quis ler pois compartilho com o título. O autor usou e abusou de explicações científicas e acabou meio que se perdendo entre elas. Esperava bem mais.
mauriciocz 07/01/2009minha estante
Como divulgador científico, Dawkins é brilhante (vide O Relojoeiro Cego e O gene Egoísta). Mas na ânsia de atacar a religião, acredito que deixou-se levar pela emoção e fez um trabalho menos profundo e menos eficaz. Fomentou a polêmica, com certeza, mas deu menos argumentos do que se esperaria de tal "autoridade".

Num dos pontos mais alardeados na contracapa, a "demonstração" de que é possível ser ateu e levar uma vida "moralmente positiva", ele falha miseravelmente. Uma pena.

Ele acabou por dar bastante munição aos seus críticos (vide O Delírio de Dawkins).


Shaftiel 20/01/2009minha estante
Nossa... As explicações científicas são extremamente fáceis de se entender e muito bem argumentadas. Discordo plenamente.


Diego Lops 02/07/2015minha estante
@mauriciocz Onde que, na "demonstração de que é possível ser ateu e levar uma vida "moralmente positiva", ele falha miseravelmente? Esse é um dos melhores capítulos do livro.
E quanto a dar "munição aos críticos", grande parte desses não se valem exatamente de argumentação racional.


Irwing 12/11/2018minha estante
Diego Lopez: cuidado com a afirmação de que os críticos não utilizam argumento racional. Nós não devemos pensar assim antes de ler o que tem de oposição ao pensamento de um autor. Meu desejo de que um ponto de vista seja verdade não pode me cegar para outras argumentações mais consistentes. Não pense que cientistas teístas não são racionais ou você será facilmente rebatido em seus argumentos. Esse pessoal da corrente teísta tem uma argumentação bem consistente e em diversos pontos essas argumentações são bem difíceis de serem quebradas algum dia.
O argumento da MORAL, levantado nos comentários anteriores, saiba que é um dos principais calcanhares de aquiles do ateísmo. Nesse sentido que uma resposta simplista como a apresentada por Dawkins deixa bastante vulnerável a argumentação ateísta. Uma falácia parece um argumento válido até você descobrir todo o desdobramento lógico da argumentação. Falar numa moral prática não resolve o problema da moral objetiva. Continue nos estudos. E vamos tentar defender argumentos sem paixões, o que é impossível, mas devemos tentar chegar próximo disso.




Amanita 04/06/2010

...
O livro traz reflexões interessantes, entretanto é uma crítica agressiva ao extremismo religioso feita por um ateu extremista tanto quanto.
Conde Bononi 03/08/2010minha estante
"Ateu extremista tanto quanto"? Perdão, mas releia o tópico sobre agnosticiscmo. Talvez seja melhor reler o livro.


Daniel Felipe 08/08/2010minha estante
Concordo com ela.
Acho o livro ótimo, mas o Dawkins é tão fiel na sua falta da fé, que chega a ser tão extremista quando o aquele crente mais crente do mundo.


Diego Lops 02/07/2015minha estante
Daniel e Amanita certamente não leram o livro, caso contrário não teriam dito isso.


AlexAff 26/04/2019minha estante
A diferença é que extremismo religioso mata.




ÃLINHO 06/06/2011

Livro que li, devagar e com atenção, pois se trata de uma mudança grande no meu conceito de religião. Sempre pensei ser agnóstico, mas confesso que estou muito propenso na idéia do ateísmo. Esta semana, precisei ir a uma igreja católica assistir missa de sétimo dia de um amigo de infância, com o desejo de cumprimentar a familia. Fiquei horrorizado com o ritual da missa, o padre e os fieis.É simplesmente tudo ridículo. Vejo hoje que a religião ilude as pessoas e leva paises a um processo de letargia de desenvolvimento. Precisamos mudar os conceitos, antes que a humanidade se envolva em novas guerras religiosas, agora com o advento das bombas atômicas se destrua totalmente.
filipefreeman 24/11/2010minha estante
Curioso, quando eu li o livro me senti exatamente assim...rs. Quem se julga agnóstico (como eu) está realmente em uma posição socialmente confortável como Dawkins critica (realmente me surpreendi com a visão dele, mas foi bom para eu refletir e passar a considerar o ateísmo com um olhar mais estruturado). Concordo com todo o resto, minha namorada é católica praticante e, por vezes, eu a acompanhei na igreja e é difícil de acreditar como as pessoas se submetem a rituais deste tipo...Abs!


Alice 05/02/2011minha estante
É isso mesmo...


Bonfatti 11/08/2011minha estante
Na verdade, se pode ser agnóstico e ateu ao mesmo tempo, uma coisa não exclui a outra.

"Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo, ou ainda, que se trata de uma pessoa sem posicionamento sobre crenças. Isso é estritamente incorreto, teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

Alguém que admita ser impossível ter o conhecimento objetivo sobre a questão ? portanto agnóstico ? pode com base nisso não ver motivos para crer em qualquer deus (ateísmo fraco), ou pode, apesar disso, ainda crer em algum deus por fé (fideísmo). Nesse caso pode ser ainda um teísta, caso acredite em conceitos sobrenaturais como propostos por alguma religião ou revelação, ou um deísta, caso acredite na existência de algo consideravelmente mais vago." extraído do link http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo




Giovani Guizzo 24/07/2014

Excelente
Simplesmente magnífico. Dawkins rasga a burca da nossa visão sobre o mundo. Se você gosta de ciência e é ateu, ou se simplesmente gosta de ciência, leia esse livro. Esse é um dos quatro livros que todos os ateus deveriam ler.
Humberto Ricardo 16/09/2014minha estante
Quais são os outros três?


Giovani Guizzo 16/09/2014minha estante
deus não é Grande - Christopher Hitchens
Quebrando o encanto - Daniel Denett
Carta a uma nação cristã - Sam Harris


Ronald 08/02/2015minha estante
"O Anticristo" de Nietzsche e "Por que não sou cristão" de Bertrand Russell são muito bons também.




JOhAnO 31/12/2015

Não morda essa Isca
O Sr. Dawkins é muito aguerrido. Tem a fé de um cruzado e a certeza obstinada de um Paulo de Tarso. Mas é só isso que ele tem. O resto é azedume, desprezo irracional por tudo que é não cartesiano (leiam pf o Ponto de Mutação)e um ego tão educado que se acha muito humilde por duvidar de tudo, inclusive de Deus! É realmente um "cientificista", mas nunca um cientista. Isola em seu microscópio míope apenas o que vai servir à sua pequena visão materialista e vai tentando ao longo dos seus livros construir um conto de fadas feito de átomos e... NADA. E há muita gente por aí (principalmente os mais jovens), que avessa às religiões de massa (e com razão), mordem essa isca fácil do chamado "ateísmo", que como os argumentos deste senhor, são vazios e infantis.
Diogo Souza 19/06/2019minha estante
Muitas palavras, zero argumentos/evidências que comprovem a existência de Deus...


JOhAnO 06/07/2019minha estante
Acorda, meu filho! "A mente é a grande assassina do Real"! Por isso ela nunca vai provar nada, muito menos a "existência" de "Deus". Que pastel.


Diogo Souza 08/07/2019minha estante
Olha, que stressadinha...




Brown 01/02/2015

Tendencioso e partidarista
É claro o ódio de Richard Dawkins pela religião, pelos religiosos e por Deus, durante todo o livro. O autor se mostra partidarista e tendencioso, mostrando apenas um lado da moeda, e relatando os casos de extremistas religiosos em algumas passagens do livro, além de dizer que toda manifestação do divino, ou de algo que a ciência ainda não consegue explicar, como fruto da ilusão. Isso de certa forma chega a ser ingênuo: achar que a ciência tem respostas para tudo. Me lembro de uma passagem de quando Isaac Newton, algum tempo antes de lançar seu livro "Principia Mathematica", livro esse que revolucionou a ciência, um dos amigos cientistas de Newton disse que a ciência já se sabia quase tudo que havia para se saber sobre a natureza, e que um livro sobre ciência quase nada teria a acrescentar. E isso aconteceu pelos idos de 1680. Cientistas como Dawkins me parecem ter uma visão limitada das coisas e do futuro, achando, assim como o amigo de Newton, que a ciência já colocou um ponto final em tudo que havia para se saber sobre o tema. Há muitos outros cientistas e pesquisadores que discordam das ideias do livro (google, se quer saber mais) e eu, na minha posição de cientista amador, estudante de física, concordo com esses cientistas: Dawkins enxerga só um lado da moeda, e interpreta os dados ao seu bel prazer e como lhe bem convém.
Diego Lops 02/07/2015minha estante
Ou você não leu o livro e é apenas ignorante, ou o leu e tem muita má-fé.
A sua crítica, se é que pode ser assim chamada, é repleta de falácias, interpretações mal feitas e equívocos primários. Se tivesse lido o livro com atenção, saberia que esses pseudoargumentos que usou já são debatidos no livro.
E mais uma coisa: como pode Dawkins ter ódio de deus, se para ele deus não existe?


Eduardo Pizaia 21/08/2016minha estante
Dawkins em momento algum defende o pressuposto de que a Ciência tem a "resposta para tudo". Se tu entendeste desta maneira, recomendo que leias novamente. O que o cientista - e qualquer ser humano racional - defende é que, do ponto de vista epistemológico, nenhum método é tão eficaz e conciso quanto a metodologia científica. Algo que, aceite você ou não, está longe de ser uma inverdade.


Viruga 09/05/2018minha estante
Se pensa assim, então você não leu o livro. São 500 páginas explicando todos os pontos de vista amigo. E com o maior cuidado (social, científico, estatístico e psicológico) possível. Até eu que sou cristão, percebi isso.




219 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |