Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Krishna.Nunes 19/08/2012minha estante
Denis, você parece ser um raríssimo exemplar de um cristão não-fundamentalista!
Os cristãos (e creio que também judeus, muçulmanos, etc.) em geral se negam a ler esse livro ou sequer aceitar os argumentos dele, pelo fato de serem contrários à sua crença.

Você não apenas leu, como demonstrou que compreendeu os argumentos e fez juízo deles. Gostei da sua resenha por esse motivo, mas faria apenas uma crítica: você algumas vezes diz que há evidências que sustentem o criacionismo, mas na verdade não há. Muitos religiosos - inclusive cientistas - tecem argumentos em prol do criacionismo, mas todos eles carecem de comprovação científica e nenhum deles é aceito por nenhum ramo da ciência.

Sobre esses argumentos e a resposta a eles, você pode ler outro livro do próprio Dawkins, O Maior Espetáculo da Terra, que a propósito já está nos seus desejados ;-)

LPFaustini 10/09/2012minha estante
Sou cristão e também um exemplo de um "raríssimo cristão não-fundamentalista" (não creio que sejamos tão raros assim). Li o livro, mas não consegui terminá-lo devido ao direcionamento um pouco forçado de Dawkins, como pegar casos únicos e ruins da religião para dar razão à ciência. É como, eu sendo cristão, pegar casos ruins da ciência para promover religião. Na minha opinião não acho que ciência e religião devem andar separadas.

Diam 26/02/2012

Decepção...
Comprei o livro achando que iria ler algo diferente, intrigante, com capacidade de passar por cima de dogmas religiosos de maneira interessante e atraente.

Mas...achei o livro muito ruim. Leitura fraca para um autor tão conceituado!

Abandonei.
Diego Lops 02/07/2015minha estante

Em 38 palavras, não conseguiu apresentar sequer um argumento que justificasse os adjetivos que usou. Aliás, um deles definiria bem a sua resenha: "fraca". Talvez você é que não tenha sido um bom leitor para o livro.

Heitor.Mattos 31/08/2021

Excelente, porém um pouco desatualizado.
O livro é ótimo para você que já é ateu, que já se identifica como tal ou que está em duvida quanto. Richard Dawkins faz críticas duras as religiões de todos os tipos e suas atividades muitas vezes criminosas visto assim por ele, mas sempre com foco na cristã que é a maior do mundo. Com tom engraçado e de deboche ele guia o leitor com um compilado de dados e referências enorme para comprovar tudo o que ele fala. Eu já era ateu quando li, algumas coisas já não se encaixam mais pros dias de hoje, mas é muito bom ler para saber como era ser ateu em 1990-2000 e notarmos que até que não mudou muito, mesmo 20 anos depois.

Satiro 08/04/2023

A tentativa de falar (racionalmente) sobre o tabu que é Deus
E chega ao fim a leitura de um livro provocativo (no bom e no mau sentido) acerca de um tema que ainda é intocável!
A obra de Dawkins busca fundamentar através da teoria evolutiva (e muito mais da ciência em geral mesmo) sua visão de que não apenas a religião, mas Deus também, são fantasias históricas e psicológicas geradas por uma sociedade sedenta de propósito e porquês simplistas! Mas é ao longo de toda a narrativa que observamos a complexidade do todo e do quão a ciência está caminhando gradativamente para explicar a natureza em torno de nós, acima e também abaixo.
Livro bem enriquecedor e nos faz refletir acerca de algo que normalmente não pensamos sobre, pois ainda o enxergamos como tabu! Garanto que a experiência de ter lido (sendo crente ou não) irá valer a pena demais!

Alexsander.Camargos 24/10/2014

Esse livro deveria ser considerada como de leitura obrigatória para todas as pessoas que pautam sua vida por sentimentos e ações religiosas, caso isso acontecesse, muito provavelmente, apos o termino da leitura elas passariam a ser ateus convictos.

Jhonibybooks 22/09/2020

Incrível
Polêmico, engraçado é arrebatador Deus um delírio é um livro que todos deveriam ler. Dawkins derruba com maestria os argumentos religiosos para a existência de um Deus e nos mostra como não acreditar nos torna livres e pode sim tornar a vida muito especial a medida que nos surpreendemos com as maravilhas do universo.

Vitor.Leal 08/06/2016

Impecável em todos os sentidos
Deus, um delírio não é apenas um livro ateísta, ele também bate de frente com a religião em todos os sentidos questionando sua moralidade, ensinamentos, e de todas as regalias que não deveriam ser desfrutadas por uma instituição religiosa.

Ainda não tive o prazer de ler o Delírio de Dawkins, mas creio eu que a visão deste livro não será apagada nunca. Dawkins usa bases biológicas, filosóficas e alguns pensamentos circulares para defender seu ponto de vista em todos os dez capítulos do livro.

No capítulo um Dawkins abora sobre a inexistência de Deus, de uma divindade benevolente, toda poderosa criadora de tudo o que existe, já nos capítulos adiante abora a imoralidade pregada pela igreja, e todas as regalias que à mesma possuí em relação a outras instituições que não são religiosas.

De forma direta e sem voltas desnecessárias Dawkins diz claramente que a religião é pior dos males que já existiu na face da terra capaz de contaminar à tudo e a todos, e ainda questiona a religião como uma instituição incapaz de ser civilizada, ponderada e realizada intelectualmente.

Frase chave: Quando uma pessoa tem um delírio, chama-se a isso 'insanidade'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'.

site: http://www.catracaseletiva.com.br/2016/06/resenha-deus-um-delirio-richard-dawkins.html
Ronald 04/07/2016minha estante
Esse livro foi muito importante em momento específico de conflito pessoal. Admiro o Dawkins enquanto biólogo e cientista e o admiro por ser essa voz que grita para todos os céticos saírem do armário.

Lala 19/08/2021

Diria que é um leitura essencial, mas levei oito meses pra terminar de ler esse livro! O livro escancara os problemas atrelados a religião. É uma ótima leitura pra quem não acredita em seres divinos, entretanto é chocante contrastar com a realidade do Brasil (2021) e do mundo, onde tudo é justificado por crenças.

Emanoel 02/08/2021

Um mundo além da Religião
Comprei esse livro numa época em que tinha dúvidas. Tinha largado a religião em que fui batizado há algum tempo e, numa tentativa de tentar entender o meu pensamento, fui recomendado - não lembro por quem - a ler "Deus, um delírio". Comprei, comecei e larguei. Por todos esse tempo esteve na minha estante, mas desde os meus 17 anos (hoje tenho 25) me considero Ateísta Convicto. Conclusão que não surpreendeu a família, pois foi me imposta a religião muito cedo, aos 6 meses de vida.

Richard Dawkins é direito e "pé na porta" em seus argumentos. Num ponto de vista científico, ele mostra o porquê a religião pode ser prejudicial e em certo ponto, convence (e muito) porque ela não deve ser ensinada desde o nascimento do indivíduo.

É um livro grande, mas a leitura é leve na maioria de seu conteúdo e, por vezes, pode ser que seja "muito técnica", mesmo que o autor se esforce ao máximo para deixa- la acessível.

Uma leitura para todos, não só para Ateus. Importante também para quem ainda encontra-se na dúvida e precisa de um "empurrazinho" para refletir.

Evvy 01/09/2021

Deus não existe
Um livro muito bom que exemplifica com maestria a quantidade de inconsistências que cercam a religião e deus. Sempre usando da ciência para mostrar seu ponto de vista, Dawkins utiliza uma linguagem madura, que por muitas vezes pode se tornar mais complicada para leigos. Definitivamente não é uma leitura leve, e sinto que o autor divaga em alguns momentos quando entra em suas explicações/teorias mais robustas. Como é sua proposta analisar a religião sob uma perspectiva biológica darwinista, as perspectivas sociais ficam reservadas a determinados capítulos, que para mim foram os meus favoritos, já que prefiro esta abordagem. Esta obra é, indiscutivelmente, essencial para qualquer aspirante do ateísmo e agnosticismo por aí.

Deixo aqui uma de minhas citações favoritas, que também se encontra neste livro:

"Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama religião." Robert M. Pirsig

RhD 11/09/2021

Questionando Deus e as religiões
Bom, essa foi uma leitura que havia sido interrompida por alguns anos, de modo que tive que recomeçar para poder compreender as ideias novamente. É, sem dúvidas, um livro polêmico, principalmente devido - além de seu título ousado - ao seu objetivo explícito: desconverter religiosos. Eu, particularmente, por tê-lo lido já enquanto ateu, não posso atestar essa eficácia, apenas assegurar que o livro me deu mais motivos, justificativas e motivação para reafirmar minha descrença, principalmente depois de anos de vivência religiosa. A obra se divide em várias partes distintas, algumas mais agressivas para com a instituição religião em si e sua nociva influência política na educação (tentando proibir o ensino de ciência nas escolas), outras tentando refutar argumentos filosóficos a favor da existência de Deus, outras tentando penetrar na raiz e origem da religião (onde reapresenta sua teoria dos "memes"), traçando a origem da moralidade (como não devemos e não tiramos nossa moralidade da bíblia ou de livros sagrados), etc. O que mais me tocou, na verdade, foram as partes finais, em que Richard Dawkins faz um apelo contra a doutrinação religiosa de crianças, narrando exemplos e relatos de crianças, hoje adultas, que sofreram terríveis abusos psicológicos por parte de religiões fundamentalistas. Há, também, a desmistificação da religião enquanto consolo, e Dawkins mostra como a lacuna deixada pela ausência de Deus pode ser suprida de outras formas, até mais eficientes. O fim do livro é sem dúvidas emocionante, e me comoveu a forma como o autor apresenta a ciência de uma maneira poética e gloriosa. Richard foi criticado por tocar "superficialmente" em questões teológicas. Eu, particularmente, não achei que foi o caso. Como ele mesmo diz, seria uma perda de tempo discutir detalhes teológicos específicos e pontuais, visto que sua argumentação é mais geral, e consegue, a meu ver, ser eficiente e eloquente. Há partes um pouco "densas" em que questões biológicas e científicas são apresentadas, porém nada que uma atenção e leitura cuidadosas (e talvez uma rápida pesquisa) não deem conta. O livro proporciona vários momentos de risada, não por piadas explícitas, mas pela graça com que Dawkins expõe o absurdo de alguns argumentos utilizados por religiosos. É, para dizer o mínimo, um livro instigante e desconcertante. Provoca qualquer um que o leia com mente aberta a questionar todo o sistema de crenças que perdura na humanidade por séculos e séculos. 5 estrelas e o rótulo de um dos melhores livros de não-ficção que li até hoje.

von 29/09/2021

Acho o livro de certa maneira pedante

Prefiro o autor falando de biologia ou de outros assuntos do que missionário do ateísmo
o que como qualquer fanatismo acaba se tornando chato e repetitivo.

senjuah 09/04/2023

Meio capitalista, mas muito científico
Uma ótima leitura, com exceção da propaganda capitalista. Em algumas partes dá pra ver claramente que uma "alternativa comunista" não rola, digamos assim.

Levei um tempo pra ler, devo estar enferrujada, mas ainda valeu a pena. Para alguém que está começando a ler sobre ateísmo, não recomendo ler esse aqui primeiramente. "Deus não é Grande" é uma leitura mais suave e menos científica.

"Deus, um Delírio" é bem científico e explicativo, perfeito para quem já entende o lado social/filosófico do ateísmo e procura ver o ateísmo pelo lado científico. Gosto muito de como o Dawkins tem um grande amor e fascínio pelo universo, além do enorme conhecimento sobre como ele funciona.

5/5 por enriquecer o leitor.

Robert.Leite 03/03/2022

Divisor de águas
Não me recordo de outro livro que li vibrando tanto quanto esse. Hoje, mais maduro, com mais leitura, vejo seu conteúdo longe dos melhores e dos mais persuasivos, mas Dawkins fez algo que sempre esperei, algo que sempre senti falta em outros autores: tratou a crença e os religiosos como se trata qualquer pessoa, como se trata qualquer crença, sem aquela educação excessiva, sem comodimento atípico. Apesar das reações naturais, essa mudança de tom foi importante para que os ateus recebessem o respeito devido e fossem ouvidos. Hoje o considero um dos mais importantes que já li, principalmente por ter lido jovem, apesar do conteúdo não ser dos mais persuasivos em alguns capítulos.