Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Yasmim 17/04/2022

????????
Libertador em muitos sentidos, leitura essencial. O livro é muito bom, mas em alguns momentos o autor se prolonga muito, deixando um pouco repetitivo, mas ainda sim vale a pena.

Emanoel 02/08/2021

Um mundo além da Religião
Comprei esse livro numa época em que tinha dúvidas. Tinha largado a religião em que fui batizado há algum tempo e, numa tentativa de tentar entender o meu pensamento, fui recomendado - não lembro por quem - a ler "Deus, um delírio". Comprei, comecei e larguei. Por todos esse tempo esteve na minha estante, mas desde os meus 17 anos (hoje tenho 25) me considero Ateísta Convicto. Conclusão que não surpreendeu a família, pois foi me imposta a religião muito cedo, aos 6 meses de vida.

Richard Dawkins é direito e "pé na porta" em seus argumentos. Num ponto de vista científico, ele mostra o porquê a religião pode ser prejudicial e em certo ponto, convence (e muito) porque ela não deve ser ensinada desde o nascimento do indivíduo.

É um livro grande, mas a leitura é leve na maioria de seu conteúdo e, por vezes, pode ser que seja "muito técnica", mesmo que o autor se esforce ao máximo para deixa- la acessível.

Uma leitura para todos, não só para Ateus. Importante também para quem ainda encontra-se na dúvida e precisa de um "empurrazinho" para refletir.

Sidney.Santana 21/12/2022

"Aqueles que são capazes de convencê-lo de absurdos, são capazes de fazê-lo cometer atrocidades"

Emerson 18/06/2020

Chocante
Revela a religião e Deus como criações humana e nos esclarece como possuir uma crença religiosa nos limita. Além disso, o autor argumenta que não precisamos de uma crença num deus para sermos seres morais.

Jhonibybooks 22/09/2020

Incrível
Polêmico, engraçado é arrebatador Deus um delírio é um livro que todos deveriam ler. Dawkins derruba com maestria os argumentos religiosos para a existência de um Deus e nos mostra como não acreditar nos torna livres e pode sim tornar a vida muito especial a medida que nos surpreendemos com as maravilhas do universo.

senjuah 09/04/2023

Meio capitalista, mas muito científico
Uma ótima leitura, com exceção da propaganda capitalista. Em algumas partes dá pra ver claramente que uma "alternativa comunista" não rola, digamos assim.

Levei um tempo pra ler, devo estar enferrujada, mas ainda valeu a pena. Para alguém que está começando a ler sobre ateísmo, não recomendo ler esse aqui primeiramente. "Deus não é Grande" é uma leitura mais suave e menos científica.

"Deus, um Delírio" é bem científico e explicativo, perfeito para quem já entende o lado social/filosófico do ateísmo e procura ver o ateísmo pelo lado científico. Gosto muito de como o Dawkins tem um grande amor e fascínio pelo universo, além do enorme conhecimento sobre como ele funciona.

5/5 por enriquecer o leitor.

Heitor.Mattos 31/08/2021

Excelente, porém um pouco desatualizado.
O livro é ótimo para você que já é ateu, que já se identifica como tal ou que está em duvida quanto. Richard Dawkins faz críticas duras as religiões de todos os tipos e suas atividades muitas vezes criminosas visto assim por ele, mas sempre com foco na cristã que é a maior do mundo. Com tom engraçado e de deboche ele guia o leitor com um compilado de dados e referências enorme para comprovar tudo o que ele fala. Eu já era ateu quando li, algumas coisas já não se encaixam mais pros dias de hoje, mas é muito bom ler para saber como era ser ateu em 1990-2000 e notarmos que até que não mudou muito, mesmo 20 anos depois.

Satiro 08/04/2023

A tentativa de falar (racionalmente) sobre o tabu que é Deus
E chega ao fim a leitura de um livro provocativo (no bom e no mau sentido) acerca de um tema que ainda é intocável!
A obra de Dawkins busca fundamentar através da teoria evolutiva (e muito mais da ciência em geral mesmo) sua visão de que não apenas a religião, mas Deus também, são fantasias históricas e psicológicas geradas por uma sociedade sedenta de propósito e porquês simplistas! Mas é ao longo de toda a narrativa que observamos a complexidade do todo e do quão a ciência está caminhando gradativamente para explicar a natureza em torno de nós, acima e também abaixo.
Livro bem enriquecedor e nos faz refletir acerca de algo que normalmente não pensamos sobre, pois ainda o enxergamos como tabu! Garanto que a experiência de ter lido (sendo crente ou não) irá valer a pena demais!

Gabrieli 26/12/2020

Livro de Cabeceira
Apenas uma das melhores leituras do ano!
Richard é incrivelmente inteligente e nos leva para um mundo de sabedoria, ciência e bom senso.
Obrigada por tanto conhecimento compartilhado!

Miguel Angelo 11/02/2013

Deus, um Delírio.
Clinton Richard Dawkins é um zoólogo e etólogo evolucionista nascido em Nairóbi no Quênia no ano de 1941. Eleito em 2007 uma das cem pessoas mais influentes do mundo, além de uma das cem pessoas mais brilhantes ainda vivas pelo The Daily Telegraph, Dawkins dedica uma grande parte de sua carreira na divulgação da ciência como a visão mais adequada para interpretarmos os fenômenos ao nosso redor e atualmente é o grande nome que endossa o movimento neo-ateísta. O livro Deus, um Delírio foi escrito no ano de 2006 e de acordo com o site da Amazon, causou um crescimento de 50% nas vendas de livros sobre religião e espiritualidade um crescimento de 120% no número de vendas da Bíblia.
Deus, um Delírio foi estruturado em três partes essenciais (independentes da divisão em capítulos). Inicialmente o discurso se organiza ao redor da possibilidade da existência ou não existência de um Deus pessoal ou coletivo. O autor aborda de forma extremamente lógica argumentos de refutem a possibilidade da existência de um ser supremo que tenha criado nossa realidade, entretanto a meu ver este não é o intuito principal do livro.
A Segunda parte do livro evidencia as implicações morais da religião, tal como o problema da doutrinação religiosa em crianças, como podemos ver no trecho abaixo:
“Um ano, na época do Natal, meu jornal diário, The Independent, estava procurando uma imagem apropriada para período natalino e encontrou uma de um ecumenismo reconfortante, uma peça escolar sobre a natividade”. Os Três Reis Magos eram representados, como dizia radiante, a legenda, por Shadbreet (sikh), Musharaff (muçulmano) e Adele (cristã), todos de quatro anos de idade. Lindo? Reconfortante? Não, não é, nenhum dos dois; é grotesco. Como qualquer pessoa decente pode achar certo rotular crianças de quatro anos com as opiniões cósmicas e teológicas de seus pais? Para entender, imagine uma foto idêntica, com a legenda modificada para o seguinte: "Shadbreet (keynesiano), Musharaff (monetarista) e Adele (marxista), todos de quatro anos de idade". Não seria essa legenda uma candidata a cartas iradas de protesto? Certamente. Mas, por causa do status estranhamente privilegiado da religião, não se ouviu nem um pio, como não se ouve em nenhuma ocasião semelhante. Só imagine a revolta se a legenda dissesse: "Shadbreet (ateu), Musharaff (agnóstico) e Adele (humanista laica), todos de quatro anos de idade".

Neste momento, o ápice da indignação do autor, Dawkins discute filosoficamente as implicações de uma vida sem divindades. Segundo o autor, o
ateísmo não implica em uma existência egoísta e desinteressada, muito pelo contrário, o ateísmo nos possibilita nos vermos todos como resultados de fenômenos circunstanciais que culminaram em nossa existência, logo, não há motivos para jihads, Holocaustos e discriminação (pelo menos não em função de uma verdade absoluta de cunho religioso).
Finalmente Dawkins já em suas últimas páginas declara seu amor pela ciência, e nos alerta de que se retirarmos a burca que atrapalha nossa visão, poderemos ter acesso à verdadeira beleza que nos cerca e no melhor estilo Carl Sagan professa sua admiração e esperança no conhecimento científico, que segundo Dawkins é a ferramenta ideal para nos ajudar a ver além do monte do improvável:
“...Será que podemos, pelo treino e pela prática, nos emancipar do Mundo Médio, rasgar nossa burca negra e alcançar algum tipo de compreensão intuitiva além de meramente matemática daquilo que é pequeníssimo, grandíssimo e rapidíssimo? Genuinamente não sei a resposta, mas fico muito feliz de estar vivo numa época em que a humanidade tenta superar os limites do entendimento. Melhor ainda, talvez acabemos descobrindo que os limites não existem.”

O livro todo é escrito como uma mensagem de otimismo com linguagem acessível e fluida que motiva os especialistas e facilita muito a vida dos leigos. Dawkins não economiza argumentos para criticar toda e qualquer atividade religiosa, entretanto sempre deixa claro seu amor e respeito pelo ser humano. Deus, um Delírio é um livro que cumpre com excelência o papel que o foi designado e uma leitura imprescindível a ateus e teístas.
Érica 19/04/2015minha estante
Ótima resenha!

Alice 28/07/2021

Resenha
DEUS UM DELÍRIO - - Grupo Companhia das Letras. O incendiário libelo pró-ateísmo Deus, um delírio, do renomado cientista Richard Dawkins, pretende combater os males causados pela religião. Num tempo de guerras e ataques terroristas com motivações religiosas, o movimento pró-ateísmo ganha força no mundo todo.

Marcus 06/07/2021

Esse é brabo
Esse livro não me converteu ao ateísmo porque já sou ateu, talvez por isso eu tenha gostado tanto. Mas eu gostei não pelo fato de Dawkins ser hostil em relação a religião, e sim pelo fato de que ele usou exemplos que explicavam teorias complicadas em teorias simples, mesmo assim algumas vezes não entendi o que ele estava dizendo, porém no final tudo ficava muito claro.

Concordei com 90% do que ele diz no livro, seja sobre a alienação que a religião provoca, ou os lados bons que o ateísmo traz.

Estou aberto a recomendações de livros que dêem um contra ponto. Acho muito importante ouvir o outro lado da história também.

G 29/01/2019

Incrível! Pensando sobre não há nada no livro que eu mudaria. Termino com a sensação de que preciso reler e reler e reler e talvez eu consiga guardar a magnitude que é esse livro. Dawkins nos ajuda a repensar tantas coisas e iluminados pela luz da ciência prosseguimos com ele, muitas vezes de forma cômica, por toda a trajetória da religião, não só olhando-a com um olhar crítico, mas entendendo e nos entendendo melhor como seres humanos. Ótimo, ótimo, ótimo.

Wilson 28/08/2019

Fundamental
O melhor livro sobre ateísmo que já li.

Eduardo 17/05/2022

A desilusão de Deus
A leitura desse livro foi um tanto marcante para mim, a clareza com que Dawkins demonstra seus argumentos é impressionante e a organização das ideias apresentadas no livro também é de surpreender. O intuito dessa obra é definido logo nas primeiras páginas e procura contrapor, especialmente, aqueles mais supersticiosos, que acreditam nos dogmas de suas religiões sem questionar. O próprio autor comenta saber que não é capaz de convencer os mais doutrinados, e que por isso seu objetivo é conversar com os que têm dúvidas a respeito de suas crenças. Acredito que por isso esse livro deva ser lido até mesmo por aqueles que consideram possuir uma fé sólida, e que tenham real intenção de procurar entender os argumentos de Dawkins, afinal só é possível ter certeza de que se possui uma crença forte quando é colocada à prova.