Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Fernando 07/05/2022

A respeito do “Novo Ateísmo”. Deus, um Delírio é um ataque contundente à religião, cheio da confiante arrogância de Dawkins de que a fé produz fanáticos e todos os argumentos a favor de Deus são ridículos. O que falta ao biólogo evolucionista em sofisticação filosófica, ele compensa em paixão, e o livro vendeu muito. Deve ser lido para, ao menos, conhecer aqueles dos quais você discorda e preparar suas contra-argumentações nas reuniões de família.

Fox 29/08/2020

Ateu ou não, leia! Você precisa entender os 2 lados pra poder emitir a sua opinião.

Rodrigo.Rodrigo 07/06/2022

A ilusão do pensamento religioso sendo martelado e desnudado por Richard Dawkins. A sua crença religiosa é genuína ou imposta pela sociedade e familiares?

Lucas.Nascimento 23/06/2020

Crianças e suas discussões bobas
Me senti envergonhado com a dada leitura, o autor é tão infantil nos argumentos que não consigo lhe aferir outro título que não este.

Antes a tradução fosse mal feita, mas o livro é ruim mesmo. Vemos um "cientista" cismado com as próprias dúvidas tentando promover uma nova fé: o ateísmo cientificista.

Dentre os inumeráveis argumentos, sem concatenação de idéias e lógica, o autor demonstra total falta de conhecimentos básicos de qualquer religião que seja.

Há infindáveis tentativas de desmerecer o cristianismo. Há alegações e erros tão grotescos sobre a religião que uma criança minimamente alfabetizada na própria fé não faria ou cometeria.

Quem me apresenta um livro como esse na tentativa de desmerecer a tradição cristã, ou de qualquer outra religião por mais contraditória que seja, me é no mínimo desonesto, para não chamar de outras coisas.

O livro é maravilhosamente decepcionante para os ateus de plantão. Diria que é um livro de piadas ruins, de mal gosto e ruidosamente formuladas.
Rúbia 23/06/2020minha estante
hahahaha Eu jamais diria melhor! Resenha perfeita! Abandonei essa leitura justamente por perceber que os argumentos eram toscos e banais. Parabéns por ter terminado, excelente disciplina leitora e força de vontade! (:

Lucas.Nascimento 23/06/2020minha estante
Só terminei a leitura porque tive que resumir o livro inteiro -- matéria do Wilson Santana. ?

Rafiza 13/07/2020minha estante
nao precisa nem dizer a sua religião que consigo adivinhar kjkkkkkk

Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Se tivesse lido a Torá, Talmude, ou qualquer livro de tradição judaica, saberia que práticas de adivinhação são proibidas.

Não fundei religião alguma.

Salamaleico! ?

Rafiza 13/07/2020minha estante
tudo que a religião proibe faço questão de questionar com gosto. inclusive os próprios livros fictícios como a torá e a bíblia.

Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Ué, porque faz questão de questionar "com gosto"? Religiosa enrustida você hein. Mais religiosa do que as "religiões" que busca questionar. Não passa de uma criança mesmo.

Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Não ao menos sabe a diferente entre a Torá e a bíblia. Como quer questionar o que não conhece?

Te dou uns minutinhos pra ir no Wikilike pesquisar.

Corre lá, veremos o quanto teu orgulho infantil aguenta.

Rafiza 13/07/2020minha estante
tu sabe ler como bicho? "torá E bíblia" nao "torá/biblía". tadinho o meu deus kjkkkk

Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Comentário cansado este o teu hein. Cadê os argumentos?

Melhor parar de ler auto ajuda e procurar um psicólogo.

Rafiza 13/07/2020minha estante
autoajuda, eu? kjkkkkkkkkkkkk se eu fosse tu excluia o que denuncia que nao sabes muito bem diferenciar "E" e / viu, é vergonhoso xuxu crente

Lucas.Nascimento 13/07/2020minha estante
Já foi pesquisar algo a respeito do que deseja questionar ou continuará aqui passando vergonha?

Rúbia 13/07/2020minha estante
Sei que o Dawkins vai achar desrespeitoso ignorarem a evolução pra falar de religião comentando o livro dele... Posso até adivinhar Hahahahaha

Rúbia 13/07/2020minha estante
Questionar... Não vi nenhuma pergunta...

Não é ?.

Thulio Linhares 14/08/2020minha estante
Desse ver uma ? esse livro. Ainda bem que não pretendo perder tempo com isso.
Ótima resenha.

Tiago Bessa 17/08/2020

Trecho
O que pode ser mais comovente que olhar para uma galáxia distante através de um telescópio de 2,5 metros, ter nas mãos um fóssil de 100 milhões de anos ou uma ferramenta de pedra de 500 mil anos, ver-se diante do imenso abismo temporal e espacial que é o Grand Canyon ou ouvir um cientista que ficou, sem pestanejar, cara a cara com a criação do universo? Isso é a profunda e sagrada ciência

Michael Shermer

Carol 27/05/2013

Do pouco que eu li, acho que o livro é recomendado mais para as pessoas religiosas, mas que começaram a questionar a veracidade da existência de Deus.
Para ateus convictos, o livro acaba sendo meio enfadonho, pois ele tenta nos convencer de algo que já estamos convencidos.

Tama 21/09/2020

Aplausos!
Muito bom!
Tema de suma importância, abordado com sólida argumentação.
Uma verdadeira afronta (no melhor sentido) à tão auto-proclamada inteligência humana.

Carla.Floores 06/09/2023

O perigo da religião
A obsessão que vem com a fé religiosa.
Como a fé é implícita na sociedade.
Como o ser humano sente uma extrema necessidade, uma necessidade básica de crer em alguma coisa que ele não pode provar.
Como essa fé é cega a ponto de mesmo com evidências do contrário escolher crer, e crê apenas naquilo que quer acreditar.
Enquanto existir pessoas vai existir religião não há como fugir.
Um ateu não tenta pregar o ateísmo aos religiosos mas os religiosos sempre tentarão pregar suas crenças ao ateu. Ser ateu parece uma ofensa à sociedade.
As pessoas precisam da religião para suprir suas carências e perdas, precisam ser consoladas.
O teor sarcástico desse livro é uma coisa deleitosa.
Como a nossa educação e sociedade nos coage a crer que deus existe, que precisamos de religião. Cita diversas guerras e opressões em nome da religião.
Como o mundo seria sem as cruzadas, sem a inquisição, sem o nazismo?
Para aqueles que acreditam que para ser bom é preciso crer em deus.
O livro é para aqueles que se sentem presos numa religião por doutrinação infantil ou para aqueles que são religiosos e querem entender como é não ser, talvez estejam na corda bamba.
A doutrinação infantil: crianças são novas demais para ter noção do que é religião ou para tomar uma decisão de qual religião seguir. Seria como dizer que uma criança de 4 anos é Marxista. Ela não sabe o que é isso, ela não conhece todas as opções e todos os porquês. E é obrigação da sociedade defendê-las dessa doutrinação. (Como, eu não sei????)
É também para aqueles que estão numa religião, cresceram numa religião e acham errado, não acreditam nela e querem trocar porque acredita em outra, mas se sentem presos por causa dos pais, por causa da sociedade, por causa de algum castigo divino.
Ser ateu é uma independência de pensamento, uma liberdade de ser e acreditar ou não.
As mudanças na tradução da bíblia bem como sua interpretação.
Deus não escreveu a bíblia e nem Jesus ou Maomé. Foi alguém em "nome de deus"
Assim como os atentados suicidas com promessa de 72 virgens.

O livro compõe relatos pessoais, da mídia e do próprio círculo de Richard com exemplos da insanidade teológica.
Um livro escrito por um cientista não poderia ser menos que rico em referências de todo tipo.
Os argumentos para a existência de Deus são hilarios.
Não é um livro que fala só sobre Deus, mas sobre inúmeros assuntos; superficialmente, é claro, mas ainda assim torna a leitura rica. Com referências de outros livros sobre ateísmo e sobre o perigo da religião. Fala sobre preconceitos com base religiosa.
Recomendo fortemente o documentário de mesmo nome que tem disponível no YT, vou deixar o link na aba Vídeos deste livro.
Brujo 06/09/2023minha estante
"Ateus não doutrinam religiosos, mas religiosos vivem tentando doutrinar ateus"... Eu sei muito bem o que é isso ... ?

Carla.Floores 07/09/2023minha estante
É ridículo né, Sidney!? E a cara de nojo e espanto que fazem quando admitimos ser ateus?! E o pior, muitos nem sabem o que é isso. Daí a perigosa fé cega. Acho que assim como o movimento LGBTQIA+ tem tomado força nos últimos anos, apesar da represália ainda persistente, o movimento ateísta também de tornará mais firme e claro.

Brujo 07/09/2023minha estante
O julgamento é o melhor mesmo, por isso eu nunca entro em assuntos envolvendo religião hoje em dia, não tenho mais paciência pra explicar o meu ponto de vista ...

Carla.Floores 07/09/2023minha estante
É foda, ninguém tem que explicar nada. Tu já viu alguém explicar porque não gosta de jiló? Porque é gay? Porque gosta de Santos ou do Flamengo? Porque gosta de roupas pretas? Tem certas coisas que não tem que explicar nem discutir. Alguns já aprenderam isso, faltam muitos ainda. Minha família é toda católica. Depois de muito discutir com minha mãe, deixei claro pra ela que ela tem o direito de crer no que quiser e eu tbm. Eu disse que pode me abençoar se quiser, pode dizer "com Deus" mas não espere resposta. Cara, ela não fala mais nada. Vivemos em paz agora. O tipo cabeça dura e fanático é mais perigoso e chato. Se a gente não tiver paciência pra explicar talvez as coisas nunca mudem.

Brujo 07/09/2023minha estante
É um bom ponto de vista, Carla ... falar com pessoas próximas é uma coisa, acho válido sim, inclusive fiz isso, assim como você. Quando disse que não tenho mais paciência eu me refiri a pessoas não tão próximas, como colegas de trabalho, por exemplo. Nestes casos eu não acho que valha o esforço de explicar o porquê de não acreditar na entidade invisível que criou o mundo em sete dias que a pessoa acredita ... Esse olhar de julgamento que acompanha esse tipo de discussão é o que mais me irrita, como se acreditar em seres fantásticos seja algo coerente e te transforme automaticamente em uma pessoa melhor... Enfim... Pra evitar stress, eu simplesmente me esquivo de discussões assim e ponto.

Eros 20/10/2022

Debate científico.
"Deus, Um Delírio" é um desses livros que voluntariosamente vão ao encontro da polêmica. Em uma sociedade incapaz (em sua maioria) de questionar Deus, independente do credo particular, o biólogo evolucionista Richard Dawkins não só o questiona como busca provar o absurdo desse tipo de crença. Ele não faz isso com base em opinião pessoal "remendada" com trechos de evidências científicas. Ele faz isso, e o faz muito bem, puramente com as evidências científicas e uma perspicaz visita à psicologia e filosofia. Dawkins faz uma análise séria (até respeitosa!), rigorosamente lúcida (porque científica) e sincera sobre o pensamento religioso, suas instituições e institucionalizações, suas doutrinações e seu fanatismo. Apresenta as estupendas incongruências dos texto sacros, as consequência danosas do comportamento religioso na sociedade e, cereja do bolo, sempre (eu disse sempre!) analisa o outro lado e sua boa intencionalidade. Em outras palavras, há uma boa dose de imparcialidade em seu estudo. Digo "boa dose" porque Dawkins definitivamente vê a religião mais como um inimigo maléfico, um corrompedor, que com a benevolente resignação quanto a possíveis compensações benéficas ao indivíduo. E tudo isso fica bastante compreensível em sua obra. Muito bem escrita, de forma bem humorada, mas contundentemente dramática em alguns momentos, "Deus, Um Delírio" bem poderia ser obra de estudo nas universidades, inclusive as de teologia, pois apresenta argumentos que merecem ser discutidos em ambiente acadêmico. Para não dizer que tudo são flores neste maravilhoso livro, alguns pensamentos são bastante calcados em conceitos científicos, levando alguém mais leigo a ter que "engolir inteiro" certos trechos. Contudo, a possibilidade de assimilação geral por leigos é fato. Uma grande obra, bastante necessária, não porque eu seja um ativista contra Deus ou as religiões, mas porque o contraditório é o verdadeiro caminho à Luz.

Samilly4 14/08/2023

Não sei muito bem o que falar nessa resenha, em si eu não li o livro por completo, confesso que pulei partes (várias, inclusive). O que eu queria com esse livro era ter um maior entendimento sobre o ateísmo já que de uns tempos pra cá minhas opiniões acerca de Deus tem mudado tanto. Não posso dizer que hoje acredito mais nele, ah mais vc só tem 16 anos, fodasse. Só o que eu queria era poder falar sobre esse assunto com mais propriedade.
Um dia, daqui alguns anos, quero voltar a lê-lo. Sei que estarei com outra cabeça, outra mentalidade, e talvez capte coisas que hoje, posso ter deixado passar.
O que posso dizer agora e hoje é que achei Richard Dawkins genial e levarei muito do estudo dele comigo. Sei que, dificilmente irei mudar de ideia acerca da existência de deus, não consigo acreditar mais nele. Creio que esse livro não seja só para ateus, se você é religioso e tiver uma fé forte, então não tem algo ou alguém que te convença do contrário, esse livro é só um ponto de vista diferente e muito bem aprofundado.
O que eu posso dizer sobre a religião é que ela pode muito bem ser praticada sem extremismo e fanatismo. Desde que ela seja levada de forma leve pelas pessoas, sem ditar um estilo de vida, então está ótimo. Tem pessoas que querem seguir ensinamentos de terceiros e outros que querem viver criando suas próprias regras/rédeas.

Thiago A. 26/01/2013

Sempre pensei nesse livro como um bom livro...
Porém, depois de algum tempo, depois de outras leituras, fui
percebendo-o de outra forma.
Mesmo sendo ateu, nunca pensei que a questão principal do ateísmo fosse "provar" a inexistência de deus ou simplesmente atacar diretamente toda e qualquer forma de religião como se fosse possível para o homem, todo e qualquer homem, "livrar-se de seu aspecto religioso", como diz Mircea Eliade. Não acredito nesse panorama duelístico, onde homens de deus e homens seculares engalfinham-se tentando mostrar uns aos outros o que é verdade e o que é mentira (como se valesse a pena perder tempo com isso).
Também não acredito que seja possível abolir totalmente a instituição religiosa da sociedade em prol de um novo modelo de pensamento, seja ele baseado puramente no cientificismo ou em qualquer outra coisa. Parafraseando Freud, isso seria "substituir uma neurose por outra".
Enfim, o que sempre exerceu imenso fascínio em mim foi a busca pelo entendimento de tudo isso. Entender como o homem assimila essa condição religiosa e o que faz dela, como a mesma evolui com o progresso das sociedades e como tudo isso pode ao mesmo tempo envenenar e purificar tantas mentes. Isso para mim é fascinante...
Dawkins me parece estar mais preocupado em garantir as vendas do livro tentando "converter" religiosos ao ateísmo. Como se o ateísmo fosse apenas outra forma de comportamento religioso...

Daycir 11/01/2012

Que bom ter cérebro pra pensar!!!
Fui de curiosa, mas tenho que admitir....como se negar às idéias de Richard????
Ele é um crânio, um expert na palavra, estudioso, cruel...adoro ler gente que pensa......ele te coloca diabinhos na cabeça, faz com que questionemos as escrituras, as antigas idéias, tudo aquilo que mamãe e a Igreja Católica te ensinaram...rsrsr
Lindo, mas não conseguiu tirar minhas crenças estúpidas...rs
Matheus 16/03/2012minha estante
Realmente e um ótimo livro, faz a cabeça girar. Ele levanta várias questões que sequer imaginei.
Diferente de você, esse livro só reforçou meu ceticismo.
abraços

Daycir 16/03/2012minha estante
é incrível como a religião vai sendo trabalhada dentro da gente....é bem lento....e como é difícil, depois, não só questioná-la, mas se libertar dela!!
rsr....mas adoro pensar a respeito disso!!
Sempre gostei de dizer que" religião e Deus são coisas totalmente diferentes!!!"....a religião é totalmente dos Homens....valeu Matheus!!

Rayan GQR 31/10/2020

Uma coleção bem estruturada de argumentos lógicos, científicos, etc, com várias referências externas, leituras extras e material de apoio para quem se interessar. Dawkins consegue não deixar maçante, mantendo uma exposição de argumentos bem interessante. Vejo como um livro bem necessário para desmistificar preconceitos antigos que ainda persistem, coisas até básicas, porém sobre as quais as pessoas podem não ter parado para pensar. Tenho críticas sobre a visão mais elitista de intelectualidade que dá as caras no livro, porém esse é mais um problema secundário e dificilmente acaba com o argumento principal. Um livro que eu recomendaria, não para convencer ninguém a nada, mas para instigar a reflexão de pontos interessantes.
O tanto de referências e recomendações de leituras e estudos é legal para a experiência do livro não acabar nele (além de obviamente embasar os argumentos) em si, você pode ir atrás de artigos, estudos, matérias, etc, isso é bem legal e também está presente no Gene Egoísta.
Tem livros de filósofos sobre o tema que são mais "empolgantes" de ler, porém esse é mais argumentativo, objetivo e embasado, se tornando assim uma exposição melhor para pessoas que não previamente concordem com as ideias.

Olgashion 02/01/2010

Hum... o livro era pra ser chamado Religião, um delírio. Apesar de ter um ou dois capítulos sobre a não existência de Deus, o livro todo é baseado em detonar as religiões. É uma boa escrita, apesar de que o autor meio que se perde, mas, ele consegue dizer o que quer.