Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Glauciano 04/04/2020

Quincas Borbas, o cachorro e um tolo
O livro mostra claramente como o dinheiro pode atrair amizades interesseiras e como elas podem se aproveitar para levar essa riqueza. Na lei do humanitismo, Rubião é vencido. Por que Quincas Borbas? O homem e o cachorro. O Machado de Assis deixa novamente essa hipótese, o subentendido.

rc.elly 18/03/2024

NÃO DEEM SPOILER NA INTRODUÇÃO DO LIVRO.
O unico ponto negativo dessa leitura foi essa edição, pq na introdução tinha SPOILER. Tudo bem que é um livro de literatura, mas, se eu peguei para ler é pq eu não sabia o desfecho da história. A leitura em si foi ótima, tranquila, cheia de sarcásmo e hironia, e como sempre, carregada de humor vindo atrás com críticas sociais, como só o nosso pai Machado de Assis consegue entregar de tal forma. Meu arrependimento foi não lido antes Memórias Póstumas de Brás Cubas para um compreendimento melhor (que pretendo ler futuramente).

Naty 14/04/2021

Não me chamou tanta a atenção
Em resumo eu não gostei dos personagens e nem das suas histórias. Confesso que só terminei a leitura por conta de ser uma atividade escolar. Foi uma leitura bem arrastada. Mas por outra parte eu gostei da forma que o narrador conta a história e conversa com leitor, além de ter muita referências, das quais eu não conhecia quase nenhuma. Acredito que por conta disso me senti meio perdida. Achei bem inteligente o narrador, ou, talvez ele tenha excesso de informações hahahaha. Além disso achei muito riquíssimo contexto histórico da época, isso foi algo que me agradou. No ebook tem umas partes que achei bem interessantes que fala sobre o costume alimentar da época:

"Almoço: refeição feita por volta das oito horas da manhã. Ou seja:aquilo que chamamos hoje café da manhã ou desejum.
Jantar: a principal refeição do dia, servida às 14h, mais ou menos.
Merenda: a refeição possível, sempre leve, ao cair da tarde ou no começo da noite.
Ceia: A última refeição do dia, servida em torno das 21h."

Tem uma parte do livro que ele me descreveu lendo está obra haha:

"Infelizmente, perder a serenidade, lia por alto, pulava algumas linhas, não entendia outras, ou dava por si no fim de uma coluna sem saber como viera escorregando até ali"

E por fim uma fala do filósofo Borda que é profunda:

" A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das reações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que eu nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."

Amandinha_almi 27/05/2021

Nhe
Sinceramente... Só por conta da FUVEST

O livro conta basicamente o dia a dia do Rubião. Pra quem gostou do Rubião o livro deve ter sido pelo menos agradável.
Agora, pra quem odiou o Rubião esse livro foi práticamente um tédio.

Quero deixa claro q os únicos personagens que eu gostei foram o Quincas Borba (cão) e a Maria Benedita (pq ela não encheu o meu saco)

Fiquei chateada, pq eu realmente estava esperando um traição (eu achei que esse seria o auge do livro) e no final não tive nada.

Resumindo, achei o livro chato.
Só dei duas estrelas e meia por conta do Quincas (cão).

Amanda 28/07/2021

É sensacional como Machado sempre nos apresenta exemplos a NÃO serem seguidos. Neste livro vemos as tristes consequências na vida de um ?Maria-vai-com-as-outras?, boa gente, mas extremamente influenciável. É ótimo ler esse tipo de livro, porque nos permite aprender com os erros alheios, antes de cometê-los nós mesmos, ou em tempo de repará-los.

vevê 17/12/2020

Ao vencedor, as batatas!
Um encontro mais com a grandiosidade de Machado de Assis.

O caminho da loucura; a fragilidade da mente humana, quando se tratando de sentimentos e amores. O quanto é preciso para nos tirar a sanidade?

Palavra chave pra descrever mais uma obra desse mestre da literatura nacional: genial.

Lais David 15/11/2020

O melhor de Machado está aqui
As digressões machadianas que tanto encantam estão presentes à farta no livro que tanto amo!

Taina 04/02/2022

Ótimo
Gosto de Machado de Assis pois ele traz ao contexto brasileiro muito daquilo que Flaubert escancarou sobre a sociedade francesa. Em verdade, vi muitos temas de Madame Bovary nesse livro sobre Rubião e Quincas Borba: vaidade, anseios em se assemelhar aos habitantes de Paris, hipocrisia, traição, relações vazias?
Os finais nunca são muito surpreendentes em Machado de Assis, mas toda trama, todo personagem, toda revelação do caráter e da hipocrisia compensam enormemente e tornam a leitura sempre um aprendizado social.
Quincas Borba é uma história sobre o vazio das relações que se constituem pelo poder aquisitivo. Triste e sublime. Um texto fabuloso.

Valeria242 20/02/2022

Ao vencedor...
"Ao vencedor as batatas" essa foi sem dúvidas a melhor fala/ensinamento desse livro!! como sempre machado assis sempre certeiro.

Let 27/08/2020

É um livro clássico de Machado de Assis que exige muito do leitor. É preciso atenção e concentração para poder captar os implícitos que o narrador deixa na história, detalhes essenciais para um pleno entendimento da obra.

tina 09/08/2020

não posso dizer que é incrível, mas é um livro bom p conhecer uns personagens diferentes (e doidos haha). valeu a pena

Lu Acadroli 20/03/2022

"O maior pecado, depois do pecado, é a publicação do pecado"
Que livro difícil de ler. Nunca tinha lido um clássico e resolvi começar logo em um que era mais complexo. Não entendi muito da história (se entendi 35% do livro é muito) mas tudo bem. Espero reler algum dia, quando tiver mais acostumada com literatura antiga e clássica.
Thais 20/03/2022minha estante
Indico que comece lendo os contos do Machado, são curtinhos, então a leitura se torna mais tranquila. Depois de se acostumar com a linguagem, dê uma nova chance, que Machado tem muito pra contar ;)

Dwarcy 13/07/2021

um livro bom
Li esse livro porque é exigido pela Fuvest, mas me surpreendi ao gostar da história.
Juntamente com Dom Casmurro, acho que esse livro é um clássico nacional que é de fácil leitura e que pessoalmente me cativou bastante até.
A coisa mais importante que eu vou tirar dessa leitura é que eu quero ter um cachorrinho pra colocar o nome dele de Quincas Borba.