Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Pitaiazul 21/06/2022

Paciência e batatas
Depois de ler Helena e Memórias póstumas de Brás Cubas, tenho que admitir que foi um certo martírio chegar ao fim de Quincas Borba.
É uma história sem personagens marcantes, cheia de malícia, política e economia. Quem gosta da literatura de Machado de Assis pelo viés histórico talvez goste, mas sinceramente não foi um livro prazeroso de ser lido. Se esse tivesse sido meu primeiro livro do autor, provavelmente não tentaria outros.

Anny50 22/01/2023

Ao vencedor, as batatas
"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo, mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida".

Danilendo0 02/02/2022

?Ao vencedor as batatas!?
Machado de Assis mostrando mais uma vez sua genialidade. Ele foi um gênio na arte de escrever e nos deixou obras maravilhosas como está que mostra, de forma leve e irônica, a sua visão do comportamento das pessoas daquela época. Só tenho uma coisa a dizer?leiam! Recomendo muito essa leitura!

Helena 27/03/2021

Engraçado e ótima história
Eu Achei muito divertido o livro, de toda a história de amor que ele tem com Sofia.
Também achei que seria uma leitura difícil, mas foi super tranquila. Como foi o primeiro que li do Machado de Assis, eu consideraria um bom primeiro livro pra começar a ler os outros livros.

Sara 27/08/2020

Rendida pelo Machadinho 2.0
Sou apaixonada, esse livro é perfeito!
Obs: Ao vencedor, as batatas!

Leonardy.Negrini 29/03/2022

Ao Vencedor os Fandangos de Presunto [...]
Romance escrito por Machado de Assis em forma de folhetim entre os anos de 1886 e 1891, depois em forma de livro em 1892. Trata-se do terceiro livro machadiano classificado como realista, de sua fase mais madura.
É obra de leitura um pouco menos empolgante (no meu ponto de vista) do que "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas".
Todavia, o processo de loucura que atingiu a Quincas Borba e a Rubião, acompanhados do cão Quincas Borba, fez com que eu me lembrasse de pessoas assim com quem tive a honra de conviver em unidades como CAPS e Hospital Psiquiátrico. E estas memórias foram muito afetivas.
Para quem se interessa por loucura cabe a leitura, mas há que se ter uma vontade ferrenha pra não desistir dele após a morte do primeiro Quincas Borba.
#lerévida #leitura #machadodeassis #quincasborba

taiz 22/01/2022

Ao vencedor, as batatas!
Ler Machado é sempre uma experiência muito agradável pra mim, me passa um sentimento muito bom. Essa é minha quarta obra do autor, tenho mais três na fila, e espero poder ler tudo o que ele fez. Sou apaixonada pela nossa literatura, pela riqueza que ela traz, a singularidade de cada escritor. Mas Machado, entre os autores clássicos brasileiros que já li até hoje, é o meu favorito.

Juliana 02/04/2023

"Ao vencedor, as batatas!"
Surpreendentemente bom! pensei que fosse odiar pelo fato de ser uma leitura obrigatória da escola, mas muito pelo contrário, eu gostei bastante!

é uma escrita difícil pra quem não é acostumado, porém depois que você pega o embalo fica muito fácil. o enredo chama atenção. você lê querendo saber o que vai acontecer com rubiao o tempo todo. fora a ambiguidade dos personagens, você nunca sabe quem tá sendo verdadeiro ali.

gostei muito da construção do personagem do Rubião, homem "inocente" do interior que quer viver na capital do país da época e acaba conhecendo pessoas "sem más intensões".

no fim, ele acabou com o único ser leal de toda história e que ele destratava: o cãozinho Quincas Borba.

edifícioesplendor 20/04/2023

20 horas depois...
Li esse livro pela escola e levei um tempo absurdo, mas valeu a pena. Geralmente ter que ler por causa da escola faz com que eu goste menos, mas esse livro é tão bom que continuei adorando. Um dia quero reler tudo de novo.
Acho que o principal motivo que eu demorei tanto foi a linguagem, tive que parar para pesquisar várias palavras, o que foi meio cansativo - mas pelo menos agora tenho palavras chiques para usar na redação.
Essa edição é muito boa, no final do livro há explicações de algumas referências a outras obras e autores, o que ajuda muito. Tem também uma seção de comentários sobre a história, o humanitismo, os personagens e o autor. Minha única crítica é ao tamanho da letra, achei muito pequeno.
Enfim, indico a leitura e, embora não seja preciso, achei bom ter lido memórias póstumas de Brás Cubas antes de ler Quincas Borba, recomendo.

(queria falar alguma coisa sobre batatas, mas não consegui pensar em nada)

Marie 06/05/2023

Um livro que não sai da minha cabeça
Bem, eu li esse livro ano passado, mais precisamente em julho de 2022, e passado tanto tempo esse livro ainda volta à minha mente. Sério enquanto ando pela casa, lembro de algum detalhe da história e é tão estranho porque não é algo que aconteça comigo. Não sei se é porque eu apresentei um trabalho no colégio sobre o mesmo, mas todo dia eu lembro de algo e isso me fez querer favoritar o livro mesmo não tendo gostado de alguns pontos dele.
Tenho certeza que de alguma forma, eu me apaixonei totalmente pelo livro e é por isso que ele fica voltando para minha mente durante o meu dia a dia. Também, tenho muita vontade de recomendar ele para todo mundo porque ele pode ficar marcado na cabeça de alguém como aconteceu comigo.
Então, se você quer um livro divertido com uma crítica muito legal e, principalmente, com uma história muito interessante e curiosa, recomendo do fundo do meu coração Quincas Borba.

Carodise 18/05/2020

Um livro cansativo, um clássico da literatura que trata sobre a ganância do homem.

Miguel.Moreira 11/05/2022

Quincas Borba
Esta foi uma obra escrita por um longo tempo em recortes de jornais da época, Machado desistiu algumas vezes do trabalho, mas sempre voltava, e felizmente esta obra foi publicada em forma de livro em 1891.
Antes de qualquer coisa, este romance é um dos mais difíceis que eu li até agora, mas acredito ter captado a ideia principal que Machado nos passa através da vida trágica de Rubião. (Em alguns comentários de leitura afirmei que me lembrava O morro dos ventos uivantes, de fato a mensagem é muito parecida, se tratando da degradação humana, mas com a diferença de que Machado não abusa dos sentimentos vingativos, ele retrata a realidade com tanta perfeição que a narrativa se torna humanamente possível de acontecer).

Rubião é um rapaz crédulo que vulgarmente falando, ele "dança conforme a música". É herdeiro de uma fortuna deixada por seu amigo Quincas Borba, um filósofo e grande sábio. Com a fortuna, ele acaba conhecendo pessoas novas, dentre elas Sofia e Cristiano, o casal principal da narrativa. E por causa de amor não correspondido, Rubião acaba enlouquecendo, junto de suas influências políticas e falta de cautela com seu patrimônio acaba somando para sua loucura que o leva para uma trágica desventura.

Machado é cheio de nuances e referências durante a sua escrita, e não fica de fora o lado cômico (já que tem muita tiração de sarro no livro). Pude perceber com bastante frequência a exposição da futilidade e mesquinharia nas personagens com classe social mais favorecida, é possível ver claramente a desumanização de uma pessoa que se acha melhor que outra por causa de dinheiro.

A narrativa é bem corrida até pouco mais da metade do livro, depois achei um tanto erudita pra mim, mas nada que uma leitura maus atenta não resolva. Então mantenho a nota 4 mais pelo meu entendimento do que pela qualidade da obra, que acredito ser mais, porém eu estaria sendo injusto se dissesse que entendi 100% do livro. Está na minha lista de releitura, e é um livro que vale a pena dar uma chance.