Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Dwarcy 13/07/2021

um livro bom
Li esse livro porque é exigido pela Fuvest, mas me surpreendi ao gostar da história.
Juntamente com Dom Casmurro, acho que esse livro é um clássico nacional que é de fácil leitura e que pessoalmente me cativou bastante até.
A coisa mais importante que eu vou tirar dessa leitura é que eu quero ter um cachorrinho pra colocar o nome dele de Quincas Borba.

Pietra 20/07/2022

Simplesmente perfeita
Essa obra se tornou minha favorita de Machado de Assis. Não há um motivo em especial, mas diante de todas as obras, essa, de algum modo, tive um apego profundo. Os elementos do realismo que são empregados na obra são muito satisfatórios. É uma leitura fluída, com personagens muito cativantes. Penso que não toque as mesmas pessoas das mesma forma, mas, com certeza, é uma leitura essencial.

misy 21/04/2021

"aos vencedores, as batatas!"
quando li esse livro, achei muito entediante e não entendi as referências e ironias que machado colocou nessa história. pela minha ignorância, achei esse livro bem chatinho. mas, após ver os vídeos do canal no youtube "ler antes de morrer", entendi as críticas tão a frente de seu tempo e comparações/metáforas utilizadas nos personagens.
nunca pensei que rubião seria o personagem principal. na história, ele vira herdeiro de um filósofo chamado quincas borba e passa de bajulador à alguém rico, que conseguiu fortuna sem mesmo se esforçar. nesse ponto, o autor critica a meritocracia e até mesmo coloca o conto das duas tribos que disputam batatas. é algo realmente inovador. não é atoa que machado de assis é considerado um ícone da literatura brasileira.
para mim, a melhor parte é sempre quando o quincas (o cachorrinho) aparece. apesar de sempre sofrer violência e ao mesmo tempo carinho pelo seu atual dono, o rubião, o animal, puro e amigável, sempre está presente.
quanto ao palha e a sofia, só mostra a hipocrisia da sociedade da época. palha aproveitava da sua esposa e era um interesseiro. rubião também era uma pessoa horrível e obcecado por sofia. os personagens realmente são detestáveis ? o único que salva é o quincas dog :)
por fim, achei linda as comparações no decorrer do livro entre a lua e as estrelas. também gostei que o narrador, em terceira pessoa, estava sempre interagindo com o leitor, de forma humorística e até mesmo sarcástica.
minha nota na verdade só foi essa por causa da experiência que tive lendo. mas, ao aprofundar-me melhor nos significados que descobri vendo análises no youtube, com certeza é um livro muito bom, principalmente para aquela época.
Gaia 21/04/2021minha estante
"Quintas dog" ??

Leila 15/02/2024

Quincas Borba de Machado de Assis tece sarcasmo e ironia ao longo da narrativa sempre cheia de críticas sociais nas penas desse autor nacional icônico do qual gosto, porém devo confessar, não é lá um caso de amor fulminante.
A trama, centrada no protagonista Rubião, revela-se num intrincado jogo de situações que desafiam as expectativas do leitor. Machado de Assis, mestre na arte da ironia, conduz a narrativa por caminhos tortuosos, até mergulhar nos desdobramentos finais, onde encontrei-me em um impasse. O personagem de Rubião, que alguns podem classificar como ingênuo ou até mesmo bobo, não me convence muito nos momentos finais, melhor dizendo, o rumo que o autor dá ao personagem não me agrada, achei uma saída fácil ao querer sair do óbvio, do clichê e tals.
No entanto, o ponto alto da obra, para mim, é a presença do inusitado personagem Quincas Borba cão. Em meio às intricadas tramas humanas, a figura do cão adquire um encanto peculiar. Sua pureza e fidelidade destacam-se como uma espécie de refúgio em um mundo onde a insanidade e a vaidade humana reinam. O carisma e a simplicidade do Quincas Borba cão cativam, oferecendo um contraponto emocional diante das complexidades da trama.
Enfim, Quincas Borba é uma obra literária que seduz, mas que, mesmo apreciando a ironia e a crítica social, deixou-algo com um que de insatisfação que não sei explicar bem. É uma leitura que deixa uma marca através do encantador Quincas Borba cão, ainda mais para aqueles que assim como eu, amam os peludinhos de quatro patas.

taiz 22/01/2022

Ao vencedor, as batatas!
Ler Machado é sempre uma experiência muito agradável pra mim, me passa um sentimento muito bom. Essa é minha quarta obra do autor, tenho mais três na fila, e espero poder ler tudo o que ele fez. Sou apaixonada pela nossa literatura, pela riqueza que ela traz, a singularidade de cada escritor. Mas Machado, entre os autores clássicos brasileiros que já li até hoje, é o meu favorito.

Lilosinskas 06/04/2021

Com a herança deixada por um amigo que tem como única exigência que o cachorro, também chamado de Quincas Borba, seja cuidado com todos os cuidados necessários, Rubião entra na elite da sociedade carioca.
Ao longo do livro temos romance, indignação e confusão. Ao final, grande parte se esclarece, mas nem tudo. Como a maioria dos livro de Machado de Assis, temos algumas dúvidas qua apimentam tudo!

É um bom livro, mas peca na dinâmica da narrativa, o que o torna cansativo, denso e tive que me esforçar para não abandonar.
Já havia lido o livro para o vestibular e ensino médio em geral e tinha achado meio massante. Neste ano, agora com mais de 30 anos, optei por reler esse clássico de Machado de Assis e não perdi as impressões.

Nanda 11/12/2020

Machado é só amores
Eu simplesmente amei este livro, não tem como não gostar!
E enquanto isso, a Cruzeiro do Sul continua nem aí para o que eu achei da história.

Helena 27/03/2021

Engraçado e ótima história
Eu Achei muito divertido o livro, de toda a história de amor que ele tem com Sofia.
Também achei que seria uma leitura difícil, mas foi super tranquila. Como foi o primeiro que li do Machado de Assis, eu consideraria um bom primeiro livro pra começar a ler os outros livros.

Cintia295 30/03/2021

Gostei bastante do livro, foi interessante, mas que personagens chatinhos kkkkk, salvou só o cachorrinho.
Quando seu amigo te deixa toda a herança, e você resolve se mudar e viver uma vida boa, e faz muitas amizades, mas será amizades verdadeiras? Sempre que o dinheiro dura?
Rubião não é um personagem cativante, nem inteligente, muito menos sarcástico. Ou seja um chato ????
Mas Machado de Assis sabe falar sobre a política da época, amizades, conflitos, "distúrbio mental" não sei que nome dá.
Compensa muito ler esse livro, super fluído.

Catharina 07/04/2021

Neste livro temos a história de Rubião, um homem que era professor em Barbacena e, de repente, se vê muito rico devido a uma herança que lhe foi deixada por Quincas Borba. Ele não era seu parente ou seu amigo de longa data. Mas, quando Quincas Borba adoeceu, foi ele quem cuidou e esteve ao seu lado como um enfermeiro e discípulo de sua filosofia de Humanitismo - talvez nem estivesse tão interessado assim em ser um discípulo...

A questão é que Quincas Borba morre e tudo o que ele tinha fica para Rubião, porém com uma condição: ele deve cuidar do cachorro do falecido. Cachorro esse que também é chamado Quincas Borba. Com tanto dinheiro que nem sabe quanto, Rubião decide ir para o Rio de Janeiro e, ainda na viagem, conhece um casal que também vamos acompanhar durante a leitura: Cristiano e Sofia Palha. Conversa vai, conversa vem, parece que serão amigos. Mas uma amizade a custo de quê?

Uma história que fala sobre dinheiro, poder, amizade, influência, política e que ainda critica as correntes filosóficas da época na qual foi lançada. O narrador que conversa com o leitor me deu uma sensação de proximidade, como se ele estivesse por vezes até me contando um segredo. Os capítulos não são muito longos, alguns apenas com algumas linhas, alguns meio "enrolados"... O livro conseguiu me arrancar umas boas risadas, mas também me fez refletir sobre muitas coisas. Creio que posso dizer que continua atual! Não é o meu preferido de Machado de Assis, mas é uma leitura que vale muito a pena ser feita!!!

Danilendo0 02/02/2022

?Ao vencedor as batatas!?
Machado de Assis mostrando mais uma vez sua genialidade. Ele foi um gênio na arte de escrever e nos deixou obras maravilhosas como está que mostra, de forma leve e irônica, a sua visão do comportamento das pessoas daquela época. Só tenho uma coisa a dizer?leiam! Recomendo muito essa leitura!

Beto | @beto_anderson 23/01/2023

A história começa bem, mas depois parece que o autor vai enchendo linguiça. Claro que existe uma proposta clara de mostrar um pouco da sociedade, como ela se portava à época, mas creio que para o leitor isso pode soar um pouco chato, como aconteceu comigo.

Raquel 20/02/2022

Uma obra melancólica de Machado
Em Quincas Borba, pasme, não acompanhamos a história de Quincas, mas sim de Rubião, mas também de Quincas. Machado não era nada óbvio e adorava fazer jogos de palavras e brincar com o nosso entendimento. Quincas era um aristrocrata que tinha um cachorro, também chamado de Quincas, e Rubião como cuidador/amigo pessoal. Ao falecer, o Quincas humano deixou à Rubião sua fortuna e seu cachorro, Quincas. Então Rubião deixou Barbacena e foi usufruir da sua nova vida aristocrática no Rio de Janeiro com seu amigo Quincas, canino.

Já no percurso de trem entre as cidades, Rubião conhece o casal de capitalistas Cristiano e Sofia e, como não poderia deixar de ser, Rubião se encanta pela esposa do mais novo amigo. Machado adorava expor essas tensões e relações que sempre aconteceram por baixo dos panos na aristocracia carioca.

Sofia cozinha lentamente Rubião em banho-maria. Não o corta e, ainda por cima, vive mandando sinais confusos sobre suas intenções. Por anos! Rubião, inclusive, dispensa diversas oportunidades de se envolver amorosamente com outras mulheres não comprometidas por conta desse cenário agridoce. Cristiano, ficando a par da situação, ao invés de afastar o mais novo amigo, o aproxima ainda mais, envolvendo Rubião e a sua grande herança em negócios que se mostram bastante infrutíferos.

Sem querer estragar o final, posso apenas dizer que esse foi um dos livros mais melancólicos que li e Machado. Apesar de sempre divertido, irônico, sarcástico e provocador, Machado expõe um lado triste e cruel da alta sociedade, fazendo seu personagem principal a maior vítima da ganância e do medo de outrem de se associar com pessoas não bem vistas.

Fechei, com este livro, a leitura dos maiores romances de Machado, ainda mais convicta da genialidade desse autor que, mesmo séculos após sua escrita, ainda se faz tão atual nas suas críticas.