Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Nanda 11/12/2020

Machado é só amores
Eu simplesmente amei este livro, não tem como não gostar!
E enquanto isso, a Cruzeiro do Sul continua nem aí para o que eu achei da história.

Zanza 21/04/2022

Ao vencedor, as batatas!
Logo no inicio Machado já nos mostra um pouco de como a história será: a loucura era inevitável nessa história.

Achei Rubião bem inocente, e as pessoas se aproveitavam o tempo todo de sua fortuna. O amor proibido e não correspondido ajudava na sua cegueira a cerca da "distribuição" de seu dinheiro, e no fim só quem se mostrou ser seu amigo foi o Quincas Borba que permaneceu ao seu pé nos momentos mais sombrios de sua mente, só esperava que fosse um personagem com mais destaque tendo em vista o título do livro.

Amei a personagem D. Fernanda, talvez fosse a única com compaixão nessa história.

No geral, achei um livro bem encantador e com o jeito Machadiano de criticar a sociedade.

vinipontas 13/01/2021

Base do ódio
Eu escolhi esse título para a resenha porque foi desse jeito que eu consegui terminar o livro. Claro, existiram momentos interessantes e coisas que eu gostei (os meus momentos favoritos foram os que o machadao fala com os leitores) mas fora isso foi muito complicado terminar esse livro.
Mais um detalhe importante é que eu estava lendo para o vestibular, então não era algo que eu estava muito interessado e isso só deixou as coisas mais cansativas.

Leonardo.Barbosa 19/09/2020

Primeiro livro que li de Machado, até então eu só tinha lido poucos contos isolados.
Não vou mentir, não gostei. Não recomendaria a leitura...

Anny50 22/01/2023

Ao vencedor, as batatas
"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo, mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida".

edifícioesplendor 20/04/2023

20 horas depois...
Li esse livro pela escola e levei um tempo absurdo, mas valeu a pena. Geralmente ter que ler por causa da escola faz com que eu goste menos, mas esse livro é tão bom que continuei adorando. Um dia quero reler tudo de novo.
Acho que o principal motivo que eu demorei tanto foi a linguagem, tive que parar para pesquisar várias palavras, o que foi meio cansativo - mas pelo menos agora tenho palavras chiques para usar na redação.
Essa edição é muito boa, no final do livro há explicações de algumas referências a outras obras e autores, o que ajuda muito. Tem também uma seção de comentários sobre a história, o humanitismo, os personagens e o autor. Minha única crítica é ao tamanho da letra, achei muito pequeno.
Enfim, indico a leitura e, embora não seja preciso, achei bom ter lido memórias póstumas de Brás Cubas antes de ler Quincas Borba, recomendo.

(queria falar alguma coisa sobre batatas, mas não consegui pensar em nada)

Marie 06/05/2023

Um livro que não sai da minha cabeça
Bem, eu li esse livro ano passado, mais precisamente em julho de 2022, e passado tanto tempo esse livro ainda volta à minha mente. Sério enquanto ando pela casa, lembro de algum detalhe da história e é tão estranho porque não é algo que aconteça comigo. Não sei se é porque eu apresentei um trabalho no colégio sobre o mesmo, mas todo dia eu lembro de algo e isso me fez querer favoritar o livro mesmo não tendo gostado de alguns pontos dele.
Tenho certeza que de alguma forma, eu me apaixonei totalmente pelo livro e é por isso que ele fica voltando para minha mente durante o meu dia a dia. Também, tenho muita vontade de recomendar ele para todo mundo porque ele pode ficar marcado na cabeça de alguém como aconteceu comigo.
Então, se você quer um livro divertido com uma crítica muito legal e, principalmente, com uma história muito interessante e curiosa, recomendo do fundo do meu coração Quincas Borba.

Catharina 07/04/2021

Neste livro temos a história de Rubião, um homem que era professor em Barbacena e, de repente, se vê muito rico devido a uma herança que lhe foi deixada por Quincas Borba. Ele não era seu parente ou seu amigo de longa data. Mas, quando Quincas Borba adoeceu, foi ele quem cuidou e esteve ao seu lado como um enfermeiro e discípulo de sua filosofia de Humanitismo - talvez nem estivesse tão interessado assim em ser um discípulo...

A questão é que Quincas Borba morre e tudo o que ele tinha fica para Rubião, porém com uma condição: ele deve cuidar do cachorro do falecido. Cachorro esse que também é chamado Quincas Borba. Com tanto dinheiro que nem sabe quanto, Rubião decide ir para o Rio de Janeiro e, ainda na viagem, conhece um casal que também vamos acompanhar durante a leitura: Cristiano e Sofia Palha. Conversa vai, conversa vem, parece que serão amigos. Mas uma amizade a custo de quê?

Uma história que fala sobre dinheiro, poder, amizade, influência, política e que ainda critica as correntes filosóficas da época na qual foi lançada. O narrador que conversa com o leitor me deu uma sensação de proximidade, como se ele estivesse por vezes até me contando um segredo. Os capítulos não são muito longos, alguns apenas com algumas linhas, alguns meio "enrolados"... O livro conseguiu me arrancar umas boas risadas, mas também me fez refletir sobre muitas coisas. Creio que posso dizer que continua atual! Não é o meu preferido de Machado de Assis, mas é uma leitura que vale muito a pena ser feita!!!

anaju 23/10/2023

Li esse livro meio que ?obrigada?, mas não foi isso que me fez ter uma experiência não muito prazerosa com ele. apesar do tom irônico de Machado, acho a escrita do autor um pouco difícil. a história começou muito bem, apresentando como Rubião ganhou dinheiro e eventualmente, sua relação com Sofia, e então a história partia para outros pontos, com muitos contextos e personagens pedantes. o final, pra mim, valeu a perdida que a história teve no meio. não é uma história pra mim, mas sem dúvidas é marcante

Helena 27/03/2021

Engraçado e ótima história
Eu Achei muito divertido o livro, de toda a história de amor que ele tem com Sofia.
Também achei que seria uma leitura difícil, mas foi super tranquila. Como foi o primeiro que li do Machado de Assis, eu consideraria um bom primeiro livro pra começar a ler os outros livros.

Cintia295 30/03/2021

Gostei bastante do livro, foi interessante, mas que personagens chatinhos kkkkk, salvou só o cachorrinho.
Quando seu amigo te deixa toda a herança, e você resolve se mudar e viver uma vida boa, e faz muitas amizades, mas será amizades verdadeiras? Sempre que o dinheiro dura?
Rubião não é um personagem cativante, nem inteligente, muito menos sarcástico. Ou seja um chato ????
Mas Machado de Assis sabe falar sobre a política da época, amizades, conflitos, "distúrbio mental" não sei que nome dá.
Compensa muito ler esse livro, super fluído.

Beto | @beto_anderson 23/01/2023

A história começa bem, mas depois parece que o autor vai enchendo linguiça. Claro que existe uma proposta clara de mostrar um pouco da sociedade, como ela se portava à época, mas creio que para o leitor isso pode soar um pouco chato, como aconteceu comigo.