Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1053 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Stefany413 04/05/2024

"a dor é uma ilusão"
Esse tipo de livro com certeza não é pra mim, muito tedioso.



"Filosofia é uma coisa, é morrer de verdade é outra."

"eu prefiro ser fraco com você a sê-lo com qualquer outra pessoa."

"enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo."
comentários(0)comente



Rimylles.Silva 04/05/2024

Quincas Borba
Releitura de uma obra de Machado de Assis, Quincas Borba narra a trajetória de Rubião, um homem que recebe a herança do amigo Quincas Borba, em troca da qual deveria cuidar do cachorro de mesmo nome. A narrativa mostra o apogeu e o declínio desse homem até a loucura. Falsas amizades, falsas promessas, inveja, ciúmes, intrigas são marcantes nessa obra.
comentários(0)comente



Lanna R. 02/05/2024

Quincas borba
Um livro interessante com diversas criticas sociais que podemos notar que ainda existem hoje. Nele lemos como Rubião se torna herdeiro do noivo de sua irmã falecida. Rubião cuida de Quincas borba que estava ficando louco, até que este mesmo decide viajar e por conta de já estar doente acaba Morrendo durante sua viajem e assim é visto o testamento onde Rubião ganha toda a fortuna, mas há a condição de cuidar do cachorro de Quincas borba que o dono batizou com o seu próprio nome, para de alguma forma ele ainda estivesse vivo.
Nisso Rubião decide partir de Barbacena para tentar uma vida nova e fugir dos invejosos.

Recomendo a leitura para quem gosta de clássicos. Eu particularmente não gostei muito, mas vai ser importante para o vestibular. Espero que me perdoem os fãs de Machado de Assis, esse é o primeiro livro que leio dele.
comentários(0)comente



Mah 01/05/2024

"Ao vencedor, as batatas!"
E olha só Machado de Assis se tornando meu escritor favorito da literatura brasileira. Obra clássica sensacional. Apesar de escrito em um tempo diferente, a compreensão não se faz difícil. Claro, um dicionário para auxiliar em alguns termos será ótimo para interpretação e enriquecimento do glossário pessoal.
Recomendo a leitura para conhecer um pouco mais da literatura brasileira, e esse, para conhecer um pouco mais do movimento realista.
A obra em si tem muitos capítulos, justo de quando era publicado em forma de folhetins. Ao término do romance, também é muito legal pesquisar mais sobre a história.
Fiquei com dó do Rubião, nosso protagonista, durante toda a história. Mas, tudo que ele passou se fez necessário para a mensagem que Machado quis passar.
comentários(0)comente



Laura.Morgante 30/04/2024

Rubião infelizmente se deixou levar pelo dinheiro e pelo status e confiou nas pessoas erradas, não sabendo valorizar quem realmente queria seu bem
comentários(0)comente



kau4.core___ 27/04/2024

Ao vencedor, batatas!
Gosto muito da forma de escrever do Machado, e esse livro mais uma vez reafirma meu gosto. Um romance realista, fala sobre Rubião, ao contrário do que o título dá a entender. Ele enriquece devido a morte de Quincas Borba (o homem e não o cachorro) e o livro gira em torno da sua vida até enlouquecer.
Uma leitura ótima. Só queria entender o que a FUVEST vai pedir desse livro...
comentários(0)comente



Jhoni 19/04/2024

O melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.
Machado nos faz observar como as pessoas enxergam o mundo através da sua posição, logo, como o ser humano justifica a crueldade, a desumanização, por não estarem inseridas em um ambiente de vulnerabilidade. Naturaliza-se o sofrimento alheio. Ao vencedor, as batatas.

Através do personagem Quincas Borba, Machado traz uma crítica do Humanitismo, filosofia propagada pelo personagem ao decorrer da narrativa. Se você prestar bem atenção na leitura, verá que o personagem celebra a crueldade. Se essa filosofia visa a guerra como seleção para os mais "aptos", quem tem o poder no Brasil de Machado de Assis? O homem branco!

O autor já coloca em pauta o discurso de "meritocracia". Temos um Brasil onde a mão de obra escravizada garante o privilégio da classe dominadora.

Para o Quincas Borba, epidemias são benéficas, o personagem naturaliza tal catástrofe como uma forma de higienizar a sociedade. Os mais fortes sobrevivem. E nisso a gente cai na ideia
de positividade tóxica, no discurso de que "a catástrofe veio para nos ensinar alguma coisa". Se a gente pega a pandemia da COVID 19, por exemplo, nós que estamos vivos, nos tornamos Quincas Borba ao olhar as vítimas como bolhas transitórias, como propõe o personagem. A vida daquelas pessoas não é importante? Eram vidas para nos ensinar alguma coisa? E nós somos os vencedores? Nós ficamos com batatas?

Quincas Borba é muito atual. Me faz refletir como é importante a gente parar de encontrar questões que justificam a injustiça social de modo a normalizar isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bianca214 17/04/2024

Estoicismo
E um estoicismo muito bem construído através dos mais surpreendentes aspectos da história. as 50 primeiras páginas foram incríveis, as últimas também. as do meio não me agradam tanto porque me fazem pensar que Rubião enlouqueceu somente por causa de uma mulher, o que soa muito como um artifício reducionista pra grandeza da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joy 13/04/2024

Quincas Borba - Machado de Assis
?Rubião fitava a enseada?.
Bela obra, escrita belíssima, como sempre. É uma espelho do contexto social e histórico da época, trás muitas reflexões a respeito daquele tempo e dos temas que o Machado aborda. Sempre de maneira irônica, o que é mais legal.

Achei a filosofia do Quincas Borba bastante memorável, após a leitura me vi pensando nela. O Rubião é um excelente espectro das atitudes humanas, um personagem deveras real. Vale dizer que todos os personagens são bastante reais e detestáveis, de uma maneira que só o Machado consegue fazer. Enfim, excelente obra, não há mais o que eu possa dizer, além de recomendar.?
comentários(0)comente



imriley 13/04/2024

Quincas Borba
Confesso que demorei um pouco pra
conseguir terminar de ler, e isso porque a escrita dele é realmente bem diferente da que a gente é acostumado hoje em dia, mas depois que você "aprende a ler" passa a ser super interessante. Parece realmente que o narrador conversa com a gente.
É muito bom ver o desenvolvimento de cada personagem, como cada um tem um papel importante. Como é um livro aí de mil oitocentos e bolinha, tem umas coisas que me irritaram e que seriam canceladas hoje em dia mesmo, mas beleza.
Ver o crescimento da loucura do nosso amigo Rubião foi uma coisa assim, muito estranha, foi bem legal acompanhar aí o processo dele endoidecendo, e como era o ponto de vista do doido e dos amigos dele.
O Quincas, o cachorro, me deixou muito triste que ele mal aparecia e que quando aparecia era pra mostrar o quão mal ele estava desde a partida do Quincas, o humano.
Enfim, leiam, não só por ser um clássico da literatura brasileira, mas porque é realmente interessante (depois que você se acostuma com a fala dele).
comentários(0)comente



Sofia136 05/04/2024

Por que acham Machado de Assis difícil??
Olá ?
Esse foi o primeiro livro que eu li de Machado de Assis e achei incrível! A leitura é super fluida e cativante, os capítulos são curtos, os personagens são interessantes, você realmente se sente dentro da história.
Tudo o que acontece na história é como uma evolução da humanidade para com o dinheiro, uns definham, outros se tornam desagradáveis. Acho que o mais interessante é que todo mundo se aproveita da riqueza do Rubião e ele é muito burro! Kkkkkkkk para mais detalhes, leia o livro.
Outra coisa que eu preciso comentar é, ser uma Sofia e ficar lendo o nome Sofia durante todo o livro. Pelo menos eu gostei da personagem, tipo, ela é bem humana e real, tem diversos defeitos, é arrogante e astuta e acho que foi isso que gostei dela, não é idealizada ou santa.
É um livro da estética Realista e que eu gostei muito, então traz diversos assuntos da sociedade de forma aparente, mas sem militância, além do toque de ironia clássico do Machado.

Ao vencedor, as batatas! ??
comentários(0)comente



Reg 05/04/2024

Muito bom
Que Machado é incrível, todos concordam, a escrita dele é brilhante, te envolve tanto na história que vc se sente enlouquecendo junto a Rubião, vc sente o que ele sente, vê o que ele. Maravilhoso.
comentários(0)comente



PatrAcia157 02/04/2024

Maravilhoso!
Todo livro do Machado de Assis é surpreendente, eu sempre me impressiono cpm a linda maneira que ele escreve, é simplesmente fascinante.
Mais um livro lido do meu autor favorito, para minha coleção.
comentários(0)comente



1053 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR