Maria Altamira

Maria Altamira Maria José Silveira

Resenhas - Maria Altamira

Augusto 25/08/2021

Livro impactante que narra a trajetória de mulheres fortes e luta por sobrevivência em meio a tanta destruição que acontece na vida delas. O início do livro tem de forma breve e bem inserida a história da américa latina através dos olhos de Alelí que viaja sem rumo passando por vários países e ouvindo diversas histórias.
A autora resgata a história pelo ponto de vista de quem viveu as mudanças da Usina de Belo Monte e o impacto na cultura dos indígenas e ribeirinhos e a forma cruel e descuidada que foi realizada.
Maria Altamira possui o desfecho mais lindo e sensível que pude ler até agora.

Aline Oliveira 25/08/2021

Maria Altamira
Após o soterramento em Yungay no Peru nos anos 1970, Alelí que perdeu tudo nessa tragédia sai sem rumo pelo mundo, anos depois chega ao Brasil e vai parar em Altamira no Pará.
Alelí depois de tanta tragédia conhece Manu Juruna, morador do Paquiçamba, terra do povo Yudjá, com ele tem uma filha Maria Altamira.
Porém o destino reserva muita reviravolta na vida de mãe e filha.
A história é marcada por inúmeros acontecimentos históricos, além do soterramento, a contrução da barragem de Belo Monte que teve imenso impacto na vida de milhares de pessoas, principalmente dos indígenas.

Eu fiquei encantada com esse livro e com as informações que ele me trouxe, apesar de achar denso em alguns momentos, é muito necessário.

Gisele Gusmão 18/07/2021

Maria Altamira, Maria José Silveira
O romance conta as histórias e trajetórias de Alelí e sua filha Maria Altamira. Após uma tragédia que mata sua família, Alelí começa uma viagem sem destino. De ônibus ou carona, ela viaja por vários países da América do Sul, no Brasil ela se apaixona por Manuel Juruna e dá à luz uma filha, Maria Altamira. Na segunda parte do livro é a jornada de Maria Altamira, sua ligação com a construção de Belo Monte e a luta indígena para preservar suas terras e tradições. Nas jornadas de mãe e filha é interessante notar os problemas sociais enfrentados: a ditadura do Chile, as lutas indígenas pela defesa de suas terras e tradições, assassinato de indígenas pelos madeireiros, o trabalho escravo, a luta dos seringueiros perseguidos pelos grileiros, jovens empurrados para o crime, ocupação de prédios por pessoas sem moradia, a organização dessas ocupações e a violência contra as mulheres: estupro, feminicídio e tráfico de meninas.

Bruna.Bandeira 13/07/2021

Maravilhoso!
A autora usa tragédias reais ocorridas na América Latina como fio condutor da saga das personagens principais... Embora tristes os desastres, naturais ou não, nos mostra um Brasil que não conhecemos, mas que definitivamente deveríamos.

Perigor 08/07/2021

Na estrada ao som do charango
Tem resenha lá no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_ vai lá conferir!

site: https://www.instagram.com/tv/CQ60R81n5E3/?utm_source=ig_web_copy_link

Ana 07/07/2021

Muito bom, recomendo! Livro nacional. Vai trazer a história de Maria Altamira e sua mãe, se passa na maior parte no Norte do Brasil.

Laura 03/07/2021

Um livro necessário, aborda muitas injustiças e nos faz refletir sobre elas. A leitura é fluida.

Barbara.Luiza 24/06/2021

Nascer mulher traz consigo muitas marcas, mas há marcas que o mundo nos dá sem que queiramos e há marcas que talhamos a faca, para não nos esquecermos ou para nunca mais lembrar.

É assim a história de Alelí, peruana de origem quechua. Sua história começa quando termina, no acidente de Yungai em que toda uma vila foi soterrada por um deslizamento. Nessa vila sua filha, companheiro e pais.

Abandonada pelo estado e sem raízes, ela desce a América do Sul indiferente as ditaduras latino americanas, as mães da praça de maio, as lutas dos povos indigenas.

Em Belo Monte, no Pará, ela deixa uma filha para que não recaia sobre ela sua maldição. Essa filha é Maria Altamira, meio quechua, meio yudjá, disposta a enfrentar a tudo e a todos contra a construção da usina hidrelétrica na cidade em que nasceu.

Nesse romance, Maria José Silveira nos apresenta uma breve história latino-americana no qual o leitor vai desvendando os fatos históricos através do véu de indiferença de Alelí até chegar na militância ingênua de sua filha e a história que já sabemos: a derrota dos povos indígenas após mais de 30 anos contra a construção da usina de Belo Monte no alto do Rio Xingu.

A pesquisa por trás do livro é muito bem feita e pouco transparece ao leitor, das ditaduras no continente até as lutas por moradia na capital paulista é apenas na última que o caráter didático transpareceu na minha leitura. As personagens, em suas complexidades sociais intrincadas não pedem licença ou desculpas a moral pequeno-burguesa, existem apesar e contra ela.

Com densidade histórica e emocional, Maria Altamira é um romance sobre mulheres que mesmo de pés descalços caminham pelo solo da América Latina, com sua música, seus amores e a disposição de deixar também nesse solo as marcas dos seus pés.
Cristian 24/06/2021minha estante
=O quero ler!!!

Karla.Marisa 13/06/2021

Esse livro é super importante, é um romance histórico e o pano de fundo é a construção de Belo Monte. A autora traz diversas questões importantes nesse livro. Eu só não dou nota maior porque não fiquei fã da escrita, e a história foca mais em uma personagem e eu queria saber mais de outra... Mas ainda recomendo!

Gabrielle 07/06/2021

Impactada
O que falar de Maria Altamira?

Acabei de ler, ainda estou limpando as lágrimas, e queria escrever assim, ainda emocionada.

Um livro sensível, forte e tão duramente real. Através dos olhos de Maria Altamira, vamos conhecer um povo marcado pela injustiça que luta para manter sua cultura.

O livro nos apresenta o cenário da construção de Belo Monte e o que isso acarretou na vida do povo que habitava a região. Mas vai além, parece que esses acontecimentos não são exclusivos de um recorte da história, mas acontecem há muito mais tempo, continua acontecendo e tende a se perpetuar, pelo menos enquanto durar a ideia de que nada mais importa exceto o lucro acima de qualquer coisa.

Estou um pouco angustiada... Refletindo a história... Será que ainda podemos fazer alguma coisa?

Mari M. 02/06/2021

Maravilhoso
Que livro!
Daqueles que me fazem lembrar o motivo de amar tanto literatura!
Virei fã e não tem mais volta,vou ler tudo da autora.
Personagens,ritmo,escrita,trama...e com certeza uma das protagonista mais inesquecíveis pra minha vida de leitora.
Jessé 03/06/2021minha estante
Vou colocar na lista amiga. Normalmente meu gosto bati com o seu pra livros

Mari M. 06/06/2021minha estante
amigo por favor LEIA