A princesa leal

Resenhas - A Princesa Leal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fer Kaczynski 16/03/2014

Delicioso!
A Princesa Leal é um livro que li devido a minha curiosidade com a série de TV The Tudors, e confesso que me apaixonei, tanto pela história quanto pela escrita, da autora Philippa Gregory, que já é uma das minhas preferidas!

Narrado em primeira pessoa, é a própria Catarina de Aragão, primeira esposa do rei Henrique VIII quem nos conta sua história, desde sua infância na Espanha, a vida com seus pais, principalmente com sua mãe, Isabel de Castela, até seu casamento com Arthur Tudor, irmão de Henrique que falece prematuramente.

Como ela foi criada para ser rainha desde criança, insiste em ficar ali, e incentivada até pelo marido, acaba por casar-se com Henrique, então com 17 anos, e torna-se rainha da Inglaterra.

Leia mais em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/search/label/Fernanda

Sil 13/05/2016

A PRINCESA LEAL
Olá,
se você é daquelas pessoas que adora um romance histórico, não pode deixar de conferir esse livro. Escrito pela britânica Philippa Gregory, A princesa leal é um romance pra lá de diferente. Baseado em fatos reais, a autora misturou ficção com realidade, e o resultado foi magnifico.

Nosso livro é narrado por Catarina de Aragão, nascida na Espanha, e a história começa contando sobre a sua infância. Sua mãe foi Isabel de Castela, rainha da Espanha. Aos 16 anos, Catarina é enviada à Inglaterra, e se casa com Arthur, o príncipe de Gales. No início, o casal se estranha bastante, mas aos poucos começam a conviver melhor e se apaixonam. Infelizmente Arthur morre, e Catarina se vê obrigada à mentir, para poder se casar com o próximo rei da Inglaterra, seu cunhado, Henrique VIII. Nessa parte do livro, Gregory usou e abusou da imaginação, pois na verdade, muitos dos aspectos apresentados no livro, nunca foram de fato comprovados (como o fato da consumação do primeiro casamento).

Como todos sabem, essa novela não pára por ai. O segundo livro se chama A irmã de Ana Bolena, e será lido e resenhado em breve ♥

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/a-princesa-leal/
Pegorini 13/05/2016minha estante
gente como vc lê tanto livro num dia só? :O

Sil 14/05/2016minha estante
hahaha nãoo...estou resenhando livros que ja li faz tempo :)
Essa semana li somente Poliana (160 paginas) e estou seguindo com a leitura de memórias de uma gueixa :D
Essas resenhas que estou postando, são de livros que ja li, mas que só resolvi resenhar agora ;)

Gabriela 09/08/2017

Este foi o segundo livro que li da Philippa Gregory e também gostei (o primeiro foi "A Outra Rainha"). Este é o livro focado em Catarina (Catalina) de Aragão, a filha mais nova de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, mas não se passa na época da confusão com Ana Bolena. A história se passa quando Catarina ainda é jovem, para nos mostrar porque ela era tão amada e pq tanta gente ficou do lado dela quando Henrique decidiu "desfazer-se" dela.

O primeiro capítulo começa com Catarina ainda criança, durante a conquista de Granada, e a gente tem um vislumbre da mulher formidável que era a mãe dela. Aliás, eu sei que Philippa Gregory é inglesa e sua formação deve ser mais para a história da Inglaterra mesmo, mas ela bem que podia se aventurar em fazer um livro sobre Isabel de Castela. Ela daria uma ótima protagonista.

Mas a história de Catarina começa mesmo com sua chegada à Inglaterra para o casamento com o príncipe Artur, o irmão mais velho de Henrique VIII. Catarina e Artur não se dão bem no início, mas depois passam a se amar. Mas as coisas começam a dar errado para Catarina quando Artur fica doente. No seu leito de morte, Artur pede que Catarina prometa fazer o que eles planejaram para a Inglaterra, mesmo que para isso ela tenha de mentir sobre o casamento dos dois e se casar com Henrique.

Grande parte do livro se passa durante os oito (!) anos em que Catarina ficou presa no limbo, no meio da briga entre seu pai e o rei Henrique VII, esperando que pudesse se casar com o Henrique, o novo príncipe de Gales. É nesse tempo que Catarina deixa de ser a princesinha mimada que chegou na Inglaterra e se transforma na mulher forte que será rainha ao lado de Henrique VIII, quando ela finalmente se casar com ele.

Eu gostei da escolha da autora em terminar o livro com Catarina ainda triunfante e não quando ela já foi rejeitada e está morrendo sozinha na miséria. Philippa Gregory é uma ótima autora e sabe pegar alguns fatos históricos e desenvolvê-los de maneira verossímil. O único defeito do livro é que o meio, os oito anos de espera, é monótono, repetitivo. Acho que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos e não faltaria nada, sabe? De toda forma, quero muito ler os outros da série.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Monique @librioteca 02/01/2018

Gostei muito do estilo da autora, a leitura é envolvente, a história bem amamarrada... a Philippa Gregory foi feliz em nos levar mais fundo na história de Catarina de Aragão, que é muito mais interessante do que o conhecimento popular de sua condição de ter sido a rainha desprezada, e trocada, pela decapitada Ana Bolena... com detalhes, a autora nos apresenta uma infanta de Espanha com toda sua força, coragem e determinação que foram, com certeza, determinantes para o curso da história da Inglaterra. Ainda assim, senti falta de um cuidado maior com essa edição, de algum material de apoio, que indicasse o quanto o romance é fiel aos fatos, ou não. Além disso, essa edição da Editora Record possui muitos erros de revisão e falhas gráficas. Uma pena.

Marina 27/04/2018

amei conhecer Katherine Queen of England
Minha primeira experiência com Phillipa Gregory não poderia ter sido mais sensacional! Esse livro me fez rir, me apaixonar, chorar... A escrita é muito gostosa e fluída, você consegue ler por horas sem sentir o tempo passar. Dá pra perceber o grande embasamento histórico que a autora tem ao romantizar a vida de uma figura que foi tão importante na história medieval, mas que hoje não é tão conhecida. Apenas lembram de Catarina como a rainha trocada por Ana Bolena, mas essa mulher foi simplesmente incrível!!! O livro narra desde a sua infância em meio às cruzadas de seus pais na Espanha até o momento do julgamento para a anulação de seu casamento com Henriwue VIII (nada disso constitui spoiler, tendo em vista que são fatos históricos que estudamos na escola). Alguns aspectos da história, como o interesse do rei Henrique VII pela Catarina, me enojaram bastante, foi uma parte difícil de ler do livro pq realmente mt nojo. Mas a possibilidade disso ter sido real é grande! Enfim, apenas coisas boas a falar desse livro. Eu já imaginava que iria gostar de ler Phillipa Gregory, mas confesso que A Princesa Leal era um dos seus títulos menos atrativos pra mim (só o li primeiro por de fato ser o primeiro da ordem cronológica da saga dos Tudors), e o livro me surpreendeu positivamente. É uma delícia quando isso acontece.

Ana Carolina 03/06/2018

Maravilhoso!
Maravilhoso e leve. Parece que você realmente vive com a Catalina e sente todas as emoções dela. É sempre difícil ler um livro sabendo o final da história, mas esse vale pelo meio e pela descoberta. Foi meu primeiro da autora e já estou indo para o terceiro!

Simone Tavares 26/07/2018

Adorei1 Me intersso muito por esse período da história da Inglaterra e queria conhecer mais sobre o reinado de Henrique VXIII. Foi muito bom saber que ela foi uma rainha incrivel e que sofreu muito para ocupar esse lugar, até lutou na guerra. Não merecia o que o marido fez.

Bru 09/02/2011

Doce Princesa, Destemida Rainha
Esse livro é muito bom. Ele conta a história de Catarina de Araguão, filha dos reis da Espanha, que se casa com o príncipe Artúr, da Inglaterra. Eles se apaixonam depois de um tempo de casados, porém acabam tendo a infelicidade de a morte ter vindo buscar Artúr antes do tempo. Porém Cataria fora criada desde pequena sabendo que um dia seria Rainha da Inglaterra, e depois que seu marido morre, ela não vê outra chance de se tornar rainha, a não ser se casar com Henrique, irmão mais novo e mimado de Artúr. Ela primeiro é contrariada pela avó e pelo pai do menino, mas depois de tanta determinação ela acaba se casando com Henrique e se tornando a próxima rainha, assim que o rei atual morre.
É muito bom mesmo o livro, conta detalhadamente toda a vida de Catarina, desde sua infância, até o momento em que é destituída de sua posição para que Ana Bolena tome seu lugar. No fim do livro dá um ar de nostalgia porque a gente lembra de quando Cataria ainda era apenas uma menina, e agora ela já é uma mulher formada e com uma filha.
Maravilhoso pra quem aguenta ler livros grandes e com algumas palavras difíceis, mas nada impossíveis de entender se estiver com um dicionário do lado.
Vale muito a pena apreciar esse incrível livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5