A princesa leal

A princesa leal Philippa Gregory




Resenhas - A Princesa Leal


68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Vivi 15/07/2011

Maravilhoso!!!
Leitura fantástica...me senti na Espanha, Inglaterra...vivendo naquela época!

Phillipa Gregory nos leva para esse passado encantador...leitura prazerosa, com romance mas também muita história!

Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Adriana 30/05/2012

Alguém me diz POR QUE eu não tinha lido antes algum romance de Philippa Grogory??? Sério, eu sempre achei as capas lindas e os livros são suuuper elogiados, mesmo assim, tinha a impressão de que não gostaria da trama, acharia tudo muito devagar e/ou prosaico. Quanta ignorância!!! Amei A Princesa Leal e já declarei para quem quiser ouvir e se ligar na indireta que preciso dos demais volumes da série Os Tudors!

Esta foi a minha leitura de Maio do Desafio Literário 2012, cuja proposta era ler um romance que tivesse como pano de fundo algum fato histórico. Por isso, conheçam hoje a versão desta autora tão talentosa para Catarina de Aragão, uma importante rainha da Inglaterra, vista como uma mulher frágil e submissa, mas que ganhou outros ares nas mãos habilidosas de Gregory

O livro já começa intenso, somos apresentados a infanta Catalina, futura princesa de Gales, prometida ao príncipe da Inglaterra ainda criança. Ela foi treinada desde cedo para este futuro, mesmo vivendo sua primeira infância em meio a um campo de batalha onde seus pais, o rei e a rainha da Espanha, lutavam para derrotar os mouros e conquistar as terras do oriente.

Deposi de muitas batalhas ela pode finalmente aproveitar a vida da realeza da qual sempre soube que era merecedora, e assim descobriu que os desígnios de Deus para ela eram que fosse Rainha da Inglaterra. Com um conhecimento acima da média para a época, graças a grande erudição dos mouros, ela sempre foi uma mulher inteligente e que sabia o que queria.

Aos quinze anos, foi levada do paraíso onde vivia para cumprir sua missão e se casar com o príncipe de Gales, Arthur. Porém, o destino foi cruel e a separou do marido alguns meses após o casamento. Depois disso, ela teve que retomar sua batalha da forma mais dura para um dia subir ao trono e honrar o chamado de Deus e os desejos de sua mãe.

O livro é um exemplo perfeito de romance histórico. Com intrigas, traição, romance e tudo mais que eu AMO no estilo, ele é a obra perfeita para os amantes do gênero! Com toda certeza, Phillipa Grogoru entrou para a seleta galeria de autores favoritos. A Princesa Leal pode ser lido por todos os tipos de leitores, até os mais jovens, e mesmo assim apreciado. Não tem partes lentas ou arrastadas e fiquei muito triste ao chegar ao final.

Aliás, triste e curiosíssima. O epílogo é muito agonizante e mal posso esperar para por as mãos em A Irmã de Ana Bolena! E isso me remete a mais uma coisa maravilhosa no livro, ele me fez ter interessa na história real deste período na Inglaterra e com certeza irei pesquisar para saber mais sobre todos os personagens que aparecem na trama!

Recomendadíssimo!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=3811
comentários(0)comente



Fernanda 11/05/2012

Outra visão da história
"A princesa leal" conta a história da rainha Catarina de Aragão, 1ª esposa de Henrique VIII, que entrou para a história ao ser preterida por Ana Bolena. O divórcio real está no cerne do rompimento inglês com a Igreja Católica e do nascimento da Igreja Anglicana. Gregory nos conta a triste história de Catarina, de sua infância em Granada à sua vida como rainha da Inglaterra.

A autora foi muito feliz em apresentar Catarina não como uma vítima de um triste destino, mas como uma mulher forte, determinada, que não se deixou abater pelos dissabores trazidos pela vida, mas que lutou com todas as suas forças por aquilo que julgava ser seu de direito.

O ponto central da história é que a consumação do casamento de Catarina e Arthur é tida como certa. Neste ponto, Gregory se afasta totalmente de Jean Plaidy, autora mais conhecida por sua saga dos reis Plantagenetas, que também escreveu um livro sobre a vida de Catarina, "Catarina, a viúva virgem".

Ao assumir a premissa de que Catarina mentiu quanto à não consumação de seu casamento (e os fatos históricos indicam que ela realmente mentiu) Gregory a retira da posição de virgem injustiçada e a coloca na posição de protagonista de seu próprio destino. E é isso, em minha opinião, que torna esse um livro delicioso.

Acredito que a Catarina de Gregory está muito mais próxima da Catarina real do que a virgem frágil de Plaidy ou da mulher submissa apresentada pelos livros escolares. Afinal de contas, ela era filha de Isabel de Castela e Fernando de Aragão! Uma mulher culta, criada em meio às guerras de Reconquista, que teve contato com a riquíssima cultura moura dizimada por seus pais. Uma mulher que soube sobreviver à traiçoeira Corte Tudor, ao astuto rei Henrique VII e sua ainda mais astuta mãe. Sem contar que, das 6 esposas de Henrique VIII, foi a que mais tempo esteve casada com ele e uma das poucas que conseguiu se divorciar do rei e manter a vida.

Ora, mas se o livro é tão bom, por que não lhe dei 5 estrelas? Por 2 razões: (CUIDADO! SPOILER!!!)
1) Não acho que a determinação de Catarina em ser rainha da Inglaterra possa ser justificada pela promessa feita a um moribundo. Ok, trata-se de um romance e não de uma biografia. Entendo que a autora tenha querido inserir uma história de amor (que aliás achei muito interessante). Mas daí a usar esse amor e a promessa feita como principal argumento para a determinação de Catarina, não sei, não me 'desceu' bem. Acho perfeitamente possível ela ter amado muito o marido e ter sido amada por ele e ainda assim continuar com o desejo de ser rainha da Inglaterra após sua viuvez. Não podemos esquecer que ela foi criada para isso. Mais ainda ela sabia, ao ver a experiência das irmãs, que caso fosse para casa seria lhe dado um outro casamento, possivelmente inferior. Teria que começar tudo de novo, outra adaptação em um país estranho. Ser rainha da Inglaterra era sua melhor opção.

2) Achei o fim do livro muito brusco. Gostaria de seguir acompanhando a saga de Catarina. Seus outros abortos, o nascimento de sua filha, o enfrentamento com o rei. Particularmente, acho esse último um dos momentos mais fascinantes da vida de Catarina. Ela não volta atrás na mentira contada, enfrenta o Tribunal real com dignidade e até o fim de sua vida refere-se a si mesma como rainha da Inglaterra. Acho que o livro poderia ter acompanhado esses acontecimentos.

"A princesa leal" é um bom romance histórico, vale muito a pena ser lido.
comentários(0)comente



Danni 20/10/2012

Encantador ♥
Primeiro romance que leio de época, e me encantei.
Pensei que seria um livro arrastado, mas não. É envolvente, delicioso de se ler.
O livro conta a estória de Catalina Aragão, onde além de contar seu sofrimento e as traições do seu rei, mostra toda sua estória e sua coragem, conta como ela foi determinada a ser tornar a Rainha.

Simplesmente amei e recomendo!
comentários(0)comente



Roberta 06/01/2012

Uma grata surpresa
Que o Henrique VIII era uma peste, a gente já desconfiava; mas não há como deixar de odiá-lo ainda mais conhecendo a história de Catarina de Aragão, sua primeira esposa.
Fatos históricos interessantíssimos permeiam a vida desta mulher forte e admirável.
Uma grata surpresa porque, no início do livro, não pus muita fé... Mas ele é muito bem escrito: a narrativa é envolvente e a gente acaba lendo bem rápido. Gostei muito!
comentários(0)comente



Vanessa.Pitsch 30/06/2012

Rainha Catarina
Romance sobre a primeira esposa de Henrique VIII, desde o seu nascimento na Espanha até o final de seu segundo casamento. Catarina era prometida de Arthur, irmão mais velho de Henrique VIII, morto após os primeiros meses de casamento. Determinada a defender a Inglaterra como se fosse seu próprio país, faz com que todos acreditem que o primeiro casamento não foi consumado para poder chegar ao trono através do então cunhado. Leitura pouco histórica e muito romanceada, mas recomendada. Uma leitura para mulheres...
comentários(0)comente



Sannyele 17/12/2012

Eu virei fã de romances históricos graças a Philippa Gregory, a história dos Tudors é muito bem contada, tanto que eu não me interessei em saber qual das partes eram ficção, fiquei tão presa a leitura que senti necessidade de mais, saber toda a história, acompanhar todo o resto, e assim começou meu fanatismo por esta incrível escritora. Catarina de Aragão, uma mulher de força e caráter, decidida a se tornar Rainha da Inglaterra e a cumprir o seu papel independente do que aconteça, independente das situações que tenha que vir a passar. Um exemplo de mulher, desejou tanto que no fim conseguiu, uma bela mulher.
comentários(0)comente



Daniele Serra 17/10/2012

A historia de Catarina de Aragão
Bom este é mais um dos livros da Phillipa Gregory sobre as mulheres da era Tudor, desta vez contando a historia de Catarina de Aragão, a primeira esposa de Henrique XVIII.
É um bom livro, apesar de achar que a Irmã de Ana Bolena ainda seja melhor. Este livro mostra Catarina de uma otica totalmente diferente dos outros livros, filmes ou series que conheça da epoca. Vale a pena ler
comentários(0)comente



Janayna 03/08/2018

Emocionante
Este romance é para os amantes de ficção histórica. Um livro bem estruturado e crivel. Me surpreendi muito com a autora. Eu já li outras séris históricas, mas o estilo de escrita da Philippa Gregory me cativou.
É um livro grosso que dá pra ler super rápido, de tão envolvente.
É o primeiro da série e quero ler os demais.
comentários(0)comente



Cristine 02/05/2011

nesse livro vemos a história da Catalina, Infanta da Espanha, que desde que nasceu foi destinada a ser princesa de Gales, Rainha da Inglaterra. Seu marido morre, ela se casa com o irmão caçula, Harry; que viria a ser o rei Henrique (famoso for ter vários casamentos e mandar decapitar as ex-esposas). Muito bem escrito, tanto que em alguns momentos tinha que ficar repetindo isso é ficção, as pessoas reais não pensavam ou falaram isso.
comentários(0)comente

Cris Paiva 02/05/2011minha estante
É uma biografia romanceada. Os personagens e fatos são reais, eles podem não ter falado aquilo mas a intenção foi aquela. Não gosto de biografia. Chorei horrores quando li Olga e Anne Frank, agora só quero saber de coisas de mentira.




Bru 09/02/2011

Doce Princesa, Destemida Rainha
Esse livro é muito bom. Ele conta a história de Catarina de Araguão, filha dos reis da Espanha, que se casa com o príncipe Artúr, da Inglaterra. Eles se apaixonam depois de um tempo de casados, porém acabam tendo a infelicidade de a morte ter vindo buscar Artúr antes do tempo. Porém Cataria fora criada desde pequena sabendo que um dia seria Rainha da Inglaterra, e depois que seu marido morre, ela não vê outra chance de se tornar rainha, a não ser se casar com Henrique, irmão mais novo e mimado de Artúr. Ela primeiro é contrariada pela avó e pelo pai do menino, mas depois de tanta determinação ela acaba se casando com Henrique e se tornando a próxima rainha, assim que o rei atual morre.
É muito bom mesmo o livro, conta detalhadamente toda a vida de Catarina, desde sua infância, até o momento em que é destituída de sua posição para que Ana Bolena tome seu lugar. No fim do livro dá um ar de nostalgia porque a gente lembra de quando Cataria ainda era apenas uma menina, e agora ela já é uma mulher formada e com uma filha.
Maravilhoso pra quem aguenta ler livros grandes e com algumas palavras difíceis, mas nada impossíveis de entender se estiver com um dicionário do lado.
Vale muito a pena apreciar esse incrível livro.
comentários(0)comente



Fer Kaczynski 16/03/2014

Delicioso!
A Princesa Leal é um livro que li devido a minha curiosidade com a série de TV The Tudors, e confesso que me apaixonei, tanto pela história quanto pela escrita, da autora Philippa Gregory, que já é uma das minhas preferidas!

Narrado em primeira pessoa, é a própria Catarina de Aragão, primeira esposa do rei Henrique VIII quem nos conta sua história, desde sua infância na Espanha, a vida com seus pais, principalmente com sua mãe, Isabel de Castela, até seu casamento com Arthur Tudor, irmão de Henrique que falece prematuramente.

Como ela foi criada para ser rainha desde criança, insiste em ficar ali, e incentivada até pelo marido, acaba por casar-se com Henrique, então com 17 anos, e torna-se rainha da Inglaterra.

Leia mais em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/search/label/Fernanda
comentários(0)comente



Sil 13/05/2016

A PRINCESA LEAL
Olá,
se você é daquelas pessoas que adora um romance histórico, não pode deixar de conferir esse livro. Escrito pela britânica Philippa Gregory, A princesa leal é um romance pra lá de diferente. Baseado em fatos reais, a autora misturou ficção com realidade, e o resultado foi magnifico.

Nosso livro é narrado por Catarina de Aragão, nascida na Espanha, e a história começa contando sobre a sua infância. Sua mãe foi Isabel de Castela, rainha da Espanha. Aos 16 anos, Catarina é enviada à Inglaterra, e se casa com Arthur, o príncipe de Gales. No início, o casal se estranha bastante, mas aos poucos começam a conviver melhor e se apaixonam. Infelizmente Arthur morre, e Catarina se vê obrigada à mentir, para poder se casar com o próximo rei da Inglaterra, seu cunhado, Henrique VIII. Nessa parte do livro, Gregory usou e abusou da imaginação, pois na verdade, muitos dos aspectos apresentados no livro, nunca foram de fato comprovados (como o fato da consumação do primeiro casamento).

Como todos sabem, essa novela não pára por ai. O segundo livro se chama A irmã de Ana Bolena, e será lido e resenhado em breve ♥

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/a-princesa-leal/
Pegorini 13/05/2016minha estante
gente como vc lê tanto livro num dia só? :O


Sil 14/05/2016minha estante
hahaha nãoo...estou resenhando livros que ja li faz tempo :)
Essa semana li somente Poliana (160 paginas) e estou seguindo com a leitura de memórias de uma gueixa :D
Essas resenhas que estou postando, são de livros que ja li, mas que só resolvi resenhar agora ;)




Gabriela 09/08/2017

Este foi o segundo livro que li da Philippa Gregory e também gostei (o primeiro foi "A Outra Rainha"). Este é o livro focado em Catarina (Catalina) de Aragão, a filha mais nova de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, mas não se passa na época da confusão com Ana Bolena. A história se passa quando Catarina ainda é jovem, para nos mostrar porque ela era tão amada e pq tanta gente ficou do lado dela quando Henrique decidiu "desfazer-se" dela.

O primeiro capítulo começa com Catarina ainda criança, durante a conquista de Granada, e a gente tem um vislumbre da mulher formidável que era a mãe dela. Aliás, eu sei que Philippa Gregory é inglesa e sua formação deve ser mais para a história da Inglaterra mesmo, mas ela bem que podia se aventurar em fazer um livro sobre Isabel de Castela. Ela daria uma ótima protagonista.

Mas a história de Catarina começa mesmo com sua chegada à Inglaterra para o casamento com o príncipe Artur, o irmão mais velho de Henrique VIII. Catarina e Artur não se dão bem no início, mas depois passam a se amar. Mas as coisas começam a dar errado para Catarina quando Artur fica doente. No seu leito de morte, Artur pede que Catarina prometa fazer o que eles planejaram para a Inglaterra, mesmo que para isso ela tenha de mentir sobre o casamento dos dois e se casar com Henrique.

Grande parte do livro se passa durante os oito (!) anos em que Catarina ficou presa no limbo, no meio da briga entre seu pai e o rei Henrique VII, esperando que pudesse se casar com o Henrique, o novo príncipe de Gales. É nesse tempo que Catarina deixa de ser a princesinha mimada que chegou na Inglaterra e se transforma na mulher forte que será rainha ao lado de Henrique VIII, quando ela finalmente se casar com ele.

Eu gostei da escolha da autora em terminar o livro com Catarina ainda triunfante e não quando ela já foi rejeitada e está morrendo sozinha na miséria. Philippa Gregory é uma ótima autora e sabe pegar alguns fatos históricos e desenvolvê-los de maneira verossímil. O único defeito do livro é que o meio, os oito anos de espera, é monótono, repetitivo. Acho que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos e não faltaria nada, sabe? De toda forma, quero muito ler os outros da série.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Marina 27/04/2018

amei conhecer Katherine Queen of England
Minha primeira experiência com Phillipa Gregory não poderia ter sido mais sensacional! Esse livro me fez rir, me apaixonar, chorar... A escrita é muito gostosa e fluída, você consegue ler por horas sem sentir o tempo passar. Dá pra perceber o grande embasamento histórico que a autora tem ao romantizar a vida de uma figura que foi tão importante na história medieval, mas que hoje não é tão conhecida. Apenas lembram de Catarina como a rainha trocada por Ana Bolena, mas essa mulher foi simplesmente incrível!!! O livro narra desde a sua infância em meio às cruzadas de seus pais na Espanha até o momento do julgamento para a anulação de seu casamento com Henriwue VIII (nada disso constitui spoiler, tendo em vista que são fatos históricos que estudamos na escola). Alguns aspectos da história, como o interesse do rei Henrique VII pela Catarina, me enojaram bastante, foi uma parte difícil de ler do livro pq realmente mt nojo. Mas a possibilidade disso ter sido real é grande! Enfim, apenas coisas boas a falar desse livro. Eu já imaginava que iria gostar de ler Phillipa Gregory, mas confesso que A Princesa Leal era um dos seus títulos menos atrativos pra mim (só o li primeiro por de fato ser o primeiro da ordem cronológica da saga dos Tudors), e o livro me surpreendeu positivamente. É uma delícia quando isso acontece.
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR