A princesa leal

A princesa leal Philippa Gregory

Resenhas - A Princesa Leal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evy 18/01/2011

e verdadeira RAINHA da Inglaterra!
Este foi o primeiro livro que li de Philippa Gregory e fiquei apaixonada pela narrativa envolvente e graciosa que nos prende do início ao fim a emocionante história de Catarina de Aragão (em minha opnião a verdadeira Rainha da Inglaterra apesar de tudo que lhe aconteceu depois).

Conhecia um pouco sobre os Tudors através do seriado "The Tudors" e do filme "A outra", porém em ambos achei a abordagem da história de Catarina muito fraca, sendo sempre colocada em segundo plano, mostrando muito pouco de sua determinação, vivacidade e orgulho. E fiquei muito emocionada ao ver o cuidado e a atenção que Philippa deu a essa personagem da história, uma inesquecível mulher que deu tudo de si para alcançar seus objetivos e ser aquilo que foi criada para ser: a Rainha da Inglaterra.

Na imaginação de todos, Catarina de Aragão é vista apenas como a nobre que foi desprezada por Henrique VIII e trocada por Ana Bolena, uma plebéia da corte dos Tudor. Porém a história de Catarina guarda muito mais que apenas esse episódio tão conhecido e através da narrativa maravilhosa de Philippa conhecemos a infância e a juventude da infanta da Espanha, que foi criadada no palácio de Alhambra, em Granada, e prometida aos três anos de idade a Artur, o príncipe de Gales. É a morte prematura do jovem logo após o casamento que fez com que ela se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur e iniciasse a sua longa luta por aquilo em que tanto acreditava.

Se eu já era fã da Catarina antes de ler esse livro, fiquei ainda mais depois da leitura. Respeito e admiro seus feitos, sua coragem e sua determinação que não a deixaram esmorecer nem mesmo quando tudo estava perdido.

Leitura recomendadíssima.
Roseli Camargo 06/10/2010minha estante
hehehe. Agora que eu vi que vc já leu

Gabi Araujo 13/09/2011minha estante
- Estou dizendo que temos e mantemos o que reinvidicamos. Estou dizendo que fazemos a nossa própria herança. Reinvidicamos o que queremos, dizemos que somos príncipe de Gales, rainha da Inglaterra. Que decidimos o título e o nome que usaremos. Exatamento como todo mundo faz.
- Está errado, disse Catarina. Nasci Infanta da Espanha e vou morrer rainha da Inglaterra. Não se trata de escolha, é o meu destino.

MA-RA-VI-LHO-SO-!

yla.cezar 28/01/2012minha estante
Dizem q no eu túmulo em Peterborought sempre são colocadas flores, apesar de passados quase cinco séculos desde sua morte.

The Serial Reader 04/10/2013minha estante
Comprei esse livro essa semana, e estou bastante ansiosa para ler. Há muito tempo queria ler, mas ele estava sempre com preços muito altos, e quando o achei por menos de 30 reais, nem pensei duas vezes antes de comprar.

Giu 13/06/2017minha estante
Com certeza a verdadeira rainha! A mulher ganhou uma guerra contra um inimigo de verdade sozinha enquanto Henrique "brincava de guerreiro" na França. Ela era tão foda que os conselheiros falavam mais com ela do que com o Henrique. Enfim, minha rainha preferida depois da Elizabeth :D

Márcia Naur 29/07/2010

A Princesa Leal de Philippa, não gostei muito de boa parte da história ser narrada pelos pensamentos de Catarina, que por sinal muito repetitivos e muita historia poderia ter sido contada em seu lugar. O final terminou rápido demais e a autora pulou anos importantes da vida de Catarina como a perda de 6 filhos e ainda a anulação de seu casamento que são fundamentais para conhecermos melhor esta grande personalidade da nossa história. Uma rainha diferente e determinada que teve sua importância na formação do império inglês. Outra fato que me deixou angustiada é dizer que Henrique era bonito, misericórdia, como era feio e obeso este rei, inteligentíssimo e estrategista mas nada de belo.
-.-.-.-.-.- 19/10/2011minha estante
É verdade. Henrique VIII não tinha nada de belo, apesar de a maioria dos filmes retratá-lo como um homem bonito.

Matt 04/02/2012minha estante
Não sei se você sabe, mas isso não é um livro histórico e sim uma romance de literatura best-seller...

Márcia Naur 04/02/2012minha estante
Sei Matheus porque sou historiadora.

Daniele Serra 08/10/2016minha estante
Vc sabe que é uma série? Os últimos anos de Catarina São narrados no próximo volume. E Henrique foi um jovem muito bonito, q foi ficano do jeito que ficou com o passar dos anos

Sil 13/05/2016

A PRINCESA LEAL
Olá,
se você é daquelas pessoas que adora um romance histórico, não pode deixar de conferir esse livro. Escrito pela britânica Philippa Gregory, A princesa leal é um romance pra lá de diferente. Baseado em fatos reais, a autora misturou ficção com realidade, e o resultado foi magnifico.

Nosso livro é narrado por Catarina de Aragão, nascida na Espanha, e a história começa contando sobre a sua infância. Sua mãe foi Isabel de Castela, rainha da Espanha. Aos 16 anos, Catarina é enviada à Inglaterra, e se casa com Arthur, o príncipe de Gales. No início, o casal se estranha bastante, mas aos poucos começam a conviver melhor e se apaixonam. Infelizmente Arthur morre, e Catarina se vê obrigada à mentir, para poder se casar com o próximo rei da Inglaterra, seu cunhado, Henrique VIII. Nessa parte do livro, Gregory usou e abusou da imaginação, pois na verdade, muitos dos aspectos apresentados no livro, nunca foram de fato comprovados (como o fato da consumação do primeiro casamento).

Como todos sabem, essa novela não pára por ai. O segundo livro se chama A irmã de Ana Bolena, e será lido e resenhado em breve ♥

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/a-princesa-leal/
Pegorini 13/05/2016minha estante
gente como vc lê tanto livro num dia só? :O

Sil 14/05/2016minha estante
hahaha nãoo...estou resenhando livros que ja li faz tempo :)
Essa semana li somente Poliana (160 paginas) e estou seguindo com a leitura de memórias de uma gueixa :D
Essas resenhas que estou postando, são de livros que ja li, mas que só resolvi resenhar agora ;)

Léia Viana 04/02/2012

Perfeito!
Terminei a leitura dessa obra admirável com a impressão de que não há uma personagem feminina tão cheia de garra, fibra, inteligência e persistência como Catarina de Aragão. São tantos adjetivos positivos, de seu caráter e personalidade, que é impossível esquecê-la. É dificílimo não ficar encantada com toda a força, astúcia e estratégia que Catarina usou para tornar-se rainha da Inglaterra.

Foram muitos os obstáculos enfrentados por ela, e, em nenhum momento a vontade de desistir dominou os seus pensamentos. Enquanto muitos a alertavam para que retornasse ou que desistisse, Catarina ganhava mais força para seguir adiante. Não desistiu de seus propósitos, não esmoreceu e, em nenhum momento achou que pudesse estar errada ao insistir em permanecer firme e de lutar para tornar-se aquilo que nasceu para ser: Rainha da Inglaterra, capaz de liderar e lutar pelo seu povo. Uma Princesa leal.

É encantador e motivador vê-la lutar por aquilo que acredita e manter-se firme em seus ideais, mesmo quando tudo começar a ruir ao seu redor.

A sua fé e a percepção dos erros de seus pais, mostraram uma maturidade, que, a principio, acreditei ser impossível de isso acontecer, pois Catarina admirava e orgulhava-se de sua mãe, por ter lutado em guerras e de manter sempre a fé em Deus.

O romance com Artur deu um charme especial a esta história e uma energia a mais na luta de Catarina para ocupar o trono da Inglaterra.

Estou encantada com a narrativa de Philippa Gregory. É o primeiro livro que leio dela e tornei-me fã de seu estilo logo nas primeiras linhas. A autora conseguiu me conquistar por completo, com essa narrativa rica em detalhes, que não deixa a leitura chata ou enfadonha, muito pelo contrário, nos dá a possibilidade de ler e imaginar tudo. Entrou para os meus favoritos!

Leitura Recomendada!
Evy 30/04/2012minha estante
Perfeito! Adoro a Philippa :)

Anthônio 02/02/2009

Livro interessante que te prende em toda característica relatada pela autora,quando a mesma fala sobre a Inglaterra da época.Considero um livro rico em detalhes, nele há uma mescla entre primeira e terceira pessoa, sendo a primeira, a própria Catarina de Aragão, que em todo o desfecho do romance passa de menina a mulher!!

Alana ! 02/02/2009minha estante
uhh, interessante! \o

Lela Tiemi 25/09/2010

"Seu destino já estava traçado: tornar-se rainha da Inglaterra"
Catarina de Aragão: filha de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, infanta da Espanha, princesa de Gales e posteriormente rainha da Inglaterra.
A caçula dos filhos dos reis da Espanha foi prometida aos três anos de idade ao príncipe Artur, filho do rei Henrique VII da Inglaterra. Nasceu e cresceu em um acampamento, em uma época de guerra, quando a Espanha lutava contra os mouros e liderava uma cruzada em 'nome de Deus' e pela 'fé cristã', praticamente liderada por sua mãe.
Desde pequena Catarina foi preparada para tornar-se rainha. Com 15 anos, parte para Inglaterra e casa-se com Artur, porém alguns meses depois encontra-se viúva. Alegando que Artur era impotente e que o casamento jamais foi consumado, Catarina visa casar-se com o próximo herdeiro ao trono, o mimado príncipe Harry (Henrique VIII), seis anos mais novo do que ela.
Longos sete anos de espera se passam, praticamente esquecida na Inglaterra, sem ajuda financeira de seus pais ou do rei Henrique VII, Catarina quase não tem mais esperanças quando finalmente casa-se com Henrique VIII e tornar-se o que por toda sua vida foi criada para ser: rainha.

Philippa Gregory nos apresenta um romance histórico envolvente e gostoso de ler.
Considero a parte em que Catarina está casada com Artur um pouco cansativa - um tanto sem grandes emoções, apesar das interessantes narrativas da personagem ao marido sobre sua vida na Espanha - mas apesar disso o livro é fantástico. Três pontos que destacam o livro: abordar o primeiro casamento de Catarina e sua vida na Espanha. E, a mudança de narração durante a história, entre a primeira e terceira pessoa, que deixa a leitura ainda mais interessante.

Grupo: Mundo de Tinta
Twitter: @omundodetinta

Carol Amaro 27/12/2011

Excelente livro em que mais uma vez Philippa Cregory retrata as intrigas e armações da Inglaterra dos Tudor.

Cronologicamente deve ser lido primeiro (antes de A irmã de Ana Bolena).

Atualização:

A ordem do lançamento dos livros foi: A Irmã de Ana Bolena > O bobo da Rainha > O Amante da Virgem > A Princesa Leal > A Herança de Ana Bolena. Contudo, recomendo ler na seguinte ordem: A Princesa Leal > A Irmã de Ana Bolena > A Herança de Ana Bolena > O bobo da Rainha > O Amante da Virgem. Nessa ordem, é possível acompanhar os acontecimentos de forma cronológica.

Atualização 2:

Como a TaysPeceguini comentou faltava nessa lista "O bobo da Rainha", lançado ano passado aqui no Brasil, e também "A outra Rainha", ainda sem lançamento nacional. Lerei os dois em breve. :D

Inseri "O bobo da Rainha" na ordem de leitura, no lugar sugerido pela TaysPeceguini.

Atualização 3 (27/12/2011):

"A outra Rainha" é uma história que acontece paralela a parte de "O Amante da Virgem". Eu leria depois dele.

TaysPeceguini 04/05/2010minha estante
Ainda tem "O Bobo da Rainha", que entra entre A Herança de Ana Bolena e O Amante da Virgem. Conta a história de uma judia que se torna bobo santo na corte da Inglaterra durante o reinado do irmão de Elizabeth I, Eduardo VI. Ela acompanha e se torna amiga de Mary Tudor e está lá quando Maria I se torna rainha, seu casamento com Filipe II da Espanha e sua morte, até o inicio do reinado de Elizabeth.

Lilian 27/12/2011minha estante
Única pessoa que encontrei que dá a ordem correta de leitura, pois estava "apanhando" para descobrir qual ler primeiro...

Obrigada pela dica.

@jaliagoraesuavez 28/03/2009

Simplesmente MARAVILHOSO!!!! Não deixem de ler... história muito bem escrita, muito interessante, li em 4 dias enquanto eu ia trabalhar... já estou com os outros 3 da série na estante!!!

Adrya_Daewen 13/08/2009

Estou adorando o livro. Phillipa nos mostra um pouco da vida de Catarina e Arthur, normalmente esquecida diante posterior casamento dela com o irmão dele, Henrique VIII. Como sempre, ela é fenomenal.

Fe Sartori 28/04/2010

Fiquei apaixonada e fascinada pela a historia da Catarina de Aragão depois de ler esse livro da Phillippa.

A maneira que Phillippa escreve é pefeita, é interessante e cativante. Achei Catarina incrivelmente corajosa, controlada e decidida.É visivel como ela sofre e como amadurece ao longo do livro,chegando até mesmo a questionar a maneira como sua mãe e seu pai conduziram suas vidas. Sofreu absurdamente todas os desafios da sua época e nunca desistiu dos seus objetivos. Não lamentava, não desistiu..enfrentou uma guerra e mesmo com derrotas saiu sempre com a sua cabeça erguida e vitoriosa.

Torci a todo momento por ela e acabei chegando a conclusão que foi uma grande mulher. O seu romance com Arthur acabou sendo um bonus muito agradavel.

Lindo e emocionante!

Daniela742 16/08/2011

Adoreiii...!
Se antes achava Catarina de Aragão uma mulher frágil e que vivia a margem do Rei Henrique VIII, a autora nos presenteia com uma mulher forte e que fará de tudo com uma determinação ímpar para alcançar o destino traçado por seus pais e pela promessa feita ao marido em seu leito de morte: se tornar a Rainha da Inglaterra!

Olgashion 21/02/2010

Livro excelente para quem gosta de história. Eu desconhecia esse lado de Catarina de Aragão, como bem colocou o verso ou a orelha do livro, ela foi mais do que a esposa preterida de Henrique VIII.

Be Santos 15/09/2023

Enrolado
Eu até gostei um pouco da história, mas achei muito enrolado, parece que a autora quis encher linguiça

Rossana 21/06/2010

Uau, que livro!

Catarina de Aragão, é uma mulher forte, valente, que tinha a fé inabalável e convicção em se tornar a Rainha da Inglaterra.
O livro narra sua infancia e juventude, onde enfrenta muitos momentos difíceis e dolorosos, mas nunca desistindo do seu grande objetivo, e vai aprendendo e crescendo, ao longo de sua história, e inclusive revendo seus próprios conceitos e os de seus pais.
O livro vai mostrando através do olhar de Catarina, as incoerencias das disputas religiosas, e a importancia de se conquistar a paz. Catarina passa a enxergar o inimigo com mais humanidade, até os mouros, eternos inimigos de seu pais, passam a ser vistos com mais compreenção. Há lições que valem inclusive para os dias atuais.
A narrativa da Philippa é envolvente e cativa ao longo das páginas, e por vezes é tão carregada de sentimento, que quase é possivel sentir a dor de Catarina. Em alguns trechos, ao menos pra mim, foi impossivel segurar as lágrimas, com a delicadeza com que ela descreve determinados eventos da história.
Eu fiquei particularmente comovida com a intensidade do amor de Catarina por Artur, a ponto de em determinado momento ela desacreditar até Deus, mas não seu amor e a promessa feita a ele.

Livro maravilhoso! E eu o recomendo para qualquer pessoa, não só os amantes da história.

Ana Cristina 02/08/2010

A história de Catarina de Aragão, nascida Infanta da Espanha e Princesa de Gales e futura Rainha da Inglaterra, é imbrincada de episódios que poderiam levar qualquer um à loucura. Só mesmo uma pessoa determinada, estrategista de sua própria vida é capaz de suportar tantos reveses e manter sua sanidade.

Por diversas vezes, abandonada à própria sorte por seus amados e reverenciados pais, pelos nobres da Inglaterra a quem tanto dedicou sua lealdade, Catarina encontra forças para não sucumbir e mais uma vez demonstrar fidelidade a uma terra estrangeira, que amou como sua casa.

Em alguns momentos, enquanto era uma jovem mimada, achei seu discurso de infanta e princesa de Gales um pouco enfadonho. Mas, poder acompanhar seu amadurecimento durante os percalços a que foi submetida, me fizeram devorar este livro, e tê-la como exemplo de retidão e fortaleza.

1 | 2 | 3 | 4 | 5