Depois daquela viagem

Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Bia 29/01/2022

Depois daquela viagem é um livro super necessário conta a história da própria Valéria que aos 16 contraiu o HIV. Livro com assuntos super necessários como o próprio HIV, relacionamento abusivo entro outros a autora faz você realmente refletir em alguns pontos, simplesmente maravilhoso.

Vanessa1340 06/05/2024

Livro que deveria ser obrigatório pra todo mundo ler!
Esse livro sempre me traz experiências novas.
A primeira vez que li, eu era uma pré adolescente, (li por ser um livro obrigatório na escola que eu estudava)e de alguma forma esse livro ficou marcado em mim. Anos mais tarde, com vinte e poucos anos, li novamente e de outra forma ele me tocou.
E hoje pela terceira vez, eu vi um outro lado, um lado que eu vivenciei na pele, mas não comigo. Com uma pessoa que eu amava muito e era tudo pra mim (minha mãe, que foi infectada pelo meu pai após anos de casamento) hoje relendo esse livro senti mais próxima da Valéria. Ninguém sabe o que é ter HIV se não for com você ou com alguém bem próximo. Receber esse diagnóstico não é fácil pra quem tá infectado e pra sua família. Existe a fase do luto pós diagnóstico, que tudo parece irreal e que aquilo não está acontecendo, e depois vem a fase da revolta e por fim a aceitação.
Penso que se minha mãe tivesse tido tempo de ler esse livro, talvez pudesse ter ajudado?
Enfim? esse livro sem vai ter um lugar especial na minha vida. Hoje posso dizer que talvez, ele entrou na minha vida pra me preparar pro futuro, maluco eu sei? mas quem sabe né

Maria 11/06/2022

Li esse livro no último ano do fundamental, foi bem interessante, demorei um pouco pra terminar ele, mas é bom
Recomendo

laulau 05/05/2020

Personagens e protagonista muito carismáticos e um livro muito leve e fluido!

raysmaia 17/11/2022

Li pela primeira vez com uns 12/13 anos. Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida.
Sua biografia é fantástica, você chora, sorri, sente uma vibração sem tamanho.
Como dia a primeira vez que li tinha entre 12 e 13, mas a última? Vai saber.
Pegava ele toda semana na biblioteca do colégio. Foi meu livro conforto por todo meu período escolar.
Só tinha meu nome no livro de baixas de assinaturas.
Ótimas memórias de uma história de amor e muita luta

Raffafust 12/04/2011

Um livro para se impressionar
Ganhei esse livro há muitooooooooo tempo, tanto que nem lembro qual ano mas lembro que a Valeria Polizzi tinha sido capa da revista Capricho falando sobre o vírus que carregava e que -pasmem - tinha pego na primeira vez.
Essa amiga que me deu disse que o livro era impressionante e para mim na época foi mesmo, serviu como alerta e como demonstração de garra porque a Valeria mesmo sendo soropositiva continuava com um sorriso no rosto.
Ainda tenho o livro mas há anos que não o leio, estou sempre para pegar e reler mas acaba que não o faço.
Sei que ela estã viva até hoje e isso é ótimo,porque ela merece assim como tantos outros que carregam esse vírus maldito que uma alma caridosa descubra a cura para essa porcaria.

Leticia 25/03/2023

AIDS não é sinônimo de morte.
Eu gostei bastante desse livro, é como se tivéssemos tendo uma conversa com uma amiga, esse tema muito importante que até hoje é tratado como tabu, confesso que em algumas partes foi incomodo de ler, como ela reclamando dos privilégios e do racismo reverso até mesmo um pouco mesquinho, mas é muito importante para quem ainda tem esse tipo de pensamento e quer se desprender dele de uma forma menos pesada mas é mais como um diário do que a vida de pessoas com AIDS já que nem todo mundo é rico e tem esses privilégios, confesso que queria ter visto mais de quem é a Valéria da sua personalidade

Pipoca Nerd 09/09/2022

RESENHA Depois daquela viagem
Valéria era colunista da capricho quando eu era adolescente. E eu era apaixonada nos textos dela, minha meta era ser assim quando eu crescesse.

Até que um dia eu descobri o livro dela, autobiográfico, dolorido e excelente. Eu li em horas. E na minha memória afetiva 𝘿𝙚𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙙𝙖𝙦𝙪𝙚𝙡𝙖 𝙫𝙞𝙖𝙜𝙚𝙢 foi o livro que me separou da Denise menina definitivamente.

Sabe quando você percebe que suas leituras começam a amadurecer naturalmente, pois é... essa foi minha leitura.

"A história se inicia na década de 1980, com a viagem de cruzeiro que Valéria faz com seus pais, aos 16 anos. No navio, conhece um rapaz 9 anos mais velho, que viria a se tornar seu namorado. Passada a fase de conto de fadas, Valéria se vê num relacionamento abusivo, tanto moral quanto fisicamente. A série de maus tratos só termina quando a família flagra uma cena de agressão e interfere pelo fim do relacionamento.

Após dois anos, Valéria descobre ser portadora do HIV. Como só havia se relacionado com o namorado abusivo, a equação é óbvia: ele a contaminou. A partir daí, a obra mostra como, de repente, por causa de três letrinhas, a vida da autora passa por uma reavaliação radical."

Esse livro inclusive foi aprovado para material didático, e eu acho ótimo, porque é Valéria tem um relato tão poderoso que é uma ótima leitura para jovens.

E você, já leu? Quem ai é da época da Capricho?

um ps: fiquei imensamente feliz de ver fotos recentes da autora e vê-la maravilhosa, como sempre.

site: https://www.instagram.com/p/Cg7vhdhtu_d/

Maiiviss 24/05/2021

Abriu as portas para minha viagem como leitora ?
Um livro necessário. Li em 2019, e até hoje fico maravilhada com a verdade e transparência com que o livro foi escrito.
... Valéria contraiu AIDS com 16 anos porque, segundo ela mesma, "transei sem camisinha".
Infelizmente mesmo com todos os veículos de informações ao nosso alcance, sabemos que AIDS é um tabu na nossa sociedade, e ainda quando colocado em pauta é regado de "achismo". Esse livro combate isso.
Essa autobiografia é incrível! O livro me prendeu muito e fez com que a leitura virasse um hábito na minha vida.
... "Triste e alegre, tocante e verdadeiro"...

Andressa 10/11/2011

Depois Daquela Viagem - Valéria Piassa Polizzi
Já tinha ouvido falar muitas vezes neste livro, e sempre as pessoas falavam que era ótimo, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de lê-lo, até que minha amiga me emprestou, e agora também faço parte dessas pessoas.

O livro é narrado em primeira pessoa, com a autora relatando sua vida pessoal, a partir do momento em que contrai AIDS. Mas espera aí, não é só gay que contrai AIDS? Agora pode ser que não tenhamos mais esta dúvida preconceituosa, mas na época em que Valéria passou por tudo que ela conta essa era a idéia que a população em geral tinha em mente. Portanto ela resolve não contar a quase ninguém, tirando obviamente seus pais e médicos, que contraiu o vírus. E com isso a história vai se desenvolvendo.

O que gostei bastante na narração, é que podíamos entender como ela se sentia em relação aos comentários maliciosos, entender que Valéria pensava que não iria viver muito mais tempo. E com isso eu percebia o porquê dela tomar as decisões que tomou.

Como é um livro voltado ao público jovem, a escrita é bem fácil de ser lida e compreendida. Ela dá uma lição aos jovens que mesmo com toda a publicidade que temos agora, ainda não entendem a importância de usar preservativos.

É uma história de vida bonita, que vale a pena ser conhecida. E pra ver como as coisas são, ela mesma fala que talvez não vivesse muito mais tempo, e após o término do livro, pesquisei, e ela já está com em torno de 40 anos!

Recomendo o livro!

igordomar 01/05/2023

Uma ótima leitura para o público infanto-juvenil, principalmente por conta da carência significativa da educação sexual nas escolas brasileiras. Além de mostrar que se pode viver com o vírus HIV, apesar das imensas dificuldades e barreiras da sue época (das quais algumas estão de pé até hoje), relata quão conturbada é a juventude, suas aspirações, ambições e descobertas. A autora foi corajosa em expor seus diários, mas, tenho certeza, foi recompensada ao colaborar para a conscientização sobre temas tão pessoalmente sensíveis, mas coletivamente necessários.

Maria.Thereza 19/09/2020

P E R F E I T O
Leiam esse livro!! Que relato incrível, doloroso e necessário!!

camiscaarvalho 24/06/2023

Muito sensível e importante.
Essa é uma leitura muito necessária, que merecia ser resgatada pelas redes sociais. A autora conta como contraiu HIV, revive as memórias da sua adolescência e reflete sobre todo esse momento. É uma leitura muito gostosa, a autora foi capaz de criar um texto que desperta muito empatia nos leitores, tornando a autobiografia fluida e muito interessante.
Vania.Cristina 24/06/2023minha estante
Interessante...