Depois daquela viagem Valéria Piassa Polizzi

Resenhas - Depois Daquela Viagem

Asenate Brasil 21/11/2020

Esse livro me marcou na escola, li ele como paradidático e q história fantástica da Valéria. Resolvi reler esse ano e parecia ser a primeira vez que eu o lia. Chorei, ri, me emocionei de novo. É incrível acompanhar a trajetória de uma adolescente diagnosticada com AIDS num momento em que a única coisa q se sabia da doença era matava. A linguagem tbm é muito simples, parece uma conversa. Super indico essa autobiografia.

Li 12/10/2013

DESAFIO LITERÁRIO 2013 - OUTUBRO - HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO / DESAFIO DESAFIANTE - LIVRO NACIONAL
Sinopse: No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos.
A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.

Tinha vontade de ler este livro na adolescência. Depois me esqueci dele, e como acabei criando uma aversão à qualquer coisa que tivesse doenças pelo meio, não era bem uma opção de leitura. Sou meio hipocondríaca, então leio e começo a sentir os sintomas, simples assim, então é melhor ficar no escuro! Rs

Quando vi que o tema do mês era histórias de superação, pensei logo "ahhh, o que faço?! Vou acabar não lendo nada", mas aí lembrei do livro de Valéria. Como eu já sabia que a leitura não era pesada e precisava ler pelo menos um livro, escolhi ele mesmo.

Não me arrependi. Quase morri de nervoso em algumas horas, mas não pensei em desistir da leitura, (sei que minha neurose é meio boba, mas cada um com a sua...) apesar do estilo da autora não ter me agradado (bom, primeiro livro, né, a pessoa se aperfeiçoa com o tempo). O livro vale pelo conteúdo.

Se todo mundo que é basicamente saudável fizesse tudo que Valéria já fez sendo soropositiva... Tudo bem, ela teve a sorte de nascer dentro de uma família com condições de tratar sua doença direito, apoio, coisa que muita gente não tem, mas isso não tira o mérito dela de, mesmo querendo desistir algumas vezes, não parar de lutar.
Ter uma doença dessas deve ser extremamente cansativo, principalmente quando se sabe da inexistência da cura e o preconceito ainda é muito grande... Cansativo física e psicologicamente.
"Eu queria ver só a cara dela. Que ignorância! Bem, quem sabe daqui a uns vinte anos ela aprenda e faça como o meu dentista, que quando lhe perguntei "eu sou portadora do HIV, você me atende?", "claro", ele respondeu, "eu só vou tomar algumas precauções. Mas fique sabendo que essas precauções eu tomo com qualquer pessoa. Você me avisou que tem HIV, só que pode ser que outros não me avisem, uns porque não avisam mesmo, outros porque nem sabem que estão contaminados. Por isso, eu tomo precaução com qualquer cliente".
Que palavra bonita: PRECAUÇÃO, bem diferente de PRECONCEITO, e bem mais segura!"

Valéria foi bem corajosa de escrever sobre a própria história e mostrar que viver com AIDS é ruim sim (para ninguém pensar que ela trata a doença de forma desdenhosa no livro) que qualquer um pode pegá-la na mais banal das situações, mas que, tendo coragem, paciência e apoio, da família, de bons profissionais, dos amigos e com tratamento adequado, é possível viver com ela, e por muito tempo. Valéria recebeu o diagnóstico com 18 anos, hoje está na faixa dos 40.

site: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/

Mari Formiga 31/12/2020

Esse livro é cheio de reflexões. Tem horas que a autora vem e te mostra a realidade nua e crua das situações da vida. Eu gostei bastante!

Leituras_croche 23/02/2014

Sem preconceito
Achei o livro ótimo, faz a gente pensar um pouco mais na vida, nas pessoa e amigos que estão ao nosso redor. Ele é um livro triste, mas ao mesmo tempo ... de superação, por mostrar tudo o que a autora passou nessa etapa da vida dela.
O livro conta a história de uma garota que acabou conhecendo um determinado rapaz e certo dia eles foram para a casa dele, pois não tinha ninguém em casa no momento. Chegando la ele meio que forçou ela a perder a virgindade e falando que não precisava usar camisinha, pois na primeira vez não havia risco de gravidez. Esse rapaz que se tornou o namorado dela batia nela até que um dia a família dela descobriu, eles acabaram o relacionamento, mas ela começou a ficar muito doente e por esse motivo ela resolveu fazer alguns exames e eis que consta que ela na verdade estava com HIV. Tudo muda na vida dela, ela vai para outro país ... Eu não vou contar mais se não vai ser horrível.
Bom o livro é ótimo, chorei lendo ele, super recomendo.

Fernanda 02/04/2021

Livros mais que necessário !
Comecei a ler esse livro por indicação de um amigo, e para poder usar como repertório em uma redação, achava que não iria gostar tanto dessa história, ia ser uma dessas histórias tocantes sobre uma pessoa que tem aids e etc...

Mas foi o oposto do que eu imaginei, a autora e protagonista escreve de um jeito tão gostoso, que acaba envolvendo os leitores a quererem buscar mais sobre a doença, ela mostra realidade (não tão dura e monstruosa como todos pensam) que é ter AIDS, como conviver e ser mentalmente estável para aguentar toda pressão da doença.

Estou simplesmente encantada, acho que esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas do Brasil, tanto para os pré-adolescente quanto para os adolescente do ensino médio.

Laura 14/04/2014

Depois daquela viagem
O livro Depois daquela viagem (Editora Ática), foi escrito por Valéria Piassa Polizzi, nesse livro ela retrata sua história de vida a partir dos seus 15 anos, seu lançamento foi no dia 4 de dezembro de 1997 em São Paulo, contém 278 páginas, o livro possui no final um depoimento inédito da autora.
Em 1986 no Natal, quando Valéria estava com quinze anos ela viaja em um navio para Argentina com seu pai e sua irmã que era três anos mais nova que ela. Num passei pelo navio ela ver um menino tropeçando, ela rir e ele olha para ela com um sorriso, depois disso, eles se viram mais algumas vezes. Quando o navio atracou em Buenos Aires, ele veio falar com ela, eles trocaram endereço, número do celular, os dois moravam em São Paulo, continuaram a conversar em pouco tempo Valéria já estava apaixonada por ele, com o passar do tempo começaram a namorar, quando já estavam com mais de seis meses de namoro Valéria com 16 anos e ele com 25 anos eles transaram. O namoro não estava indo nada bem ele batia nela, ameaçava ela se caso ela contasse algo para alguém. Dias depois a avó de Valéria ver ele maltratando ela e conta tudo pra família eles terminam o namoro.
Com o passar dos anos Valéria descobre que ela é portadora do vírus HIV (AIDS), ela perde a vontade de viver, pois tinha medo do preconceito que sofreria diante da sociedade. Mas seus familiares e amigos a motivam para ela se tratar e viver a vida de uma maneira normal e feliz como as outras pessoas, ela se casa e hoje ela vive de bem com a vida e consigo mesma.
Gostei bastante do livro por que mostra como Valéria uma jovem que aprende a viver a vida mesmo sabendo que ela é portadora de uma doença sem cura, ela motiva as pessoas a serem feliz, a aprender a viver em sociedade de bem com todos, uma frase muito interessante é quando ela fala: “... Mas quem sabe um dia todos nós aprenderemos e a cada vez que conhecermos alguém, seja ela ou ele, branco, preto, amarelo, vermelho, gordo, magro, feio, bonito, judeu, mulçumano, homossexual, alto, careca, gago, adotado, anão, com AIDS, sem AIDS, rico, pobre, cabeludo, fanho, cego, corcunda, excepcional, vesgo, inteligente, olhos puxados, olhos azuis, palestino, árabe, comunista, capitalista, superdotado, hemofílico, bicho-grilo, miserável, graduado, travesti, místico, sem-terra, mexicano, americano, empregado, patrão, prostituta, enfermeira, médico, padre, novo, velho, ateu, tatuado, com tuberculose, com hanseníase, com mãos de tesouras, sem braços, surdo, paraplégico, mudo, ignorante… nos lembraremos de que, antes de tudo isso, é apenas uma pessoa.
E melhor ainda será se, depois de tudo isso, ainda pudermos ser amigos. ”

Milena 26/04/2014

Depois daquela viagem
Depois daquela viagem , (Valéria Piassa Polizzi, 1997, 278 páginas), nesse livro ela conta sua história de vida a partir dos seus 15 anos, no final do livro tem um depoimento da autora, lançado no dia 4 de dezembro em São Paulo.
Quando Valéria tinha 15 anos ela viaja em um navio para Argentina com seu pai e sua irmã, ela andando pelo navio ver um menino caindo e começa a rir, ele envergonhado olha pra ela e sorrir, e assim começa a se ver algumas vezes, um dia no navio ele veio falar com Valéria. Trocaram o número do celular, os dois moravam em São Paulo, e depois de conversarem algumas vezes Valéria se apaixona por ele, e assim começam a namorar, quando já estavam com seis meses de namoro Valéria com 16 anos e ele com 25 anos eles transaram. Mas com um tempo ele coçou a bater nela, a maltratava direto, mas ameaçava ela para não contar para sua família, assim passou vários meses, mas um dia sua avó chegou na mesma hora que ele estava batendo em Valéria, então conta pra família, e eles terminam o namoro. Mas ele começa a ameaçar Valéria e ela se muda. Depois de alguns anos Valéria descobre que ela é portadora do vírus HIV (AIDS), e perde a vontade de viver, mas sua família e amigos sempre estiveram com ela, apoiando. E assim hoje ela vive de bem com a vida, é casada, e muito feliz.
Gostei muito do livro, mostra que devemos nos aceitar, ser feliz. Que não importa cor, religião, se é rico ou pobre, se tem AIDS ou não, somos iguais, todos humanos.

Mih 23/06/2021

Viver é um exercício diário e Valéria decidiu viver!
Valéria, a princípio, custa a entender e aceitar que tem AIDS. Ao aceitar sua situação, começa a viver mais a cada dia. Entretanto, pelos altos e baixos em sua saúde, começa a ter pensamento negativos. Esse livro é uma lição muito grande, nos ajuda a entender como devemos valorizar a nossa vida, nossa saúde e aqueles que amamos! Valéria, por fim, decidiu viver e, sem arrependimento, se deu chance para ser feliz.

Rafa 09/06/2014

Livro para acabar com tabus
Logo que comprei o livro, fiquei muito animada para ler pois fala de um tema que infelizmente ainda é tratado com muito tabu no mundo. Assim que comecei a leitura não conseguia mais parar, estava totalmente viciada e precisava ler pelo menos umas 50 paginas por dia! Pra mim, esse livro é ótimo para abrir a cabeça de alguma pessoas já que através de uma linguagem gostosa e fácil, Valéria mostra como é o dia-a-dia de uma pessoa soropositiva e que mesmo com uma doença tão ruim quanto o a AIDS, é possível viver bastante (assim como ela que contraiu o vírus com 15 anos e atualmente está na faixa dos 40). Tudo que tenho a dizer é: leiam, leiam e leiam.

Tiago 31/08/2014

" A vida é eterna ".
O livro Depois daquela viagem de Valéria Piassa Polizzi, de 279 páginas, é um verdadeiro ensinamento á nossas vidas.
O livro conta a história de uma jovem (Valéria),que aprendeu a conviver com a AIDS. Valéria foi infectada aos 15 anos.
Após dois anos com a doença é que Valéria descobre que está com a AIDS.

A história do livro começa no ano de 1986.
OBS: Nesse tempo não e sabia muito sobre a AIDS, não se sabia ao certo se existia tratamentos, medicação ou até mesmo a cura. Só se sabia que as pessoas portadoras dessa doença não viveriam por muito tempo, isso oque eles achavam que era certeza.
Após descobrir a doença, Valéria não contou a nenhum amigo, só sabiam seus pais e uma tia. Naquele tempo o preconceito com as pessoas portadoras de AIDS era muito grande. Então Valéria achou melhor esconder isso, e aguardar pela tão esperada MORTE !

Valéria é uma menina com uma personalidade forte,com 23 anos, depois de alguns anos, depois de fazer várias faculdades e parar no meio do caminho, ela resolve viajar para os EUA, passar 3 meses lá, lá é onde ela aprende muito sobre a vida, faz muitas nova amizades e faz um curso de Inglês.

Depois dos 3 meses, Valéria resolve voltar para o Brasil.
Após alguns anos, Valéria volta aos EUA, dessa vez 6 meses, nesse período Valéria consegue conhecer muitos ugares, e também muitas amizades. Depois de um tempo Valéria começa a fazer alguns exames, onde ela percebe que esta precisando de um tratamento que exige uma medicação, na qual ela se recusa a tomar. Após o termino do curso, Valéria fica doente e volta para o Brasil.

No Brasil Valéria faz novos exames e descobre que está com Tuberculose. Depois de um tempo, depois de quase morrer, quase mesmo, Valéria resolve tomar os medicamentos.
Valéria continuou fazendo acompanhamento, e viu que os remédios estavam lhe fazendo bem, tirando os enjoos que a medicação lhe causava.
Depois de tudo, Valéria está realmente normal, como ela sempre foi, vivendo e curtindo, e sempre falando , " Carpe diem ".

O livro e perfeitamente, perfeito!
De todos que eu li, esse sem dúvidas é o melhor.
Além de ser um livro aberto, pra qualquer pessoa que queira ler, ele e um livro de ensinamentos, que nós mostra o quanto a vida e bela, e que devemos aproveitar o tempo que temos, viver de verdade, cada minuto, cada segundo, como se fosse nosso ultimo.

Carpe Diem ...

Gabi 28/12/2020

para fazer pensar
Esse livro e exatamente importante para nossa geração, a maneira que é escrita e muito atual, e uma leitura facil

Mateus.Nunes 01/03/2015

Depois daquela viagem
Uma Historia de superação que tem como personagem principal Valeria Piassa Polizzi.
Eu nunca imaginei que um livro que parecia tão simples me levaria á uma reflexão e adquirir medos, Depois daquela viagem demonstra que temos que ser forte, pensei um pouco na situação de Valeria e em um desses momentos de reflexão percebi as consequências de não se prevenir na hora do sexo, vi também o quanto a pessoa pode ser falsa e enganar a todos.
Quando comecei a ler pensei "Ah ele livro deve ser só romance" eu me enganei e fico até feliz por ter errado em relação ao livro, a cada pagina eu ia me envolvendo mais com a história pois vi como a personagem principal lidou com sua situação, as vezes com infantilidade e as vezes com decisões maduras, em alguns momentos me chateei pela decisão da autora de ser feliz totalmente sozinha e nunca querer um namorado novo pois ela poderia de certa forma continuar sua vida só que com mais precauções, devo entender a decisão de Valeria porque não deve ser fácil relacionar-se com outra pessoa depois de adquirir o vírus AIDS, ela então viveu sua vida sabendo que poderia morrer a qualquer momento e cá entre nós era o que ela mais queria era deixar todos esses problemas mas sempre continuava "lutando" pela sua vida então quando por complicações causadas pela imunidade voltou para perto de seus amigos e família se tratou e com o incentivo dos mesmos escreveu esse excelente livro.

Na Literatura Selvagem 11/04/2015

Um relato surpreendente de uma jovem que aprendeu a conviver com a AIDS... Depois daquela viagem, de Valéria Piassa Polizzi...
E eis que conhecemos a história de adaptação, batalha e superação de Valéria Piassa Polizzi, uma jovem que aos 16 anos, em sua primeira relação sexual, contrai o vírus da AIDS. Isso numa época em que ser HIV positivo era sinônimo de morte certa, em que não haviam medicamentos para todo mundo [apenas para quem pudesse pagar, como foi o caso de Valéria] e em que a doença ainda era considerada o mal dos 'gays'. Uma mulher sendo portadora do vírus era ainda mais absurdo e o preconceito e desinformação eram altos...
Valéria nos apresenta Depois daquela viagem [publicado pela Editora Ática] como uma espécie de bate-papo informal, dando aos jovens [faixa etária alvo do livro] uma verdadeira lição de vida e de como você deve se prevenir para que não aconteça com você o que houve com ela. Ela trata do início, quando descobriu que estava doente, do choque, em ter que revelar aos pais, esconder do resto da família e dos amigos. viu suas expectativas e sonhos caírem por terra pois acreditava que não viveria muito. Foi no ano de 1986, aos 15 anos, que ela conheceu o homem que viria a contaminá-la meses depois.

Eles se conheceram numa viagem de navio e após os contatos iniciais engataram um namoro. Com o passar dos meses, ela transou com ele pela primeira vez, e sem saber contraiu o vírus. Descobriu dois anos mais tarde, aos 18, ao fazer exames de rotina, por sentir algumas dores estomacais. Foi um baque e uma reviravolta na vida de Valéria. Ela viajou para os Estados Unidos para estudar, pois queria ao menos terminar um curso de inglês antes de morrer. Largou o teatro, a faculdade, o trabalho ao lado do pai, administrando seus negócios e passou alguns anos escondendo sua condição de soropositiva dos amigos que fez na estadia nos EUA. Ela tinha medo que as pessoas descobrissem e a expulsassem do país.

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/04/um-relato-surpreendente-de-uma-jovem.html

Geovane 15/12/2020

Uma das minhas melhores leituras!
Este livro caiu no meu colo. Sabe aquele livro que você nunca ouve falar, mas quando da de cara com a capa ele chama atenção e você quando vê já esta abrindo as páginas e lendo? Pois é. Foi assim.

Acredito que esta foi a minha leitura mais rápida de 2020. Desde o início a Val, foi me cativando e fui me adentrando cada vez mais na sua história. Tenho certeza que em algum momento todos os leitores se identificaram com a Valéria, com suas angústias, medos, dúvidas. Pois enfim, ela é uma pessoa comum. Como eu, como você.

Relutei em não pesquisar mais sobre a vida dela antes de terminar o livro. E o final me surpreendeu e emocionou, como poucos livros que li durante minha vida. Saber que no fim tudo deu certo e que ela está até hoje convivendo com vírus e ensinando as pessoas.