Como ser um pirata

Como ser um pirata Cressida Cowell

Resenhas - Como Ser Um Pirata

Lu 28/12/2012

Banana Pirata, resenha...
Oi, confira a resenha lá no blog!!

Bjus, lu

Andreia Santana 25/11/2012

Como navegar com os vikings sem perder a cabeça na lâmina da espada
Unir mitologia e histórias com roupagem mais moderna não é uma novidade na literatura. Tampouco é a reinvenção da roda, desde a popularização do gênero por J. K. Rowling, criar séries inteiras que mostram a iniciação de jovens aparentemente comuns rumo ao heroísmo. Essa tradição, no entanto, não foi inventada pela criadora de Harry Potter, e também está na mitologia clássica, basta lembrar as tarefas de Perseu ou mesmo Hércules, jovens que, antes de descobrirem seus talentos semidivinos, foram criados como mortais comuns.

Mas o que Cressida Cowell faz com a saga Como treinar o seu dragão é ir além das tradições descritas acima. Como representante de seu tempo, ela lança mão do truque de unir a mitologia nórdica e a história dos vikings com a narrativa ágil, divertida e clara que agrada a geração atual. Também utiliza o recurso da iniciação do jovem guerreiro para criar uma novelinha sobre amadurecimento, generosidade e amizade, mas com pitadas de humor ácido e piadas inteligentes que dão o diferencial da série, destacando-a entre a multidão de títulos que chegam às livrarias.

Os primeiros livros da série Como treinar o seu dragão serviram de base para o roteiro de uma animação infanto-juvenil belíssima, dirigida por Peter Hastings, que agrada também ao público mais velho. Embora o filme tenha ajudado na popularização dos livros no Brasil, vale ressaltar que comete inúmeras licenças poéticas, para adaptar a história ao gosto do público de cinema; e que as obras escritas possuem muito mais surpresas divertidas para quem se aventurar pelas ilhotas do Mar Interior junto com o jovem viking Soluço Spantosicus Strondus III.

Cressida Cowell brinca com os estereótipos e com a tradição histórica que descreve os vikings como guerreiros impiedosos, verdadeiros brucutus dos mares, piratas sanguinários e desgrenhados, com suas cabeleiras ruivas ou loiras, pavio curto e uma intrincada mitologia formada por deuses igualmente cruéis e impacientes. Mas ela usa muito carisma para descrevê-los, e a linguagem atual e fresca de seus livros aproxima esses personagens quase remotos da cultura atual, tornando-os adoráveis em sua brutalidade.

A série conta a história do jovem Soluço, filho único do chefe dos Hooligans Cabeludos, vikings que vivem na inóspita ilha de Berk e possuem dragões como uma espécie de bicho de estimação e ajudantes para as tarefas mais árduas. O primeiro livro mostra como os aspirantes a guerreiros da tribo, entre eles Soluço, um garoto que pela descrição física e pelo temperamento cordato é o menos provável candidato ao Valhala (o paraíso na cultura viking era reservado só aos heróis), devem capturar e treinar o seu próprio dragão.

Cabe a Soluço um pequeno e teimoso dragão chamado Banguela, e juntos eles se metem em inúmeras confusões, sempre com o jovem aprendendo mais sobre si mesmo e descobrindo capacidades e talentos que ele nem imaginava que possuía. Soluço destoa do mundo ao seu redor. Enquanto seus pares são grosseirões e resolvem tudo na base da força, ele é astuto e observador, compensando a pouca força física com sagacidade.

No segundo livro, Soluço tem aulas de pirataria e está às voltas com a caça ao tesouro de seu bisavô Barbadura. As descrições das disciplinas ensinadas aos jovens guerreiros, a exemplo de Descortesia Avançada, além dos nomes esdrúxulos dos personagens, são uma diversão à parte.

No terceiro volume, ele acaba metido numa grande encrenca com o Império Romano e um inescrupuloso cônsul obeso, que adora comer dragões lambuzados de mel, para desespero das espécies menorzinhas. No quarto livro, Cressida brinca com a teoria que diz que na antiguidade, muito antes das viagens de descobrimento, os vikings teriam chegado à América e coloca Soluço em uma luta mortal com a tribo rival dos Histéricos pela posse de um vegetal que seria a cura para a mordida assassina da Vorpente Venenosa, um dragão que o que tem de minúsculo, tem de letal.

A série, lançada no Brasil pela Intrínseca, possui até o momento oito títulos e em cada um deles, um desafio novo é imposto a Soluço, que é o narrador da história. Cressida se transforma em um Soluço idoso, saudoso das grandes aventuras que viveu na infância e juventude e, utilizando-se dessa sabedoria acumulada na maturidade, pontua a narrativa de reflexões profundas e ao mesmo tempo capazes de despertar a atenção e ficar registradas na memória até do leitor menos afeito a extrair “morais da história” daquilo que lê.

Como treinar o seu dragão, tanto na forma quanto na capacidade de não subestimar os jovens leitores, lembra as histórias deliciosas de Roald Dahl, um autor que sempre soube misturar na medida certa o lirismo e o humor. No fim das contas, os vikings de Cressida Cowell não reinventam a roda, mas fazem a diferença navegando em águas conhecidas.

P.S.: A mesma resenha está publicada na página dos livros Como treinar o seu dragão, Como falar dragonês e Como quebrar a maldição de um dragão

Doug 05/11/2012

Como Ser um Pirata - Cressida Cowell
Minha opinião você encontra em meu blog >> http://lendo-e-relendo.blogspot.com.br/2012/10/resenha-como-ser-um-pirata-cressida.html

Flavia 09/10/2012

Encantador!!
"Como Ser Um Pirata" é o segundo volume da série "Como Treinar Seu Dragão", da autora Cressida Cowell, que nos conta mais uma aventura do nosso querido aspirante a chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos: Soluço. Ele inclusive é bastante independente do primeiro livro e não tem spoiler, ok? :)
Como se não bastasse todos os apuros que essa turma passou no primeiro livro, neste segundo, Soluço, em companhia de seu melhor amigo, Perna de Peixe, e do seu incomparável e folgado dragão de estimação (e que ainda não foi domado), Banguela, partem numa nova, grande e perigosa aventura!

Tudo começa em mais uma aula de iniciação comandada pelo professor Bocão Bonarroto, O Programa de Treinamento de Piratas, onde Soluço e os outros garotos têm aulas para aprender a lutar com espadas. Mas ele tem a infeliz ideia de enfrentar seu primo, Bafoca de Maluquício, que além de ter o desejo nada secreto de querer tomar o lugar de herdeiro da tribo de Soluço, ainda lhe dá uma bela surra, o que contribui ainda mais para que o pobrezinho mantenha sua fama de fracote e inútil.

Depois desse episódio, Soluço e os garotos vão ter sua primeira aula em alto mar, mas uma onda violenta e gigantesca parte o barco ao meio. No meio do desespero e do perigo de morrerem afogados, eles acabam encontrando alguma coisa em que se segurar... Um caixão com o seguinte aviso: "CUIDADO! NÃO ABRA ESTE CAIXÃO." Ao se perguntarem a quem diabos pertencia o tal caixão, perceberam que a resposta se encontrava entalhada e tingida de alguma coisa que poderia ser sangue bem abaixo do aviso para que não abrissem o caixão: "Amaldiçoado seja aquele que perturbar os restos mortais de Barbadura, o Terrível, o maior pirata a ter aterrorizado as Ilhas Internas."

Soluço então tem um pressentimento horrível, pois Barbadura, o Terrível, era seu tataravô, que como conta a lenda, após vinte anos de glorioso reinado, acabou desaparecendo junto com seu precioso tesouro e sua espada " Lâmina da Tempestade", a maior espada viking de todos os tempos, em uma expedição misteriosa.
Ao chegarem com o caixão na tribo, Stoico, o pai de Soluço, fica orgulhoso pela "descoberta" do filho, e mesmo sendo alertado de que não seria uma boa ideia abrir o caixão, ele acredita que o tesouro poderia estar ali e abre... Eles então se deparam com um corpo... VIVO! Era Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto. E ele não estava sozinho! Ele trazia um mapa com a localização do tesouro de Barbadura!

A tribo então decide ir atrás do tesouro, localizado na Ilha da Caveira, um lugar super perigoso e cheio de dragões gigantes e malignos, e Stoico fica torcendo para que Soluço o encontre primeiro que os outros a fim de provar a perspicácia e coragem que ele não tem! Porém, de acordo com o pressentimento ruim de Soluço, as coisas não saem de acordo com o plano, e na volta pra casa, os garotos acabam entrando numa grande enrascada com direito a descobertas incríveis, reviravoltas malucas, traições e muitas surpresas...

"Como Ser Um Pirata" segue o mesmo estilo de narrativa (em terceira pessoa) e diagramação adoráveis e super empolgantes do primeiro livro, os personagens continuam todos malucos e engraçados e Banguela mais teimoso do que nunca! As ilustrações feitas à mão continuam ótimas e muito hilárias.
Os nomes das aulas dos meninos podem ser vistos no "Guia de Aula" de Soluço, que aparece no meio das páginas. Aulas como "Luta de Espadas em Alto Mar", "Berro", "Como Amedrontar Forasteiros", "Violência Gratuita", "Pilhagem", "Treinamento de Dragão", "Descortesia Avançada", "Como Cuspir", dentre outras aulas especiais e malucas para vikings em treinamento.

O livro vale muito a pena ser lido pra quem procura por uma leitura leve, engraçada e descontraída. É diversão garantida! E o final ainda nos deixa ansiosos pelo próximo volume: "Como Falar Dragonês".

Victor 29/09/2012

Soluço herói.
Este é o segundo e divertidíssimo livro da série "Como treinar seu dragão", que desta vez conta a história da busca pelo tesouro de Barbadura o Terrível, avô de Soluço.
A história toda é muito envolvente, e é praticamente impossível terminar um capitulo e não querer começar o seguinte imediatamente, além que o texto tem partes super engraçadas.
Recomendo o livro a todas as crianças e pro pessoal mais velho que gosta de uma leitura mais "leve" e rápida.

Sammy 12/09/2012

Como ser um Pirata
E mais uma vez me surpreendi.

Comecei a ler achando que seria igual ao primeiro livro - embora em alguns aspectos, como a "moral", seja igual - e não é. A Cressida Cowell sabe muito bem como prender alguém e deixar com vontade de saber ainda mais o que irá acontecer.

Os personagens são tão simples que você acaba se apaixonando por eles sem querer. E claro, o lado infantil continua, mas não deixa de ser encantador. Com ele dá pra abrir a mente e imaginar diversas coisas que hoje, sendo mais velho, jamais passariam pela cabeça.

O bacana é que os ensinamentos de vida continuam, não deixa de ser um maravilho exercício pra vida.

Ótimo, ótimo! Indo com muito entusiasmo para o próximo livro.

Estér 10/09/2012

Resenha de Como Ser Um Pirata - Cressida Cowell
Assim como todos os livros de Cressida Cowell da série Como treinar o seu Dragão, amei Como Ser Um Pirata e confesso que viciei na série.
Neste livro Soluço S.S Terceiro conta a história de quando após sua aula de Luta de espadas em Alto-Mar e alguns desentendimentos os garotos vikings descobrem um caixão no qual estava escrito para não abrir pois se tratava do caixão do nada mais nada menos que Barbadura, o Terrível o tataravô de Soluço o pirata mais aclamado da Ilha de Berck, mas logo ao chegar na ilha descobre que em vez dos restos mortais de Barbadura, o terrível este Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto que logo trás a noticia de que o grande tesouro de Barbadura pode estar na ilha mais perigosa, a Ilha Das Caveiras no qual se encontra o Dragão mais perigoso de todos os tempos O Caveira!
Para a infelicidade de soluço quem acha o tesouro é Melequento, filho de Barrigão Caído de Cerveja irmão caçula de Stoico que é pai de soluço e líder dos Holligans Cabeludos, no qual ameaçara tomar o lugar de Soluço como Herdeiro.
Varias coisas começam a acontecer até que Soluço e Perna-de-peixe e Alvin que se revela um Pária (inimigo mortal) acham o verdadeiro tesouro de Barbadura, o Terrível que deixa o tesouro encontrado por Melequento á valer nada de tanto poder e riqueza.
Alvin morre pelo guardião do tesouro de Barbadura, no qual soluço acha um bilhete no qual diz que a posse de todo o tesouro era dele o verdadeiro herdeiro de Barbadura. Soluço se torna o herói da História quando Stoico, o Imenso soube que apesar de tudo seu filho Soluço estava vivo, e um lição para Perna-de-peixe “ não é preciso ser um herói para ter uma recepção de herói”.
Beeijos,
Estér Sales.

Juka07 31/08/2012

Como ser um Pirata
Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nesse novo livro arrepiante, Soluço conta mais uma aventura do início de sua história - quando ele ainda tinha muito o que aprender sobre como usar uma espada, sobreviver a naufrágios, escapar de dragões homicidas e desvendar os mistérios de um tesouro pirata muito bem escondido...
Aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas: essa é a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão, seguida à risca nesse segundo lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

Norton 12/08/2012

Comece a ler... e não pare mais!
Nossa! Eu pego este livro na biblioteca. Á noite, deito na cama, começo a ler e não paro mais. Dia seguinte, de manhã: faltam 5 páginas...

Realmente... comece a ler e você não para mais...

Assim vai e acontece com todos os livros da série que recebeu ótimos comentários do The New York Times e de vários outros jornais.
Os livros desta coleção não só contêm aventura mas muito humor com ilustrações e fatos engraçados!

Vale a pena ler! :D

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre "Como Ser um Pirata"
Neste novo volume da série Como Treinar o seu Dragão, nosso herói Soluço começa a ter aulas de como ser um pirata. No meio de uma tempestade e em pleno alto mar, Bocão Bonarroto começa a instruir seus alunos sobre como lutar com uma espada e como proferir as piores ofensas aos seus inimigos, até que eles são atingidos por uma caixa muito estranha.

Olhando com mais cuidado, eles percebem que na verdade a caixa era um caixão, e pior o caixão do terrível Barbadura, pirata lendário por suas artimanhas e tataravô de Soluço, que fez sua fama graças ao roubo de um grande tesouro que nunca foi encontrado.

"_B-B-Banguela está f-f-fraquinho... não dá para farejar desse j-j-jeito... Ele gemeu pateticamente.
_Certo! _ disse Soluço. _ Eu le dou metade do meu peixe se você se comportar de agora em diante.
_Tudo bem, então murmurou o dragão balançando as assas..."(Pag77)

P.S: Mais uma vez as histórias de Soluço são divertidíssimas, engraçadas e perigosas! Achei o livro bem mais cheio de aventuras que o primeiro e ação é que não falta na vida desse viking adorável e atrapalhado. :) Cressida mostra o valor de uma amizade e como cada um pode ser especial a seu jeito. E que nem sempre a força vence.

É neste livro que Soluço, descobre que pode ser um bom espadachim e mostra personalidade ao fazer a melhor escolha para liderar sua tribo.

Eu amei esse livro, tanto que comecei ele na hora do almoço e terminei no mesmo dia. A leitura de Cressida é muito simples e envolvente então não tem como colocar o livro de lado ou se cansar da leitura. Fora que as ilustrações do livro são o máximo e nos faz dar boas risadas mesmo durante os momentos mais dramáticos.

O livro é recheado de aventuras e ilustrações maravilhosas. É uma leitura leve, descontraída e cheia de aventuras empolgantes.A história é mais voltada para o público infantil, o que não impede que uma adulta - como eu! - se divirta muito ao longo da leitura.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

NatashaIshida 22/06/2012

Mais críticas em http://nerdandstuff.wordpress.com
Me pediram uma indicação de um livro suficientemente badass que conseguisse substituir Crônicas de Gelo e Fogo, mas é muito difícil encontrar um livro que consiga ser bom o suficiente para ser comparado com os do George R. R. Martin. Andei pensando que depois de ler GRRM, é preciso ler um livro “bem ruim” para conseguir “aceitar” obras de outros autores – Não estou endeusando o GRRM, mas é mais que óbvio que Cronicas de Gelo e Fogo é uma série complexa. Creio que a melhor recomendação que tenho para aqueles que querem uma boa leitura para os hiatos de lançamento é a saga “Como Treinar o Seu Dragão” da Cressida Cowel. Como já fiz a crítica de Como Treinar o Seu Dragão, que é o primeiro livro, decidi publicar a do segundo livro também. E com “bem ruim”, quero dizer que seja fraquinho ou infantil, que não tenha sido criado com a proposta de ser grande, mas de divertir, e isso não significa que o livro é ruim.
Já criei expectativas quando comecei a ler Como Ser um Pirata, já que o primeiro livro da série tinha sido muito bom. Apesar de ser um pouco mais fraco que Como Treinar o Seu Dragão, a história continua cheia de humor.
Mesmo demorando a terminar de ler, achei a história bem mais corrida, mas, enquanto o primeiro livro deixou o situação tensa para os finais, Como Ser um Pirata teve mais da metade das páginas de pura tensão, mas vamos lembrar que este é um livro infantil, então não cresçam as expectativas. E para aqueles que leram H.P. Lovecraft, tem uma referência bem legal ao Cthulhu.
Existe algo bem irritante nos capítulos, seus títulos dão spoiler, então aconselho que não leiam. O livro é muito simples, dá pra terminar rapidinho e é comum que tenham gravuras desenhadas pelo Soluço, então pelo menos 12 páginas são ocupadas por desenhos. Acho que o Soluço é um dos personagens mais legais, tanto de livros como de filmes, não é ganancioso, tem bons princípios, quer se tornar um bom guerreiro para ser um bom chefe (já que é o filho do chefe e carrega o legado), não é arrogante e quase sempre é sensato, é bastante inspirador para uma criança que lê.
A leitura é fluida, como já era de se esperar de um livro infantil, e surpreendentemente o personagem principal é bem aprofundado, e não precisa ler o primeiro livro para entender o segundo, mas eu recomendo fortemente que leia o primeiro antes, a história é cômica e cheia de lições. A edição (feita pela Intrinseca) é ótima e não reparei nenhum erro gramatical ou de digitação. É um ótimo livro para dar de presente, seguindo a linha de Como Treinar o Seu Dragão.
Continuo querendo ver uma versão adulta da série Como Treinar o Seu Dragão.

tortadecereja 19/05/2012

Clichês, previsibilidade e algumas lições de vida
Assim como o primeiro livro da série, Como Ser Um Pirata também é cheio de coisas previsíveis. Talvez não tão emocionante para o que deveria ser uma estória de aventura, este livro traz um pouco mais de lições de vida do que o anterior. Ignorando a evolução de Soluço e a estagnação pessoal dos demais personagens, este livro basicamente ensina que nem sempre estamos prontos para certas coisas e que, às vezes, assim, é melhor deixar essas coisas como estão até que tudo esteja no lugar certo. Enfim, é uma leitura divertida, porém menos engraçada do que o primeiro livro, no qual as piadas ainda são novidade.

House of Chick 05/05/2012

Para quem ainda não sabe, “Como ser um Pirata” é o segundo livro da série “Como treinar o seu Dragão” de Cressida Cowell. Assim como o primeiro livro da série, também amei esse, que é um livro muito fofo e que, apesar de ser mais voltado para o público infantil, agrada todas as idades.

Nesse volume continuamos lendo sobre as aventuras de Soluço, dessa vez ele está tendo aulas de treinamento de piratas para se tornar bom com a espada e no futuro ser um líder admirável para os integrantes da sua tribo.

E é em uma dessas aulas que ele acaba descobrindo um caixão misterioso com os dizeres “Não abra este caixão. Amaldiçoado seja aquele que perturbar os restos mortais de Barbadura, o Terrível, o maior pirata a ter aterrorizado as ilhas internas” em letras bem grandes que até pareciam sangue, mas será que a tribo dos Hooligans vão obedecer o que diz no caixão?

Nesse livro vamos conhecer Alvin, o fazendeiro pobre e honesto, que trás um mapa do tesouro e leva toda a tribo junto em uma caçada ao tesouro perdido.

Tesouro esse do Barbadura, o Terrível, que era tataravô de Soluço, que de acordo com a lenda muito popular entre os membros da tribo dos Hooligans Cabeludos, Barbadura (grande pirata e espadachim) havia conquistado um tesouro fantástico que incluía a sua famosa espada Lâmina da tempestade.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/12/como-ser-um-pirata-cressida-cowell.html