Como ser um pirata

Como ser um pirata Cressida Cowell

Resenhas - Como Ser Um Pirata

Mylloka 28/03/2012

Como ser um pirata é o segundo volume da série Como treinar o seu dragão. Achei esse livro mais divertido que o primeiro, dei muitas gargalhadas com os personagens e fiquei ainda mais apaixonada pelo Banguela.

Nosso herói, Soluço Spantosicus Strondus terceiro, começa as aulas no programa de treinamento de piratas na Ilha de Berk. Ele não é um dos melhores alunos da turma, principalmente na aula de Batebola e Descortesia Avançada.

Mais uma vez, ele precisa enfrentar um desafio numa nova aventura, desssa vez em busca do tesouro perdido de Barbadura, o Terrível. Então, com seus colegas de turma, com a tribo dos Hooligans e com a ajuda de Alvin, eles vão atrás do grande tesouro.

Taaie 10/03/2012

Como ser um Pirata | Sundae-Books | Tainá Cajazeira
Este livro é infinitamente melhor que o primeiro, deixe eu lhes explicar, estar MUITO mais engraçado e temos a perspectiva de outros lugares – e monstros- diferentes. Além de outros personagens como Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto – que na verdade é um Pária. Além é claro de muitas trapalhadas e experiências de quase morte de Soluço e seu fiel escudeiro e amigo Perna-de-Peixe.

A amizade dos dois está ainda mais forte neste livro, depois de Perna-de-Peixe fazer as suas burradas e Soluço ir salvá-lo.

O livro se passa praticamente, em descobrir onde está o verdadeiro tesouro de Barbadura, o Terrível, tataravó de Soluço, e o pirata mais temido em todo os sete mares...

- Leia mais em: http://sundae-books.blogspot.com/2012/03/resenhas-como-ser-um-pirata-cressida.html

LilianSinfronio 04/03/2012

Resenha Como Ser Um Pirata – Cressida Cowell
Resenha Como Ser Um Pirata – Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-98078-77-9

Este é o segundo livro da série Como Treinar o Seu Dragão, da autora Cressida Cowell, que virou grande sucesso e conta com adaptação dos dois primeiros volumes para filme de animação – que ainda não vi, mas tenho muita vontade.

O livro começa com grandes emoções para Soluço Spantosicus Strondus III. O pequeno viking, juntamente com seu minúsculo dragão, passou por muita aventura e experiência de quase morte no primeiro volume, mas continua sendo pouco respeitado e conhecido como frágil e pequeno por seus colegas de classe. Malvado Melequento e Bafoca de Maluquicio – seus colegas na classe de Bocão Bonarroto, o professor – ainda o maltratam por ele ser o filho do Chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos, e Melequento trama tirar o seu lugar na sucessão.

Após sua sofrida Iniciação, Soluço tem agora que passar por quatro longos anos de aulas e provas loucas, durante o Programa de Treinamento de Piratas, porque é claro e óbvio que todo viking completo precisa conhecer os segredos de ser um bom pirata.

Descobrimos que Soluço é tataraneto de Barbadura, o Terrível, o melhor espadachim de todos os tempos. E um caixão de seu tataravô vai trazer mais perigos à vida do jovem. Ele conhece Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto, e terá que arriscar sua vida na busca de um tesouro perdido para provar novamente sua coragem, junto com Perna-de-peixe – grande amigo que o ajuda e atrapalha muitas vezes,como todo bom amigo.
Mas ora ora, descobrimos também que os dragões de estimação dos vikings devem ser bons caçadores, capazes de encontrar ouro e outras riquezas, mais uma virtude em que Banguela se recusa a ser bom... É muito engraçado ver como Soluço tem vários piores dias de sua vida ao longo da história da sua infância.

Existe ainda um grupo de vikings nada gloriosos, os Párias, cruéis, terríveis, mentirosos e ladrões, expulsos da sociedade por suas maldades. O pequeno viking precisará reconhecer esses inimigos e combatê-los, pelo bem da Tribo e para salvar suas vidas.
O livro continua a ser uma deliciosa leitura e, como o primeiro, sua ilustrações dão um toque muito bom. Não houve perda nenhuma na qualidade da estória entre os dois volumes, e a série só tende a melhorar. Estou oficialmente viciada no mundo dos dragões e viking de Cressida Cowell.

Algumas questões confusas durante a leitura que poderia apontar são: o número de alunos na turma do Programa de Treinamento de Piratas é maior, são dois alunos a mais do que durante a Iniciação, e como eles não estavam no primeiro livro fiquei pensando de onde surgiram mais moradores em uma Tribo tão pequena e como alguns deles conseguem entender o que os dragões falam ao longo do livro, já que o único que consegue falar dragonês é nosso esperto Soluço... Alguns erros de concordância e nada mais a declarar.

É uma excelente leitura, indico para todos os que gostam de se divertir com um livro e querem colocar algo mais leve entre os lidos de 2012. É sim um Infantojuvenil, mas vale a pena para os mais grandinhos também.

Danielli15 13/02/2012

Neste livro, Soluço ainda está em treinamento para se tornar um pirata viking e sucessor de seu pai, entretanto vai muito mal em todas as matérias do seu curso, principalmente na luta com espadas que ele tinha uma esperança de ter um talento escondido herdado de seu antepassado e antigo líder viking: Barbadura, O Terrível!

Durante o treinamento de como lutar no mar, Soluço e Perna-de-Peixe se envolvem na maior confusão de todas e encontram uma caixa, mais parecido com um caixão em que está escrito que é propriedade de Barbadura, O Terrível e não deve ser aberta, pois guarda um horror inimaginável! Lógico que os vikings nem ligam para isso e abrem a caixa e o que encontram vai dar início a mais uma aventura mega perigosa em busca dos segredos de Barbadura!

Mais em: http://sohlendo.blogspot.com/2011/11/resenha-como-ser-um-pirata-cressida.html

Felipe Sampaio 06/02/2012

Resenha: Como ser um Pirata, Cressida Cowell
Esse livro é divertido, um ótimo passa tempo. A historinha é bem tranquila, bem infantil, mas ainda assim muito interessante.
É a história de criança, que o faz criança e que o faz crescer..
Para os adultos, um bom anti-stress.. me fez até rir!! :P

Renata 23/01/2012

Fiquei surpresa
A história me surpreendeu!!
Nas primeiras pgs pensei: vixi que livro de criança. Pensei mais isso por causa dos nomes toscos dos personagens como Melquente, Bafo de Verme, sei lá.

Mas o livro já começa com aventuras, surpresas.
O livro é cheio disso, além de reviravoltas e coisas inusitadas.

Adorei o jeito do Soluço. No começo fiquei com raiva dele ser tão tonto, mas ele se mostrou muito sábio e fofo no final do livro. Amei.

Não é uma história daquelas com personagens bem desenvolvidas e tudo mais, mas achei que os desenhos engraçados ajudaram na formação da imagem das cenas.

E livro simples e muito bom! Em uma/duas sentada dá pra ler.
Valeu a pena pra quem gosta de aventuras (adoro)! Não subestime o livros só porque é um livro infantil...

damagigante 21/01/2012

Piratas de verdade
Não tem como não lembrar do velho Capitão Gancho de Peter Pan, da mais recente série de filmes Piratas do Caribe ou mesmo do anime/manga mais famoso na atualidade One Piece, quando se diz a palavra "Pirata".
Nas escolas não se fala nada sobre eles, além de citações tão minúsculas que os tornam insignificantes. Não é assim, quando Soluço conta a sua história de pirataria em meio a um mundo viking e cheio de dragões.
"Como Ser um Pirata" conta de forma bastante dinâmica e simples como eram batalhas em alto mar, a sede por tesouros e como os vikings eram não só bárbaros maus que atacavam vilas, mas SIM, os verdadeiros piratas bárbaros malvados e guerreiros do mar TAMBÉM. (Parte divertida, que não aprendemos na escola).
Soluço é um herói encantador, ainda que não seja um herói por completo, faz o leitor se identificar com ele, ou mesmo com seu amigo Perna-de-Peixe ou até mesmo Banguela, sua dragoa desdentada e preguiçosa.
Este livro revela o tesouro escondido de um grande pirata ancestral da tribo dos Hooligans Cabeludos que além de ser terrível era também muito rico e desapareceu sem deixar pistas de seu tesouro. Na história a primeira pista sobre o tal tesouro chega de uma forma inusitada, misteriosa, assustadora e suspeita e leva os nossos adoráveis vikings à uma aventura em uma ilha extremamente perigosa.
Não há como o leitor não se divertir e não se apaixonar pelos vikings, e quando menos esperar, já terá se tornado um deles e buscando por novas aventuras.

Esse é o segundo livro de Cressida Cowell na série "Como treinar o seu dragão" seguido de mais sete livros.

tiagoodesouza 16/01/2012

Como ser um pirata | @blogocapitulo
Literatura infantojuvenil* é um dos meus estilos preferidos. Ela faz com que a gente lembre, nem que seja por poucas horas, de como era bom o mundinho quase despreocupado de nossa infância. E quando essa literatura mescla aventuras, tesouros e dragões é um prato cheio para me prender.

E foi assim que eu li Como ser um pirata, o segundo livro da série Como treinar o seu dragão. De uma única vez, em poucas horas. A história de Soluço Spantosicus Strondus III e de seu medroso dragão Banguela começa no Programa de Treinamento de Piratas na Ilha de Berk durante uma terrível tempestade enquanto os garotos vikings têm a aula de Luta de Espadas em Alto-mar (Apenas para Iniciantes) quando, de repente, um objeto flutuante colide com o barco, perfurando o casco. Quando os garotos chegam a uma praia, descobrem que aquele objeto se trata do caixão de Barbadura, o Terrível, o maior pirata a ter aterrorizado as ilhas internas. Por acaso, Barbadura era o tataravô de Soluço.

"O Tesouro perdido de Barbadura, o Terrível, era uma lenda muito popular entre os membros da tribo dos Hooligans Cabeludos. Narrava como Barbadura, com sua competência como pirata e espadachim, conquistara um tesouro espetacular que incluía sua famosa espada, Lâmina da Tempestade." Pág. 37.

Apesar do aviso bem claro esculpido na tampa do caixão, "NÃO ABRA", Soluço teme que algum idiota da tribo seja curioso demais e queira abri-lo, pois seria o tipo de coisa idiota de que se esperaria de alguém dos Hooligans Cabeludos. E é a partir daí que a história se desenrola até aquele final muito misterioso.

O livro possui uma narrativa muito gostosa de ler, com humor em vários momentos, passando pelos nomes dos personagens às ilustrações bem simples que contribuem para a leitura ficar mais divertida. Cressida conseguiu mostrar alguns valores de forma simples, como coragem, de aceitar grandes responsabilidades quando estivermos preparados para elas. E que não é preciso ser um heroi para ser recepcionado como herói.

Apesar de várias pessoas dizerem que quem não leu o primeiro livro, Como treinar o seu dragão, pode ler esse sem problema algum, eu aconselho a lê-lo. Isso porque é bem mais divertido saber como tudo começou e há alguns spoilers pequenos sobre o primeiro. Mas não é nada que faça o leitor ficar perdido na história.

Boa leitura!

"Segundo minha experiência, é sempre uma boa ideia NÃO ABRIR um caixão que traz na tampa um aviso dizendo 'NÃO ABRA'..." Pág.. 48.

*segundo a nova norma ortográfica, agora é "infantojuvenil" e não mais "infanto-juvenil".

Yasmin 15/01/2012

Divertido

Segundo e divertido livro da série Como Treinar Seu Dragão trás narrações mais entrelaçadas, novas espécies de dragões e mais um caminho difícil para Soluço. Desta vez sendo herói sem reconhecimento ele não só salva a tribo da desgraça inicial, mas seu futuro. Ele, Perna-de-Peixe e Devaneio Banguela continuam afinadíssimos tornando o livro ainda mais divertido. Uma combinação de boa escrita com ilustrações precisas e hilárias.

Soluço está de volta em mais uma etapa para se tornar um herói viking. As aulas do curso de preparação de heróis continuam e na primeira aula de espadachim e pirata Soluço já mostra como é desastrado e sem jeito para espadas. Mesmo conhecendo todos os golpes e defesas dos livros Soluço não consegue fazer muita coisa e leva o navio ao naufrágio. É nesse momento que ele encontra o caixão do mais terrível pirata que já viveu nas ilhas interiores, Barbadura o terrível. Os Hooligans nunca foram de obedecer ordem e acabam abrindo o caixão mesmo que esteja escrito que é proibido abrir sob pena de maldições terríveis. Para surpresa de todos lá se encontra "Alvin, o fazendeiro pobre e honesto" junto com o mapa do tesouro de Barbadura. Que segundo o pergaminho só pode ser encontrado e aberto pelo herdeiro dele.

Todos eles embarcam numa jornada para a ilha da caveira ignorando todos os avisos de Soluço que a ilha é terrivelmente mortal. Para piorar as coisas Devaneio Banguela não gosta nem um pouco de Alvin e menos ainda da ideia desta jornada. As ilustrações de Banguela são perfeitas e a cada aparição do dragãozinho era riso na certa.

A narração de Cressida é perfeita. Combinando um personagem esperto com vários outros brutamontes a mensagem do livro é bem legal. A história deste livro é mais elaborada do que o primeiro da série e com mais reviravoltas a leitura fica mais madura. O livro continua sendo infantojuvenil, com ênfase no infanto, mas é impossível não agradar todas as idades. Seja pela amizade dos meninos ou pelos dragões egoístas. As aventuras de Soluço são genuínas e consegue se superar a cada novo infortúnio.

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-como-ser-um-pirata.html

Spilmann 18/12/2011

Nossa eu não imaginava que alvin fosse o vilão.

Valéria 17/12/2011

Uma leitura empolgante e divertida.
A busca ao tesouro do Pirata Barbadura nos leva as novas aventuras e treinamentos de Soluço.
Um livro envolvente, fácil de ler, divertido e com uma mensagem no final.
Li em um dia. Super recomendado.

Cris Compagnoni 02/12/2011

É incrível como essas séries literárias podem ser viciantes, nem bem terminei de ler o primeiro e meus dedos já sentiam aquela coceira alucinante que só parou quando pequei o próximo livro para ler. O Soluço é um personagem que realmente me cativou, fiquei ansiosa por conhecer as suas novas aventuras.

É difícil imaginar um viking que não saiba navegar, lutar com espadas, coisas desse tipo, então depois de passar pelo Programa de Iniciação (em Como Treinar o Seu Dragão) Soluço e os seus colegas tem que passar pelo Programa de Treinamento de Piratas para que sejam considerados vikings dignos de pertencer a Tribo dos Holligans Cabeludos.

Logo na primeira aula que era sobre lutas de espadas em alto-mar, algo bate no barco e faz com que esse naufrague, e Soluço, tentando salvar a vida de um amigo que não sabe nadar encontra o objeto causador deste acidente: o caixão do Pirata Barbadura, o Terrível, que é tataravô de Soluço. O caixão é levado para a tribo e mesmo com avisos em letras garrafais para que não seja aberto, os vikings o abem.

Mas dentro do caixão não tinha nada do tesouro do famoso pirata, apenas Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto que achara o caixão por acaso e acabou preso dentro dele, Alvin trás com sigo um mapa que diz onde se encontra o tesouro do Barbadura e uma charada que deixa bem claro que apenas o descendente do Pirata, herdeiro da Tribo poderá encontrar o seu tesouro. Soluço é esse herdeiro, e essa é a chance que ele tem de provar isso para a Tribo.

O herói da história não se parece em nada com um herói, muito menos com um viking pirata, Soluço continua sendo aquele menino magricela, que não consegue que seu dragão o obedeça, e Banguela continua sendo o menor dragão já visto, e ainda sem nenhum dente. Todos da Tribo duvidam de que ele realmente irá se tornar um guerreiro, um líder, mas a aventura está só começando, e sempre que Soluço acha que a coisa não pode ficar pior, ela fica; ir atrás do tesouro do seu tataravô será algo do qual o menino nunca se esquecerá.

26/10/2011

Soluço mais uma vez Arrasa!
Pra quem já leu "Como treinar o seu dragão" e virou fã de Soluço Spantosicus Strondus III, este novo livro é mais um ótimo meio de dar muitas risadas com as trapalhadas do nosso herói (bem, o herói é bastante "sortudo").
Neste segundo livro da série ("Como ser um pirata") Soluço, juntamente com seu dragão Banguela, se metem em novas aventuras e enrascadas em busca de um tesouro. O nosso herói precisa aprender a manejar uma espada para se tornar um Viking de verdade, ainda mais sendo o filho do chefe da tribo, e precisa dar uma lição nos seus colegas malvadinhos (Melequento e CIA).

Mais um livro fofinho, com lições de coragem e superação que são repassadas através de uma leitura agradável e de linguagem simples.
ótimo para crianças e adultos.

Recomendo a coleção inteira!

Bárbara 16/10/2011

Como ser um Pirata - Cressida Cowell
Conclusão? Como ser um Pirata é bem melhor que Como Treinar o seu Dragão.

Não senti uma ligação propriamente dita entre Como ser um Pirata e Como Treinar o seu Dragão (já resenhado aqui no blog), a não ser os nomes dos personagens e algumas citações sobre o primeiro livro – nada que seja considerado um spoiler ou que atrapalhe na leitura de quem resolver ler este antes daquele.

Pra quem leu a resenha que fiz sobre o primeiro livro, sabe bem que eu não gostei muito – apenas achei bonitinho, fofinho e engraçadinho. Mas o segundo, este sobre o qual escrevo agora, é muito mais que isso! Consegui, finalmente, gostar do Banguela do livro (até então eu só gostava do Banguela do filme – tão lindo!).

Neste, Soluço Spantosicus Strondus III, nosso herói, começa novas aulas no Programa de Treinamento de Piratas na Ilha de Berk. Ele, claro, não é um dos melhores alunos da turma, principalmente na aula de Batebolada e Descortesia Avançada. Fiquei morrendo de dó ao ver pelo que ele precisava de passar.

Mais uma vez, também, ele precisa enfrentar um desafio numa nova aventura em busca do tesouro perdido de Barbadura, o Terrível. Então, com seus colegas de turma, com a tribo dos Hooligans e com a ajuda de Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto (de quem Banguela não gosta muito), eles vão atrás do grande tesouro.

Eu pensei que não fosse gostar, já que não havia me apaixonado pela história de Soluço no primeiro livro, mas me surpreendi ao rir em várias partes e, no final, me ver com vontade de saber qual é o final desta história.

Com certeza, lerei todos os livros da série.