Duma Key

Stephen King

Resenhas - Duma Key

Aline.Bottega 30/12/2020

Como fazer um desenho
Com sua escrita prolixa, King constrói em Duma Key personagens totalmente reais, com todas as suas falhas e imperfeições. Uma história fascinante sobre superação, dor, amizade e amor, com um mistério fascinante que vai sendo desvendado aos poucos. Você torce pelos personagens, mesmo sabendo que um fim sombrio se aproxima.
" Nós nos enganamos tanto que seríamos capazes de viver disso."

Janaine.Mioduski 20/09/2022

Nada como uma casa de praia mal assombrada...
Acho que poucos autores são capazes de nos fazer ter medo de uma casa de praia em uma ilha paradisíaca da Flórida. Mas se tem um que certamente é capaz disso e muito mais, é o grande Mestre King!

Misturando o poder de deuses obscuros, parapsicologia, membros fantasmas e a necessidade íntima e brutal de buscar um recomeço, King nos presenteia com essa obra maravilhosa, repleta de reflexões sobre a vida, família e amigos, personagens extremamente carismáticos (Viva Wireman, muchacho!) e o que para mim foi o chamariz e é também a cereja do bolo: quadros misteriosos, pintados no frenesi da loucura e embebidos de um poder obscuro que fascina e aterroriza na mesma medida.

"Um corpo e uma mente feridos não parecem uma ditadura; eles são uma ditadura. Não existe tirano mais impiedoso do que a dor, déspota mais cruel do que a desorientação".

"Você tem que ter muito cuidado, Edgar. Duma Key é um lugar perigoso para... certos tipos de pessoas. Essa ilha amplifica certos tipos de pessoas. Como você".

"Algo me atraía - talvez algo que já estivesse dentro de mim desde o acidente, mas que certamente tinha voltado da Duma Key Road comigo. Deixei que me atraísse. De qualquer forma, não sei ao certo se teria conseguido resistir, mas nem cheguei a tentar; estava curioso".

"Mas todo mundo recebe a sua cota de mágoa, não é mesmo? Claro. Pimba, bem no nariz. Pimba, bem no olho. Pimba, abaixo da cintura, e daí para baixo, sendo que o juiz saiu do ringue para comer um cachorro quente. Só que as pessoas que você ama podem multiplicar essa mágoa e passá-la adiante. O sofrimento é o maior poder do amor".

"Achei que teria tempo, mas a gente sempre pensa esse tipo de coisa, não é mesmo? Nós nos enganamos tanto, que poderíamos viver disso".

tscarstairs 13/10/2020

stephen king ACABA com minha raça
Eu juro para todos vocês que eu não esperava nadinha desse livro, nunca tinha ouvido falar e SOCORRO que livro i.n.c.r.í.v.e.l

Eu já li 6 livros do stephen king e eu nunca tinha sentido medo mesmo, no MÁXIMO uma agoniazinha. Mas com esse livro eu cheguei a ficar aterrorizada, e ler ele de noite foi pior pq eu olhava pra os lugares escuros e eu ficava com MEDO de ter algo ali, de ver a perse(???) e eu não tô nem brincando.

Outra coisa, eu ficava triste ao ler também, caras, mas isso é algo que eu já tô acostumada então... mas tipo, ver o edgar daquele jeito, com todo aquele sofrimento... a história wireman e sua família, o que aconteceu com elizabeth quando criança e ver ela velhinha tendo momentos de perca de memória aff muito triste... e sem comentar o fim da filha do edgar e o fim da vida do wireman...

eu amei tanto o wireman e a amizade dele com o edgar aaaaa "muchacho" foi tuuuudo.

sem dúvidas virou um dos meus livros favoritos do king e da VIDA!!!

Lipienski 25/08/2022

Personagens bastante envolventes

"como diria Wireman, quando o assunto é o passado, a gente nunca joga limpo"

George 30/11/2020

Um dos preferidos
Já li tudo que o autor escreveu e ele é um dos meus autores favoritos. Esse livro está no top 5 pra mim. A história é muito boa, um cara que vai recomeçar a vida depois de perder um braço num acidente, começa a pintar quadros, e aí as coisas começam a acontecer.
Muita gente reclama do estilo do Ling de escrever, mas eu gosto bastante.
Esse vale muito a pena. Bem legal mesmo!

Sheilinha 21/03/2021

Meu primeiro King
Não sei o que esperar dos próximos livros do autor. Já tenho mais um na pilha para ler nos próximos meses e pela experiência que tive em Duma Key, estou com a expectativa muito alta.

Duma Key é uma viagem na mente dos personagens, um percurso muitas vezes obscuro e desconfortável, mas que me envolveu muito na narrativa, principalmente a partir dos 20% do livro lido.

Da metade do livro para a frente, não conseguia passar um dia sem descobrir o que as páginas tinham a revelar.

Para mim, uma leitura excelente.

Gustavo 24/06/2015

Excelente livro do Stephen King, me prendeu do inicio ao fim. Tem gente que reclama que o livro e lento, mas eu queria saber qual a novidade? O próprio King admite que se não fosse a a sua esposa e seus editores, seus livros teriam pelo menos umas 1500 páginas. Eu li os 7 livros da série a Torre de negra e de boa, dava pra ter feito uma trilogia fácil. O Sthephen King enrola em todos os seus livros, só que o cara e o melhor enrolador de todos os tempos, ele escreve muito. Quem nunca leu um livro do cara, talvez estranhe o ritmo da trama, mas quem e fã deve curtir bastante.

Daniela742 10/10/2020

Meio termo
Não tinha muita expectativa para essa leitura e só li por causa da leitura conjunta do navegando. O começo realmente foi complicado pra mim e até cogitei abandonar o livro, mas já conheço um pouco a prolixidade do autor e resolvi insistir.

Entendo que no começo, o autor quer construir e ambientar um cenário para entregar um final bem imersivo e grandioso, mas acho que mesmo assim foi um início muito monótono e cansativo, com muitos detalhes que eu particularmente achei dispensáveis, por só ser repetitivo e cansado e não adicionar nada.

O final no entanto, me surpreendeu já que estava bem desanimada com a história e pensei que todo livro ia seguir um mesmo ritmo - visto que já estava em mais da metade.

Foi uma leitura boa, agradável para mim, mas não foi algo que realmente mexeu comigo ou me despertou aquele sentimento de "livraço".

No mais, indico pra quem gosta muito do autor e tem paciência com ele.

Bokah 12/05/2024

Oque é arte?
Para Nietzsche: "Ser, permanência e estabilidade versus devir, destruição e mudança"

Para Schopenhauer: "Uma obra de arte é ao mesmo tempo um objeto e uma ideia. A arte é um meio destinado a facilitar o conhecimento que constitui o prazer estético."

Para Kant: "A arte produz, sem dúvida, o prazer estético, que é puro prazer de reflexão e não prazer de fruição"

E para o leigo escritor dessa resenha: Arte é expressão.

A maneira como você se expressa, seja pintando, dançando, cantando, escrevendo ou seja lá qual outra atividade: isso é arte. A essência é você passar oque está sentindo, e nesse livro o King faz isso com a maestria: te fazer sentir oque o protagonista está sentindo.

A história começa com o nosso personagem principal Edgar Freemantle sofrendo um acidente que destrói o lado esquerdo do seu corpo, que arranca seu braço, compromete sua visão e o deixa manco da perna. Não sofrendo o bastante, passa por um processo de divórcio seguido de um afastamento da empresa que ele mesmo fundou. Com isso ele resolve tacar o 🤬 #$%!& pra tudo e ir pra o mais longe possível pra dar um tempo a si mesmo, e o lugar escolhido acaba sendo a remota e reservada ilha de Duma Key.

[Abbysus abbysum invocat]
Durante a estadia na ilha, Edgar escutando o conselho do seu psicólogo resove retomar um hábito que foi abandonado a muito tempo devido a sua falta de tempo: A pintura. Nosso querido Ed então começa fazendo rabiscos em papel, até que sente então que algo na ilha lhe dá ideias, lhe faz ir além de rabiscos e então passa a fazer quadros e mais quadros, cada vez mais belos e mais obscuros, até que Duma Key deixa sua verdadeira face emergir.

King tem uma delicadeza enorme em mostrar Ed como um personagem que não é lá o mais santo dos santos, mas que sempre planeja fazer bem. Ed é extremamente afetado pelos acontecimentos da sua vida, mas sempre consegue dar o seu melhor para as pessoas. Uma prova disso é fazendo amizade com o que na opinião desse que vos escreve é o melhor personagem da obra: O Wireman. Mas não irei falar dele, deixo que a pessoa que for ler se contente com a forma que o King escreveu essa amizade tão linda e tão rica que nem a mesma Duma Key que juntou poderia separar.

Embora seja mais um dos loooooongos romances do King, ele consegue manter a fluidez em sua obra fazendo com que 100 páginas pareçam apenas 10 e ainda sim prendendo a atenção do leitor. Os personagens e suas emoções são os mais bem escritos e interessantes, king se preocupou em mostrar o quão humanos eles eram, com suas falhas, qualidades, desejos e ambições. Um espetáculo!

Recomendo a leitura, recomendo a meditação após cada capítulo. Recomendo Duma Key.

skuser02844 25/12/2020

DK
Não achei uma leitura empolgante, o livro não conseguiu me imergi fundo na história, mesmo assim não deixa de ser uma leitura boa, não mais que isso.
A trama é legal os principais personagens são muito bons, parecem realmente reais, mas o decorrer da história é meio arrastado, muita páginas pra se dizer pouco coisa, não existe um suspense envolvente, um trama atraente ou uma ação que te prende.
Pelo menos é fácil de ler, compreensível e fluido, é um livro que eu só recomendo se a pessoa não tiver outra coisa para ler, apesar de gostar bastante dos livros de Stephen King.

Wander.Santos 13/10/2021

Até a metade desse livro, tava achando sensacional? aí ele começou a me perder, e o final eu acho que eita um conto perfeito se fosse isolado, não acho que conectou muito com a história principal! Mas o livro é muito bom.

Malu 12/06/2022

Duma Key
Mais um livraço do Mestre. Stephen King conta a história de Edgar Freemantle, um empreiteiro que sofre um grave acidente e precisa reconstruir sua vida.
Na sua nova vida, Edgar vai morar na Flórida, em uma das Ilhas no Golfo do México chamada Duma Key.
Lá ele conhece Jack, seu fiel funcionário, e Wireman, que trabalha para a "dona" da Ilha, Elizabeth Eastlake.
E também descobre que tem um talento... desenhar.
Daí pra frente, as coisas se complicam, por assim dizer..
Duma Key é um livro surpreendente, de ritmo rápido.. uma delícia de leitura. Até nos momentos mais tensos, vc não quer desgrudar.
Para quem gosta de um bom suspense sobrenatural, é uma ótima pedida... recomendo..

Kamilly.Belmiro 05/06/2021

cuide do seu dia e deixe seu dia cuidar de você
o começo fui muito bom ,não tava com muitas expectativas mas confesso que me surpreendi ,principalmente com a construção do Edgar,achei que ficou devendo mais do passado dos eastlake.Achei o wireman muito incrível, o cenário é muito bem construído, o final achei que podia ser melhor

Jessica 11/03/2021

Cuide do seu dia e deixe seu dia cuidar de você!
Mais uma experiência imersiva de Stephen King.

Para mim foi um dos melhores. Para aqueles que não estão acostumados ao famoso estilo prolixo do autor, pode parecer um pouco arrastado e extenso com suas mais de 600 páginas, mas acredite: você vai terminar a leitura com a sensação de ter estado em Duma Key e de ter contemplado a chocante arte de Edgar Freemantle.

P.s.: Bryan Cranston seria um Edgar perfeito!