Duma Key

Stephen King

Resenhas - Duma Key

Bokah 12/05/2024

Oque é arte?
Para Nietzsche: "Ser, permanência e estabilidade versus devir, destruição e mudança"

Para Schopenhauer: "Uma obra de arte é ao mesmo tempo um objeto e uma ideia. A arte é um meio destinado a facilitar o conhecimento que constitui o prazer estético."

Para Kant: "A arte produz, sem dúvida, o prazer estético, que é puro prazer de reflexão e não prazer de fruição"

E para o leigo escritor dessa resenha: Arte é expressão.

A maneira como você se expressa, seja pintando, dançando, cantando, escrevendo ou seja lá qual outra atividade: isso é arte. A essência é você passar oque está sentindo, e nesse livro o King faz isso com a maestria: te fazer sentir oque o protagonista está sentindo.

A história começa com o nosso personagem principal Edgar Freemantle sofrendo um acidente que destrói o lado esquerdo do seu corpo, que arranca seu braço, compromete sua visão e o deixa manco da perna. Não sofrendo o bastante, passa por um processo de divórcio seguido de um afastamento da empresa que ele mesmo fundou. Com isso ele resolve tacar o 🤬 #$%!& pra tudo e ir pra o mais longe possível pra dar um tempo a si mesmo, e o lugar escolhido acaba sendo a remota e reservada ilha de Duma Key.

[Abbysus abbysum invocat]
Durante a estadia na ilha, Edgar escutando o conselho do seu psicólogo resove retomar um hábito que foi abandonado a muito tempo devido a sua falta de tempo: A pintura. Nosso querido Ed então começa fazendo rabiscos em papel, até que sente então que algo na ilha lhe dá ideias, lhe faz ir além de rabiscos e então passa a fazer quadros e mais quadros, cada vez mais belos e mais obscuros, até que Duma Key deixa sua verdadeira face emergir.

King tem uma delicadeza enorme em mostrar Ed como um personagem que não é lá o mais santo dos santos, mas que sempre planeja fazer bem. Ed é extremamente afetado pelos acontecimentos da sua vida, mas sempre consegue dar o seu melhor para as pessoas. Uma prova disso é fazendo amizade com o que na opinião desse que vos escreve é o melhor personagem da obra: O Wireman. Mas não irei falar dele, deixo que a pessoa que for ler se contente com a forma que o King escreveu essa amizade tão linda e tão rica que nem a mesma Duma Key que juntou poderia separar.

Embora seja mais um dos loooooongos romances do King, ele consegue manter a fluidez em sua obra fazendo com que 100 páginas pareçam apenas 10 e ainda sim prendendo a atenção do leitor. Os personagens e suas emoções são os mais bem escritos e interessantes, king se preocupou em mostrar o quão humanos eles eram, com suas falhas, qualidades, desejos e ambições. Um espetáculo!

Recomendo a leitura, recomendo a meditação após cada capítulo. Recomendo Duma Key.

Gabi Mauruto 12/05/2024

Esse livro daria uma série INCRÍVEL!
Não sou uma leitora ávida de Stephen King, mas dos livros que li dele esse foi o que mais me deixou curiosa para chegar até o final.
O livro começa lento, descreve muito tanto os personagens como as paisagens. Sinto que o autor quis nos dar cada detalhe sobre o local que seria e foi palco de uma história assustadora.
Para aqueles que não curtem muito começos parados, talvez se cansem um pouco no início.
Já para mim foi um estilo novo de leitura onde, apesar dos passos lentos, a cada final de ciclo da história iam sendo deixadas breves revelações e dúvidas pequenas, ao qual não sabia se de fato era uma dica ou algo sem importância.

Os pensagens são cativantes. Edgar e Wireman como dupla são incríveis, com todo sarcamo, silêncio e camaradagem, mesmo antes de se encontrarem de fato.
A família de Edgar foi outro ponto chave para mim, apresentando momentos de sofrimento, angustia e paz ao longo da história.

Um livro extenso, muito bem ambientado e que aborda a arte como um dos personagens principais, antes mesmos dos protagonistas.

Recomendo demais a leitura!

Patricia 09/05/2024

Gostei e tô curtindo ler King
Achei que em alguns momentos a leitura ficou um pouco cansativa e com detalhes que me davam vontade de pular logo para o que importava, mas não posso negar que justamente essa vontade fazia com que eu tivesse aquela ansiedade de devorar logo o livro para saber o que acontecia em seguida. Curti!

Valéria Cristina 02/05/2024

Envolvente!
Confesso que não faço parte do fã clube do King. Li poucos livros dele, embora pretenda ler outros mais. Entre os lidos, está "Duma Key". Publicado em 2008, o romance nos cativa com sua narrativa habilmente construída, personagens complexas e uma trama que oscila entre o sobrenatural e o humano, marca registrada do autor.

A história gira em torno de Edgar Freemantle, um empreiteiro bem-sucedido que sofre um terrível acidente que o deixa mutilado e emocionalmente abalado. Em busca de um novo começo, ele se muda para Duma Key, uma ilha remota na costa da Flórida. Lá, ele descobre uma paixão renovada pela pintura, mas também desenterra segredos sombrios que há muito tempo estavam adormecidos na ilha.

King tece uma teia de suspense e mistério ao redor de Duma Key, revelando gradualmente sua história macabra e suas conexões com o passado de algumas personagens. À medida que Edgar se aprofunda em suas pinturas, descobre que suas criações têm o poder de prever o futuro e influenciar eventos na vida real. Esta habilidade, no entanto, vem com um preço sinistro.

Nessa história envolvente, na qual o autor mergulha profundamente na psique de suas personagens, King explora temas como perda, redenção e os limites da realidade; bem como, o poder da arte, das amizades e da dedicação mútua. Aborda também a importância da existência de uma rede de apoio para a recuperação física e psicológica daqueles que acidentam.

Edgar é um protagonista cativante, lutando não apenas contra as forças sobrenaturais que o cercam, mas também contra seus próprios demônios internos. As personagens secundárias, como Wireman e Elizabeth, adicionam camadas adicionais de complexidade à história.

"Duma Key" é um exemplo do talento de Stephen King para o horror psicológico, combinando elementos sobrenaturais com uma exploração sincera da condição humana.

Stephanie.Chaia 30/03/2024

O que se busca é o que te acha
Quando tudo muda e vc busca uma vida nova. O que vc busca nessa vida nova, mudar tudo, ter o poder sobre algo novo. E vc alguém tiver um poder maior ainda? E te controlar de acordo com o que vc mais quer e busca?

pedro3660 08/02/2024

Leitura fluida, mas sem eventos significativos por boa parte dela. o mistério da história vive envolto em especulações e inúmeros flashbacks. o desenvolvimento dos personagens e suas relações foi o foco da narrativa, tanto que o terror não foi explorado em boa parte do livro, e no seu clímax não foi eficaz (na minha opinião).

uma parte interessante para mim foi a analogia criada pelo autor sobre a criatividade. o processo criativo é a ansiedade de sua criação, mas sem satisfação após a finalização. informação que pode ser associada ao próprio cotidiano do autor. muito legal! :3

Carla.Castro 23/01/2024

Intrigante
King vai apresentando os personagens. Vc ri, sente compaixão, sente os desafios do Edgar. De repente tudo vai mudando e o livro ganha ritmo de leitura. King é king. O final me trouxe uma leve sensação de vazio.

Andre24 09/01/2024

Uma pintura
Como eu vou me recuperar depois de uma história dessas?! SK, seu monstro! Personagens densos, o mistério sendo revelado lentamente, as descrições dos danos mentais com tantos detalhes que é impossível não acreditar nesse mundo. O livro não é perfeito, 650 páginas mostra que perdeu um pouco a mão, mas é uma leitura tão envolvente que se torna muito fácil de se apegar. Quero mais sobre a mitologia de Perse e sua origem, será que tem?

Bruno 21/12/2023

Incrível
Top 3 livros do King!
Adorei. Incrível como esse livro é pouco falado ou lembrado. O ritmo é um pouco lento no início mas depois que engrena é difícil parar de ler.
King na sua melhor forma. Já é um dos meus favoritos dele.

Gabriel Dummer 15/12/2023

Somos punidos por aquilo que não conseguimos imaginar...
Assim que comecei a leitura deste livro, não imaginava o quanto iria gostar dele. Mais uma vez Stephen King conseguiu apresentar uma narrativa repleta de emoções, de personagens cativantes e de eventos sobrenaturais e tenebrosos que parecem muito reais. Certamente este livro fica no top 10 dos livros do King que já li (cerca de 44). Sua história traz elementos que nos fazem lembrar O Iluminado e A zona Morta e, com menos ênfase, também Carrie e Love. Enfim, um livro essencial para os fãs do King e de livros com suspense/terror sobrenatural.

raiana29 12/11/2023

Um terrível acidente em um canteiro de obras arranca o braço direito de Edgar Freemantle, deixando-o com a memória e a mente confusas. Dominado pela raiva e abalado pelas sequelas do acidente, seu casamento desmorona e a vida como Edgar a conhecia chega ao fim. Seu terapeuta sugere então uma "cura geográfica" e Edgar se muda para uma casa em Duma Key, uma ilha de beleza extraordinária e estranhamente subdesenvolvida na costa da Flórida.

É quando ele se torna um pinto expoente e impressiona a todos. Mas nem tudo é o que parece.

Duma Key tem um início lento e quase desanimador, mas que vale a pena cada página. De início, acompanhamos o Edgar pós acidente, cheio de raiva e sequelas. Em seguida, com sua mudança para Duma, conhecemos personagens que se tornam inesquecíveis: Elizabeth e seu cuidador Wireman, e Tom, o prestativo "secretário" de Edgar.

A medida que os dias se passam, Edgar evolui, fisicamente e artisticamente, se aproximando de Elizabeth e Wireman, com os quais constrói uma forte relação de amizade. Elizabeth, sofrendo com as consequências do Alzheimer, é afetada por fantasmas de um passado sombrio que logo estenderão suas garras para Edgar.

Afinal, que segredos a doce Libby Eastlake guarda em sua memória que se apaga pouco a pouco?

Duma Key é um livro extenso, com uma história intrigante e personagens cativantes, cujo ritmo se acelera perto do fim. A amizade entre Edgar e Wireman é um ponto alto da trama, bem como o contexto artístico e os flashbacks do passado de Elizabeth.

"Achei que teria tempo, mas a
gente sempre pensa esse tipo de coisa, não é mesmo? Nós nos enganamos
tanto, que poderíamos viver disso."

Roberto.Vasconcelos 23/10/2023

Cuide do seu dia e deixe seu dia cuidar de você
Magnífico, a história me conquistou desde as primeiras páginas.
Um personagem que depois de um acidente quase fatal descobre habilidades únicas ( tipo zona morta) e que tudo tem a ver com pintura e quadros.
Tudo muito bem desenvolvido no velho estilo do mestre.

Edgar e wireman formam uma dupla incrível, sério, wireman é um personagem fantástico e agora um dos meus favoritos.
Elizabeth e Ilse também são marcantes e tudo flui muito bem.

Um livro que me emocionou e me fez rir em vários momentos e que já tá deixando saudades.

Uma história que mistura o drama pessoal do Edgar com mistério sobrenatural e que termina de uma forma melancólica e ao mesmo tempo esperançosa.

- Deus nos pune por aquilo que não podemos imaginar. - como diz wireman.

estherdeos 12/10/2023

Esse livro foi apenas ok pra mim, definitivamente não foi dos que mais gostei do Stephen King, algumas coisas me deixavam curiosa mas a história se arrastou durante bastante tempo.

Como de costume, chega um ponto do livro que tudo se desenrola e a partir daí fica bem dinâmico.
Até cheguei a me apegar aos personagens e fiquei tensa com alguns acontecimentos.

Foi uma leitura interessante e diferente, mas, pra mim, não foi incrível.

Andréa Marcela 02/10/2023

Um livro empolgante que te envolve do começo ao fim, tornando a leitura super fluida com muitos toques de mistério, paranormalidade e gotinhas de terror