Duma Key

Stephen King

Resenhas - Duma Key

geo 01/09/2014

Duma Key
Excelente livro.O King é foda. Faz umas duas semanas que acabei o livro e até hoje me pego pensando nos personagens e no destino cruel de alguns. Esse fim de semana fui à praia com a família e escutei as ondas arrastando as conchas na beira da praia e me lembrei do ruído que o Edgar narra no livro. O ruído das conchas no Casarão Rosa.
A história é assim: Edgar Freemantle tem cerca de 50 anos, é casado, tem duas filhas, uma de 19 e outra de vinte e poucos anos que mora em Paris. O cara fez fortuna do nada, no ramo da construção civil e certo dia, sofre um terrível acidente em um canteiro de obras. Edgar quase morre. Perde o braço direito, quebra o quadril e sofre traumatismo craniano. Passa meses para se recuperar. Fica com problemas de memória e isso, além da perda do braço o tira a paciência e proporciona cenas de humor negro bastante engraçadas. Ele briga com a esposa até que ela pede o divórcio. Aquela picanha. kkk Ele furioso chama a esposa de picanha em vez de piranha. Deprimido, Edgar pensa em suicídio até que o analista dele descobre suas intenções e abre o jogo com ele. O analista recomenda que ele mude de ares e arrume um hobby. Edgar diz que gostava de desenhar quando jovem. É aí que ele vai para Duma Key, uma ilha no litoral oeste da Flórida. A ilha tem um grande segredo, assim como sua dona, Elisabeth Eastlake, uma idosa de 85 anos, portadora de alzheimer. Essa idosa tem um cuidador que fica amigo do Edgar. Seu nome ;é Jerome Wireman. Ele tem um passado trágico e bastante sofrido. Uma história de superação. Mas as coisas começam a acontecer quando Edgar começa a desenhar. Quando ele sente um formigamento em seu braço direito inexistente e em algumas vezes ele consegue enxergar esse braço inexistente. Os desenhos se mostram perigosos, principalmente os da série A Garota e o Navio. E Persephone, que é o mal encarnado. É uma história muito bonita de amizade, superação, dor, luta, perseverança e crueldade. O King foi muito cruel com alguns personagens e como nos apegamos a eles, ficamos putos. Eu mesmo fiquei. Vale muito a pena ler este livro que eu coloco como um dos melhores do King.

Horroshow 21/06/2015

"Me apaixonou e me mostrou um outro King"
Resenha de Arthur Lins

"Quem diz que Stephen King é apenas o mestre do terror não o conhece direito. Não que o King não seja realmente um mestre na arte de assustar, mas é, também, um mestre na arte de criar enredos dramáticos fantásticos, personagens inesquecíveis e situação reflexivas. Suas histórias são muito mais que meros contos de terror. Quase sempre há algo mais. Já li muitos livros do Stephen, mas poucos me atingiram tão profundamente quanto Duma Key, um de seus trabalhos de sua “nova fase”. Descobri uma nova dimensão em seu universo criativo.

Duma Key é o nome de uma ilha no Golfo do México, onde, após perder o braço direito em um acidente, Edgar Freemantle vai morar numa casa alugada. A perda de seu membro o faz ter grandes mudanças físicas e mentais, e é na cabeça deste homem que entramos. A narrativa do King é sublime, como de costume, mas há uma magia a mais neste livro. Aos poucos, Edgar se revela um artista brilhante, cujas pinturas sempre despertam sentimentos nas pessoas, como também despertam outras coisas. Sim, isso mesmo, despertará uma antiga força maligna na ilha. Mas se é terror que você quer, sugiro que procure outro livro, pois a grande estrela aqui não são as aparições de seres monstruosos ou espíritos, mas sim o magnífico suspense que cresce ao ponto que adentramos cada vez mais na mente de Edgar."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/12/duma-key-stephen-king.html

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Eu adoro esse livro! Me imaginei no local com os personagens! Obrigada, Stephen King, você não decepciona!

Um terrível acidente em um canteiro de obras arranca o braço direito de Edgar Freemantle, deixando-o com a memória e a mente confusas. A raiva é praticamente tudo o que lhe resta enquanto inicia sua penosa recuperação. O casamento termina de repente e Edgar começa a desejar não ter sobrevivido às lesões que quase o mataram, até que seu psicólogo sugere uma ?cura geográfica?, ou seja, uma nova vida em uma nova cidade.
É então que Edgar se muda para uma casa em Duma Key, uma ilha de beleza extraordinária e estranhamente subdesenvolvida na costa da Flórida. Lá, ele ouve o chamado do sol se pondo no Golfo do México e da maré chacoalhando as conchas na praia, e transforma isso em arte. Edgar passa a pintar, às vezes de modo febril, e seu talento em combustão se revela tanto uma dádiva quanto uma arma; com o tempo, fica evidente que muitos de seus quadros carregam um poder assustador que não pode ser controlado.

Blanchard 23/01/2023

Instigante a cada página virada!
Com certeza um livro que não recebe tanto reconhecimento quanto merecia, já que a história é sensacional a todo momento.

A ambientação é lenta, como na maioria dos livros do King, mas em nenhum momento senti que ficou entediante ou repetitivo, muito pelo contrário. Na verdade, me senti instigada a continuar lendo e descobrir o que viria a seguir, o difícil era parar de ler.

A história é repleta de mistérios, arte e pores do sol na praia, com um quezinho do sobrenatural. Acho que os personagens são uns dos mais geniais escritos pelo King, com destaque ao Wireman. E a amizade dele com o personagem principal é linda.

Mas é um livro trágico. Apesar de muito bonito em muitas partes e bem reflexivo, é uma história triste. Vale a pena enfrentar isso e embarcar, ops melhor embarcar não.. e se aventurar em Duma Key.

Como dizia Wireman, todo tempo é precioso muchacho.

Léo 12/04/2017

Hola Muchachos
Este foi o décimo sétimo livro que li do Stephen King. Destes 17, Duma Key está com toda certeza no Top 3. Foi impressionante como a história me cativou do início ao fim.

Me apaixonei de cara com quase todos os personagens. Wireman, Ilse, Edgar e Jack, me proporcionaram o que pouquíssimas obras conseguem fazer, sentir falta dos seus personagens e desejar continuação, (a última vez que este fato aconteceu foi com a Holy Gibney e o Jerome da Trilogia Bill Hodges).

Vou sentir falta do bom humor de Wireman e do seu espanhol, foi um personagem extremamente bem desenvolvido com uma história emocionante.

O final de Duma Key foi um dos melhores finais que eu já li do SK. Muito bem construído e com aquela pitada de melancolia que só um ambiente situado no litoral pode proporcionar. Não achei que foi um livro de arrasto, muito pelo contrário, a cada vez que precisava dar uma pausa na leitura, eu ficava na expectativa do que aconteceria nas próximas páginas.
Danilo.Claudino 13/04/2017minha estante
Da hora!

Folheando O Tempo 11/05/2017minha estante
17. e eu aqui orgulhoso de ter lido Carrie e estar no meio de It. Uau!

Léo 12/05/2017minha estante
hahahahaha eu comecei a ler o King em 2014, e nesse meio tempo foi uma série de pausas e retomadas kkkkkkkk

Joyce.Ellen 11/03/2018

Duma key
Maravilhoso, principalmente se você nunca leu nada do autor, um ótimo exemplar para começar. História envolvente, com elementos de suspense, sem deixar ninguém apavorado, apenas fascinado. Até o fim.

Flavio Assunção 30/01/2019

Stephen King dá uma aula de como ser prolixo neste livro. Apesar de ser assim em muitas outras obras, essa não consegui terminar. Muita informação desnecessária e repetitiva. Dá nos nervos. Um livro que sem dúvida poderia ter umas 200 páginas a menos.
Filipe 20/09/2019minha estante
Concordo! O triste é que as últimas 150 páginas são realmente muito boas, problema é a demora para chegar lá! Dê uma chance, tem um desenrolar final bem bacana.

Lucas Almeida 13/03/2021

King em boa forma.
Estaria mentindo se dissesse que Duma Key é uma das minhas obras prediletas do mestre, mas, decididamente, apresenta o King em uma boa forma. Nos deparamos com duas das características mais marcantes do autor: a prolixidade e uma ótima construção dos personagens. Somente o recomendaria para os mais letrados em Stephen King. Não considero uma boa escolha para iniciantes no universo.

Em geral, mais um acerto do meu coroa preferido do Maine.

Erick.Fernando 17/04/2021

Incrível demais
Este livro me pegou de jeito desde as primeiras páginas,li ele faz algum tempo mas até hoje lembro de todos os detalhes da história tamanho foi meu prazer em ler este livro incrível. Stephen King volta a escrever como na sua era de ouro, não fica nada a dever a outros clássicos dele como "o iluminado" ou " zona morta".

Escritor.Lucas 30/05/2021

Surreal
Morte atrelado ao sobrenatural.... como sempre muito bem escrito e desenvolvido pelo mestre Stephen King. Duma Key é uma obra das mais recente do escritor que vale muito a pena ser lida. Mais do que recomendado.

cidasi 18/06/2021

...Era VERMELHO
Assim como pintores, através da técnica de Velatura, que sobrepõem muitas camadas de tinta, buscando por profundidade nas composições das cores, Stephen King usa muitas camadas e detalhes, pra deselvolver e aprofundar angústias e exprimir sentimentos de seus personagens. Mesmo que isso deixe a leitura mais lenta e prolixa, também consegue um bom desenvolvimento da trama e um desfecho bem satisfatório, sem precisar de grandes acontecimentos ou reviravoltas.

Fabio Motta 23/07/2021

Maravilhoso
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos! Cativante, envolvente e com personagens marcantes...

Lidson 29/09/2021

Saudades de Duma Key
Tá aí um livro que te cativa, mas a parte final é tão triste. Mas é incrível como o King consegue te deixar com saudades de Duma Key.