Duma Key

Stephen King

Resenhas - Duma Key

MandinhaHP 24/10/2022

Que livro maravilhoso!
A história é sobre um homem que sofre um acidente e perde um braço, na sua recuperação decide ir para a ilhazinha duma key, onde faz bons amigos e começa a descobrir um novo dom, a pintura. Porém as pinturas começam a assusta-lo, pois ele vê coisas que estão para acontecer, e não são boas.
Foi pra minha lista de melhores do King.

Gabriel Dummer 15/12/2023

Somos punidos por aquilo que não conseguimos imaginar...
Assim que comecei a leitura deste livro, não imaginava o quanto iria gostar dele. Mais uma vez Stephen King conseguiu apresentar uma narrativa repleta de emoções, de personagens cativantes e de eventos sobrenaturais e tenebrosos que parecem muito reais. Certamente este livro fica no top 10 dos livros do King que já li (cerca de 44). Sua história traz elementos que nos fazem lembrar O Iluminado e A zona Morta e, com menos ênfase, também Carrie e Love. Enfim, um livro essencial para os fãs do King e de livros com suspense/terror sobrenatural.

Denilson Diniz 25/12/2020

O que eu achei de Duma Key? Te adianto logo que não gostei a partir de certo ponto.
A Princípio eu achei fantástica a temática do livro, a premissa é boa, os personagens são cativantes, a leitura em si do livro é envolvente (seu enredo se assim dizer). Porém, todavia, entretanto... bom vamos chegar lá rsrsrs.
Gosto dos livros do King, o autor tem uma pegada, uma forma de escrita que prende o leitor, e você ler com tesão seus livros porque o cara sabe o que faz. Tem seus títulos amados por uns e odiados por outros, faz parte, mas não é dúvida que o cara escreve top demais pra cacete.
Se tratando de Duma Key, eu não odiei o livro(não totalmente rsrs), mas também não me conquistou como muitos outros do autor, pra mim, Duma Key tem uns elementos que não deu certo no que estava sendo contado, penso que, colocar o elemento Sobrenatural (estranho e não muito atrativo / p.s Isso sendo pra mim) a partir de 50% do que estar sendo contado, ficou muito sem noção.
confesso que os outros 50% restantes do livro, eu li na marra, não desistir porque não gosto de abandonar um livro, mas fiquei muito decepcionado, esperava algo melhor mas não foi. Penso que, saiu de propósito, colocou um elemento que não deu certo nesse livro.
isso é uma opinião minha após finalizar a leitura da obra.

Paloma.Rocha 31/12/2022

Dei razoável pelo King rs
Eu particularmente não gostei do livro, mas vi muitas notas boas rs
Achei arrastado demais, enrolado demais, se resumisse boa parte dele ele não teria metade da quantidade de páginas.
Vou deixar aqui um resumo que peguei na net para vocês saberem pelo menos do que trata a história:

Um terrível acidente num estaleiro faz com que Edgar Freemantle perca o braço direito e fique profundamente afectado, quer na memória, quer no espírito. Quando inicia a penosa convalescença, o sentimento que o domina é a raiva. O casamento, do qual tem duas filhas maravilhosas, chega bruscamente ao fim. Pensa no suicídio. O doutor Kamen, amigo e psicólogo, sugere uma «cura geográfica», uma vida nova num lugar distante e do negócio da construção imobiliária em que Edgar acabou por se impor a partir do nada.
Edgar vai viver para uma casa alugada em Duma Key, uma ilha meio selvagem e de uma beleza fascinante, ao largo da costa da Florida. O ocaso sobre o Golfo do México e o murmúrio das conchas fazem-no vibrar, e Edgar sente a necessidade de desenhar. Trava conhecimento com Wireman, um homem que, tal como ele, também sofreu muito e se mostra relutante a expor as suas feridas, e com Elizabeth Eastlake, uma senhora idosa e doente cujas origens se encontram indissoluvelmente associadas a Duma Key. Edgar pinta, por vezes arrebatadamente, e o talento que revela tem tanto de fascinante como de perigoso. Alguns dos seus quadros estão imbuídos de um poder impossível de controlar. Quando o passado de Elizabeth vem a lume e se revelam os fantasmas da sua infância, o seu poder de destruição é devastador.

AndrA.Luis 31/08/2020

Diferente das obras "raiz" do mestre, vale dizer que o livro não vai agradar todo mundo.
Ficou muito tempo na minha estante, até por ser um mini calhamaço, para eu tomar coragem e começar.
Mas o que eu digo é que é uma mescla de sentimentos: medo, angustia, tristeza e felicidade.
Mesmo sendo arrastado, você simpatiza com Wireman, Jack e principalmente o protagonista Edgar.
O final deixa um gosto agridoce na boca, não por ser incompleto. Mas pelo sentimento da tristeza que o personagem principal narra, apesar de sua serenidade.
Magnífico!

Sofia.Queiroz 11/07/2021

Dor.
Eu te amo Edgar, eu te amo.
Como eu amei esse livro, chorei tanto, sofri tanto com ele. Personagem perfeito, humano, amável, sensível e um pai maravilhoso. Te amo Edgar. Espero que sua vida tenha sido extremamente boa.

5 estrelas, guardado no coração. ??

Zana 20/07/2012

Se me fosse solicitado destacar uma característica do escritor Stephen King, a primeira palavra a surgir no meu pensamento seria ‘Denso’. Uma característica bastante considerável para um escritor voltado ao gênero sobrenatural. Quando termino a leitura de seus livros, geralmente me fica uma sensação de apreensão, que toma o fundo da mente despertando o desejo de olhar por sobre os ombros. No entanto, em Duma Key não encontrei essa ‘densidade’. Com isso não quero dizer que a falta dessa característica seja melhor ou pior, apenas faço uma ressalva de um detalhe percebido.

A trama vai sendo enredada de maneira lenta e sutil ao longo das 664 paginas, somente em mais da metade do livro é que os eventos realmente começam a acontecer. Os elementos sobrenaturais utilizados não apresentam nenhuma novidade, podendo até mesmo ser entendido como um ‘clássico’ já visto em muitos filmes e livros de terror. Porém, nem por isso a leitura torna-se cansativa ou desinteressante, muito pelo contrário terminei o livro em um fôlego só. Muito disso deve-se ao carisma de alguns personagens, também, residindo aí, o meu dissabor com o desenrolar dos acontecimentos e o final deplorável de muitos deles. Por isso, caso encontrasse pessoalmente o autor eu não hesitaria em mandá-lo tomar ”Coca, não! Pepsi” para refrescar as idéias! (ou aí mesmo onde você pensou rsrs).

Em consideração a personagens como Edgard, Elizabeth, Wireman, Jack, Illy (entre outros) e o adorável relacionamento dos mesmos, não retiro uma estrela da minha avaliação sobre Duma Key, pois em diversos momentos me envolveram e divertiram (bizarro rir quando se está lendo um livro cujo gênero é o terror, não é mesmo?). Desta forma, termino por classificar Duma Key como um bom livro. Parafraseando o autor (desculpas, mas não resisti) digo a você leitor que ainda está em dúvida se deve ou não ler essa obra de Stephen King: “Senta na amiga, senta na colega, senta na porra da CHALEIRA” e vai ler o livro “muchacho”, somente assim será possível formar uma opinião, e então concordar ou não comigo. Se você vai gostar? “Talvez si, talvez no”, mas com certeza “É VERMELHO”. Boa leitura.

Vanessa Pipi 09/10/2020

Me prendeu desde o início. Wireman é cativante ... logo no começo já vo seu sorriso, gargalhada e sua voz ...
Muito boa trama ... sempre no clima de suspense ...
Os trocadilhos de piadas ácidas kkkk muito bom.
Edgar é de boa ... persistente ... um personagem forte.
Taísa 09/10/2020minha estante
Amei esse livro! E o final é de tirar o fôlego.

JoAo.Vitor 08/10/2020

Duma Key É bom? "Tal vez si, tal vez no"
Para alguns pode ser um livro arrastado, mas isso não necessariamente é uma coisa ruim, pelo menos nesse romance.

King cria uma ambientação única com "Duma key" com paisagens lindas, fauna rica e extremamente detalhada, tudo isso misturado com paisagens lindas e um mistério intrigante.

Personagens extremamente cativantes e profundos, com um ótimo desenvolvimento que faz com que o leitor se importe e goste de cada um deles, um livro que me fez rir, sentir uma angústia enorme e uma misturas de sentimentos, sem falar no "monstro" da vez, super criativo e intrigante.

Duma key termina com aquele gosto agridoce e amargo na boca, um livro indispensável para amantes de um bom terror, incrível!!

TOME 5 ESTRELAS ?
Moverick 08/10/2020minha estante
Nosssssaaaaaaaaaaaaaaa, olha eleeeeee!!! ??

Eduardo.Silva 08/10/2020minha estante
Também amei muito essa leitura, sua resenha define exatamente minha opinião sobre ele

JoAo.Vitor 08/10/2020minha estante
Gostei muuuuito kkkkk

Lucas.Costa 13/03/2021

Uma Jornada empolgante com um desfecho decepcionante.
Ser prolixo é uma das características principais do estilo de escrita do mestre King. É uma característica que pode afastar muitos leitores, mas acredite, quando você se adapta, cada palavra, que antes parecia estar sobrando, é um deleite. Inicio assim porque julgo este livro como sendo o mais prolixo dos 24 que li do autor. Até uns 70% da leitura, eu ainda não sabia bem para onde o autor queria me levar, e quem dera ele tivesse parado somente na condução da jornada. Quando a objetividade entra em cena, todo meu interesse se foi. Como disse Donald Trump: STOP THE COUNT era um bom conselho nessa leitura.

ENREDO

King não é mestre a toa, é impressionante sua capacidade de cativar o leitor com basicamente qualquer plot que se passa em sua cabeça. Aqui não é diferente. Com uma condução lenta, mas nunca massante, o autor não poupa palavras para contar a história que se propos, com um excelente desenvolvimento, causa várias intrigas e por muito tempo eu me perguntei para onde ele estava me guiando, e, mesmo perdido, em nenhum momento me senti desinteressado, até que as revelações dos mistérios começam a se mostrar.
Entenda, esse não é um livro misterioso, nem sua revelação é algo que esperamos a leitura toda. Não é como aquele livro em que se fica tenso na espera da resolução, mas sim daqueles que se aproveita a jornada, o fim tanto faz, pq a jornada é muito agradável, mas antes parasse por aí...
Quando decide encaminhar para o final, o autor perde um pouco a mão e cria uma expedição aventuresca sem propósito e beeeeeem desinteressante. Ela vai envolver os interlúdios do livro e amarrar toda história. Do ponto de vista narrativo, é competente, mas é massante, entediante e quase me conduziu a uma leitura dinâmica. O livro caiu consideravelmente. Uma pena, pois gostei demais da jornada.

PERSONAGENS

Sempre é a parte que mais em encanta na escrita do autor, sua capacidade de criar personagens profundos e conseguir criar empatia através das páginas. Aqui senti isso um pouco menos. Não que não goste de Edgar e cia, mas não me apeguei tanto a eles... Achei as relações um pouco repentinas e, salvo por sua complexa relação com Pam e sua amizade com o fantastico Wireman (O melhor personagem do livro e com um background espetacular), as demais são um pouco superficiais e, em certo ponto, convenientes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

King é disparado meu autor preferido e de longe o que mais li. Apesar de criticarem os finais do autor, eu geralmente gosto, mas aqui eu tive de dar o braço a torcer... Depois do grande incidente que acontece na história, o enredo cai demais e minha vontade foi só terminar logo e seguir em frente com outra leitura; mas que venha mais King...

Paloma 21/10/2020

Top 5 da vida!!!
Comprei esse livro "por acaso" estava procurando livros do mestre e o dono da livraria (olha ai a importância delas!) me sugeriu este. Pode ser que era Duma Key tentando se comunicar comigo hahah.
Que surpresa maravilhosa! Demorei um pouco para entender que sim, precisamos saber sobre muita coisa que parece não ser importante para história, e neste quesito até a página 150 estava tendo a impressão que "nada acontece". MASSS mesmo assim, escrita de King né? Te prende até mesmo se estivesse escrevendo uma lista de compras do supermercado.
Favoritei e tenho a impressão que quanto mais penso sobre o livro, melhor ele fica! Me apeguei muito a todos os personagens, chorei, dei risada e passei uma noite no sufoco (de medo) o que vamos combinar, um livro que proporciona isso? Perfeito!
Recomendo muito e confesso que tenho um pouco de receio de recomendar e a pessoa não gostar, me sentiria ofendidíssma. Sentirei falta dos muchachos, talvez esteja com ressaca literária.

Gabriel 30/01/2021

Uma experiência mista
[Resenha publicada no IG: @estantedodida]

Edgar Freemantle trabalha no ramo da construção civil que sempre amou seu trabalho e lutou para construir sua própria empresa. Casado e pai de duas filhas, Edgar vê sua vida mudar após sofrer um terrível acidente em um canteiro de obras: as lesões foram críticas em seu braço direito, sendo necessária a amputação. Seu cérebro também sofreu traumas e, além de problemas de memória, Edgar é tomado por acessos de raiva intensa e irritação. Suas modificações comportamentais foram suficientes para afastarem as filhas e sua mulher.
????????????
Tentando recomeçar sua vida, Edgar aceita o conselho de um amigo| e, em busca de um recomeço, se muda para Duma Key, uma ilha praticamente deserta. O lugar parece propício para o recomeço e o Casarão Rosa, assim como apelidou o local que alugou para passar sua temporada, proporcionavam a Edgar a paz e tranquilidade que ele tanto almejava. As belas paisagens instigaram Edgar a explorar os seus dons artísticos e o mesmo começa a pintar quadros, desenvolvendo ali uma forte compulsão.
????????????
Com o passar do tempo, Edgar começa a entender que seus quadros são mais do que somente peças de arte e que a ilha e os mistérios de Duma Key possuem relação com suas pinturas, sendo ligadas diretamente ao passado de uma moradora local, Elizabeth Eastlake.
????????????
Duma Key é um livro bem diferente do King. Logo de cara, senti uma diferença muito grande em sua narrativa: ainda que muito descritiva (como estamos acostumados com os livros do autor), eu senti falta de uma progressão maior com relação aos eventos. Um grande destaque vai para os personagens, que são muito bem construídos e explorados com maestria pelo autor ao longo das páginas. Wireman, o homem responsável por cuidar da Sra Eastlake é um dos pontos altos da história, principalmente diante de sua   relação de amizade com Edgar.
????????????

Não me lembro de haver lido um outro livro do King que retratasse o universo da arte e achei muito interessante. O mistério que envolve a ilha, assim como as pinturas de Edgar que possuem habilidades curiosas contribuem positivamente para o enredo. Em minha opinião, a narrativa fala muito sobre o passado e os traumas particulares que levaram os personagens até a ilha. Ao parecer, Duma Key aflora o fantasma das coisas não resolvidas.
????????????
Ainda com pontos tão bons e válidos, como citei lá no início, senti que o livro evolui muito devagar, prejudicando o andamento da narrativa, esfriando as coisas. Já o final do livro é totalmente insano, repleto de capítulos de ação, suspense e revelações. Num geral, tive uma experiência mista com Duma Key. Como citei, eu amei a história e os personagens, mas é necessária certa dose de paciência e perseverança pra driblar os grandes períodos de marasmo ao longo das mais de 600 páginas.

Jerome 05/12/2011

Stephen King falando sobre o árduo trabalho de ser artista
Duma Key parece, mas não é um romance de horror, propriamente dito. Pode até ser, mas o estudo metalinguístico que o envolve acaba o envolvendo por completo. Que coisa, não? Que confusão! Mas é confuso mesmo... tem que ser.

Muito interessante ver que King é um artista e tanto. Muitos gostam de ler as obras dele (e isso é algo óbvio, sendo que ele é um dos escritores mais vendidos na literatura contemporânea), mas afirmo com firmeza que, cerca de 70% dos leitores assíduos, não sabem captar o real valor do trabalho do mestre. Muitos nem sequer sabem que estão lendo uma obra de arte, pois apenas se importam com o entretenimento barato e descartável (apenas querem TERROR). Mas não... quem não possui sensibilidade artística jamais vai compreender a obra integral de Stephen King, mesmo que já tenha longas datas na carteirinha de fã.

Duma Key merece ser comprado, e é daqueles livros que não saem do pé até que por fim o leitor termine a leitura. É King, talvez, mais profundo que nunca. Não é um dos meus preferidos do autor, mas é muito bom.
Sam 05/07/2012minha estante
Obs.: Comentário com vários Spoilers de vários livros...

Verdade Jerome. Quase ningém percebe as maravilhosas metalinguagens e metáforas "escondidas" nas obras do mestre. Só para citar algumas:

- Duma Key é (também) um belíssimo tratato sobre a atuação de uma artista, a força geradora de sua arte, a intuição e estado de imersão e transe que envolve a criação;

- Em A história de Lisey, sobre "um lago, um lugar em que todos ainda vamos beber de suas águas." Para "fugir" um pouco da dura realidade, para nos refugiar, para curar feridas, para olharmos as coisas com distanciamento e sabedoria...

- O poder da imaginação e criação, transformando em "reais" muitas fantasias, como no conto O último caso de Umney e no romance a Metade Negra.

- Por último, na Saga A Torre Negra, quando o próprio King aparece como personagem, fiquei com um pé atrás. Pensei que a jornada poderia ir pro vinagre. Mas para minha surpresa e admiração, ele se saiu BRILHANTEMENTE. Relacionou o grave acidente que quase lhe tirou a vida com o possível não término de sua obra prima e como os personagens o salvaram. Literalmente. SENSACIONAL!

Já li Dezenas e mais dezenas de resenhas de vários livros dele, mas nunca vi ninguém comentando sobre essas metalinguagens fabulosas e geniais. Principalmente sobre a Torre Negra.

Abraço!

Jerome 11/07/2012minha estante
Obrigado por comentar, Sam. Isso realmente instiga.

Pois é. Na verdade eu tinha mais coisas na manga para fazer uma resenha digna sobre este maravilhoso romance do King, mas me limitei a apenas fazer um comentário expresso sobre o mesmo, mais ou menos como um desabafo sobre a compreensão falha que muitos têm em relação à obra do autor.

Os texto de King estão lotados de reflexões sobre qualquer coisa que seja. Stephen King é mestro do terro? Sim! Indiscutivelmente. Só que acho que existem elementos mais interessantes a serem desvendados em sua obra. O terror que ele desenvolve é sincero e muito sutil.

Em O Iluminado podemos acompanhar um pedaço de sua vida fracassada (sendo que SK teve problemas com bebida e etc), bem como em Duma Key (principalmente quando ele coloca o protagonista dividido entre o 'agora' e "a outra vida" - seria essa outra vida, para King, o seu passado obscuro?). Enfim, é realmente algo que deve ser analisado e refletido divinamente. Ele escreve com amor e com vida, e as pessoas precisam ver isso.

rsrs, o comentário terminou até saindo melhor que a 'resenha' propriamente dita. Mas enfim, fica aí.

Abração!

Aline.Bottega 30/12/2020

Como fazer um desenho
Com sua escrita prolixa, King constrói em Duma Key personagens totalmente reais, com todas as suas falhas e imperfeições. Uma história fascinante sobre superação, dor, amizade e amor, com um mistério fascinante que vai sendo desvendado aos poucos. Você torce pelos personagens, mesmo sabendo que um fim sombrio se aproxima.
" Nós nos enganamos tanto que seríamos capazes de viver disso."