Dezesseis Luas

Kami Garcia

Resenhas - Dezesseis Luas

maiariata22 03/12/2020

Nossa incrível
Amo estes livros de romances e fantasias. Que me fazem rir, sofrer as dores dos personagens e até imaginar possíveis enredos diferentes na forma de agir com os personagens masculinos como se fosse eu a protagonista. É muito incrível !!!

Motta 19/07/2022

Dezesseis Luas
Achei bem clichê e previsível, o universo criado é bem extenso e creio que não contou nem a metade da história dos conjuradores neste primeiro livro, mas com a escrita arrastada do mesmo, não me cativou a ler o próximo da saga.

Jullyahx 22/05/2022

Assisti o filme e amei, fui ler o livro esperando mais já que normalmente os livros são melhores e não foi o que aconteceu, é bom na mesma medida que o filme, mas nada de surpreendente, gosto da proposta de o protagonista que narra ser homem e o "vulnerável" (Ethan sendo mortal) em um livro de romance, sim, para mim é um livro de romance com elementos sobrenaturais, como crepúsculo por exemplo. É uma proposta diferente e vale a pena conhecer, só não esperere altas coisas para não se decepcionar.

mareghafa 31/12/2021

por uma noite, era só isso que ela queria ser.
iniciei a leitura, novamente a pedido de uma pessoa muito especial para mim, e decidi que seria meu último livro de fantasia do ano.

li algumas coisas antes de me envolver no livro, muitas pessoas falaram que era parecido com crepúsculo, ou que era uma versão de harry potter dark, porém sinto que eu não poderia discordar mais. beautiful creatures pode sim ter alguns termos genéricos, mas fazer o que, é bom e faz sucesso.
a história me deixou intrigada desde o primeiro parágrafo, principalmente por ser narrada em primeira pessoa e pelo menino, não pela menina.

o plot é um tanto quanto trágico, visto que desde o começo o lena e ethan não estão destinados a ficarem juntos, e quanto mais eu lia, mais desesperada eu ficava, pois para mim era claro que eles eram almas gêmeas, eu não aceitaria de jeito nenhum um fim como aquele.
alguns fatores me irritaram mais para a metade do livro, como a enrolação para as coisas finalmente acontecerem, sinto que muitas coisas mostradas e faladas poderiam ter sido cortadas por não fazerem diferença na história e só tornarem o livro maior, e para algumas pessoas, maçante.

pretendo sim ler as continuações, o final foi muito agitado, mil coisas acontecendo e eu preciso muito saber qual vai ser o desfecho desse universo.

Tamyressilvazz 13/05/2021

se invocantium ?
Acredito que se você gosta de histórias que tenham contexto histórico e que envolva romance que ultrapassa décadas e linhagens, você vai amar esse livro. Tanto Ethan quanto Lena compartilham de perdas e de sentimentos parecidos, apesar de serem totalmente opostos, e é justamente nesse ponto que a trama se arma, porque uma conjuradora não consegue ter contato físico, intimamente, com um mortal, o que gera uma conclusão que eles nunca poderão ter um futuro de verdade, nunca poderiam casar ou ter filhos. Mas mesmo assim eles continuam porque estão conectados, Ethan de alguma forma funciona como uma proteção a Lena. A verdade é que, diferente dos seus antepassados eles ainda tiveram uma situação mais favorável, tinham amor e apoio daqueles que o cercavam, Genevive nunca teve isso, perdeu tudo inclusive Ethan I. O que doeu mesmo foi o sacrifício que Macon fez, mesmo sendo das trevas ele tinha consciência e amor pela sobrinha, a constante proteção que ele oferecia a Lena a ajudou a não ser invocada, por enquanto...

Luciana 05/02/2013

Luz e Trevas
Como você explicaria sonhar com a mesma pessoa há meses, o mesmo sonho que está mais para pesadelo, a mesma sensação de perda? Como explicar estar próximo de se apaixonar antes mesmo da primeira vista? Como explicaria acordar com os vestígios do sonho nas mãos?
Ethan continuava sonhando com uma garota misteriosa ... e podia sentir seu aroma de limão e alecrim
Mas era só um sonho não era?
O primeiro dia de aula chegou e Ethan queria que esse ano fosse diferente, mas quanto mais o dia passava mais certeza ele tinha de que seria tudo igual, e fazia suas contas para poder sair da pequena cidade de Gatlin.
Ethan não podia estar mais errado.
Havia uma maldição.
Havia uma garota.
E no final, havia um túmulo.
Nunca sequer imaginava que aconteceria.
Após a morte de sua mãe, e seu pai confinado em um escritório trocando o dia pela noite, tudo que Ethan tem é Amma sua governanta vidente que cria amuletos de proteção, que ama palavras cruzadas e a Ethan também.
Então uma aluna nova chega a escola e logo isso vira o assunto mais comentado, não só entre os alunos, mas em toda a cidade. Ela poderia ser qualquer garota, mas ela era a sobrinha do velho Ravenwood... Lena Duchannes. Quais mistérios a chegada dessa garota trás? O que ela e Ethan têm em comum?

Dezesseis Luas é um livro fantástico que prende a atenção do leitor do inicio ao fim. Totalmente envolvente, com uma narrativa inteligente e bem escrita. Cada invocação trás uma emoção diferente que faz com que você queira que chegue o fim do livro o mais rápido possível, mas ainda assim quer aproveitar cada linha.
Trevas e luz, magia branca e magia negra. Amizade, amor e comprometimento. Bem e mau. Onde o passado, presente e futuro se colidem e segredos precisam ser desvendados. Uma garota com um poder devastador que pode ser tanto luz quanto trevas, uma garota envolvida em mistérios que nem sequer pode imaginar. Uma família amaldiçoada e um destino incerto em uma cidade em que se é julgado por não ser igual a todos. A diferente e linda Lena trás tempestades a cidade de Gatlin e nada será o como antes, nada será normal como antes... ou talvez nunca tenha sido.

“A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso.” - Martin Luther King Jr.
Márcia 07/02/2013minha estante
Amei sua resenha.
Comecei a ler o livro e ele é mesmo apaixonante.

Luciana 07/02/2013minha estante
Oi Márcia, obrigada! *-*
É apaixonante mesmo, o livro é Otimo!
Beijo

Luciana 04/05/2013minha estante
Betho o livro é otimo! Que bom que vc gostou da resenha! :) Obrigada!

Amanda 04/05/2013minha estante
Amei a resenha! Parabéns, me deu mais vontade de ler ainda *-*

Maitê Kp 16/05/2020

Ruim
Repetitivo e cansativo. Muito enrolado. A série toda é assim

Yas 20/05/2021

Dezesseis luas (sem spoiler)
"Dezesseis luas. Dezesseis anos. A lua reivindicando. A hora se aproxima. Nestas páginas, escuridão limpa. Poderes conectam o que o fogo queima." A história se passa em uma cidadezinha tradicional chamada Gatlin onde tudo segue o "padrão" e todos tem a mesma mentalidade fechada para mudanças e novidades. Exceto Ethan. O menino fica entediado com a cidade e os padrões impostos até o dia em que a Lena Duchannes, uma total estranha, chega em Gatlin para morar com o tio, Macon, "o recluso da cidade". Pelo simples fato dela ser sobrinha do velho Ravenwood já é motivo para as meninas maldosas do ensino médio pegarem no pé dela e começarem a espalhar rumores sobre a menina. Cansado de aturar os tormentos e mesmices da cidade, Ethan resolve se aproximar de Lena, que é secretamente uma conjuradora (espécie de bruxa), que até completar dezesseis anos, não sabe se ela irá ficar do lado da luz ou das trevas. Todavia, antes da menina se mudar para Gatlin, Ethan começa a sonhar com Lena, e pensava que ela não existia, até que um dia ela aparece na sua turma do colégio. A partir disso, um romance entre os dois e a temática relacionada ao aniversário de dezesseis anos começam a ser desenvolvidos.

Fiquei um bom tempo pensando na minha opinião e em alguma forma de pontuar tudo que me incomodou durante a leitura e o que eu gostei. O começo da história é SUPER arrastado e até um pouco cansativo, o livro todo tem detalhes demais, o que acaba deixando algumas partes super enroladas e até sem graça. O romance dos dois é bem jovial e um tanto clichê. Particularmente eu não sou tão fã de histórias estilo "friends to lovers" e talvez se eu tivesse lido com uns 12/13 anos teria gostado mais. Em relação aos personagens, achei que a autora perdeu a oportunidade de desenvolver personagens que tinham bastante potencial e que mesmo assim, receberam poucas partes na história. Acredito que ao invés de ter perdido tanto tempo na narrativa para falar sobre o "tênis surrado, mochila surrada, vestido surrado" da Lena, poderiam ter dato mais foco em personagens como Larkin e Macon . Outra coisa que me incomodou bastante foi o fato da história começar a ter momentos emocionantes e simplesmente voltar a enrolação do nada. A partir do meio do livro a história começou a ficar BEM arrastada e me deu até uma vontade de desistir da leitura, mas isso foi compensado no fim do livro (que sinceramente foi maravilhoso).

Se você não tem paciência não leia.

oikawaspet 14/04/2020

QUE FINAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EU PRECISO DA CONTINUAÇÃO

jhenny ;!¡ 30/04/2023

Sempre quis ler esse livro, desde quando vi filme.
Lembro que não tinha livro em português na epoca, então sempre fiquei na vontade.
A Jhenny de 17 anos esta em êxtase dentro da Jhenny de 24 anos.
Com toda certeza muito melhor que filme e mais: tem continuação!
Ansiosa pra entender mais sobre a Invocação, sobre os tipos de Conjuradores.
E olha que eu dizia que nao gostava de fantasia.
Hipocrita.

arlete ð 12/01/2024

Fantasia para jovens leitores.
Dezesseis Luas oferece uma experiência de leitura envolvente, igual a um filme de sessão da tarde.
A trama é leve e até envolvente, na minha opinião é ideal para adolescentes iniciantes no mundo da leitura, proporcionando uma introdução agradável ao universo da fantasia.
Embora destinado a um público mais jovem, o livro apresenta uma história interessante que mantém o leitor envolvido.
Em suma, uma opção recomendada para quem procura uma fantasia acessível e cativante.

Fernanda2358 13/06/2012

Sem pretensão alguma de ser uma resenha.
Terminei de ler o livro não tem nem 20 min. Não costumo fazer isso, prefiro escrever qualquer coisa após um período, tempo suficiente para digerir tudo e não pensar apenas pelo lado emocional, pelo impulso. Sinceramente, quanto a esse livro, não conseguir me conter.

Então, as autoras tinham uma história incrível nas mãos que daria, com certeza, um livro épico, porém, como tem se tornado um costume no mercado da fantasia literária, cagam com tudo.

Primeiro e maior defeito: Um livro de quase 500 páginas que poderiam ser resumidos em 300, no máximo. Muito, muito, muito lento. Me revoltou o fato de só começar a conhecer Lena lá pela página 150, e eu disse COMEÇAR, ou seja, saber o nome dela e pequenos, mínimos, detalhes sobre ela, não essa baboseira de sonho e cheiro. O livro acaba ficando cansativo, repetitivo e chato.

Segundo erro: Novamente um erro comum dos escritores que estouram do nada, a lá Stephenie Meyer, que sãos os vícios de escrita. Esses vícios são basicamente fórmulas que usam durante todo o livro, que ao decorrer da leitura são mais perceptíveis e bem irritantes; um bom exemplo desse vício é quando estão escrevendo algum sonho de Ethan, mais ou menos dessa forma:

"Afogando.
Nós estavamos afogando..."
"Queimando.
Tudo estava queimando..."

Sinceramente, OH COISA CHATA!

Terceiro erro: Quando li o primeiro capítulo do livro e vi que o personagem principal era masculino e que a história era contada em primeira pessoa, já me subiu um receio tremendo. Sendo duas autoras mulheres, o maior desafio é escrever em primeira pessoa, sendo o personagem principal um homem, no caso um menino, porque, quando uma história é escrita, mais ainda quando é feita em primeira pessoa, o autor quase vira o personagem, podendo sentir e reagir a cada passo do enredo, para que assim o que é escrito e passado para o leitor traga a sensação maior de realidade. Agora, pensem comigo, homem é diferente de mulher e ponto. PONTO MESMO. Não há discussão. Homem pensa diferente de mulher, e assim como a maioria dos homens não sabem decifrar as mulheres, a maioria das mulheres também não sabem. Mulher vive na ilusão que homem é simples, mas nada é simples, nada. Então, sempre quando um autor de um sexo tenta incorporar o outro, já tende ao fracasso (Quando é em 3ª pessoa, a coisa muda um pouco de figura pq não há conexão com os pensamentos e interpretações do personagem.), mas claro, isso não é com todos, alguns conseguem em enganar mais ou menos - que é o caso desse livro - e outros, que considero gênios sem pensar duas vezes, representam de forma quase perfeita, mas isso é pra poucos. Em outras palavras, é um campo minado. Elas conseguiram sair pouco machucadas dessa história, mas sou bem chata quanto a isso, então, pra mim, perdeu alguns pontos.

Quarto e último erro: QUE GANCHO HORRÍVEL. Aqui está toda a razão pela qual resolvi escrever agora. Achei o final péssimo, bem mal feito só pra enfiar uma continuação goela a baixo. Sinceramente, acabasse como deveria ter acabado e fizesse surgir algum outro conflito no próximo livro! Aliás, o início de um já tinham né, que é a relação de Ethan e Lena, era só incrementar, não precisava de terminar como terminou. A sensação que me deixou foi que li o livro todo à toa, que se lesse um resumo na internet, leria o próximo de boa, e que este seria quase que uma repetição.
TO REVOLTADA, são 500 páginas de corridas em círculos, basicamente isso.

Consegui dá duas estrelas pela ideia, que poderia ter se tornado algo sensacional, mas o acumulo de erros o torna um livro massante, ao qual eu não via a hora de terminar. Uma pena.

Melissa 18/01/2013minha estante
minha querida o trabalho delas n tem que ser dito como ruim eu realmente acho q vc n leu o livro e sim só uma estrofe e ler um livro de 485 paginas em 20 min eh ipossivel só se vc pulou 07 capitulos sem contar que eu ja li o livro e achei interessante serem 2 mulheres que escreveram um livro lindo baseado em um personagem menino isso deve ter dado um trabalho então me deixa chateada vc ter um despreso com o livro pois eu acho um livro facinante e sem contar que se vc n gostou n devia ter escrito num blogpost para todos os amantesdelivros lerem e ficarem chateados se vc n gosto desse livro eu lhe recomendo o vale das bonecas desculpe se respondi de forma grossa mas esse livro que lhe recomen dei n tem nada de suspensse e tal ou outro tmb as deslembranças são 2 bons livros que tenho certesa que vc vai gostar
Grata:mel

16luas 12/02/2013minha estante
curte? www.facebook.com/16luas

Fernanda2358 21/02/2013minha estante
Vic: Para começo de conversa, não há ninguém PROFISSIONAL aqui, não ganho por escrever resenhas no skoob, que aliás nem uma resenha é, como deixei claro no título. Eu enumero e escrevo o que bem entender, já que aqui estou deixando a minha opinião sobre o que li. Vocês que só gostam de jogar pedra em quem tem ideia contraria ao que pensam deveriam pelo menos LER o comentário antes de criticá-lo. Eu disse que gostei da ideia que o livro tinha, mas que não foi bem desenvolvida. Estou no meu direito de não gostar e falar que não gostei. obg.

Melissa: Novamente as pessoas nem leêm o comentário antes de criticar. Eu não li o livro em 20 min querida, mas sim que tinha terminado o livro A VINTE MINUTOS. Assim como todo mundo que gostou, quem não gostou tem o mesmo direito e espaço para expor sua opinião.

Felipe Pucci 25/10/2013minha estante
Eu nem li a resenha e nem tenho interesse pelo livro, e como não sou adepto ao falso moralismo, digo sem cerimônias que escrevo pela atraente dona da resenha e pela comicidade da dramaturgia shakesperiana tão bem colacada pelos comentaristas, quanto as fezes de um cão numa calçada alheia. E por falta do que fazer, claro, senão isto não estaria aqui.

Primeiro Fernanda, temo que logo será demitida, pois eu acho que o povo estava esperando um Stand up ou o Porchart sair dentro de você, e não sua verdadeira opinião ou resenha como pessoa.

Vic: Tem razão Vic, inclusive nossa anti-profissional esqueceu de oferecer chás e biscoitos enquanto falhamente tentava agradar todo mundo; além do mais, Vic, penso que deveríamos investir na criação de uma ONG pra sair desmoralizando qualquer resenha com o número de estrelas abaixo de 5 do livro 16lua. Que tal? Afinal, é muita injustiça as pessoas terem opiniões e gostos diferentes do seu.

16luas: Tá de parabéns. Sua opinião aqui é quase uma inefável obra artística, é o que todos os fazendeiros naturalmente esperariam de suas abóboras. Até a Vic gostou, nem reclamou. Isso sim é ser profissional, viu Fernanda? Aprenda.

Melissa: A comunicação no mundo virtual e real tem sua certa analogia. Se exclamações são exaltações em diálogos verbais e interrogações correspondem a perguntas, imagino que a vírgula, acima dos valores gramaticais, seja uma pausa pra recompor o fôlego perdido durante a discussão. Desta forma, sugiro que ande sempre com um desfibrilador ligado para eventuais problemas cardíacos. Você pode não ter tempo pra respirar, vai saber. Não que eu tenha entendido seu texto, claro, é só um conselho.

E aproveito o ensejo pra brindar aqui todos aqueles aos quais possuem a coragem pra manifestarem suas opiniões em voz alta independentemente do fluxo da natural oposição. Haters sempre vão aparecer invariavelmente, mas de modo algum eles pagam nosso livro e nossa diversão. Sua opinião tá mais do que certa Fernanda.

Gabih.Silva 18/10/2022

Livro bem diferente do filme. Me surpreendi com a abordagem toda da história. Apesar de já saber o final da saga quero ver como chegará nele.
Lema e Ethan são um casal que mostra que juntos é possível superar as dificuldades

bels 07/08/2020

Bom, a narrativa de Ethan é engraçada e fluida, e Lena é uma fofa (claro, do seu jeito de ser), a história é muito interessante e muito bem escrito.