O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Patricia 22/04/2020

O Menino do Pijama Listrado
Um dos piores momentos da história mundial recente contado a partir da visão de um menino de 9 anos. Inocente e meio mimado, Bruno não entende o que acontece na cidade que foi morar com a família, que nem consegue pronunciar o nome corretamente. História de amizade e humanidade.
Wesley Santos 22/04/2020minha estante
Eu acho que sou a única pessoa do mundo que não gostou do filme... Um dia quero ler o livro pra ver se é bom

Patricia 22/04/2020minha estante
Nunca assisti o filme mas imagino que seja mais pesado do que o livro

Wesley Santos 22/04/2020minha estante
Na real... Achei bem chatinha história é emocionante, mas pra mim o filme meio que falhou, sabe...

Aby 19/10/2021

todos deviam ler esse livro
É um livro super curtinho, da pra ler em um dia, o que é otimo se você quer ler algo "simples" e rapido mas impactante. Quando eu li, eu ja tinha visto o filme, portanto não fiquei muito surpresa pois ja sabia o que ia acontecer, (alias o filme é muito fiel ao livro) mas ver tudo isso no ponto de vista de uma criança de 9 anos é algo extremamente triste. É tudo muito real nesse livro, e claro, muito triste. Gostaria de fazer uma analise longa e detalhada futuramente, mas por enquanto é isso, Todos deviam ler esse livro,
se vc tem oportunidade de ler, leia.
Triz 19/10/2021minha estante
amg eu amo o filme mas eu não tenho estômago o suficiente para ler o livro.

Aby 19/10/2021minha estante
O pior é que o livro não tem nada de explicito, ja que é narrado por uma criança, mas vc vendo duas crianças passar por toda aquela situação é horrivel. Ainda mais quando a gente sabe que nem tudo é ficção.

Triz 19/10/2021minha estante
justamente por isso!!! não consigo imaginar a criança descrevendo o que se passou naquela época, mesmo sendo na visão de uma criança.

Rafael.Santana 26/04/2016minha estante
o que eu mais gostava era ler o garoto dizendo que gostava de explorar :-)

Nanda Picchi 26/04/2016minha estante
com certeza Rafael!! era demais mesmo

Gabriel.Gameiro 16/06/2016minha estante
entâo no livro acontece diferente do filme? pq no filme ele só entra no campo pois o pai de shmuel "sumiu" e eles iam procurar por ele. nao to tentando ser um babaca q n leu o livro so viu o filme e acha q sabe td, só to perguntando msm, estava com curiosidade das diferenças

yasð 06/11/2021

Vazio, sem nenhuma base
Logo de início queria pontuar que minha crítica não é em relação a escrita ou desenvolvimento. É uma escrita de fácil entendimento e a história é bem explicada.
O que me incomoda é o fato do livro ser usado em escolas para promover debates e o desenvolvento de Shmuel e Pavel, que são mais rasos que qualquer outro personagem.
1° fato: o livro só nos apresenta qualquer personagem judeu depois de MUITOS capítulos. O menino do pijama listrado é tratado como uma obra sobre o holocausto mas não mostra judeus????
2° fato: a obra aprofunda mais os aspectos de Bruno, assim criando mais apelo emocional para a persona. O livro nos faz criar mais empatia pela situação de um garoto nazista do que pela de um garoto em um campo de extermínio.
3° fato: "mas Bruno não era nazista, não sabia nem que uma guerra estava acontecendo" nos tempos de guerra, as crianças filhas do alto escalão eram doutrinadas desde bem novas a terem orgulho da guerra e do regime, sendo assim seria impossível Bruno não saber da existência da guerra. "Mas isso é só um livro, uma obra sem compromisso com a realidade" mas em nenhum momento isso é avisado, muitas pessoas leigas no assunto podem levar aquilo como absoluta verdade.
gabriela 06/11/2021minha estante
falou ta leve

Gustavo.leão.3D2Y 06/11/2021minha estante
Em nenhum momento o livro fala pra levarem a palavras dos nazistas como absoluta verdade, mas sim, falar sobre um garoto que vítima de uma guerra cruel e o tanto que os nazistas eram cruéis, a amizade das crianças principais foi um artifício utilizado pra comparar os judeus com pessoas inocentes que foram vítimas da guerra, e é um ponto positivo do livro desenvolver o protagonista nos fazendo criar empatia por ele por ser uma pessoa completamente diferente do garoto chato do início

Spooky 07/11/2021minha estante
só minha opinião

Ellen 02/01/2017

Bom mas esperava mais
Me falaram tanto desse livro que resolvi ler... realmente muito bom e se você tiver tempo vai ler ele em poucas horas. Eu esperava mais então não crie muitas expectativas apenas leia.
Phelipe Guilherme Maciel 27/01/2017minha estante
Eu concordo com você no "esperava um pouco mais", para tudo do John Boyne. Ele escreve bem, te diverte e deixa você dentro da situação, mas nenhum de seus livros é excepcional, como todos dizem. Mas é o que se pode esperar de best sellers... Sempre entrar com um pé atrás.

Nickyzinhaa 27/01/2017minha estante
Eu li ele quando tinha 13 anos, foi minha primeira influencie sobre o mundo do Holocausto nazista, chorei muito no final... Mas se eu tivesse lido hoje em dia, teria a mesma opinião que você. Caso goste de leitura HQ, Leia um chamado Maus de Art Spiegelman, é fantástico.

Fábio 14/02/2017minha estante
Ele está na minha meta de leitura para 2017... Tomara que ele não me "decepcione" rsrsrsr

Tainara 02/07/2010

Sinto que sou a única pessoa que não viu muita coisa nesse livro. Não consegui me emocionar com a história. Nem com o final, que muitos disseram ser comovente. Não gostei da narrativa, achei infantil DEMAIS. Há repetição de inúmeras frases. Até parágrafos, inclusive. Toda vez que Bruno se lembra de algum fato, o conta do mesmo jeito de outrora. E assim sucessivamente. Achei que teria um quê de suspense a mais na história, a partir do momento em que Shmuel e Bruno descobrem ter nascido no mesmo dia - gêmeos talvez? Mas não foi nada disso. Nenhum suspense. Só um final totalmente previsível pra mim.
tiagoodesouza 29/04/2012minha estante
O fato de eles terem nascido no mesmo dia nunca fez passar pela minha cabeça que fossem gêmeos. O livro não é uma leitura de entretenimento, por isso não deve ter funcionado para você. E o fato do final ser previsível não foi ruim. O livro é uma fábula, tem uma moral por trás da história contada.

Débora 19/12/2013minha estante
Concordo plenamente. Achei o livro fraco. A história até que é criativa mas foi mal escrita.

Lara 01/03/2017minha estante
Gostei do livro, porém ressalto que não atingiu minhas expectativas. Acredito que seja um livro para crianças pela forma de como é narrado e pelo vocabulário. Mas gostei da simplicidade e da inocência dos meninos diante de uma situação tão amarga que foi o holocausto.

psraissafreire 26/12/2021minha estante
Chorei demajsb

Tiago Absolão. 26/12/2021minha estante
Queria assistir ao filme.

starlight... 26/12/2021minha estante
Somos duas,toda vez que lembrava do final chorava, incrível

Joao Renato 28/01/2017

Resenha Tem Título?
O livro é bom, quase tanto quanto o filme. O drama é bem feito, os personagens são bacanas e a leitura é rápida, o que me incomoda é que o livro deixa muitas coisas sem explicação, como o que aconteceu ao Comandante para a cena final acontecer e o que aconteceu com o cozinheiro.
Por essas razões, o filme é melhor que o livro.
_moniclis 31/01/2017minha estante
Acho que não tenho estômago para ler isso. Quase não aguentei ver o filme...

Joao Renato 31/01/2017minha estante
Ah, é bem de boa, não deixa nada explícito.

Viviane @resenhasdaviviane 01/02/2017minha estante
Gostei da sua resenha sobre o livro, concordo com você!

Gabriela1928 26/04/2023

Esse livro mostra a pureza que os meninos tiveram, nas primeiras páginas foram um pouco cansativa para mim, mas depois eu comecei a ler sem parar e no final chorei horrores
ele e muito lindo

vc ja assiti

mais e muito maravilhoso

Andressa.Dreyer 11/02/2017

Um livro para refletir
Uma tarde chuvosa e um bom livro...
De um lado uma história de amizade pura e verdadeira,do outro a crueldade da humanidade e suas incontáveis atrocidades.
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO do autor JOHN BOYNE criou uma história comovente, e até de certa forma irônica,a famosa ironia do destino,porém muito triste!
Eu assisti o filme em Janeiro de 2016,e o declarei como meu filme preferido,afinal traz a tona as nossas piores e melhores emoções,o sincero sentimento para com o nosso próximo,aliás o que estamos fazendo pelo nosso próximo, independe de rótulos? Necessita-se mais tolerância e respeito!
Podemos aprender muito com esse livro incrível,e com filme também,que não deixou nada a desejar.Portanto LEITURA OBRIGATÓRIA meus amigos!
Livro Excelente NOTA 10
Julio 13/02/2017minha estante
Li duas vezes e eu o considero um dos melhores que já li.

Andressa.Dreyer 14/02/2017minha estante
Verdade,também acho

Julio 14/02/2017minha estante
:) :D

cleycimartins 26/09/2023

Eu já conhecia a narrativa por causa do filme, a história em si tem um grande potencial. Entretanto, o livro me forçou a ter que superar algumas coisas para continuar a leitura, como uma repetição de expressões durante a narração ou algumas voltas que o autor dava em um mesmo ponto.

Achei um final um pouco corrido demais, acho que não curti muito não. Talvez eu prefira o filme ??
Canoff 26/09/2023minha estante
Nossa, eu tinha uma expectativa altíssima depositada neste livro. Ele é fiel ao filme?

cleycimartins 26/09/2023minha estante
Eu também sabe?! Talvez eu tenha me frustado um pouco...

Sim! É bem parecido com o filme, quase idênticos. O empecilho maior e também o motivo de não ter dado mais estrelas é devido a escrita do autor. Mas recomendo você lê-lo para tirar as próprias conclusões.

Canoff 26/09/2023minha estante
Vou ler, sim! Obrigado pela explicação, Cleycimartins!

Sara 22/09/2021

O menino de pijama listrado
Bom livro, já tinha assistido ao filme e é realmente muito bom. O final é de doer o coração. Impactante de todas as formas...
Adorei, recomendo muito!
Leituras e Reflexões 22/09/2021minha estante
Você já leu A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ?

Sara 22/09/2021minha estante
Nãooo é bom?

Leituras e Reflexões 22/09/2021minha estante
Pra mim, é o melhor romance ambientado na Segunda Guerra Mundial. E o melhor, é baseado em acontecimentos reais

Dani 28/05/2012

menino do pijama listrado
Gostei do livro é mt bom parei no capitulo 5 página 49...
O que eu aprendi com ele ée que eles pelas suas religioes entravam em guerra e os judeus era descriminados e até mortos....
história baseada em fatos reais faz com que se interessamos mais e mais..
Recomendo a leitura
Dani 28/05/2012minha estante
livro mt bom!

Giovana Santos 28/05/2012minha estante
Dani ta muito legal o que vocÊ escreveu,pois o livro tambem foi baseado numa historia real.

Dani 28/05/2012minha estante
kkkkk brigadaa :)

gabriel1994 27/11/2023

Bom... é forte né, entendo e até concordo com as críticas feitas ao livro, mas acho que pode sim ser um livro pra iniciar apresentação dessa merda de história às pessoas, desde que certas pontuações sejam feitas
enfim
achei o desfecho daqui pior do que o do filme
curto muito a verossimilhança construída durante o desenvolvimento da história (único comentário intelectual que consigo fazer)
piips 27/11/2023minha estante
leu rápido

gabriel1994 28/11/2023minha estante

piips 28/11/2023minha estante
parabéns!!??

Coruja 20/08/2010

Eu geralmente vou muito pelos detalhes dos livros que leio - serei sincera: sou uma leitora chata, do tipo que presta atenção em cada mínimo ponto e gosta de fazer referências cruzadas e teorizar sobre as idéias originais do autor.

Obviamente que faço o mesmo aqui.

Para começar, o título original é O menino do pijama listrado: uma fábula. Não é isso que está no título da capa, mas se vocês olharem aquela parte em que tem a catalogação do livro, vão descobrir esse pequeno, quase mínimo detalhe.

O que nos leva a perguntar... porque o autor chamou sua história de fábula? O que é uma fábula?

"Fábula (latim fari + falar e grego Phaó + dizer, contar algo) é uma narração breve, de natureza simbólica, cujos personagens por via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objetivo transmitir uma lição de moral."

Realmente, o livro é uma narrativa breve - o autor diz em algum lugar que levou exatamente dois dias e meio para escrevê-la por completo. Mas ela tem uma lição de moral, além da que "meninos curiosos acabam na câmara de gás?". Qual a natureza simbólica da história?

Lembro que a Belle, quando me fez a indicação do livro, falou algo sobre amizade. Talvez então, essa seja uma fábula sobre amizade, uma história sobre a capacidade de fazer amigos, de lealdade, de caridade, solidariedade. Mas, no único momento em que Bruno poderia ter sido fiel a sua amizade, quando questionado pelo tenente Kotler na cozinha, ele se acovarda.

Qual pode ser a moral da história? Qual a moral de uma guerra? Guerras, supostamente, são meios para se chegar a um fim. Que fim? A reparação de um erro? A segurança de um povo? A ambição de um governante?

Não acho que o livro seja uma fábula, do ponto de vista que não existe uma moral na guerra. A guerra, nas palavras do Padre Antônio Vieira, é "aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e, quanto mais come e consome, tanto menos se farta". Essa foi uma das melhores definições que encontrei quando escrevia minha monografia que, surpresa, surpresa: era sobre direito de guerra.

O que me surpreende é a forma como Bruno mantém sua inocência pueril morando nada mais nada menos do que em Auschwitz. Aliás, eu gostaria de me bater publicamente por só ter me tocado disso quando Gretel disse a Bruno que ele pronunciava o nome do lugar errado; não era "Haja-Vista". Havia tantas pistas: Shmuel dizendo que estavam na Polônia, a data da inauguração do campo no banco, junho de 1940 - o lugar foi inaugurado em maio, mas foi só em 14 de junho que chegaram os primeiros prisioneiros políticos polacos.

Não entendo como ele, especialmente sendo filho de um comandante da SS, não tivesse noção de quem eram os judeus, de como eles "poluíam" o espaço vital alemão, como eram culpados de todas as vergonhas que a grande Alemanha fora obrigada a engolir com o Tratado de Versalhes de 1919 e como o Führer estava levando-os de volta à glória de seus primeiros dias. Não entendo como ele não foi capaz de compreender o quão errado era tudo o que estava acontecendo quando Kotler esfaqueou Pavel na sala de jantar e ninguém disse ou fez nada (fica nas entrelinhas que o Kotler esfaqueou Pavel... e que estava tendo um caso ou estava a caminho disso com a Mãe de Bruno também. Ou é coisa da minha cabeça?).

Afinal, a juventude ariana era doutrinada desde muito criança - porque é de pequeno que se torce o pepino. Eles eram ensinados sobre sua herança e sobre a 'corja' judaica na escola. Por isso o ensino de História e Geografia era tão importante.

Bruno me fez lembrar de Giusoé, de 'A vida é bela', que vive também numa fábula, num mundo fabricado por seu pai, Guido, para preservar sua inocência. Mas no filme de Benigni, tal farsa é ativamente perseguida pela figura do pai, ao passo que a ignorância de Bruno é de sua própria lavra. Ele não tem capacidade de enxergar - não porque seja muito novo, porque, ao meu ver, não subsiste inocência em tempos de guerra; mas porque não lhe deram as ferramentas para compreensão do que estava acontecendo - e, nesse ponto, a história se torna um tanto implausível para quem conhece um pouco de História.

O livro emociona, especialmente pela forma como o autor usou a linguagem - frases curtas, palavras repetidas, construções simples, típicas de um discurso infantil. Mas é uma emoção, não digo falsa, mas rasa. Nesse ponto, a história de 'A vida é bela' me emocionou muito mais, porque ela tinha um propósito, a forma como o Guido foi capaz de se sacrificar de forma tão completa pelo filho. Nesse livro, não há nenhum sacrifício consciente e muitas das escolhas de Bruno são escolhas egoístas, escolhas, claro, de uma criança sem preocupações.
Milena Cecília 25/04/2012minha estante
Adorei sua resenha,pra mim resenhas precisam ter o ponto de vista do leitor de forma critica e você trouxe vários questionamentos plausíveis aqui. Na verdade a minha curiosidade despertou porque acabei de ver o filme e queria saber quais eram as diferenças entre filme e livro,principalmente com relação ao final porque não mostra o que acontece com os pais de Bruno. Gostei muito de seu ponto de vista sobre a historia.

Leticia 11/07/2015minha estante
Adorei sua resenha! Acho que não seja coisa da sua cabeça: "esfaqueou Pavel... e que estava tendo um caso..." ou o caso era com Gretel. Ainda, o autor em algumas momentos não completava as frases, no lugar dos "palavrões" colocava reticências, também achei desnecessário.

Barbara.Spini 18/01/2016minha estante
Excelente resenha! Colocou em palavras tudo que senti durante a leitura. :)