O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Sheila 16/02/2013

O menino do pijama listrado - John Boyne
Li numa única noite. Texto incrível. Um tema tão sério como o do Holocausto é abordado de maneira simples, numa leitura de linguagem leve e que combina com a inocência do personagem principal (um garoto de nove anos que não faz ideia dos acontecimentos chocantes à sua volta, nem mesmo dentro de sua própria casa). O enredo, que é muito comovente, conseguiu despertar em mim os mais diversos sentimentos (amor, ódio, tristeza, alegria, piedade, repulsa e muito mais). Chorei, principalmente no final, pelo desfecho da história, pelo destino que tiveram os dois garotos.

Renata CCS 13/01/2013minha estante
Gostei de seus comentários. Vou acrescentar a minha lista.

Sheila 19/05/2014minha estante
Que legal que vc gostou, Renata! As minhas resenhas ainda não são incríveis como as suas, mas um dia eu chego lá, rsrsrs. Inclusive, alguns livros que li foi por causa das suas resenhas que me deixaram curiosa para lê-los. Bjsss! :)

Lucas Oliveira 28/01/2014

Um "mau" visto pelos olhos da inocência
John Boyne, narra a história de Bruno, um garoto nascido no dia 15 de abril de 1934. Na narrativa, Bruno tem 9 anos, morou com a família - o pai, a mãe e sua irmã Gretel - numa casa com cinco andares em Berlim. Isso até que seu pai fosse promovido a comandante, porque o Fúria tinha planos para ele. Tiveram que deixar a casa onde moravam e se mudaram para uma casa de três andares num lugar chamado Haja-Vista, que é onde se passa a maior parte da narrativa. Os dois filhos não gostaram da ideia da mudança, porém não tinham escolha.

De todas as coisas que Bruno gostava de fazer em Berlim e que conseguiria fazer em Haja-Vista era “explorar”. Em Berlim ele não precisava sair de casa para isso, pois era uma casa enorme. Em Haja-Vista Bruno fazia suas explorações fora de casa.

Numa dessas explorações ele acaba descobrindo um menino, que trajava um pijama listrado como as demais pessoas do outro lado da cerca. Bruno não entendia o porquê daquela cerca enorme estar ali, mas isso não o impediu de fazer amizade com o garoto, que se chamava Shmuel e por incrível que pareça nasceu no mesmo dia em que Bruno nascera.

Bruno passou a visitar Shmuel escondido de sua família – porque tudo que ele fazia em Haja-Vista parecia ser errado, mas não queria perder o único amigo que fizera – durante um ano seguido, sempre cada qual do seu lado da cerca. Bruno levava alguns petiscos para Shmuel que parecia sempre estar com fome.

***

Através da visão de Bruno - mesmo que não percebendo o que estava ocorrendo - o autor transmite em palavras a atmosfera cruel daquele ambiente em que soldados eram o contrário de judeus. A cada capítulo a história se torna mais interessante.

A história em si é rica em detalhes, eu não conseguiria descrever tudo aqui sem citar tais trechos, mas não acho legal isso, pois tiraria toda a graça de você mesmo destacar seus pontos favoritos na história. Em fim, é um ótimo livro e considere o como uma indicação minha.
Diane Ramos 08/02/2014minha estante
Um livro incrivelmente perfeito !!!!!!!!!!!

Lucas Oliveira 10/02/2014minha estante
Isso mesmo! Eu adorei a história. Pretendo assistir ao filme agora...

Mici635 13/12/2020

Amizade
Só provando que uma verdadeira amizade nasce da maneira mais simples e de certa forma até improvável. Você é amigo de verdade? O que foi capaz de fazer pelo seu amigo? Faça sem esperar nada em troca ?
Ninaa:3 13/12/2020minha estante
Amg quando for fzr a resenha da uma quantidade de estrelas pq eu achei q tu tinha dado 0 estrelas pro livro ;-;

Mici635 13/12/2020minha estante
Desculpe ?

Natali 24/01/2013

Um tema pesado descrito levemente. Sim, isso é possível.
O livro conta a história de um garoto de 9 anos chamado Bruno, que viveu em meio ao caos da era nazista.
Seu pai, um comandante do exército nazista, é intimado a se mudar de Berlim e ir morar com sua família em Haja-Vista, ao lado de um campo de concentração.
Porém, a única coisa que Bruno consegue enxergar dessa situação (como é esperado de uma criança) é que está sendo obrigado a abandonar seus melhores amigos e a espaçosa casa em que vivia, indo morar em uma casa menor, onde não tem ninguém para brincar e nem nada para fazer.
Da janela do novo quarto, Bruno vê uma cerca e, para além dela, várias pessoas de pijama listrado. Com isso, Bruno retoma seu antigo hobby de Berlim, iniciando uma exploração do local e das pessoas avistadas.

John Boyne conseguiu produzir uma história com um tema pesado, de forma leve. Mostrou, através da inocência de uma criança, a possibilidade de uma grande amizade (improvável) em tempos de guerra, e as suas respectivas consequências.
Ingrid 25/01/2013minha estante
Ler esse livro é questão de necessidade.

Natali 25/01/2013minha estante
hahahaha Calma, Ingrid! Você vai conseguir! Logo ;)

Xaaaa 12/08/2021minha estante
Clair de Lune, L. 32combina muito com a história! (eu achokk)

Tenis 12/08/2021minha estante
Temos uma música!!! Valeu Pedro!

Mikaela 01/05/2021

Simples, mas cativante
Essa não é uma história que tem compromisso em explicar detalhadamente todos os aspectos da segunda Grande Guerra. Na verdade, trata-se de um história simples, narrada a partir dos olhos de uma criança que, poupada dos preconceitos antissemitistas, vê o menino do outro lado da cerca como um igual, um amigo, quase um gêmeo por ter nascido no mesmo dia, mês e ano que ele.
Essa é uma história de dois meninos, Bruno e Shmuel, que separados por uma cerca, uma metáfora para a separação de duas realidades ou dois mundos distintos, conseguem construir uma relação verdadeira, apesar de toda a ideologia que paira sobre a Alemanha nazista de que judeus e alemães não devem conviver e nem se misturar.
nanda 01/05/2021minha estante
livro que eu li vários anos atrás e não reli ainda por falta de estrutura emocional pra passar pela experiência de novo

Mikaela 01/05/2021minha estante
Pra mim foi uma releitura depois de muitos anos. E agora com uma consciência política e histórica mais madura a experiência foi ainda mais impactante, mesmo já sabendo o desfecho da história.

Luana Ludmila 21/06/2015minha estante
Estou mega orgulhosa e feliz tanto pela resenha quanto por você ter gostado. Esta é uma história que trata de amor e inocência como bem colocado por você, contada aos olhos de uma criança. Excelente resenha!

Luana Ludmila 21/06/2015minha estante
Estou mega orgulhosa e feliz tanto pela resenha, quanto por você ter gostado. Esta é uma história que trata de amor e verdades, como bem colocada por você, vista aos olhos de uma criança. Excelente resenha!

Mii Lima 19/03/2021

Maravilhoso
O livro é incrível, li tudo em 3 dias e olhe que eu não tenho muito tempo para ler, já que eu também estudo bastante. A história me prendeu desde o início, e apesar de já saber qual seria o final da história pois eu já tinha assistido ao filme antes de ler o livro, ele mexeu comigo, é muito emocionante! A amizade de Bruno com Shmuel, a inocência dos dois, como a história é descrita... eu amei tudo nesse livro!
Recomendo muitooo.
Mylla 06/04/2021minha estante
Assim quero muito ler esse livro por que eu já vi o filme, porém não tô preparada para o final mesmo já sabendo qual é.....

Mii Lima 06/04/2021minha estante
é bemm triste mesmo... mas se eu fosse vc leria mesmo assim! O livro em si é muito bom

Adilson Souza 04/04/2021

Livro muito bom, com riqueza de detalhes. Praticamente igual ao filme, porém tem mais detalhes o que no mantém focados na leitura.
Sara_rss 04/04/2021minha estante
Nunca li mas vi o filme e chorei horrores, se o filme é bom imagina o livro!!

Weslei.Barbosa 13/04/2021minha estante
Lindo esse livro

Su 20/06/2021

"...- Eu nasci em 15 de abril de 1934...
- Não posso acreditar... Meu aniversário também é no dia 15 de abril. E eu também nasci em 1934...

...Somos como gêmeos..."

MEU DEUUS, DEFINITIVAMENTE EU NUNCA VOU SUPERAR
LeitorMorto 20/06/2021minha estante
Vc quer me fazer chorar e conseguiu ?

Su 20/06/2021minha estante
Mas saiba que não está sozinho nessa ??

Diane Ramos 07/02/2014

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (John Boyn )
O livro se passa durante a 2° Guerra Mundial , onde conta a história de Bruno , um garoto de nove anos , filho de um comandante subordinado a Hitler , e que vive em uma espaçosa casa em Berlim , de onde é obrigado á mudar-se quando seu pai é "promovido no trabalho" .
A família se muda para o campo de concentração de Haja Vista , um lugar horrível , onde tudo era diferente e não havia nada para se fazer , o que deixava Bruno frequentemente entediado . A nova casa ficava em um lugar totalmente deserto , onde apenas se via uma estrada ao longe e uma grande cerca com centenas de pessoas usando "pijamas listrados " .
Um dia cansado de não ter nada para fazer Bruno decide explorar o local e chega até a cerca , onde conhece Shmuel um garoto judeu com quem começa uma amizade espontânea , inocente e principalmente sem nenhum preconceito .
Lucas Oliveira 10/02/2014minha estante
O que eu achei melhor nesse livro é a história da Segunda Guerra Mundial ser contada aos olhos de um menino de 9 anos. E o mais bonito na história é a "Grande" amizade formada por Bruno e Shmuel. Um livro realmente incrível. Parabéns pela resenha.

Um Oceano de Histórias 10/02/2014minha estante
Muito boa sua resenha.
Esse livro me encantou, primeiramente, porque a guerra da perspectiva de Bruno e, em segundo lugar, a forma inocente como o autor escreveu o livro, confesso que emocionei-me em vários momentos e que nunca pensei que o final seria daquele jeito..
Parabéns pela escrita!

Caroline Gurgel 30/08/2014

Holocausto contado para crianças?

Quando você lê um livro tão bem recomendado, que vem com aquele "todo mundo gostou" e já ganhou alguns prêmios é inevitável criar grandes expectativas. Adiei essa leitura por muito tempo para poupar-me da tristeza que ela me traria e pensei que seria um 5 estrelas. Não foi. Ou foi, nem sei. Desde que terminei a leitura fico me perguntando se vale três, quatro ou cinco estrelas - o que é bastante estranho. Mas, vamos lá.

O Menino do Pijama Listrado conta a história de Bruno, um garotinho de 9 anos que morava em Berlim em uma adorável casa de cinco andares, como o próprio relata. Até que um dia seu pai recebe o Fúria para um jantar, torna-se comandante e recebe uma nova missão. Para cumpri-la precisará se mudar para Haja-Vista por um "futuro previsível" e levará toda sua família - a esposa, a filha mais velha, Gretel, e Bruno. Ao chegar lá Bruno não gosta do lugar, pois fica longe dos amigos e não tem crianças para brincar, até que um dia ele percebe que há, do outro lado da cerca, muitas famílias - com crianças! - e todas vestem um pijama listrado.

O Fúria - Führer - é, obviamente, Hitler e Haja-Vista, por mais tosco que pareça, é Auschwitz. E é aí que entra o primeiro problema. Por que uma criança alemã de 9 anos não sabe pronunciar Führer ou Auschwitz, mesmo tendo sido corrigido inúmeras vezes por sua irmã? Para deixar o livro mais leve e não citar os "nomes feios"? Talvez. E outra, que criança alemã, repito, de 9 anos nunca tinha ouvido falar em judeu?

Para mim a idade de Bruno é a falha dessa história, ele é inocente demais. Vejo suas ideias, conceitos e dificuldade de fala compatíveis com uma criança de 5 ou 6 anos. Eu poderia esquecer isso e pensar que ele viveu "preso" em casa, sob rédeas curtas dos pais que lhe "pouparam" dos detalhes do Nazismo. Mas não... Bruno tinha amigos e brincava na rua, por isso a minha estranheza.

Afora esses detalhes, o livro é incrível, de uma simplicidade que encanta. A narrativa é em 3ª pessoa, mas como é sob a perspectiva de Bruno não sabemos ou vemos nada além do que o próprio vê. A escrita é singela, quase infantil, mas ainda assim elegante.

Um ponto que o autor quer deixar evidente é de que as crianças são inocentes, puras, não nascem racistas nem com ódio no coração. Elas não veem a cor ou a religião do coleguinha, elas veem uma criança e a oportunidade de fazer um amigo. Os adultos, estes sim, podem transformá-las em pessoas más.

Devido ao tema, pensei que teria uma abordagem mais profunda, mas não, tirando as últimas páginas, é tudo muito "leve", na medida do possível, claro. É como um livro que conta o Holocausto para crianças. E se conta sobre o Holocausto às crianças?!

A pureza da criança torna esse livro triste em uma bonita história, mas ainda assim não sei se recomendo. Recomendaria para crianças, mas não é um livro para crianças. Ou é? Ou as crianças tem que aprender desde cedo os horrores que já aconteceram neste mundo para que se tornem adultos mais conscientes e responsáveis, menos racistas?

Meu livro favorito do autor continua sendo O Palácio de Inverno, este sim é fantástico, um dos melhores livros que já li. Quanto ao menino do pijama, leiam por sua conta em risco.

Maria Janir Pir 28/09/2014minha estante
Carol não esqueça que o autor esta falando de uma criança do inicio dos anos 40, onde acredito as crianças eram mais inocentes, tenho um neto de quase 8 anos e não sabe o que é um judeu, outro dia ele me perguntou o que era bahiano, outra coisa também nunca li em nenhum livro um oficial alemão nazista alardeando aos proprios filhos que eles perseguiam, capturavam e matavam os judeus. Achei o livro leve sim, contado pelo ponto de vista de uma criança, que não tinha a menor ideia dos horrores da guerra.

Caroline Gurgel 29/09/2014minha estante
Oi, Maria. Pensei nisso, sim, em relação aos pais não comentarem sobre judeus e as atrocidades que cometiam, mas como ele brincava na rua com muitos outros amigos terminei achando ele inocente demais. Já vi em outros livros que as crianças sabiam que não deviam brincar com os judeus "porque eles eram uma raça inferior", então me ative a isso. Mas no fim das contas gostei muito do livro ;)

mafer 12/08/2021

tristeeee
acreditei que o final teria mais conteúdo, por isso não chorei tanto, mas continua sendo muito triste. é incrível como o autor conseguiu colocar um assunto tão importante em palavras tão ?delicadas? e depois dando um murro no estômagokkkkkk
Thais Rory 12/08/2021minha estante
Ainda não li esse livro. Sei que vou me emocionar muito

mafer 12/08/2021minha estante
vale muito à pena, é bem leve, li em algumas horas!

Mariano 13/07/2021

Que livro perfeito
Muito bom essa e uma historia tão linda e triste. Eu amei tanto que mds nele mostra a realidade inocente de crianças na segunda guerra e de como elas lidavam e entendiam o mundo. Isso traz todo a clima e reviravolta da historia é também o que torna esse livro tão triste e lindo o olhar infantil sobre essa época tão sombria
Emilly 14/07/2021minha estante
tô ansiosa pra ler esse livro

Mariano 14/07/2021minha estante
Nossa e muito bom leia logo

Just_booksz 03/01/2021

Acabou rapidinho
GENTE esse livro acabou num piscar de olhos. Ele retrata a visao de um garoto de 9 anos filho de um soldado, da guerra
Dependendo, achei o jeito em que retrataram o garoto meio infantil, pq eu com 9 anos era muito mais inteligente mas enfim, talvez seja pq em 1940 as crianças comiam terra???
Eu assisti o filme antes de ler e eu to traumatizada mas passo bem??
Bibi 03/01/2021minha estante
eu tô berrando com sua resenha, amei!

Glenda 03/01/2021minha estante
Perfeito ??