O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Rafaela Mattos 28/12/2021

A inocência de uma criança e as atrocidades dos humanos.
O livro é escrito pela visão do Bruno, filho de um militar alemão em plena Alemanha nazista.
A história é fácil de se compreender, além de ser fácil também de se ler.
Os contrastes entre as atrocidades dos nazistas nos campos de trabalho forçado e a inocência do Bruno fazem a leitura mais emocionante e preciosa.
Realmente indico a leitura, rápida de se ler e muito intelectual. Deveria ser um livro, por lei, obrigatório para leitura à todos.
LetAcia1055 28/12/2021minha estante
É igual ao filme? Ou tem partes que mudam?

LetAcia1055 28/12/2021minha estante
Tenho esse livro so por coleção msm mas nunca li

Rafaela Mattos 28/12/2021minha estante
Acredito que esteja respondendo no geral, não para você em específico. Mas como pode ser uma dúvida de muitos, acho melhor responder aqui também. O filme é bem semelhante ao livro, tendo apenas poucas diferenças, como algumas cenas que foram cortadas no filme, algo bem comum.
O livro é espetacular, e não tem muitas páginas, sugiro que leia :3.

Gisa Petry 11/09/2020

O menino do pijama listrado
Como a guerra foi algo cruel. Bruno, em sua imensa inocência, não sabia disso, nunca soube nem saberá.
Li o livro em dois dias... Uma leitura rápida, mas que me comoveu grandemente!
Ana Luiza 22/09/2020minha estante
Já assisti ao filme, é muito comovente! Morro de medo de ler o livro e ficar deprimida.

Gisa Petry 22/09/2020minha estante
Eu não vi o filme. Mas o livro me emocionou bastante.

isa! 05/03/2023minha estante
essa história dói para uma vida inteira! as crianças são os seres mais puros do mundo e mesmo em uma realidade tão cruel conseguem ver formas de tornar o mundo mais unido. esse livro é lindo e doloroso, além de ser necessário para a nossa história como ser humano. não é porque uma parte da história está manchada de sangue que devemos esquecê-la! esse livro deveria ser obrigatório nas escolas. "a menina que roubava livros" é um livro que aborda o mesmo período, indico muuuito. álias, ótima resenha!

Black Flower 13/03/2023minha estante
Oi, flor! Realmente essa história deveria ser um paradidático. Eu, quando li, vi tudo isso que resenhei. As crianças são puras. Esse outro, A Menina que Roubava Livros, eu pretendo ler também.

Caroline Gurgel 30/08/2014

Holocausto contado para crianças?

Quando você lê um livro tão bem recomendado, que vem com aquele "todo mundo gostou" e já ganhou alguns prêmios é inevitável criar grandes expectativas. Adiei essa leitura por muito tempo para poupar-me da tristeza que ela me traria e pensei que seria um 5 estrelas. Não foi. Ou foi, nem sei. Desde que terminei a leitura fico me perguntando se vale três, quatro ou cinco estrelas - o que é bastante estranho. Mas, vamos lá.

O Menino do Pijama Listrado conta a história de Bruno, um garotinho de 9 anos que morava em Berlim em uma adorável casa de cinco andares, como o próprio relata. Até que um dia seu pai recebe o Fúria para um jantar, torna-se comandante e recebe uma nova missão. Para cumpri-la precisará se mudar para Haja-Vista por um "futuro previsível" e levará toda sua família - a esposa, a filha mais velha, Gretel, e Bruno. Ao chegar lá Bruno não gosta do lugar, pois fica longe dos amigos e não tem crianças para brincar, até que um dia ele percebe que há, do outro lado da cerca, muitas famílias - com crianças! - e todas vestem um pijama listrado.

O Fúria - Führer - é, obviamente, Hitler e Haja-Vista, por mais tosco que pareça, é Auschwitz. E é aí que entra o primeiro problema. Por que uma criança alemã de 9 anos não sabe pronunciar Führer ou Auschwitz, mesmo tendo sido corrigido inúmeras vezes por sua irmã? Para deixar o livro mais leve e não citar os "nomes feios"? Talvez. E outra, que criança alemã, repito, de 9 anos nunca tinha ouvido falar em judeu?

Para mim a idade de Bruno é a falha dessa história, ele é inocente demais. Vejo suas ideias, conceitos e dificuldade de fala compatíveis com uma criança de 5 ou 6 anos. Eu poderia esquecer isso e pensar que ele viveu "preso" em casa, sob rédeas curtas dos pais que lhe "pouparam" dos detalhes do Nazismo. Mas não... Bruno tinha amigos e brincava na rua, por isso a minha estranheza.

Afora esses detalhes, o livro é incrível, de uma simplicidade que encanta. A narrativa é em 3ª pessoa, mas como é sob a perspectiva de Bruno não sabemos ou vemos nada além do que o próprio vê. A escrita é singela, quase infantil, mas ainda assim elegante.

Um ponto que o autor quer deixar evidente é de que as crianças são inocentes, puras, não nascem racistas nem com ódio no coração. Elas não veem a cor ou a religião do coleguinha, elas veem uma criança e a oportunidade de fazer um amigo. Os adultos, estes sim, podem transformá-las em pessoas más.

Devido ao tema, pensei que teria uma abordagem mais profunda, mas não, tirando as últimas páginas, é tudo muito "leve", na medida do possível, claro. É como um livro que conta o Holocausto para crianças. E se conta sobre o Holocausto às crianças?!

A pureza da criança torna esse livro triste em uma bonita história, mas ainda assim não sei se recomendo. Recomendaria para crianças, mas não é um livro para crianças. Ou é? Ou as crianças tem que aprender desde cedo os horrores que já aconteceram neste mundo para que se tornem adultos mais conscientes e responsáveis, menos racistas?

Meu livro favorito do autor continua sendo O Palácio de Inverno, este sim é fantástico, um dos melhores livros que já li. Quanto ao menino do pijama, leiam por sua conta em risco.

Maria Janir Pir 28/09/2014minha estante
Carol não esqueça que o autor esta falando de uma criança do inicio dos anos 40, onde acredito as crianças eram mais inocentes, tenho um neto de quase 8 anos e não sabe o que é um judeu, outro dia ele me perguntou o que era bahiano, outra coisa também nunca li em nenhum livro um oficial alemão nazista alardeando aos proprios filhos que eles perseguiam, capturavam e matavam os judeus. Achei o livro leve sim, contado pelo ponto de vista de uma criança, que não tinha a menor ideia dos horrores da guerra.

Caroline Gurgel 29/09/2014minha estante
Oi, Maria. Pensei nisso, sim, em relação aos pais não comentarem sobre judeus e as atrocidades que cometiam, mas como ele brincava na rua com muitos outros amigos terminei achando ele inocente demais. Já vi em outros livros que as crianças sabiam que não deviam brincar com os judeus "porque eles eram uma raça inferior", então me ative a isso. Mas no fim das contas gostei muito do livro ;)

Edgar 08/04/2021

História para chorar
Assim como o filme, o livro nos trás reflexões gigantes sobre o nazismo, a crueldade do ser humano e a falta de sensibilidade. É muito interessante refletir sobre a inocência e a bondade do coração de crianças. Creio que todos deveriam ter um pingo dessa bondade e
genuinidade. Recomendo muito
Adrielly 08/04/2021minha estante
Pena que não é tão intenso como o filme ?.

Edgar 08/04/2021minha estante
simm verdade ?

Victor 22/02/2021

Emocionante
Eu nem sei o que falar.
O livro tem um enredo simples, de narrativa simples mas te prende demais.
A inocência do protagonista é o ponto principal pra quase tudo e isso faz ficar mais emcionante ainda.
O livro é muito curto mas é uma das surpresas que tive esse ano de forma bem positiva. E te faz pensar muito também .
Uma obra muito boa e recomendo com certeza só tem o defeito de ser bem curto.
Black Flower 23/02/2021minha estante
Esse livro é mil uma vezes melhor que o filme. Tem muitas riquezas de detalhes, vale a pena!

Victor 23/02/2021minha estante
Sim com certeza

Mii Lima 19/03/2021

Maravilhoso
O livro é incrível, li tudo em 3 dias e olhe que eu não tenho muito tempo para ler, já que eu também estudo bastante. A história me prendeu desde o início, e apesar de já saber qual seria o final da história pois eu já tinha assistido ao filme antes de ler o livro, ele mexeu comigo, é muito emocionante! A amizade de Bruno com Shmuel, a inocência dos dois, como a história é descrita... eu amei tudo nesse livro!
Recomendo muitooo.
Mylla 06/04/2021minha estante
Assim quero muito ler esse livro por que eu já vi o filme, porém não tô preparada para o final mesmo já sabendo qual é.....

Mii Lima 06/04/2021minha estante
é bemm triste mesmo... mas se eu fosse vc leria mesmo assim! O livro em si é muito bom

Karolaine 29/04/2021

é por aqui que eu morro.
?Você é o meu melhor amigo, Shmuel?, disse ele. ?Meu melhor amigo para a vida toda.?

EU ODEIO ESSE LIVRO MEU DEUS QUE ÓDIO AAARGHHH :(((((( mesmo sabendo parte da história, foi tão deprimente lê-la, oh céus Bruno e Shmuel moram em meu coração.
ravena 03/05/2021minha estante
nunca que vou ter coragem de ler,gosto de sofrer mas não sou masoquista tbm né

Karolaine 03/05/2021minha estante
odksufosjfos este livro me destruiu

Mikaela 01/05/2021

Simples, mas cativante
Essa não é uma história que tem compromisso em explicar detalhadamente todos os aspectos da segunda Grande Guerra. Na verdade, trata-se de um história simples, narrada a partir dos olhos de uma criança que, poupada dos preconceitos antissemitistas, vê o menino do outro lado da cerca como um igual, um amigo, quase um gêmeo por ter nascido no mesmo dia, mês e ano que ele.
Essa é uma história de dois meninos, Bruno e Shmuel, que separados por uma cerca, uma metáfora para a separação de duas realidades ou dois mundos distintos, conseguem construir uma relação verdadeira, apesar de toda a ideologia que paira sobre a Alemanha nazista de que judeus e alemães não devem conviver e nem se misturar.
nanda 01/05/2021minha estante
livro que eu li vários anos atrás e não reli ainda por falta de estrutura emocional pra passar pela experiência de novo

Mikaela 01/05/2021minha estante
Pra mim foi uma releitura depois de muitos anos. E agora com uma consciência política e histórica mais madura a experiência foi ainda mais impactante, mesmo já sabendo o desfecho da história.

Just_booksz 03/01/2021

Acabou rapidinho
GENTE esse livro acabou num piscar de olhos. Ele retrata a visao de um garoto de 9 anos filho de um soldado, da guerra
Dependendo, achei o jeito em que retrataram o garoto meio infantil, pq eu com 9 anos era muito mais inteligente mas enfim, talvez seja pq em 1940 as crianças comiam terra???
Eu assisti o filme antes de ler e eu to traumatizada mas passo bem??
Bibi 03/01/2021minha estante
eu tô berrando com sua resenha, amei!

Glenda 03/01/2021minha estante
Perfeito ??

peedroferreiraa_ 07/02/2021

Recomendo!
?Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada?.
- O Menino do Pijama Listrado.

Livro excelente! Muito lindo, com muito mais detalhe que o filme, apenas leiam.
Samara 15/12/2021minha estante
Incrível a leitura!! Admito q chorei no final?

peedroferreiraa_ 16/12/2021minha estante
lindo demais. confesso que me emocionei tambem

Miih.... 19/01/2021

Emocionante...

O Menino do Pijama Listrado é uma estória que revela os horrores da guerra pelo olhar inocente e ingênuo de uma criança. Apesar de Bruno não compreender o contexto em que está, nem suas implicações, o leitor entende o que está acontecendo...
art.pedro 19/01/2021minha estante
Se eu chorei só com o filme, imagina c o livro...

Miih.... 19/01/2021minha estante
É muito emocionante mesmo

Adilson Souza 04/04/2021

Livro muito bom, com riqueza de detalhes. Praticamente igual ao filme, porém tem mais detalhes o que no mantém focados na leitura.
Sara_rss 04/04/2021minha estante
Nunca li mas vi o filme e chorei horrores, se o filme é bom imagina o livro!!

Weslei.Barbosa 13/04/2021minha estante
Lindo esse livro

Luana Ludmila 21/06/2015minha estante
Estou mega orgulhosa e feliz tanto pela resenha quanto por você ter gostado. Esta é uma história que trata de amor e inocência como bem colocado por você, contada aos olhos de uma criança. Excelente resenha!

Luana Ludmila 21/06/2015minha estante
Estou mega orgulhosa e feliz tanto pela resenha, quanto por você ter gostado. Esta é uma história que trata de amor e verdades, como bem colocada por você, vista aos olhos de uma criança. Excelente resenha!

Diane Ramos 07/02/2014

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (John Boyn )
O livro se passa durante a 2° Guerra Mundial , onde conta a história de Bruno , um garoto de nove anos , filho de um comandante subordinado a Hitler , e que vive em uma espaçosa casa em Berlim , de onde é obrigado á mudar-se quando seu pai é "promovido no trabalho" .
A família se muda para o campo de concentração de Haja Vista , um lugar horrível , onde tudo era diferente e não havia nada para se fazer , o que deixava Bruno frequentemente entediado . A nova casa ficava em um lugar totalmente deserto , onde apenas se via uma estrada ao longe e uma grande cerca com centenas de pessoas usando "pijamas listrados " .
Um dia cansado de não ter nada para fazer Bruno decide explorar o local e chega até a cerca , onde conhece Shmuel um garoto judeu com quem começa uma amizade espontânea , inocente e principalmente sem nenhum preconceito .
Lucas Oliveira 10/02/2014minha estante
O que eu achei melhor nesse livro é a história da Segunda Guerra Mundial ser contada aos olhos de um menino de 9 anos. E o mais bonito na história é a "Grande" amizade formada por Bruno e Shmuel. Um livro realmente incrível. Parabéns pela resenha.

Um Oceano de Histórias 10/02/2014minha estante
Muito boa sua resenha.
Esse livro me encantou, primeiramente, porque a guerra da perspectiva de Bruno e, em segundo lugar, a forma inocente como o autor escreveu o livro, confesso que emocionei-me em vários momentos e que nunca pensei que o final seria daquele jeito..
Parabéns pela escrita!