Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

Leticia 08/07/2023

Simplesmente lindo! Alem da aula de história sobre a revolução espanhola e transição para a ditadura no Chile, Allende nos presenteia com um romance lindo, uma história de amor construída com verdade e companheirismo. Como no romance anterior dela, nada fica no ar, todos os personagens tem seus desfechos merecidos. A leitura te leva a sensação de muitos sentimentos mas todos se resolvem ate o final. Amei

Carolina 05/07/2023

"La misión del amor", uma história ficcional de refugiados.
Uma história de exaltação à pátria e o desabono de governos autoritários.

É uma obra, parcialmente, ficcional, como propriamente aborda a Autora, vez que os elementos históricos correspondem aos episódios narrados, bem como alguns pontos de determinados personagens.

Eu amo a escrita de Isabel Allende. Ela sabe nos surpreender e nos cativar a cada linha, nos transportar para a época narrada.

Importante que o tema seja imigração e exílio, e, mesmo que a história se passe no século passado, essa temática se mantém atual, tratada com a sensibilidade única de uma Autora tão extraordinária como Isabel Allende.

E não obstante, o navio Winnipeg foi apelidado por Neruda como "La misión del amor" e, por fim, concluo que precisamos reaver (ou aprender) como zelar pelos refugiados, com a empatia e solidariedade adequada.

Alemão 03/07/2023

Longa pétala de mar
Muito bom este romance, baseado em fatos reais da grande escritora Isabel Allende!!! Um livro com personagens fortes e marcantes, numa história contada durante a guerra civil Espanhola e a ditadura Chilena, num período de cabeça de 60 anos!!! Indico a todos esta leitura excelente!!!

DêlaMartins 02/07/2023

Golpes militares, exílios e vontade de vencer
Um romance histórico, uma narrativa de exílios, fugas por conta de ideias. A narrativa começa na guerra civil espanhola quando o então estudante de medicina Victor e sua amiga musicisista Roser, são obrigados a sair de Barcelona depois do golpe militar, quando Franco assume o poder de forma violenta. Depois de alguns desencontros, Victor e Roser partem para o Chile, no navio Winnipeg, uma viagem orquestrada e organizada pelo poeta Pablo Neruda (fato!). Victor se forma médico no novo país, Roser estuda música e consegue êxito e, ambos se adaptam bem, sempre juntos. 30 anos depois, com o golpe violento de Pinochet e, devido à proximidade de Victor com Salvador Allende, eles são obrigados a partir novamente e passam a viver na Venezuela. Eles acabam retornando ao Chile.

A mãe de Victor, amigos da Espanha e outros que fizeram no Chile, têm grande participação no enredo e boas histórias também.

Gostei muito do livro, de conhecer um pouco do que aconteceu na Espanha e no Chile. O que mais me encantou foi o companheirismo e comprometimento que Victor e Roser têm durante toda a história. A coragem, a resiliência, a resistência e a vontade de vencer de ambos, é muito legal. Victor é ótimo, mas Roser é uma personagem maravilhosa, adorei sua forma de agir e encarar tudo.

Recomendo.

Regiane @agentejaleu 25/06/2023

Isabel sempre entrega histórias incríveis, cheias de fatos históricos misturados com a trama de ficção. Nesse conhecemos um pouco da Guerra civil espanhola , e o célebre poeta Pablo Neruda que também era diplomata é políco, que fretou um navio, o Winnipeg que levou 2000 emigrantes espanhóis que fugiam da crueldade da Guerra civel. A história acompanha várias décadas dos personagens centrais , de forma única, nos fazendo sentir toda a emoção que a história traz.

Ali 24/06/2023

Um romance histórico!
Esse foi meu primeiro livro da Isabel Allende, sempre ouvia muito falar da autora e tinha muita curiosidade em ler suas histórias.

Me deparei em Longa Pétala de Mar com um romance sobre refugiados e uma aula de história sobre a Guerra Civil Espanhola e o Golpe Militar Chileno. Você acompanhar personagens que passam pelas perdas e dores da guerra e de todo sofrimento e dificuldades que refugiados passam.

O livro mostra de uma forma muito sensível tudo que os personagens sofrem mas também sua conquistas e descobertas. O crescimento perante a dor e a necessidade de ser reinventar.

Uma coisa que me chamou muita atenção é como a autora fala dos personagens principais porém ela também fala muito bem dos personagens secundários e você sabe com detalhes sobre eles e conhece suas vidas em apenas poucas páginas.

Preciso ressalta ainda como eu gostei da personagem principal Roser, uma mulher forte que naquela época fazia o que queria e foi ganhando uma força, uma garra ao longo na narrativa que me deixou encantada.

Gostei da leitura e fiquei muito curiosa para conhecer um pouco mais sobre essa parte da história mundial e com certeza vou pesquisar um pouco mais sobre isso. Porém também preciso dizer que apesar de ter gostado bastante o início da leitura foi difícil para mim e demorou um pouco para o livro ganhar forma, porém depois o livro ganhou vida e a leitura ficou mais fluida.

site: https://www.instagram.com/soestoulendo/

Indi 24/06/2023

Completamente viciada na escrita da Isabel Allende
Livro maravilhoso. Entregou muita história da América latina; a escrita da Isabel Allende faz com que vc comece lendo de forma despretensiosa e aí ela vai te apresentando o personagem principal, vc vai conhecendo ele aos poucos e quando vê parece que ele te contou tudo isso na casa dele no Chile e ao mesmo tempo vc soube de várias outras coisas, assuntos e pessoas. Acabei de ler agora e tô ainda com dificuldade de colocar em texto o que eu senti e achei.

Caroline.Casaes 23/06/2023

O livro prende desde o seu início, a autora consegue apresentar os personagens de forma que realmente me próxima a eles.

A narrativa das guerras e das dificuldades da trama são bem reais, de aluguel nítido que houve muita pesquisa histórica para escrita dessa obra.

Rose e Victor são personagens cativantes que ensinam muito, ficarão guardados como velhos amigos.

Não acho que o livro tenha um plot, é meio previsível. Isso se dá porque ele é cheio de detalhes das rotinas, dos sentimentos, pensamentos (eu te gosto, mas aqui é demais) então, esse é o ponto negativo na minha opinião, a história se estende muito devido ao excesso de detalhes.

Clau Melo 18/06/2023

Fatos históricos e políticos mesclados com romance ficcional
Literatura peruana, 2021. Fatos históricos e políticos mesclados com romance ficcional.

O fascinante novo romance de Isabel Allende. Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bru-guera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile ― essa “longa pétala de mar e neve”, nas palavras do poeta chileno ―, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: “quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham”. Uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.

Stitcha 18/06/2023

Nada demais
Começou bem, depois ficou ruim e pegou um ritmo meio lento.
Parece uma biografia kkkk
Eu recomendo pelo valor histórico, e porque também é um livro que não deixa nada em aberto.

youcancallmejunior 13/06/2023

É o segundo livro que leio da autora e já posso dizer que Isabel Allende é uma das minhas favoritas.

Longa Pétala de Mar é um romance histórico deliciosíssimo de ler. Traz em seu cerne a guerra civil espanhola e também a imigração do povo espanhol/catalão para o Chile e o impacto que isso trouxe ao país sul americano.

Mesmo sabido que as personagens (sempre bem construídas) são baseadas em pessoas reais, a autora consegue completar as lacunas de forma tão palpáveis que a sensação que se tem é que até as partes ficcionais são na verdade trechos da História.

Um livro que além de entreter, ensina muito. Leitura mais que recomendada!

Nina Pina 11/06/2023

Um livro fervoroso que nos deixa com os pensamentos conturbados, como é difícil a vida dos refugiados. A guerra devasta famílias, e arruína cidades e suas belezas.
O pai de Isabel Allende, era primo de Salvador Allende e a família de Isabel também teve de fugir do Chile quando houve o golpe de Estado. Portando ela retratou com maestria os acontecimentos dessa história, uma leitura maravilhosa, e emocionante que arrancou lágrimas do meu coração. Um livro que todo mundo deveria ler.
Adorei a força de Roser, a paixão de Victor pela ciência, e em ajudar os mais desamparados.

Adriano.Cury 10/06/2023

Imigração e amor
Saga de Victor e Rosner, que são obrigados a imigrar da Catalunha após a guerra civil espanhola e a tomada do poder por Franco. Obrigados a se casar para embargar no Winnipeg, navio fretado por Pablo Neruda, em direção ao Chile, onde se deparam com outra guinada conservadora. Amores inesperados e a força do imigrante. Livro emocionante, escrita fluida e empolgante. A vida como uma nova navegação a cada instante. E assim até o final.

Pedroe.Ramos 10/06/2023

Muita história para pouca escrita
Gostei muito dos motivos do livro. A narrativa começa em um ritmo perfeito nos primeiros capítulos. Mas, do meio para frente, se torna acelerada, esbaforida. Passam-se décadas em poucas páginas, com anotações pontuais sobre temas relevantes. A complexidade e a riqueza do enredo, traçadas nos primeiros capítulos, vão se esgotando ao passo em que a narrativa se torna cada vez mais apressada. A meu ver, a história que se projeta no inicio, pra se desenvolver em todo seu potencial, poderia ter a extensão daquela trilogia ?o século? do Ken Follet.

Ainda assim, é um livro muito bonito e interessante, que trata de temas importantíssimos à nossa América. Com certeza vale a leitura!