Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

Bia 29/05/2023

Todo mundo quer viver 100 anos depois de ler esse livro?
Emocionante! Me fez chorar porque mostra como é possivel passar por tanta coisa e ainda assim manter o tesão pela vida. Esse foi o primeiro livro da Isabel Allende que li e já estou apaixonada na sua escrita simples, no desenvolvimento dinamico da historia e na forma como ela ressignifica a velhice, como nos faz enxergar os paises latinoamericanos em suas particularidades. Chorei com o amor de Roser e Victor, e com as licoes que me ensinaram.

Jonathan54 26/05/2023

Longa Pétala de Mar
?Longa pétala de mar? celebra a força do espírito humano e a capacidade de encontrar beleza e esperança mesmo nos momentos mais sombrios. Um livro envolvente e emocionante, que aborda temas como amor, sobrevivência, perda e esperança. A escrita de Isabel Allende é rica em detalhes e poesia, que nos cativa com sua narrativa envolvente. Retrata vividamente os eventos históricos, nos dando uma perspectiva emocionalmente envolvente da Guerra Civil Espanhola e do golpe militar no Chile. Leitura mais que recomendada!

Sílvia 25/05/2023

História e amor
Uma bela leitura, de uma escrita linda que faz um paralelo entre os fatos históricos e os amores de uma família.

Camila 25/05/2023

Allende sempre encanta
Terceiro livro que leio da autora e é impressionante como a escrita dela vicia. Quando o livro chegou, achei ?curto? em comparação aos anteriores que havia lido. De fato, acabou rápido demais. Isabel constrói seus romances históricos com uma delicadeza e riqueza de detalhes sem igual. Atravessa gerações com extrema facilidade. Mesmo sem um mapa na mão ou consciência da geografia local, consegui visitar cada espaço. Senti os cheiros da guerra descrita por Isabel. Não sabia muito sobre a guerra civil espanhola e tanto esta quanto a ditadura militar no Chile são retratadas de forma muito fidedigna. Isabel constrói esse enredo em torno de Victor e Roser refugiados da Catalunha que aterrizam num Chile em vias de se tornar uma ditadura. Aterrizam não. Vão num navio fretado por ninguém menos que Pablo Neruda. Me impressiona a potência das mulheres de Allende. Ainda que o livro se centre mais em Victor, Roser é, disparado, minha personagem favorita deste livro. Não existem personagens secundários irrelevantes os chatos. Todos tem sua riqueza e contribuem para o enredo, o que torna a escrita de Isabel ainda mais impressionante. Demorei a escrever a resenha pois não queria me despedir da história, mas chegou a hora? obrigada, mais uma vez, Isabel Allende. Até breve.

Crisinha 23/05/2023

Sim? é ela, Isabel Allende!
Meu primeiro livro dela, e completamente encantada. Amor, golpe, ressentimento, trabalho? tudo isso tido de uma forma impecável.

Nesse romance de ficção histórica que se estende por mais de 70 anos, Isabel Allende nos relata uma Espanha enfrentando uma guerra civil e a ditadura chilena, especialmente com a travessia dos refugiados espanhóis levados por Pablo Neruda.

A cada início de capítulo somos premiados com um trecho de um poema de Pablo Neruda, e o título do livro era como ele chamava o Chile pela sua forma no mapa.

?Em uma só vida, cabem muitas vidas e, por vezes, o difícil não é fugir, mas regressar.?

Klênyo 23/05/2023

Quero o filme!!!
Livro maravilhoso? um passeio histórico pela Guerra civil espanhola, a situação dos refugiados no pós guerra, a derrubada de Salvador Allende e a instauração da ditadura militar no Chile. Tudo isso costurado com uma boa trama familiar! Uma história de sobrevivência, superação, resiliência e amor!

Gilda 19/05/2023

Romance histórico sobre a guerra civil espanhola
Em Longa Pétala de Mar somos transportados para um período tumultuado da história mundial, explorando temas como amor, exílio, guerra e esperança.
Ao longo do livro, passamos por diferentes períodos históricos, desde a Guerra Civil Espanhola até o golpe militar no Chile e a ditadura de Pinochet. A autora retrata com sensibilidade as consequências desses eventos, mostrando como eles moldaram a vida dos personagens e afetaram gerações futuras.

A história se inicia durante a Guerra Civil Espanhola e segue a vida de Victor Dalmau, um jovem estudante de medicina que se vê na frente de batalha como auxiliar médico, Junto com ele está a sua cunhada, Roser Bruguera, humilde pastora de cabras que se transforma em uma talentosa pianista, Pablo Neruda, um poeta engajado em auxiliar refugiados da guerra, embarcando-os em um navio chamado "Winnipeg" com destino ao Chile.
Após alguns anos eclode o golpe militar que depôs Salvador Allende e novo exílio acontece, com Victor e Roser indo para a Venezuela para mais um recomeço.

A obra apresenta uma vasta gama de personagens secundários, cada um com sua própria história e jornada, criando uma teia de relacionamentos e experiências interconectadas. A autora mergulha nas vidas desses personagens, explorando suas motivações, dilemas e ambições com uma escrita poética e evocativa, com descrições ricas que transportam o leitor para os cenários em que a história se desenrola.

Dizer que gostei da obra é pouco diante dessa escrita grandiosa, envolvente e emocionalmente poderosa de Isabel Allende. E para quem gosta de ficção histórica essa obra é super indicada.

Juliana 19/05/2023

Mais um livro maravilhoso de Allende
Sou suspeita pois Isabel Allende é uma de minhas autoras preferidas. Este livro é tão maravilhoso quanto outros dela. Allende tem uma maneira própria de nos envolver na sua narrativa, faz com que os personagens sejam tão reais que parece que estamos convivendo ali com eles, sofrendo junto, vibrando quando algo dá certo e nos emocionando com suas perdas e dificuldades. Além disso, fatos históricos como tema de fundo nos permitem aprender história de uma forma completamente lúdica. Aqui entramos na história da Guerra Civil Espanhola, quando a Catalunha ainda resiste, mas acaba sendo tomada pelo fascismo de Franco e os espanhóis buscam exílio na França. E surge a figura de Pablo Neruda, que organiza a retirada de milhares de espanhóis, colocando-os a bordo fo Winnipeg, um navio que leva os exilados para o Chile. É realmente emocionante a chegada desses imigrantes. O livro conta a história da família de Victor Dalmau (personagem fictício, mas, segundo Allende, inspirado em personagens reais), ajudante voluntário de médicos durante a terrível Guerra Civil, que, no Chile, consegue se formar médico e dedicar sua vida à Medicina. Aprendi muito, viajei com esses personagens, ri e chorei. Amo Allende!

MarciliaCosta 15/05/2023

História e Romance
Um livro incrível! Conta a história de um estudante de medicina que empurrado pela guerra civil da Espanha tem sua vida mudada para sempre. Precisa fugir, eh exilado no Chile com a viúva do irmão com quem acaba casando.
Deixa tudo para atrás com a guerra e parte para uma nova vida. E, depois de tantos anos, revive as durezas da Guerra com o golpe militar no Chile.
Um romance histórico impecável com muita história e em narrativa sensível.
Simplesmente amei e recomendo.

Thalia58 15/05/2023

Abordagem humanizada sobre os imigrantes. Romance histórico
Esse é um romance histórico sobre espanhóis que se refugiam no Chile devido à Guerra Civil Espanhola através da ajuda de Pablo Neruda, um autor, ativista e político chileno. O livro me chamou a atenção em vários aspectos: primeiramente a abordagem humanizada dos imigrantes, mostrando que não são pessoas a serem temidas e sim acolhidas porque tem muito a oferecer e a acrescentar na cultura em que estão sendo inseridos. E claro, esse olhar da autora vem de sua própria experiência, já que ela precisou se exilar por causa da ditadura de Pinochet (que também é retratada no livro). Acho essa temática muito importante a ser discutida principalmente quando a gente vê países como os Estados Unidos por exemplo que tratam os imigrantes como inferiores, mão de obra barata ou como uma ameaça e dificultam o acesso dessas pessoas para ter uma qualidade de vida mínima.

A segunda coisa que me chamou a atenção no livro, é a riqueza de detalhes históricos e temáticas que a autora aborda sem deixar a leitura enfadonha. Não é um livro grande, mas com personagens bem construídos. É uma escrita concisa, delicada e cheia de poesia, o que traz um alívio para os temas pesados que são abordados.

É interessante que a parte histórica não é apenas um plano de fundo para a história, mas que afeta diretamente na vida dos personagens e vice-versa, com a leitura além de se entreter você aprende muito, inclusive não conhecia muito sobre a história do Chile, aprendi com esse livro. Além da Guerra Civil Espanhola, a autora faz um retrato do Chile na época, de como Pablo Neruda atuou para ajudar os espanhóis imigrantes, da ascensão do Salvador Allende que aconteceu de forma pacífica, um político abertamente comunista que acreditava na revolução social pacífica, do golpe militar ministrado por Pinochet, os campos de concentração tanto da Espanha quanto no Chile e o período após a ditadura do Chile.

Minha personagem preferida sem dúvida é Roser, no começo do romance ela parece não ter muita importância, mas depois se torna fundamental na história. Uma mulher forte, de muita fibra que não se deixa abalar pelas circunstâncias e muito independente. O retrato de uma mulher empoderada. A história de Victor e Roser é linda, um amor construído no cotidiano, mas não vou comentar nada pra não tirar a surpresa de quem está lendo pela primeira vez.

Achei lindo também quando o Victor percebe, depois que ele é obrigado a se exilar na Venezuela e quando ele visita a Espanha, que o Chile é o seu verdadeiro lar. Mostra que o lugar onde a gente se sente à vontade, acolhido como nossa verdadeira casa, não necessariamente tem que ser o lugar onde a gente nasceu.

Essa é uma leitura que vale muito a pena, recomendo demais!! Com certeza lerei outros livros da autora, o próximo é A casa dos espíritos.

Beatriz 10/05/2023

Você precisa ler esse livro hoje!
O livro conta a história de um rapaz que, após a guerra civil da Espanha, precisa se casar com a viúva grávida do seu irmão para fugir para o Chile e lá se exilar com a moça.

O livro é simplesmente incrível e dois pontos foram essenciais para que eu amasse a leitura:

1- O livro conta sobre um momento histórico que não é sequer mencionado na educação básica brasileira. Se você for curioso (como eu) vai se deparar pesquisando horas sobre o assunto e entendendo as motivações que deram início ao conflito.

2- Os personagens são muito reais e sensíveis. O livro não se propõe a contar a história de um casal apaixonado (até pq o casal nem apaixonado é). Entretanto, com o desenrolar da história, e a evolução dos personagens, é impossível não se esbarrar no amor construído por eles. Amor que veio do companheirismo, da luta, da cumplicidade, amor real.

Obs.: para quem gostar de uma boa história de amor (sem as cenas previsíveis dos livros juvenis) esse livro é um prato cheio.

Obs.: eu poderia falar para sempre desse livro, mas vou deixar que vocês o leem.

Ana Luísa 06/05/2023

Victor é um estudante de medicina que acaba lutando pela república na Guerra Civil Espanhola.

Derrotado, se vê obrigado a se exilar para fugir da perseguição. Roda pela Europa até conseguir uma vaga no navio que vai para o Chile.

O livro mostra a saga de Victor para encontrar o seu lugar no mundo e firmar raízes em um país.

Josiane.Castro 05/05/2023

Romance histórico
Adoro livros que contenham história real romanceada . Uma escrita magnifica de Isabel Allende . Revoluções na Espanha, Chile , imigração, sofrimento, acolhimento e amor .

Bia 03/05/2023

Simplesmente ela. meu pai amado. sem palavras. como é bom ser comunista, jovem e apaixonado

chorei copiosamente. neruda eu te amo!!!!!!