Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

Isabella1264 15/08/2023

Viciante
Há muito tempo não ficava tão viciada em um livro. Que história maravilhosa! Envolvente, histórica. Meu primeiro livro de Isabel Allende e quero ler todos agora. Que livro!!

karol535 13/08/2023

O amor. Ele me marcou mais do que qualquer coisa.
Pouquíssimas são as histórias que nos marcam. E as que conseguem essa proeza não são apenas livros com marca de 5 estrelas em um aplicativo de leitura. São verdadeiros amigos e lições de vida, que retornamos nos momentos difíceis e felizes. Com Longa pétala de mar chorei, fiquei feliz, me enraiveci pelas brutalidades da Guerra e da Ditadura, e torci por um destino pacífico e tranquilo a Victor, Roser, Marcel, Ofélia, Guillem, Carme, Pablo e Salvador (mesmo sabendo do trágico destino destes que apesar de personagens de ficção eram muito reais). O livro que fecho agora fisicamente é impossível de esquecer porque ele já está na memória. E com ela vem a lembrança de que é preciso sonhar, amar e lutar todos os dias pelos nossos, mas também pelos outros - mesmo aqueles que não conhecemos.

Leituras da Dani 12/08/2023

Um romance histórico lindo, forte, sensível e, cativante! ??
Essa, foi a minha primeira experiência lendo livros dessa autora maravilhosa. Primeira de várias outras experiências pq, quero muito ler mais livros dela...
Esse, é um romance incrível que, se passa durante a guerra civil espanhola. Eu amei pq, vários fatos aqui presentes nesse livro, foram verdadeiros. A Autora, conheceu e conversou com pessoas que viveram nessa época e, pediu autorização dessas pessoas, para retratar eles no livro. Então, esse, é um romance histórico, que, se passa durante a guerra civil espanhola que, contém fatos históricos. A autora, misturou ficção, com fatos, brilhantemente bem!
Eu confesso que, demorei um pouquinho para me conectar com os personagens, mas, quando me conectei, não queria mais largar o livro. Me incomodou um pouco algumas falas machistas, mas até entendi pois, é um livro que, se passa na década de 1930. E, para essa época, esse visão machista, era considerada "normal" e, até "aceitável". Mas, foram só esses dois pequenos pontos negativos que, me fizeram tirar meia estrela dele. Fora isso, foi uma experiência incrível demais! A escrita de Isabel é gostosa, rica, sensível, bonita e, até poética. Pois ela descreveu acontecimentos tristes, fortes, agoniantes e, devastadores da guerra, de uma maneira super leve, sensível, bonita, cativante e, fluida... Quero ler mais livros dela pq, ela já me conquistou nesse livro. Leiam também e, se encantem pela escrita de Isabel Allende!

Aline 11/08/2023

Primeiro livro que leio da autora. Enredo e ritmo muito bons, cada página concluída nos faz querer seguir.

Carla 08/08/2023

Cativante e realista
Livro me encantou de começo ao fim, apesar de envolver períodos da história muito marcantes, como a Guerra Civil Espanhola e a ditadura militar no Chile, a autora, que inclusive é sobrinha do presidente chileno deposto pelo golpe, trata a complexidade dos sentimentos e das relações humanas em uma leitura bastante fluida. É muito interessante ver o desenvolvimento da relação entre Rose e o personagem principal, e sua migração em buscar não somente de uma casa, mas de um lar. Final me comoveu muito. Não é um livro cansativo, nem muito pesado ao relatar os momentos em campos de concentração ou violentos, porém não deixa de ser muito instrutivo, com uma história comovente.

Bookster Pedro Pacifico 02/08/2023

Longa pétala de mar, de Isabel Allende
Eu gosto muito do estilo característico de Isabel Allende: romances envolventes, com personagens bem construídos e um contexto histórico fruto de uma consistente pesquisa da autora. Em “Longa pétala de mar”, o cenário inicial é a Espanha, durante a guerra civil que marcou o país.

O personagem principal é Victor Dalmau, um estudante de medicina que ainda muito jovem é convocado a servir durante a guerra. Eu gosto muito de temática médica na literatura, então adorei essa parte. Sua amiga, a pianista Roser, também vai ganhando importância no decorrer das páginas.

Mas a narrativa não se limita aos acontecimentos da Espanha. Isso porque a guerra civil provocou uma forte onda de exílio. Dentre os afetados, Victor e Roser ingressam em um navio e atravessam o oceano atlântico para iniciar uma nova vida em um território por eles desconhecido: o Chile. O trajeto de navio também é um ponto importante do livro. A travessia no Winnipeg tem relação direta com um famoso personagem da obra: Pablo Neruda.

São muitos refugiados que chegam no continente. E a partir disso o enredo também passa a abordar a História do país latino-americano e sua ditadura - um tema recorrente nas obras de Allende. Acompanhamos décadas de acontecimentos durante o século XX.

Adorei a leitura, desde o mergulho na Guerra Civil Espanhola, até os anos dos refugiados em um novo país. O choque cultural e a necessidade de construir uma vida social do zero. A escrita de Allende é fluida e, sem dúvidas, consegue prender o leitor. Romance histórico dos bons!

Nota 9/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram!

site: https://www.instagram.com/p/CvVtXBUA6lQ/

Mari 25/07/2023

Este é o primeiro livro que leio de Isabel Allende, fiquei maravilhada com a mistura de romance e história.
Personagens riquíssimos, me cativaram desde o início.

Sthéfany 18/07/2023

Maravilhoso!!!
Esse livro me prendeu desde o início, mesmo sendo um ebook. a história vai se desenvolvendo e vc vai entendendo tudo, se apegando aos personagens, conhecendo a história real. eu particularmente amo história e conhecer tudo isso através de um romance tão perfeito, foi muito bom. nunca vou esquecer a história e os personagens. quero ler mais dessa autora!

Camila 17/07/2023

Maravilhoso
Descobri o Plot no meio do livro, o que não tirou a beleza do final. Entrou na lista dos meus livros preferidos.

Biancacm 10/07/2023

Escrita fascinante
É minha primeira experiência com a autora e tinha medo de ser uma leitura muito culta, que eu não entendesse. Mas descobri um livro com narrativa fascinante, misturando aspectos históricos, personagens reais e fictícios, crueldade, guerra, amor, amizade e resiliência.

Leticia 08/07/2023

Simplesmente lindo! Alem da aula de história sobre a revolução espanhola e transição para a ditadura no Chile, Allende nos presenteia com um romance lindo, uma história de amor construída com verdade e companheirismo. Como no romance anterior dela, nada fica no ar, todos os personagens tem seus desfechos merecidos. A leitura te leva a sensação de muitos sentimentos mas todos se resolvem ate o final. Amei

Carolina 05/07/2023

"La misión del amor", uma história ficcional de refugiados.
Uma história de exaltação à pátria e o desabono de governos autoritários.

É uma obra, parcialmente, ficcional, como propriamente aborda a Autora, vez que os elementos históricos correspondem aos episódios narrados, bem como alguns pontos de determinados personagens.

Eu amo a escrita de Isabel Allende. Ela sabe nos surpreender e nos cativar a cada linha, nos transportar para a época narrada.

Importante que o tema seja imigração e exílio, e, mesmo que a história se passe no século passado, essa temática se mantém atual, tratada com a sensibilidade única de uma Autora tão extraordinária como Isabel Allende.

E não obstante, o navio Winnipeg foi apelidado por Neruda como "La misión del amor" e, por fim, concluo que precisamos reaver (ou aprender) como zelar pelos refugiados, com a empatia e solidariedade adequada.

Alemão 03/07/2023

Longa pétala de mar
Muito bom este romance, baseado em fatos reais da grande escritora Isabel Allende!!! Um livro com personagens fortes e marcantes, numa história contada durante a guerra civil Espanhola e a ditadura Chilena, num período de cabeça de 60 anos!!! Indico a todos esta leitura excelente!!!

DêlaMartins 02/07/2023

Golpes militares, exílios e vontade de vencer
Um romance histórico, uma narrativa de exílios, fugas por conta de ideias. A narrativa começa na guerra civil espanhola quando o então estudante de medicina Victor e sua amiga musicisista Roser, são obrigados a sair de Barcelona depois do golpe militar, quando Franco assume o poder de forma violenta. Depois de alguns desencontros, Victor e Roser partem para o Chile, no navio Winnipeg, uma viagem orquestrada e organizada pelo poeta Pablo Neruda (fato!). Victor se forma médico no novo país, Roser estuda música e consegue êxito e, ambos se adaptam bem, sempre juntos. 30 anos depois, com o golpe violento de Pinochet e, devido à proximidade de Victor com Salvador Allende, eles são obrigados a partir novamente e passam a viver na Venezuela. Eles acabam retornando ao Chile.

A mãe de Victor, amigos da Espanha e outros que fizeram no Chile, têm grande participação no enredo e boas histórias também.

Gostei muito do livro, de conhecer um pouco do que aconteceu na Espanha e no Chile. O que mais me encantou foi o companheirismo e comprometimento que Victor e Roser têm durante toda a história. A coragem, a resiliência, a resistência e a vontade de vencer de ambos, é muito legal. Victor é ótimo, mas Roser é uma personagem maravilhosa, adorei sua forma de agir e encarar tudo.

Recomendo.