Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

Marilia 26/05/2024

Longa Pétala de Mar
Espero sinceramente que nunca faltem Allendes na literatura. É tão bom ler os livros dela que não dá pra fazer isso sequentemente, é necessário economizar cada livro.

Iana Moura 23/05/2024

Leitura leve, porém ao mesmo tempo cansativa.
História, romance, drama, tristeza e dor se misturam de uma forma linear através das histórias dos diversos personagens que se encontram e desencontram.

Dyeni 23/05/2024

Meu primeiro livro da autora e certamente lerei outros. Acho incrível como ela consegue trazer os fatos históricos e colocá-los no livro de forma não maçante. A história do Victor e da Roser é cheia de sofrimentos, mas também nos mostra o companheirismo deles e amizade.

Iraneide 22/05/2024

Exílios, amores e revolução
A Longa Pétala é um delicioso romance histórico que nos pega logo pelo poético título, devido a ninguém menos que o grande poeta chileno Pablo Neruda, que faz uma participação mais que especial no engenho da trama.

Isabel nos leva de exílio em exílio, em barcos ou aviões, em fugas ou sofrida busca pelas pátrias queridas das personagens. Pátrias maternas e fraternas.
O ideal revolucionário move os corações das personagens a resistir aos tempos difíceis, encontrar amores perfeitos por acaso, ou descobrir outros que se definem ao longo da vida.

É uma prosa de ritmo célere, que nos leva pela saga de vidas inteiras, da juventude ao túmulo (ou não), entre exílios, amores e revolução.

Se me faltam palavras para uma crítica mais detalhada e melhor estruturada, é porque para mim, A Longa Pétala de Mar foi uma experiência de leitura marcada pela emoção.
Lelouch_ph 25/05/2024minha estante
Estou convencido, vou ler.

Jaqueline.Xavier 14/05/2024

Grandes atitudes
Terminei, já saudosa desses personagens magníficos. Acompanhar a vida dos Dalmau foi uma experiência incrível, história muito rica historicamente, traço forte da autora que através da ficção presta uma bela homenagem a tantas pessoas que viveram as dificuldades da Segunda Guerra e do Golpe Militar do Chile. Quando a vida e a morte andavam lado a lado e a solidariedade humana apesar de pouca fez grande diferença. Além de tudo os conflitos pessoais, as incertezas, amores e desamores, é um livro muito bom, a autora como sempre fez um excelente trabalho.

Luciane.Bueno 03/05/2024

Isabel Allende é leitura obrigatória...
Esse é o segundo livro que leio da Isabela Allende, e posso colocar ela na lista de autores preferidos para a vida.

Que leitura magnífica! Li em uma sentada só, não consegui largar o livro de tão gostoso que foi.

Sua habilidade em desenvolver personagens é impressionante. Dificilmente você não se envolve emocionalmente com pelo menos um personagem.

Amei a leitura, principalmente por abordar alguns fatos históricos e personagens que não conhecia a história. Como no caso do Pablo Neruda e da Guerra Cívil Espanhola.

Um dos favoritos do ano!!

Caroliny 28/04/2024

Escrita maravilhosa
Livro incrível do início até o fim! Mas pra mim é muuuuuito difícil ler sobre a ascensão de uma ditadura na América Latina. Meu coração fica em frangalhos. Dói demais entender na pele o modo como o fundamentalismo faz dizimar tudo aquilo que amamos. ?Coração americano, um sabor de vidro e corte.?

maducaetano 18/04/2024

Novas navegações?
Amei o livro, foi meu primeiro contato com a autora então o começo foi beeem lento para mim.

Achei a escrita inteligentíssima, o estudo dos fatos históricos foram maravilhosamente encaixados com as histórias dos personagens.

Adianto que levei 3 semanas para ler (o que para >mim< é um tempo bem acima da média para um livro de 280 páginas), mas acho que enriqueceu demais a leitura para mim, pude pesquisar e me aprofundar bastante enquanto lia.

Roser e Victor são perfeitos, o amor quando certo não tem erro, como dizia Roser ?vida é feita de dar e receber, não servimos para ficar parados?.

História comovente do início ao fim, nunca me acostumo a ler os absurdos que acontecem durante uma guerra. Recomendo demais a leitura.

Re Nader 10/04/2024

Impressionante
Esta é a primeira vez que leio um livro de Isabel Allende, fiquei impressionada com a escrita da autora. Sua forma de descrever personagens é cativante. São personagens extremamente bem construídos, descritos sem exageros mas com detalhes característicos muito importantes que moldam a forma como enxergamos a história.
Fiquei presa a trama, em como ela faz a conexão com todos os personagens em uma história em comum.
O fato dela usar como pano de fundo a Guerra Civil Espanhola a Grande guerra, a ditadura de Pinochet e todos seus impactos deixa tudo muito mais empolgante, às vezes até nos tira o ar!
Não dá para falar do livro sem dar spoilers, mas é de aquecer o coração o relacionamento dos Dalmau, o pioneirismo de Naruda e a garra de Victor e sua esposa?
Estou encantada com os detalhes históricos e com a fluidez de um livro tão pesado!

Floreios 02/04/2024

Ciclos
[Trechos] Despediram-se com o compromisso de se manter em contato, embora soubessem que aquilo era só formalidade. Víctor sentiu-se aliviado: quando se vive o suficiente, os círculos se fecham. O de Ofelia del Solar fechou-se perfeitamente naquela cafeteria do Ateneo, sem deixar cinzas. As brasas se haviam consumido fazia tempo.

thepolicx 01/04/2024

Do norte ao sul
Isabel Allende eu te amo. É inacreditável como a cada leitura ela consegue me fazer amar ainda mais esse continente e o povo daqui, que apesar do pesares, respira luta. 280 páginas que eu quis engolir mas que infelizmente demorei pra ler por causa do cotidiano, mas que me fizeram viver 80 anos, 3 países, 2 exílios e muitos poemas do Pablo Neruda junto do Victor e da Roser.

Maria 30/03/2024

Comecei esse livro a sem saber muito o que esperar, sabendo apenas algumas informações básicas: houve uma guerra e os personagens principais iriam se refugiar no Chile.
A história conseguiu me surpreender e me cativar de inúmeras maneiras. Fazia tempo que não lia um livro que me prendesse tanto.
10/10

KarinaR 27/03/2024

Aulas e mais aulas de História
Longa Pétala de Mar é um romance impactante que narra a trajetória de Víctor e Roser, desde a Guerra Civil Espanhola até o regime de Pinochet no Chile.

Enfrentaram o exílio e embarcaram atrás de paz e liberdade.

Uma trama emocionante pelo século XX, com personagens envolventes, muitos deles reais e que fizeram parte da história daqueles países.

"Quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham."

Thais 22/03/2024

O livro traz um cenário histórico muito importante da Espanha e do Chile, os exílios, as guerras e os interesses políticos. Livro rico de informações, mas com uma narrativa que te prende no plano de fundo.