Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas -

Ari Phanie 28/03/2021

Um perfeito resgate histórico
Esse foi meu terceiro contato com uma obra da Allende. Eu me apaixonei pela forma como ela narra suas histórias lá em A Casa dos Espíritos, um dos meus livros favoritos da vida. E minha admiração completa por ela se consolidou nessa maravilhosa homenagem que ela teceu aos refugiados, à democracia e a Pablo Neruda.

O livro começa nos mostrando um cenário de guerra, medo e incertezas na Espanha da década de 30. Trata-se da Guerra Civil Espanhola; um confronto entre forças nacionalistas fascistas e a esquerda. Com a vitória iminente do Franquismo, milhares de espanhóis tiveram que fugir do seu país. E é com esse pano de fundo que conhecemos e acompanhamos a família Dalmau. Victor, um paramédico, e Roser, a noiva grávida do seu irmão, fogem para o Chile no navio Winnipeg, financiado por Pablo Neruda. Ao contrário do que imaginavam, os espanhóis são bem recebidos e tratados no Chile, e conseguem prosperar rápido. Mas, eventualmente, o fascismo também chega no Chile e a ditadura de Pinochet se instala, mandando os já exilados Dalmau para outro lugar.

É claro que durante esses eventos, muita água rola, e muitos personagens são introduzidos. A trama é densa, já que envolve História, mas também é envolvente exatamente por isso e também pelos personagens. Eu me apaixonei por Victor e Roser; especialmente Roser que é firme e sensata. Também me apeguei às anciãs da narrativa: Juana e Carme. Por ser um livro inspirado na vida real, em momentos críticos da História, há poucos diálogos, o que no começo me incomodou, porque eu queria mais dos pontos de vistas dos personagens, mais do que ia em no interior de cada um. Mas, eventualmente, me acostumei com a forma narrativa, e na verdade, gostei. Me incomodou também os longos saltos no tempo; eu teria apreciado saber mais o que houve naquele tempo passado em branco, como tal evento se deu, etc. Mas nada disso me influenciou negativamente.

Longa Pétala de Mar é um livro muito bom, esclarece e explica tanto, que ele poderia ter se estendido facilmente em mais umas 200 páginas, e não cansaria. A riqueza de detalhes seria ainda maior. Terminei com a sensação boa de ter lido uma grande história, contada para rememorar, para que não se esqueça e nem se subestime como ideais fascistas são perigosos e sorrateiros. Livro recomendadíssimo.

“Perguntava-se onde estavam antes os torturadores e os delatores que não eram vistos. Surgiram espontaneamente em poucas horas, preparados e organizados como se tivessem treinado durante anos. O Chile profundo dos fascistas sempre estivera ali, debaixo da superfície, pronto para emergir. Era o triunfo da direita soberba, a derrota do povo que acreditava naquela revolução."
Ander 28/03/2021minha estante
Parece ser tão bom mesmo, ótima resenha.

Ari Phanie 29/03/2021minha estante
Valeu, Ander. Eu adoro os livros da Allende. Já conhece a autora?

Ander 29/03/2021minha estante
Ainda não, mas quero conhecer um dia.

Ari Phanie 29/03/2021minha estante
Te recomendo muito. Começa por A Casa dos Espíritos e não tem erro. :*

bia_rubens 26/11/2022minha estante
casa dos espiritos é otimooo.. eu vou começar longa petala hj :D

@bibliotecadedramas 19/02/2021

QUE.LIVRO.
Uma leitura densa, rica em detalhes, crua e cheia de momentos em que Isabel Allende nos desafia a refletir sobre como a vida pode mudar quando você não se sente e não pode mais fazer parte da nação em que nasceu. A história começa na Espanha, bem no meio da Guerra Civil com Victor Dalmau, logo em seguida automaticamente vão entrando mais personagens na história: Roser Bruguera, Pablo Neruda entre outros. Difícil dizer o momento mais marcante do livro porque ele é como um todo marcante. Começa na Espanha, depois nos campos de concentração para refugiados na França, a chegada do navio Winniepeg para o resgate de refugiados espanhóis e no dia que eles chegam ao Chile a Segunda Guerra Mundial estoura na Europa.

A vida começa a transcorrer no Chile, mais personagens entram na história e sempre você vai se envolvendo cada vez mais com os acontecimentos, principalmente porque são fatos históricos e isso sempre tem um calor a mais pra mim. Os personagens, depois de um tempo, realmente se sentem acolhidos naquele país tão estreito no “fim do mundo” mesmo que no começo o acolhimento tenha sido um tanto a contra gosto por parte dos chilenos. O livro desde o ínicio tem uma abordagem política e sócio econômica, mas nem de longe é cansativo ou chato de ler, então não se preocupem com isso.

Eis alguns poucos anos depois da eleição de Salvador Allende acontece o Golpe Militar de Pinochet. Isabel Allende tendo Victor e Roser como protagonistas da história nos mostra como foi a vida de duas pessoas que viveram a maior parte de suas vidas em guerras e o amor maduro e cúmplice dos dois. Victor é sempre muito nostálgico e pacato, já Roser é extremamente determinada e realista aos fatos o que torna essa discrepância de personalidade o grande tempero para contar sobre a vida dos dois.

“Longa Pétala de Mar” nos faz viajar pelo Chile, sobretudo com figuras reais tão marcantes como o poeta Pablo Neruda e o presidente Salvador Allende. É um livro 280 páginas que Isabel Allende soube contar com maestria algo que eu não me lembro agora de algum outro escritor que faria tão bem como ela fez. Esse livro entrou com louvor pra minha lista de favoritos da vida.

site: https://shejulis.com/livro-longa-petala-de-mar/

@bibliotecadedramas 21/02/2021minha estante
Leia Ju!!

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro começa na Espanha, do meio para o fim da Guerra Civil Espanhola. Os personagens que conhecemos, dentre eles Victor e Roser, precisam se exiliar ou serão exterminados pelo novo ditador em ascensão Franco. Vão parar no Chile, onde constroem suas novas vidas, até se depararem com um novo ditador: Pinochet. Me apaixonei pelos personagens, pelas trajetórias, por tudo. Não costumo ler muitos livros que contam a nossa história, dos latinos, os “americanos do sul”. Ótimo livro!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Mih 04/02/2021minha estante
Fiquei curiosa ???. Vou por na minha eterna lista de livros para ler...???

Nat 04/02/2021minha estante
eu adorei! da Allende só tinha lido o Casa dos Espíritos, então no começo eu tava esperando algo fantástico ou mágico, mas o livro é mesmo romance histórico - e muito bem contado!!!

Mih 04/02/2021minha estante
Aí, eu amo um romance histórico kjkkk já quero ler!

Nat 04/02/2021minha estante
então vai sem erro, é mara!

Nathalie.Murcia 26/11/2019

Belíssimo. Leiam.
Belíssimo romance histórico, miscigenando fatos históricos reais e personagens ficcionais, com o toque magistral de Isabel Allende, que torna seus livros tão atraentes e inesquecíveis. Nesta recente obra, são retratados os fatos que desencadearam a emigração de diversos espanhóis, durante a guerra civil, após se refugiarem nos campos franceses, em condições desumanas, até conseguirem aportar no navio Winnipeg, com destino ao Chile, empreitada organizada pelo poeta Pablo Neruda. No meio dessa ebulição da guerra, sucedida por golpes militares, miséria e mortes, conhecemos as histórias de personagens marcantes, tal como Roser e Juana, assim como a construção de uma história de amor fora do convencional. Este foi um dos melhores livros dela. Recomendo de olhos fechados, assim como todos os demais, em especial, A Casa Dos Espíritos e A Ilha Sob O Mar.

Mais redenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
ricardo.machado 27/11/2019minha estante
Ja tinha lido a sinopse e achado interessante. Mas após este seu comentário esse livro subiu pro topo de próximas leituras. Vai ser o meu reencontro com a literatura sul-americana da qual só conheço Gabo.

Nathalie.Murcia 28/11/2019minha estante
Ricardo, espero que você aprecie a leitura tanto quanto eu. Gabo é um dos meus escritores preferidos!

ritita 14/12/2019minha estante
Acabei de ler. Cada vez mais encantada com Isabel, minha escritora predileta. Que primor!

Jader 17/01/2021

A história de amores inesperados, por pessoas, por ideologia, por uma nação... rica em história, romanceada no melhor estilo Isabel Allende.
Mirela 22/01/2021minha estante
???

Jader 22/01/2021minha estante
Obrigado meu amor, um excelente presente ??

Mirela 22/01/2021minha estante
Presente é te ver feliz ?

MãeLiteratura 17/02/2021

Amei!!
Que romance bom!⁣

Eu adoro a escrita da Allende, li vários livros dela e quero ler todos. ⁣

Foi uma ótima experiência. Um romance com vários contextos históricos importantes. Passamos pela Guerra Civil Espanhola, pela Segunda Guerra Mundial e pela Ditadura Chilena.⁣

Winnipeg foi o navio fretado pelo poeta chileno Pablo Neruda, para levar um grupo de exilados espanhóis, da França para o Chile. ⁣

Neste grupo estavam Victor e Roser. Durante a trama vamos acompanhar a trajetória do casal. Suas descobertas, amores, alegrias e tristezas.⁣

Medicina e a música são temas que entremeiam a história e me fizeram gostar ainda mais do livro.⁣

Outro ponto alto do livro é a narradora, que contextualiza, que situa o leitor e mostra para onde caminham os personagens.⁣

A escrita da autora é muito bonita, simbólica e poética. Li com dó de terminar a leitura. ⁣

Adorei a capa, edição bonita e boa diagramação da Bertrand.⁣

site: https://www.maeliteratura.com/2021/02/longa-petala-de-mar-12livrospara2021.html
Cíntia 19/02/2021minha estante
Ganhei esse livro de amigo secreto, preciso encaixar logo ele na minha fila de leitura...rsrs

marcinha 11/03/2021minha estante
Acabei a leitura agora amei também

MariBreyer 23/04/2021

Meu primeiro livro da Isabel Allende, no início senti falta de mais diálogos e de um ritmo mas ágil porém a história é maior do que esses "detalhes".
Um romance que se mistura com a História de Espanha/Chile que eu não sei se me apaixonei pelos personagens ou pela História dos países.
A passagem de tempo e o panorama político e histórico descrito no livro são maravilhosos, vivi cada época descrita com Victor Dalmau e me senti em cada local.
Lindo livro
Larissa 23/04/2021minha estante
Não conheço esse, mas deve ser bom demais. Lê A Casa dos Espíritos, é digno de nobel de literatura!

MariBreyer 23/04/2021minha estante
Vi o filme 3 vezes e já fiquei apaixonada! Vou ler o livro sim. Obrigada

Ana Tambara 25/03/2021

Maravilhoso e sensível.
Meu primeiro livro da autora e li sem esperar muito. Essa é uma história que mistura realidade com ficção de forma extremamente sensível. Me apaixonei pelos personagens e pelo desenrolar. É uma história que aquece o coração.
Adorei.
Recomendo!
Laiza 25/03/2021minha estante
Quero muito ler!!

Ana Tambara 29/03/2021minha estante
Pra ontem mulherrrrr

Adriana854 24/10/2023

Isabel Allende ?

TÍTULO: "Longa Pétala de Mar"

AUTORA: Isabel Allende

TRADUÇÃO: Ivone Benedetti

EDITORA: Bertrand Brasil

SINOPSE: O fascinante novo romance de Isabel Allende.Em plena Guerra Civil Espanhola, o jovem médico Víctor Dalmau e sua amiga, a pianista Roser Bru-guera, são obrigados a abandonar Barcelona, exilar-se e atravessar os Pirineus rumo à França. A bordo do Winnipeg, navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, que levou mais de dois mil espanhóis para Valparaíso, eles embarcaram em busca da paz e da Liberdade que não tiveram em seu país. Recebidos como heróis no Chile ? essa ?longa pétala de mar e neve?, nas palavras do poeta chileno ?, os dois se integrarão na vida social do país durante várias décadas, até o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, com quem Víctor estava ligado por laços de amizade, graças à paixão pelo xadrez. Víctor e Roser se verão novamente desterrados, mas, como diz a autora: ?quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham?.Uma viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.
Clara624 24/10/2023minha estante
Parece ótimoo

Adriana854 24/10/2023minha estante
Eu gostei bastante.

Nati Sampaio 23/05/2022

Que livro maravilhoso!
Extremamente tocante, sentimental, com várias passagens importantes que faz a gente parar pra pensar. E, bom? eu amo romances históricos.
Foi interessantíssimo aprender mais sobre a Guerra Civil na Espanha, a ditadura de Pinochet, queda da ditadura e etc.
Como todos os livros da Allende, esse é extremamente bem escrito, lindamente narrado, e que vale a pena ser lido e relido sempre que possível.
Recomendo demais essa leitura, assim como praticamente todas as obras da autora.
Gika 29/05/2022minha estante
Amei tb! Muito bom!

Gysselle.Almeida 11/03/2023

Espectacular.
Meu primeiro livro desta maravilhosa escritora.
Um Romance com histórias tiradas da vida real, profundo e autêntico.
Eu vi o Víctor Dalmau na guerra auxiliando médicos e massageando o coração de um soldado até revivê-lo, estive com eles na fuga da Espanha para a França no êxodo aterrorizante, embarquei com todos no navio que #pabloneruda providenciou para uma fuga da França para o Chile no Navio #winnipeg construir uma nova vida no começo da segunda guerra mundial, viver toda a história com #salvadorallende, o golpe militar no Chile, a caça dos guerrilheiros, a prisão e exílio do Victor ...
Seu amor por Roser?? a parte mais linda e da forma mais contraditória o crescimento de um amor fake.

Sem palavras....

Mergulhei tão profundo que preciso de outra dose para suprir a falta desse #livro. Kkkkk

Amantes de #romance, #historiapolitica, #superação, não deixem de ler esse livro ??

"... acontecimentos mais importantes, os que determinam o destino, quase sempre escapam por completo ao nosso controle."
Víctor Dalmau. - longa pétala de mar ?
Rafael Rui 12/03/2023minha estante
????????

Jardim de histórias 14/10/2022

A sutileza em um cenário áspero! Assim é Isabel Allende
Longa pétala de mar, vinho e neve com uma fita de espuma branca e preta.

Um "poema" que jamais será esquecido por todos aqueles que fizeram esta viagem graças à solidariedade do grande poeta e humanista Pablo Neruda.

Uma obra muito bem escrita, a autora não se prende em detalhes. Nesse romance, Isabel Allende, conta a história do jovem médico Victor Dalmau e da pianista Roser Bruguera, que integram um grupo de refugiados espanhóis que em busca pela paz, fugindo da guerra civil espanhola (guerra entre os republicanos de esquerda, contra o nazi-fascismo nacionalista de direita que ocorreu de 1936 a 1939) embarcam para o Chile no famoso navio Winnipeg, fretado por ninguém menos que o grande poeta Pablo Neruda. Dizem que esse ato, foi considerado como o maior poema de Neruda.
Durantea leitura, vamos refletir bastante no contexto político e social, porque a maioria dos refugiados, eram socialistas e republicanos em direção a um país historicamente direitista que havia acabado de se convertera a uma esquerda progressista. A fuga não só era da guerra civil espanhola, mas também dás sombras que a 2.ª guerra mundial, que já introduzia seus prefácios, assombrando a europa. A autora, trabalha muito bem com esses conflitos ideológicos. Destaco o personagem Felipe Del Solar que ao lado de Pablo Neruda, vão trazer contornos para trama, elevando o nível do romance de forma impecável. Atrevo-me a dizer, que amei esses personagens, os protagonistas, todos que participam dessa história maravilhosa. Uma história que se inicia em 1936 e avança deliciosamente até 1994.
É o que acontece, quando o que está em jogo é a sobrevivência e a moral. Todos os personagens que auxiliam nesse contexto, agindo como engrenagem neste escopo, trazem sua importância. É uma história que pode ter o efeito, bem desejado para quem procura um romance de sobrevivência. Mas, também, tem o contexto político integrado, que de certa forma, inflama àquelas almas revolucionárias que se conectam na história das lutas e consciência de classes.
Ao finalizar essa história, me despeço de todos como se fossem de meu convívio. Afinal, essa não seria a magia por de trás do fabuloso universo literário?
Vanessa.Castilhos 08/07/2023minha estante
Maravilhoso! Parabéns!! Quero ler esse ainda este ano, e só fiquei com mais vontade de ler!

AnaB. 25/01/2022

Um dos melhores que li em 2022, isso falando em janeiro por que tenho certeza que ele vai entrar no meu top 3.

Nesse romance a Isabel Allende, através da história de vida uma família espanhola, conta eventos históricos (Guerra Civil Espanhola, Ditaduras ?Militar Espanhola e Chilena). É uma escrita bem fluida e leve, recheada de poemas do Pablo Neruda que também é um personagem na história. Apesar de conter personagens fictícios, eles são muito baseados em relatos reais coletados em pesquisa pela autora.

Além do plano político que Isabel Allende constrói muito bem, e com bastante propriedade uma vez que ela mesmo foi uma exilada política, ela apresenta a sociedade chilena e o papel social esperado de cada pessoa, principalmente o peso que a mulher carrega. Junto a isso, os romances e as vivencias de pessoas que longe da sua terra natal tentam construir um novo lar.

O livro é bem redondinho, e do início ao final não deixa nenhuma ponta. E como mesmo disse a autora no livro ?quando se vive o suficiente, todos os círculos se fecham?.
Renato375 26/01/2022minha estante
?????

profa_ana_paula 21/01/2023

O Chile de Neruda
No início achei o livro um pouco lento e triste. Depois me envolvi no ritmo da história, e lá estavam algumas marcas da escrita de Allende: o pano de fundo do golpe militar no Chile, mulheres fortes com várias interpretações do que seja resistência e homens que se estropiam mas lutam em frangalhos. E claro, decisões masculinas ruins que afetam marcadamente a vida das mulheres. Muito bacana a leitura, aos que desejam a volta da ditadura militar no Brasil deveriam fazer uma leitura cuidadosa. Parte da história vem de personagens e fatos históricos reais.
MilenaSales00 13/03/2023minha estante
Decisões masculinas ruins que afetam marcadamente a vida das mulheres. Resumiu de forma perfeita

Marcia 12/05/2021

Longa pétala de mar
Esse foi o meu primeiro Isabel Allende. No começo achei arrastado, a leitura era sofrida porque parecia que eu não saía do lugar.
De repente fui abduzida! Mergulhei de cabeça na história de Victor e Roser. Não conseguia desgrudar os olhos e devorava as páginas para saber o aconteceria com eles.
As passagens dos momentos de tensão pré e pós Allende arrepiaram-me... Eu me vi lá, mas aqui, no Brasil, devido ao nosso momento político atual. Estamos tão perto de algo muito ruim acontecer.
Isabel é enfeitiçadora! O livro parece (e merece) um cinema ou minissérie. Fiquei apaixonada!
Já separei o próximo livro dela, que lerei em breve.
@pedacosdeu
Ra 15/11/2022minha estante
Eu li Violeta e senti a mesma coisa, ela escreve muito bem.