A Maldição do Cigano

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Gustavo Rodrigues 14/12/2022

Premissa muito boa, desenvolvimento meio lento e final excelente. Aí um resumo do que é isso livro ?

As premissas do King são, quase sempre, muito atraentes. Imaginar que um cara não para de perder peso, independente da quantidade de comida ingerida, por conta de uma maldição é algo que chama a atenção.

O início é bom mas logo a história toma um ritmo meio lento. Até uns 60% o negócio anda bem devagar, porém ver o protagonista definhando a cada página aguça muito a curiosidade e te faz encarar esse ritmo mais lento com mais agilidade.

A coisa anda mais rapidamente a partir de uns 70%, engatando a quinta marcha perto dos 85% pra frente. O final é muito bom, digno de explodir a cabeça ?

Mas, sendo bem fiel a minha crítica, não posso dizer que o livro é muita coisa além de bom. O final eleva o nível, mas também não tanto ao ponto de ser um livrão ?
Marcy 14/12/2022minha estante
Até hoje me coço quando lembro da descrição de Cary ???

Gustavo Rodrigues 15/12/2022minha estante
Hahaha sim!! A descrição é bem feita ao ponto de dar agonia

Felipe.Mainarti 18/03/2024minha estante
Livro muito bom...acho ele um dos menos comentados do SK...do meio para o final ficou um pouco lento, mas o desenvolvimento dos personagens é bem legal

Kaliane 01/05/2024minha estante
Curti bastante, fiquei o tempo inteiro obcecada com a perda de peso, acho q isso foi o melhor. Realmente é meio lento e tem muitas descrições, mas o final compensou.

resenhasdajulia 08/08/2021

"Mais magro!"
Depois de atropelar, matar uma cigana, e ser inocentado, já que o juiz é seu amigo, Bill Halleck, ao sair do tribunal, foi tocado por um velho cigano, que lhe disse apenas duas palavras: mais magro.

A partir disso, o obeso advogado começa a emagrecer sem parar, mesmo consumindo milhares de calorias por dia. Seu médico diz que não há nada de errado com ele fisicamente, e Bill sabe que está sofrendo com a maldição que o cigano lhe rogou. E, se ele não conseguir deter o processo, em pouco tempo não será mais que um feixe de ossos.

Bill sabe que somente Taduz Lemke, o cigano, poderá mudar seu destino, e encontrá-lo será questão de vida ou morte. Mas não será nada fácil e, para isso, Bill contará com a ajuda de Richard Ginelle, um gângster perigoso, e velho amigo, que é o único que acredita nele, já que todos, inclusive sua esposa, desconfiam de sua sanidade.

Não é um dos meus livros favoritos do King, mas eu gostei muito.

Marcos 02/03/2022

A Maldição do Cigano
Bill Halleck estava passeando de carro com sua esposa, fazendo "coisas erradas", até que por acidente, atropela e mata uma cigana. Ao ser levado a julgamento, Billy é absolvido por seu amigo Juiz, o que acarreta uma maldição que o faz perder peso de forma descontrolada, independente da quantidade de calorias que o mesmo ingere, neste momento o leitor pensa, onde tudo isso vai parar?

Um livro de Stephen King como Richard Bachman.

A Maldição se trata de um livro com ritimo gradativo, as coisas vão acontecendo ao natural. Quando o Ginelli aparece, a história ganha um gás novo.

Superada a descrença, o livro traz um senso de urgência absurdo, bem como transmite o real perigo que os ciganos (os supostos vilões da história) podem ser ao Billy.

Já deixo avisado que temos aqui um final de explodir cabeças! Além de coerente com a proposta do livro. Como todo livro do King, eu recomendo!

Kei 14/12/2009

Justiça (Pode conter spoilers)
Mais um dos intrigantes romances (por convenção, acho difícil usar a palavra 'romance' para um livro chamado A Maldição do Cigano, mas tudo bem) do universo existente na mente de Stephen King. É uma leitura agradável em palavreado e vocabulário, uma leitura típica do gênero dele, descritivo na medida certa - nem mais, nem menos -, mas que em cada palavra, carrega uma ambientação densa, como uma floresta fechada.

Contando a história de Billy Halleck, um gordo e proeminente advogado de uma cidade do Maine, que após uma infeliz 'aventura' (não é a palavra mais exata, acreditem) sexual acabou por atropelar uma velha cigana, a história mostra, primeiramente, um pouco da sujeira que existe por debaixo dos panos. Não nos livros, mas debaixo dos panos de toda a realidade ao nosso redor.

Inocentado de qualquer culpa por um crime que, no íntimo, Billy sabia ser culpado, tudo que a mente dele podia raciocinar, depois de algum tempo, era naquela palavra e no nariz esburacado do velho cigano: "Emagrecido", ele disse.

Ao redor do singular (ou nem tanto) Billy Halleck e dos ainda mais singulares acontecimentos sobrenaturais que passam a ocorrer com ele e com outros que foram envolvidos na investigação e julgamento do seu caso, a história se desenvolve e, mais do que vários outros livros, mostra traços facilmente reconhecíveis da nossa realidade. A culpa - interna e externa -, a raiva, a sujeira, a vingança e a justiça, com diversas faces e perspectivas.

Justiça, por fim, é um conceito com o qual é inevitável se confrontar ao entrar na pele de Billy, ou mesmo na pele de muitos outros personagens. O que ela é, o que visa e, no fim, quem é o certo.
Alguns, como Billy, dirão que "é como tem que ser", outros, como Ginelli, acreditarão em uma espécie de fatalismo consequente e, por fim, aqueles como Lemke, acreditarão apenas que a justiça foi feita. Talvez.

Ou, talvez não.
Felipe Lamerck 06/03/2012minha estante
Uma resenha bem legal !!

RaphaellaKaoana 03/08/2012minha estante
Não gostei, pois resenha tem uma crítica pessoal e opinião e aqui há apenas um resumo que se encontra atrás do próprio livro, mas em outras palavras... =/

Kei 05/08/2012minha estante
Raphaella, a resenha tem, sim, uma opinião pessoal, mas isso não a desqualifica. Creio que uma resenha deve ter um toque pessoal, crítico, do contrário perde o seu propósito. É justamente esse toque que faz dela levemente diferente do resumo que fica atrás do livro, justamente por isso: porque atrás do livro há um resumo, não uma resenha.

Jackie Sabino 19/02/2013minha estante
Kei, gostei demais da sua resenha (sim, é uma resenha). A sua última frase resume o livro em poucas palavras... muito bom!

Wagner 31/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha!

Coxinha 30/03/2024

"Todo mundo paga, mesmo por coisa que não fez."
Mais um livraço de Stephen King. Este foi escrito pelo pseudônimo Richard Bachman, e narra a história do advogado Bill Halleck, que após atropelar e matar uma cigana, é amaldiçoado pelo pai dela, e líder do "bando" Taduz Lenke. Com duas palavras -"Mais magro", o velho cigano impôs sua "justiça " ao antes obeso Bill, agora está emagrecendo vertiginosamente, fazendo se esvaziar se peso, e também sua sanidade. King nos faz se sentir extremamente angústia com sua narrativa, descrevendo a perda de peso do protagonista de modo a quase nos fezermos sentir na pele o que se está passando com Halleck. Um livro tenso, do início ao fim, (e que fim foda), traz novamente o sobrenatural típico do autor, o qual não posso negar, adoro quase tudo que escreve. A toda uma segunda camada sobre o preconceito com os ciganos, a qual nos é mostrado como sub-humanos pela visão do protagonista e todos o brancos e como a "maldição" já vem de muito tempo, principalmente a do ódio, e como ela atinge até inocentes que não tem há haver com ela.
Leituras Da Mih 30/03/2024minha estante
Adoro esse, um dos meus livros favoritos do tio King.

Joao.Lucas 21/09/2021

Falar que Stephen King é bom no suspense é chover no molhado, mas é incrível como neste livro ele pega uma coisa relativamente simples (alguém que não para de emagrecer) e gerar uma tensão incrível, que só aumenta conforme você avança na história.

Gustavo Kamenach 12/10/2023

Quilos mortais às avessas
Em A Maldição escrito por Stephen King sob o pseudônimo Richard Bachman temos uma premissa bastante peculiar e intrigante: e se de repente você começasse a perder peso ficando cada vez mais magro independente do quanto você coma? Como você e seus entes queridos, conhecidos e colegas de trabalho reagiriam? E tudo isso por conta de um crime não punido e uma maldição cigana!

A trama tem um quê de kafkiana em que o protagonista se vê preso em uma situação degradante e progressivamente destrutiva, na qual ninguém (ou quase) acredita nele. Billy Halleck está adoecido mentalmente ou amaldiçoado por um velho cigano sinistro? Bom, estamos diante de um romance de King então essa dúvida é apenas dos personagens.
Então entra em cena um personagem que gostei bastante, o mafioso Richard Ginelli. Ele eleva o suspense da história e torna bem frenética a busca pela quebra da tal Maldição. E quando nos terços finais do livro, descobrimos que sim estamos torcendo pelo "lado errado"... os mocinhos nunca foram mocinhos... ou como o Taduz Lemcke diz "não há culpados, nada de quites, as vezes quem não tem culpa pagará também" não necessariamente com essas palavras.
O final é a cereja do bolo (ou da torta rs) e é chocante, não foi tão inesperado, porém condizente com toda a trama e o caminho que ela veio tomando e discutindo pontos como culpabilidade, responsabilidade e vingança.
Enfim é um ótimo livro que eu vinha relegando em virtude de ser do pseudônimo de King. Recomendo bastante a leitura.

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Terror e suspense
Um livro de terror maravilhoso de Stephen King. Manteve o suspense até o final do livro. Adorei.
Veronika Platkevicius 23/05/2021minha estante
Queria muito ler, porém já assisti o filme ? Geralmente prefiro fazer o inverso, ler e depois assistir, meu vício. Se curtir fazer isso, o filme se chama Thinner se quiser ???

Andréia 07/04/2024

Interessante de uma forma criativa
Até onde uma superstição é capaz de nos atingir? Até onde a mente humana é capaz de desejar mal a outro ser humano? Então,a história aqui é sobre isso.

King nos traz nessa trama a vida de Billy,que logo no início do livro tem uma reviravolta. Após um acidente,em que ele é o culpado,as coisas começam a acontecer pra ele. O atropelamento de uma cigana,faz com que o pai dela,jogo uma maldição em Billy: "emagrecido".

Então,Billy começa a emagrecer. No começo,foi ótimo,pois estava muito acima do peso ideal. Mas,os dias foram passando,e apesar de comer como nunca,continuava a emagrecer. Até que,bem leiam e descubram. Hehehe.

Pedro 03/04/2021

É um livro bom, já li melhores do autor, as vezes chega a ser um pouco parado e repetitivo mais chegando no final fica muito interessante, o final achei mediano.

Sadie 25/01/2023

Escrita, tema e desenvolvimento muito bons, assunto que prende o leitor no entanto o final deixou a desejar no meu ponto de vista por não abranger o mesmo tratamento aos responsáveis por lançar tal "maldição " e por novamente coisas desagradáveis retornarem à mesma pessoa.

Carol 15/09/2022

Não sei o que dizer....
Muito bom o livro, como sempre king nos surpreendendo, eu gostei muito da história, tem ação, tem mistério, suspense... mais o final eu fiquei sem palavras, nao acreditei... mais é muito bom o livro, leiam ...

Brê 14/04/2022

Gostei muito da sinopse, e como uma fã do mestre, corri pra ler. Porém, devo admitir que não é o melhor livro que li do autor! Tem uma excelente premissa, mas o desenrolar dos fatos me cansou. Gostei bastante do final, me surpreendeu!
Natalie.Coppola 14/04/2022minha estante
Achei o final desse livro maravilhoso!! Mas realmente, ele poderia ter umas 100 páginas a menos ali pelo meio rs...

Thay 03/05/2021

Minha opiniaozinha
Aí gente , tô numa relação de amor e ódio por esse livro .
Achei o começo e o meio muito parado , apesar desse jeitão prolixo do king que tô acostumada. Não sei se foi o momento ou porque o livro é chatinho mesmo , mas me senti nessa vibe meio que parece que não anda . Contudo , no final foi melhorando e apesar de ter uma reflexão bem top achei que faltou . É isto .
???

Abrahan 28/10/2020

Eu estou sem palavras
Essa foi minha primeira experiência com o Senhor Stephen King e, eu gostei tanto que quero ler todos os livros dele e velho vou contar um spoiler agora e se n tiver lido pula fora e vai ler o livro.

Eu odeio a Cigana que matou o Richard n sinto pena dela pois ela matou aquele cara que tava seguindo eles só pra mandar um recado e ainda matou meu personagem favorito do livro (o Richard no caso) o final... Não o livro inteiro e arrasador vc percebe que nenhum dos lados é o certo ou o errado, séria justo eu tirar a vida de um homem que eu sei que matou minha filha por acidente? Isso realmente é justiça ou só uma vingança pessoal? E também seria junto eu tentar amaldiçoar minha própria esposa só por ela n ter acredito no impossível?

Esse final é avassalador, eu até agora estou sem reação, com toda certeza foi um ótimo final mostrando que as pessoas sempre pagam oq devem e pra mim só falto o os ciganos se dando mal mas, eu não estou ligando muito já que eles já sofrem a séculos.

Leiam o livro e n se apeguem a ninguém.

Eu amei ter começar por esse livro e o King é o Rei!
kathrein.oliveira 28/10/2020minha estante
Comprei esse livro tbm hahaha mas não li sua resenha completa pq vc falou q tinha spoiler, então quando eu ler o livro eu volto aqui

Abrahan 11/03/2021minha estante
Oi, na terminou o livro?