A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

FRAN329 04/04/2022

A Maldição do Cigano
Publicado pela primeira vez em 1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman, nesta obra, Stephen King nos apresenta a história de William Halleck (Billy Halleck), advogado bem-sucedido, feliz ao lado de sua esposa Heidi, e de sua filha adolescente Linda. Eles viviam em Fairview, Connecticut. Billy tinha 38 anos e pesava 111 quilos; digamos que um homem bem corpulento para sua idade, mas nada incomum em seu dia a dia. Até que em um belo dia enquanto dirigia seu Oldsmobile, na companhia de Heidi, sua esposa, que decidira desviar-lhe a atenção provocando-o sexualmente enquanto estavam a uns 55 quilômetros por hora. Fora de controle, Billy acabou atropelando uma cigana, que não resistiu ao acidente e acabou falecendo. Após o julgamento no tribunal, Billy foi inocentado, mas a partir do momento em que encontrou o pai da cigana, o velho cigano lançou uma maldição proferindo apenas "Mais Magro". A partir daí, a vida de Billy nunca mais fora a mesma, ele começou a perder peso absurdamente, viveu momentos de terror, pois nenhum exame comprovou algum tipo de enfermidade em seu organismo. Mas ele sabia que só o velho cigano era capaz de mudar seu destino, nessa perspectiva, ele decidiu deixar sua família e saiu a procura do velho para retirar-lhe a maldição que estava matando-o aos poucos.

Gostei muito desse livro, a cada capítulo, vivi momentos de terror junto aos personagens. Meu personagem favorito foi Richard Ginelli, um gângster e velho amigo de Billy, que o ajudou na busca do velho cigano, a fim de salvar seu amigo da maldição.

Muito bom!

Perrelli 15/02/2021

A Maldição
Publicado originalmente como a maldição do cigano, a Maldição é um dos livros de Stephen King escrito sob o nome de Richard Bachman em 1984.

Na na obra, acompanhamos a história de Bill Halleck advogado bem sucedido em uma das cidades situadas na região do Maine, que envolve-se em um acidente de carro, após ser inocentado do atropelamento de uma senhora cigana, na saída do tribunal Bill depara-se com um velho que encosta em seu rosto que lhe diz "mais magro".

Em pouco tempo o obeso Halleck começa a emagrecer vertiginosamente até chegar o ponto onde sua saúde estar em jogo e a única alternativa que parece ter resultado é Bill confrontar o velho cigano que colocou a maldição. Começa então uma corrida desesperada para salvar a sua vida.

Com personagens interessantes e um plano de fundo com potencial para boas discussões do ponto de vista social ( no que tange a marginalização dos ciganos) bem como o preconceito e se der um pouco de "licença poética" até relações abusivas a narrativa tem tudo para envolver o leitor.

Porém, com um enredo arrastado em certos pontos, a historia desanima em em alguns momentos, transformando narrativa que tinha tudo para ser "thriller" rápido, dinâmico e envolvente em algo maçante e até mesmo repetitivo.

No entanto, apesar da ressalva o livro foi muito bom. Recomendo principalmente para que quer iniciar a ler o KING.

Wania Cris 23/04/2022

O que é justiça?
Billy Halleck estava voltando para casa com sua esposa quando uma mulher atravessa a rua intempestivamente, sem dar qualquer chance a Bill de evitar uma tragédia. Culpa dela, obviamente. Onde já se viu atravessar a rua assim, sem prestar atenção ao que faz? Mas nem tudo é o que parece.

Bill estava bem distraído na hora, os policiais não lhe testaram para álcool ou drogas e o juiz decidiu que uma cigana não era objeto de justiça, era um atraso. Não há culpados. Será?

Esse dia traz consequências para várias pessoas quando a "justiça" começa a se cumprir. Bill começa a ficar mais magro, mais magro...

Um início mais lento, ambientando vários acontecimentos e personagens até que a estória realmente começa a acontecer. Um final aberto, ok, mas com possibilidades macabras. Gostei das personagens e me peguei torcendo para que Bill tivesse sua vingança, mas olha... Chocada. Recomendo bastante a leitura desse livro que é, cronologicamente falando, o melhor livro de Bachman!
Carol Nery 24/04/2022minha estante
Adoro! Curto e grosso...

Lucs 15/06/2022

Poderia ser bem menor
Não é que o livro seja de todo ruim, mas se arrasta em alguns trechos e outros são bem interessantes. A conclusão ficou bem aquém do que eu esperava, dando um sabor de conto grande demais. Dava pra cortar umas boas gorduras do livro, se me permite o trocadilho mórbido.
DANILÃO1505 15/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucs 15/06/2022minha estante
Obrigado Danilo, mas estou longe de ser um crítico literário. Preciso dar mais chances ao S.King.

Cerry35 05/10/2020

Apesar de ser um livro curto achei arrastado dms. Mas o final é extremamente agoniante, típico do king.

Camis Morket 18/10/2020

A Maldição
A Maldição, de Stephen King é um livro que ele escreveu sob o pseudônimo Richard Bachman. Ele traz uma história bem agonizante, pelo menos ao meu ver.
Ele conta a história do advogado bem sucedido Bill Halleck, depois de um julgamento onde ele atropela uma velha cigana, sua vida acaba se tornando um inferno depois que outro cigano o amaldiçoa. Duas palavras mudaram completamente sua vida??mais magro?.
Ele começa a emagrecer, mesmo comendo muito. No começo ele acaba achando bom estar perdendo peso, depois acha estranho e vai tentando entender o que está acontecendo com seu corpo.
Com isso Bill vai juntando as peças do quebra cabeça e entende tudo, descobre que outros de seus colegas também estão com o mesmo problema só que de formas um pouco mais diferentes. Resolve ir atrás do cigano que disse aquelas palavras para retirar a maldição.
Bill vai ficando cada vez mais magro e fraco, com problemas com a esposa, ninguém acredita nele e acham que ele está ficando maluco, apenas um amigo o ajudou.
Eu achei o final bem surpreendente, nunca imaginaria que iria acabar daquele jeito, foi uma bela de uma conclusão para a história, pensei que seria totalmente diferente.

Lia Trajano 07/06/2021minha estante
Eu entendi que todos eles vão morrer, os ciganos não dão ponto sem nó.

Anninha 09/03/2022

A história foi boa e a leitura foi mais rápida do que qualquer outra do King, porém, senti falta de mais desfechos.

fermata.literaria 16/07/2021

Fique magro !!
Legalzinho kkk. No começo você fica bem preso à história querendo saber até onde a trama vai te levar. Mas do meio pro final tem aquela enrolação básica do King. O final é bom.

Gres 04/05/2020

Primeira leitura de King
Eu sempre quis ler Stephen King, mas havia um bloqueio - o terror - porque tenho pavor do gênero (não vejo nem trailer de filmes por exemplo), então evitava, mas com o passar do tempo e depois de assistir a alguns filmes baseados em obras dele, vi que tem histórias envolvendo diferentes gêneros, então me permiti conhecer o autor...

A Maldição é focada na jornada do protagonista, sua revolta, culpa, busca por respostas, loucura, desejo de vingança... É uma história intrigante, porém o desenrolar da história é bem moroso, mas com alguns capítulos agoniantes por não saber o rumo que o protagonista terá.
Quando achei que tinha "matado a charada" de como a história terminaria, King reservou algumas surpresas com um final sutil e cruel ao mesmo tempo a última frase do livro compensa a jornada de altos e baixos da história.

Até onde a vingança pode nos levar?
Afinal "todo mundo paga, mesmo por coisas que não
fez."

Ansiosa pelas próximas leituras do autor (desde que não sejam extremamente aterrorizantes, claro :)
Michelly 04/05/2020minha estante
Leia "Cujo" ou "A incendiária", de King. São mais leves. O único livro dele que meu deu medo foi "O cemitério". Mas isso porque eu morava em uma casa enorme e lá tinha uma gata. A fdp quase me causa um ataque cardíaco de madrugada, quando fui beber água no escuro. E eu nem podia gritar, se não matava minha avó de susto também.

Karina_ 12/05/2020

Curto mas cansativo
Esperava mais do King. A história é legal, mas o livro é cansativo e a construção dos personagens é ruim.

Sem estante 14/02/2023

Arrastado
O livro tem uma premissa muito boa, porém as coisas demoram a engatar. A maldição de Billy leva nossa curiosidade a seguir em frente, mas só mais pro fim que o livro melhora.

Portanto não é um livro ruim, é no máximo um livro bom.

Isa 20/05/2020

É bom, mas achei muito parado em comparação aos outros livros do autor.